Educação Permanente na estratégia de saúde da família: oportunidades de aprendizagem e inovação da prática profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Amanda Caroline Maciel [UNIFESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/11600/41907
Resumo: O Sistema Único de Saúde (SUS) tem papel importante na reorientação das estratégias de educação em saúde e historicamente tem proposto mudanças nos modos de ensinar e aprender no setor. Compete ao SUS ordenar a formação de recursos humanos na área da saúde. A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) é uma estratégia do SUS para formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e explicita a importância da reflexão coletiva da equipe de trabalho, a partir dos problemas reais encontrados na prática cotidiana. A Educação Permanente desempenha sua função, quando está envolvida numa prática de transformação, que traduz uma teoria dialética do conhecimento, como um processo de criação e recriação, desenvolvendo a reflexão crítica sobre a prática de trabalho. O objetivo desse estudo foi analisar as ações da Educação Permanente ofertadas aos profissionais de saúde, que atuam na Estratégia de Saúde da Família no município de Rio Branco-AC, e sua interferência nas práticas em serviço. Participaram da pesquisa 127 profissionais de saúde e 10 gestores da Atenção Básica, em um estudo descritivo transversal, com análise quantitativa e qualitativa, tendo utilizado roteiros de questionário e entrevista. Na abordagem quantitativa foi utilizada a Escala de Likert e na abordagem qualitativa foi utilizada a análise temática. A situação da Política de Educação Permanente em Saúde no município de Rio Branco não difere de outros estados, está em processo de implantação. Verifica-se a necessidade de esclarecimentos conceituais e operacionais sobre esse processo de educação profissional inovador. É preciso que haja uma equipe gestora com habilidade para identificar os nós críticos e disponibilidade de realizar um planejamento estratégico voltado à assistência da Estratégia de Saúde da Família. Acredita-se que este estudo possa contribuir para gestores e profissionais da saúde na reflexão sobre suas ações, permitir a implementação de mudanças de práticas na assistência a saúde para a melhoria da qualidade dos serviços e criar novas expectativas no fortalecimento da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.
id UFSP_bc27d61f31e89bfbea293abd53d39b57
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/41907
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Amorim, Amanda Caroline Maciel [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)http://lattes.cnpq.br/7387460893599725http://lattes.cnpq.br/3333865775403342http://lattes.cnpq.br/3340640949839376Rossit, Rosana Aparecida Salvador [UNIFESP]Maciel, Alderlandia da Silva [UNIFESP]2018-06-06T11:36:15Z2018-06-06T11:36:15Z2013AMORIM, Amanda Caroline Maciel. Educação Permanente na estratégia de saúde da família: oportunidades de aprendizagem e inovação da prática profissional. 2013. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2013.http://repositorio.unifesp.br/11600/41907Dissertação_Amanda Caroline Maciel Amorim.pdfO Sistema Único de Saúde (SUS) tem papel importante na reorientação das estratégias de educação em saúde e historicamente tem proposto mudanças nos modos de ensinar e aprender no setor. Compete ao SUS ordenar a formação de recursos humanos na área da saúde. A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) é uma estratégia do SUS para formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e explicita a importância da reflexão coletiva da equipe de trabalho, a partir dos problemas reais encontrados na prática cotidiana. A Educação Permanente desempenha sua função, quando está envolvida numa prática de transformação, que traduz uma teoria dialética do conhecimento, como um processo de criação e recriação, desenvolvendo a reflexão crítica sobre a prática de trabalho. O objetivo desse estudo foi analisar as ações da Educação Permanente ofertadas aos profissionais de saúde, que atuam na Estratégia de Saúde da Família no município de Rio Branco-AC, e sua interferência nas práticas em serviço. Participaram da pesquisa 127 profissionais de saúde e 10 gestores da Atenção Básica, em um estudo descritivo transversal, com análise quantitativa e qualitativa, tendo utilizado roteiros de questionário e entrevista. Na abordagem quantitativa foi utilizada a Escala de Likert e na abordagem qualitativa foi utilizada a análise temática. A situação da Política de Educação Permanente em Saúde no município de Rio Branco não difere de outros estados, está em processo de implantação. Verifica-se a necessidade de esclarecimentos conceituais e operacionais sobre esse processo de educação profissional inovador. É preciso que haja uma equipe gestora com habilidade para identificar os nós críticos e disponibilidade de realizar um planejamento estratégico voltado à assistência da Estratégia de Saúde da Família. Acredita-se que este estudo possa contribuir para gestores e profissionais da saúde na reflexão sobre suas ações, permitir a implementação de mudanças de práticas na assistência a saúde para a melhoria da