Participação da família na escola: Um relato de experiência sobre a Pedagogia Waldorf

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Letícia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60512
Resumo: Esse trabalho teve como objetivo abordar a importância da relação entre as famílias e a escola, a partir de um relato de experiência na pedagogia Waldorf, método pedagógico desenvolvido por Rudolf Steiner (1861-1925). A partir de metodologia qualitativa e descritiva o relato traz como tema central a participação familiar em colégios Waldorfs. O trabalho tem como ponto de partida a experiência vivenciada em disciplina da graduação sobre Práticas Pedagógicas e de Pesquisa, que se constitui de imersão no ambiente da escola, além da participação em oficinas com professora da Pedagogia Waldorf e acesso à materiais e produções de alunos que vivenciam tal prática educativa. A descrição e análise do tema da participação familiar na escola também foi constituída de conversas realizadas com 01 professora e 01 mãe de estudantes matriculados no colégio visitado. Os resultados da análise da experiência demonstram a importância da relação família-escola para o bom desenvolvimento das crianças, já que na Pedagogia Waldorf a escola e a família precisam ser parceiras, tendo como principal objetivo uma formação plena das crianças.
id UFSP_bb75b7d2ee7839dd535306f2895cfcb9
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/60512
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Participação da família na escola: Um relato de experiência sobre a Pedagogia WaldorfFamíliarelaçãoescolaEsse trabalho teve como objetivo abordar a importância da relação entre as famílias e a escola, a partir de um relato de experiência na pedagogia Waldorf, método pedagógico desenvolvido por Rudolf Steiner (1861-1925). A partir de metodologia qualitativa e descritiva o relato traz como tema central a participação familiar em colégios Waldorfs. O trabalho tem como ponto de partida a experiência vivenciada em disciplina da graduação sobre Práticas Pedagógicas e de Pesquisa, que se constitui de imersão no ambiente da escola, além da participação em oficinas com professora da Pedagogia Waldorf e acesso à materiais e produções de alunos que vivenciam tal prática educativa. A descrição e análise do tema da participação familiar na escola também foi constituída de conversas realizadas com 01 professora e 01 mãe de estudantes matriculados no colégio visitado. Os resultados da análise da experiência demonstram a importância da relação família-escola para o bom desenvolvimento das crianças, já que na Pedagogia Waldorf a escola e a família precisam ser parceiras, tendo como principal objetivo uma formação plena das crianças.This work aimed to address the importance of the relationship between families and the school, based on an experience report in Waldorf pedagogy, a pedagogical method developed by Rudolf Steiner (1861-1925). Based on qualitative and descriptive methodology, the report brings family participation in Waldorf schools as a central theme. The work has as its starting point the experience lived in undergraduate discipline on Pedagogical and Research Practices that consists of immersion in the school environment, in addition to participation in workshops with a teacher from Waldorf Education and access to materials and productions of students who live such educational practice. The description and analysis of the theme of family participation in school was also made up of conversations with 01 teacher and 01 mother of students enrolled in the school visited. The results of the analysis of the experience demonstrate the importance of the family-school relationship for the good development of children, since in Waldorf Education the school and the family need to be partners, having as main objective the full formation of children in development.Universidade Federal de São PauloMartins, EdnaMartins, Ednahttp://lattes.cnpq.br/1795407379797629Oliveira, Letícia2021-03-16T14:23:28Z2021-03-16T14:23:28Z2021-02-27info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60512porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-10T18:59:13Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/60512Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-10T18:59:13Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Participação da família na escola: Um relato de experiência sobre a Pedagogia Waldorf
title Participação da família na escola: Um relato de experiência sobre a Pedagogia Waldorf
spellingShingle Participação da família na escola: Um relato de experiência sobre a Pedagogia Waldorf
Oliveira, Letícia
Família
relação
escola
title_short Participação da família na escola: Um relato de experiência sobre a Pedagogia Waldorf
title_full Participação da família na escola: Um relato de experiência sobre a Pedagogia Waldorf
title_fullStr Participação da família na escola: Um relato de experiência sobre a Pedagogia Waldorf
title_full_unstemmed Participação da família na escola: Um relato de experiência sobre a Pedagogia Waldorf
title_sort Participação da família na escola: Um relato de experiência sobre a Pedagogia Waldorf
author Oliveira, Letícia
author_facet Oliveira, Letícia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Edna
Martins, Edna
http://lattes.cnpq.br/1795407379797629
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Letícia
dc.subject.por.fl_str_mv Família
relação
escola
topic Família
relação
escola
description Esse trabalho teve como objetivo abordar a importância da relação entre as famílias e a escola, a partir de um relato de experiência na pedagogia Waldorf, método pedagógico desenvolvido por Rudolf Steiner (1861-1925). A partir de metodologia qualitativa e descritiva o relato traz como tema central a participação familiar em colégios Waldorfs. O trabalho tem como ponto de partida a experiência vivenciada em disciplina da graduação sobre Práticas Pedagógicas e de Pesquisa, que se constitui de imersão no ambiente da escola, além da participação em oficinas com professora da Pedagogia Waldorf e acesso à materiais e produções de alunos que vivenciam tal prática educativa. A descrição e análise do tema da participação familiar na escola também foi constituída de conversas realizadas com 01 professora e 01 mãe de estudantes matriculados no colégio visitado. Os resultados da análise da experiência demonstram a importância da relação família-escola para o bom desenvolvimento das crianças, já que na Pedagogia Waldorf a escola e a família precisam ser parceiras, tendo como principal objetivo uma formação plena das crianças.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-16T14:23:28Z
2021-03-16T14:23:28Z
2021-02-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60512
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268277992456192