Sob o Silêncio Escolar: uma análise das práticas da professora mediadora em uma escola da rede estadual de São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/11600/67905 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo analisar as práticas da professora mediadora em uma escola da rede estadual de São Paulo tendo como categoria de análise o conceito raça, mais especificamente a raça negra. A discriminação que a população negra tem sofrido ao longo dos anos decorre de um processo histórico que trouxe como resultado a desvalorização do negro. Tanto a discriminação quanto o preconceito racial tem permeado vários espaços da sociedade sendo cada vez mais reforçados no ambiente escolar. A figura da professora mediadora, função específica da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, criada para amenizar os conflitos existentes entre os alunos em algumas escolas estaduais, surge então como parte de uma possível solução para que conflitos decorrentes desta discriminação sejam solucionados pelo menos no ambiente escolar. Este trabalho é, portanto, o resultado de uma pesquisa de campo realizada como requisito para obtenção do grau de Bacharel em Pedagogia na Universidade Federal de São Paulo. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública da rede do estado de São Paulo localizada no município de Guarulhos. Como resultado, apresento como a pesquisa foi pensada inicialmente e por fim realizada. Faço também um levantamento teórico de diversos autores que discorrem sobre o tema preconceito e discriminação racial e menciono a criação da função de professor(a) mediador(a) escolar, descrevendo um pouco de sua atuação assim como sua relação com os conflitos existentes na escola. Menciono o uso do chamado “bullying” e de como ele pode esconder os preconceitos raciais reforçando assim a desigualdade. Finalmente, apresento os resultados da pesquisa e possíveis soluções para que a igualdade racial seja mais presente no cotidiano escolar. |
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Tanto a discriminação quanto o preconceito racial tem permeado vários espaços da sociedade sendo cada vez mais reforçados no ambiente escolar. A figura da professora mediadora, função específica da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, criada para amenizar os conflitos existentes entre os alunos em algumas escolas estaduais, surge então como parte de uma possível solução para que conflitos decorrentes desta discriminação sejam solucionados pelo menos no ambiente escolar. Este trabalho é, portanto, o resultado de uma pesquisa de campo realizada como requisito para obtenção do grau de Bacharel em Pedagogia na Universidade Federal de São Paulo. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública da rede do estado de São Paulo localizada no município de Guarulhos. Como resultado, apresento como a pesquisa foi pensada inicialmente e por fim realizada. Faço também um levantamento teórico de diversos autores que discorrem sobre o tema preconceito e discriminação racial e menciono a criação da função de professor(a) mediador(a) escolar, descrevendo um pouco de sua atuação assim como sua relação com os conflitos existentes na escola. Menciono o uso do chamado “bullying” e de como ele pode esconder os preconceitos raciais reforçando assim a desigualdade. Finalmente, apresento os resultados da pesquisa e possíveis soluções para que a igualdade racial seja mais presente no cotidiano escolar.The present research had as an objective analyze the mediator teacher practices in a public school of São Paulo using black race as a category to analyze. The discrimination which black people has been suffered among the years comes from a historic process which brought as a result the devaluation of the black race. Both discrimination and race prejudice have been present in several spaces of the society and reinforced in the school environment. The figure of mediator teacher as a specific function of São Paulo Education Secretary, created to finish with the conflicts among students in some public schools of São Paulo, appears as a possible solution so that conflicts comes from that discrimination can be resolved at least in the school environment. This work is, therefore, the result of a field research made as a requirement to obtain a bachelor’s degree in Pedagogy in São Paulo Federal University. The field research was made in a public school of São Paulo located in the city of Guarulhos. As a result, I introduce how I thought the research in the beginning and how it was finally made. I too make a theoretical collection from many authors who write about prejudice and race discrimination and I mention the creation of the function of school mediator teacher, describing a little its performance as well as its relation with the conflicts occurred in the school. I mention the use of “bullying” term and how it can hide the race prejudice reinforcing the inequality. Finally, I introduce the results of the research and possible solutions so that race equality can be more present in the school environment.83 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Preconceito RacialProfessora MediadoraConflitos na EscolaEducação Étnico-RacialRace PrejudiceMediator TeacherConflicts in the SchoolRace Ethnic EducationSob o Silêncio Escolar: uma análise das práticas da professora mediadora em uma escola da rede estadual de São PauloUnder the School Silence: an analyze of the mediator teacher practices in a public school of São Paulo.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)Pedagogia11600/679052023-06-07 11:12:18.423metadata only accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/67905Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-07T14:12:18Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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A presente pesquisa teve como objetivo analisar as práticas da professora mediadora em uma escola da rede estadual de São Paulo tendo como categoria de análise o conceito raça, mais especificamente a raça negra. A discriminação que a população negra tem sofrido ao longo dos anos decorre de um processo histórico que trouxe como resultado a desvalorização do negro. Tanto a discriminação quanto o preconceito racial tem permeado vários espaços da sociedade sendo cada vez mais reforçados no ambiente escolar. A figura da professora mediadora, função específica da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, criada para amenizar os conflitos existentes entre os alunos em algumas escolas estaduais, surge então como parte de uma possível solução para que conflitos decorrentes desta discriminação sejam solucionados pelo menos no ambiente escolar. Este trabalho é, portanto, o resultado de uma pesquisa de campo realizada como requisito para obtenção do grau de Bacharel em Pedagogia na Universidade Federal de São Paulo. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública da rede do estado de São Paulo localizada no município de Guarulhos. Como resultado, apresento como a pesquisa foi pensada inicialmente e por fim realizada. Faço também um levantamento teórico de diversos autores que discorrem sobre o tema preconceito e discriminação racial e menciono a criação da função de professor(a) mediador(a) escolar, descrevendo um pouco de sua atuação assim como sua relação com os conflitos existentes na escola. Menciono o uso do chamado “bullying” e de como ele pode esconder os preconceitos raciais reforçando assim a desigualdade. Finalmente, apresento os resultados da pesquisa e possíveis soluções para que a igualdade racial seja mais presente no cotidiano escolar. |
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