qualidade dos serviços e criar novas expectativas no fortalecimento da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.The Unified Health System (acronym SUS in Brazilian for Sistema Único de Saúde) has an important role in the reorientation of strategies of education in health and has been offering changes in the way of learning and teaching the matter. The Unified Health System commands the shaping of human resources in the health area. The National Policy on Health Permanent Education (acronym PNEPS in Brazilian for Política Nacional de Educação Permanente em Saúde) is a strategy of the Unified Health System for the organization and development of workers for the department and explicits the importance of a collective reflection of the work team taken from the true issues found in the daily practice. The Permanent Education plays its role when it is involved in a transformation practice which translates into a dialectic theory of knowledge, like a process of creation and recreation, developing a critical reflection about the work practice.The goal of this study was to analyze the actions of the Permanent Education offered to the health professionals who work in the Family Health Strategy (Estratégia de Saúde da Família) in the city of Rio Branco and its interference in the service practices. The research was participated by 127 health professionals and 10 managers of Basic Attention (Atenção Básica), in a descriptive transversal study, with quantitative and qualitative analysis, using questionnaires and interviews. In the quantitative approach it was used the Likert Scale and in the qualitative approach it was used the theme analysis. The situation of the National Policy on Health Permanent Education in the city of Rio Branco doesn’t differ from other states and it is in the process of implantation. There is a need of conceptual and operational clarifications about this innovating professional education process. A management team with the skills to identify the critical nodes and the availability of a strategic planning to aid the Family Health Strategy is required. It is believed that this study can contribute to managers and professionals from the health department to reflect their actions, allow the implementation of practical changes in health assistance in order to improve the quality of the services and create new expectations to strengthen the National Policy on Health Permanent Education.100f.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Sistema Único de SaúdeEducação Permanente em SaúdeEstratégia de Saúde da FamíliaFormação Profissional em SaúdeUnified Health SystemHealth Permanent EducationFamily Health StrategyFormation in HealthEducação Permanente na estratégia de saúde da família: oportunidades de aprendizagem e inovação da prática profissionalContinuous Education in Family Health Strategy: opportunities for learning and innovation in professional practiceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da Saúde – EPEORIGINALDissertação_Amanda Caroline Maciel Amorim.pdfDissertação_Amanda Caroline Maciel Amorim.pdfapplication/pdf1539327${dspace.ui.url}/bitstream/11600/41907/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Amanda%20Caroline%20Maciel%20Amorim.pdf5eaaec397aa74237f6440d7d03e3e9e4MD51open accessTEXTDissertação_Amanda Caroline Maciel Amorim.pdf.txtDissertação_Amanda Caroline Maciel Amorim.pdf.txtExtracted texttext/plain175469${dspace.ui.url}/bitstream/11600/41907/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Amanda%20Caroline%20Maciel%20Amorim.pdf.txtf874a92c260e328eeac82ac2994ae56eMD52open accessTHUMBNAILDissertação_Amanda Caroline Maciel Amorim.pdf.jpgDissertação_Amanda Caroline Maciel Amorim.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4584${dspace.ui.url}/bitstream/11600/41907/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Amanda%20Caroline%20Maciel%20Amorim.pdf.jpg0a5dd62ccf5e28088a39d7b8e68a55f9MD54open access11600/419072023-05-15 01:32:37.996open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/41907Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:32:37Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Educação Permanente na estratégia de saúde da família: oportunidades de aprendizagem e inovação da prática profissional
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Continuous Education in Family Health Strategy: opportunities for learning and innovation in professional practice
title Educação Permanente na estratégia de saúde da família: oportunidades de aprendizagem e inovação da prática profissional
spellingShingle Educação Permanente na estratégia de saúde da família: oportunidades de aprendizagem e inovação da prática profissional
Amorim, Amanda Caroline Maciel [UNIFESP]
Sistema Único de Saúde
Educação Permanente em Saúde
Estratégia de Saúde da Família
Formação Profissional em Saúde
Unified Health System
Health Permanent Education
Family Health Strategy
Formation in Health
title_short Educação Permanente na estratégia de saúde da família: oportunidades de aprendizagem e inovação da prática profissional
title_full Educação Permanente na estratégia de saúde da família: oportunidades de aprendizagem e inovação da prática profissional
