A aritmética de Lourenço Filho dada a ler em “Aprenda por si!”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Márcia Guedes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1980
Resumo: O artigo analisa a aritmética de Lourenço Filho em Aprenda por si!, uma série graduada de exercícios de aritmética, publicada pela Biblioteca de Educação da Companhia Melhoramentos entre 1941 e 1953. Este educador brasileiro cujo nome é associado ao movimento renovador da Escola Nova no Brasil, em sua formação e atuação profissional, tem experiência com a pedagogia como arte de ensinar e como escola ativa. Investigamos as dinâmicas de transformações de um saber escolar e seus reflexos na materialidade da escola, em especial no que envolve as práticas de exercícios de aritmética na escola primária. Nossa pesquisa aponta uma linha tênue de continuidade relacionada ao método de ensino, nesse momento de ruptura com a pedagogia que predominava em São Paulo até a década de 1920. Para a produção de seu livro didático para o ensino de aritmética, Lourenço Filho traz prescrições encontradas na Nova Metodologia da Aritmética de Edward Lee Thorndike (1936), presentes na forma gráfica e na apresentação do material. Porém, os exercícios propostos, muito se assemelham às orientações de Oscar Thompson em seu artigo Arithmetica escolar, publicada em revista pedagógica da Escola Normal de São Paulo, em 1895. Assim, os resultados indicam uma prática de apropriação de Lourenço Filho que põe em cena um processo de hibridação das redes de relações que o constituíram.
id UNIT-2_bf1345ccf723780e38f96a3e69a30e93
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1980
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling A aritmética de Lourenço Filho dada a ler em “Aprenda por si!”Aritmética. Lourenço Filho. Livro didático. Arte de ensinar. Escola Ativa.O artigo analisa a aritmética de Lourenço Filho em Aprenda por si!, uma série graduada de exercícios de aritmética, publicada pela Biblioteca de Educação da Companhia Melhoramentos entre 1941 e 1953. Este educador brasileiro cujo nome é associado ao movimento renovador da Escola Nova no Brasil, em sua formação e atuação profissional, tem experiência com a pedagogia como arte de ensinar e como escola ativa. Investigamos as dinâmicas de transformações de um saber escolar e seus reflexos na materialidade da escola, em especial no que envolve as práticas de exercícios de aritmética na escola primária. Nossa pesquisa aponta uma linha tênue de continuidade relacionada ao método de ensino, nesse momento de ruptura com a pedagogia que predominava em São Paulo até a década de 1920. Para a produção de seu livro didático para o ensino de aritmética, Lourenço Filho traz prescrições encontradas na Nova Metodologia da Aritmética de Edward Lee Thorndike (1936), presentes na forma gráfica e na apresentação do material. Porém, os exercícios propostos, muito se assemelham às orientações de Oscar Thompson em seu artigo Arithmetica escolar, publicada em revista pedagógica da Escola Normal de São Paulo, em 1895. Assim, os resultados indicam uma prática de apropriação de Lourenço Filho que põe em cena um processo de hibridação das redes de relações que o constituíram.Editora Universitária Tiradentes2015-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHistória Culturalapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/198010.17564/2316-3828.2015v3n2p67-76EDUCAÇÃO; v. 3 n. 2 (2015); 67-762316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2015v3n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1980/1123Soares, Márcia Guedesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:43:47Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1980Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:54.793339Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv A aritmética de Lourenço Filho dada a ler em “Aprenda por si!”
title A aritmética de Lourenço Filho dada a ler em “Aprenda por si!”
spellingShingle A aritmética de Lourenço Filho dada a ler em “Aprenda por si!”
Soares, Márcia Guedes
Aritmética. Lourenço Filho. Livro didático. Arte de ensinar. Escola Ativa.
title_short A aritmética de Lourenço Filho dada a ler em “Aprenda por si!”
title_full A aritmética de Lourenço Filho dada a ler em “Aprenda por si!”
title_fullStr A aritmética de Lourenço Filho dada a ler em “Aprenda por si!”
title_full_unstemmed A aritmética de Lourenço Filho dada a ler em “Aprenda por si!”
title_sort A aritmética de Lourenço Filho dada a ler em “Aprenda por si!”
author Soares, Márcia Guedes
author_facet Soares, Márcia Guedes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Márcia Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv Aritmética. Lourenço Filho. Livro didático. Arte de ensinar. Escola Ativa.
topic Aritmética. Lourenço Filho. Livro didático. Arte de ensinar. Escola Ativa.
description O artigo analisa a aritmética de Lourenço Filho em Aprenda por si!, uma série graduada de exercícios de aritmética, publicada pela Biblioteca de Educação da Companhia Melhoramentos entre 1941 e 1953. Este educador brasileiro cujo nome é associado ao movimento renovador da Escola Nova no Brasil, em sua formação e atuação profissional, tem experiência com a pedagogia como arte de ensinar e como escola ativa. Investigamos as dinâmicas de transformações de um saber escolar e seus reflexos na materialidade da escola, em especial no que envolve as práticas de exercícios de aritmética na escola primária. Nossa pesquisa aponta uma linha tênue de continuidade relacionada ao método de ensino, nesse momento de ruptura com a pedagogia que predominava em São Paulo até a década de 1920. Para a produção de seu livro didático para o ensino de aritmética, Lourenço Filho traz prescrições encontradas na Nova Metodologia da Aritmética de Edward Lee Thorndike (1936), presentes na forma gráfica e na apresentação do material. Porém, os exercícios propostos, muito se assemelham às orientações de Oscar Thompson em seu artigo Arithmetica escolar, publicada em revista pedagógica da Escola Normal de São Paulo, em 1895. Assim, os resultados indicam uma prática de apropriação de Lourenço Filho que põe em cena um processo de hibridação das redes de relações que o constituíram.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
História Cultural
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1980
10.17564/2316-3828.2015v3n2p67-76
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1980
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2015v3n2p67-76
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1980/1123
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 3 n. 2 (2015); 67-76
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2015v3n2
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613361532928