title_fullStr Educação Permanente na estratégia de saúde da família: oportunidades de aprendizagem e inovação da prática profissional
title_full_unstemmed Educação Permanente na estratégia de saúde da família: oportunidades de aprendizagem e inovação da prática profissional
title_sort Educação Permanente na estratégia de saúde da família: oportunidades de aprendizagem e inovação da prática profissional
author Amorim, Amanda Caroline Maciel [UNIFESP]
author_facet Amorim, Amanda Caroline Maciel [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7387460893599725
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3333865775403342
dc.contributor.advisor-coLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3340640949839376
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Amanda Caroline Maciel [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rossit, Rosana Aparecida Salvador [UNIFESP]
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Maciel, Alderlandia da Silva [UNIFESP]
contributor_str_mv Rossit, Rosana Aparecida Salvador [UNIFESP]
Maciel, Alderlandia da Silva [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema Único de Saúde
Educação Permanente em Saúde
Estratégia de Saúde da Família
Formação Profissional em Saúde
topic Sistema Único de Saúde
Educação Permanente em Saúde
Estratégia de Saúde da Família
Formação Profissional em Saúde
Unified Health System
Health Permanent Education
Family Health Strategy
Formation in Health
dc.subject.eng.fl_str_mv Unified Health System
Health Permanent Education
Family Health Strategy
Formation in Health
description O Sistema Único de Saúde (SUS) tem papel importante na reorientação das estratégias de educação em saúde e historicamente tem proposto mudanças nos modos de ensinar e aprender no setor. Compete ao SUS ordenar a formação de recursos humanos na área da saúde. A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) é uma estratégia do SUS para formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e explicita a importância da reflexão coletiva da equipe de trabalho, a partir dos problemas reais encontrados na prática cotidiana. A Educação Permanente desempenha sua função, quando está envolvida numa prática de transformação, que traduz uma teoria dialética do conhecimento, como um processo de criação e recriação, desenvolvendo a reflexão crítica sobre a prática de trabalho. O objetivo desse estudo foi analisar as ações da Educação Permanente ofertadas aos profissionais de saúde, que atuam na Estratégia de Saúde da Família no município de Rio Branco-AC, e sua interferência nas práticas em serviço. Participaram da pesquisa 127 profissionais de saúde e 10 gestores da Atenção Básica, em um estudo descritivo transversal, com análise quantitativa e qualitativa, tendo utilizado roteiros de questionário e entrevista. Na abordagem quantitativa foi utilizada a Escala de Likert e na abordagem qualitativa foi utilizada a análise temática. A situação da Política de Educação Permanente em Saúde no município de Rio Branco não difere de outros estados, está em processo de implantação. Verifica-se a necessidade de esclarecimentos conceituais e operacionais sobre esse processo de educação profissional inovador. É preciso que haja uma equipe gestora com habilidade para identificar os nós críticos e disponibilidade de realizar um planejamento estratégico voltado à assistência da Estratégia de Saúde da Família. Acredita-se que este estudo possa contribuir para gestores e profissionais da saúde na reflexão sobre suas ações, permitir a implementação de mudanças de práticas na assistência a saúde para a melhoria da qualidade dos serviços e criar novas expectativas no fortalecimento da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-06T11:36:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-06-06T11:36:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AMORIM, Amanda Caroline Maciel. Educação Permanente na estratégia de saúde da família: oportunidades de aprendizagem e inovação da prática profissional. 2013. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/11600/41907
dc.identifier.file.none.fl_str_mv Dissertação_Amanda Caroline Maciel Amorim.pdf
identifier_str_mv AMORIM, Amanda Caroline Maciel. Educação Permanente na estratégia de saúde da família: oportunidades de aprendizagem e inovação da prática profissional. 2013. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2013.
Dissertação_Amanda Caroline Maciel Amorim.pdf
url http://repositorio.unifesp.br/11600/41907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 100f.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/41907/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Amanda%20Caroline%20Maciel%20Amorim.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/41907/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Amanda%20Caroline%20Maciel%20Amorim.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/41907/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Amanda%20Caroline%20Maciel%20Amorim.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5eaaec397aa74237f6440d7d03e3e9e4
f874a92c260e328eeac82ac2994ae56e
0a5dd62ccf5e28088a39d7b8e68a55f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764259581493248