Experiências na Graduação da Unifesp: a avaliação de egressos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
dARK ID: | ark:/48912/0013000015psq |
Texto Completo: | https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/6058/2824 https://doi.org/10.14507/epaa.30.6058 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67540 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar de que maneira os egressos de diferentes perfis sociodemográficos e culturais avaliam suas experiências de formação na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e as relacionam ao seu crescimento individual. Para tanto, investiga a existência de associação entre características pessoais de ex-alunos a fatores como desenvolvimento da atividade profissional na área de formação, facilidade de obter emprego, nível salarial e continuidade dos estudos. Foi aplicado um questionário online, com link de acesso enviado por e-mail aos egressos dos cursos de graduação, entre os meses de abril e agosto de 2020, sendo obtidas 1.795 respostas. Além dessa consulta, foi utilizado também o coeficiente de rendimento acadêmico acumulado de cada respondente até o final de seu curso, informação extraída do sistema de registro acadêmico da instituição. Com o intuito de verificar o efeito da passagem pela universidade em diferentes grupos de indivíduos, foi elaborado um indicador para diferenciar os egressos segundo seu pertencimento étnico-racial e a experiência prévia de gerações ascendentes na educação superior. Para o tratamento dos dados, efetuou-se análise fatorial exploratória do questionário de avaliação do curso e testes de Qui-quadrado para mensurar a relação entre variáveis qualitativas. Os principais resultados indicam que as experiências na Unifesp foram positivamente qualificadas e tiveram influência na trajetória pessoal e profissional dos egressos, persistindo, contudo, desigualdades no que se refere à facilidade para se empregar, ao aumento da faixa de renda e à continuidade dos estudos, a depender do pertencimento étnico-racial e da experiência prévia de gerações ascendentes na educação superior. |
id |
UFSP_d4641e286faa3052aff543d8fd19cbf3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/67540 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Experiências na Graduação da Unifesp: a avaliação de egressosExperiencias en graduación Unifesp: La evaluación de los egresadosExperiences of Unifesp undergraduates: The evaluation of graduatesExperiência estudantilEducação superior brasileiraEgressos da Universidade Federal de São PauloImpacto da graduaçãoEstudantes de primeira geraçãoEste artigo tem por objetivo analisar de que maneira os egressos de diferentes perfis sociodemográficos e culturais avaliam suas experiências de formação na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e as relacionam ao seu crescimento individual. Para tanto, investiga a existência de associação entre características pessoais de ex-alunos a fatores como desenvolvimento da atividade profissional na área de formação, facilidade de obter emprego, nível salarial e continuidade dos estudos. Foi aplicado um questionário online, com link de acesso enviado por e-mail aos egressos dos cursos de graduação, entre os meses de abril e agosto de 2020, sendo obtidas 1.795 respostas. Além dessa consulta, foi utilizado também o coeficiente de rendimento acadêmico acumulado de cada respondente até o final de seu curso, informação extraída do sistema de registro acadêmico da instituição. Com o intuito de verificar o efeito da passagem pela universidade em diferentes grupos de indivíduos, foi elaborado um indicador para diferenciar os egressos segundo seu pertencimento étnico-racial e a experiência prévia de gerações ascendentes na educação superior. Para o tratamento dos dados, efetuou-se análise fatorial exploratória do questionário de avaliação do curso e testes de Qui-quadrado para mensurar a relação entre variáveis qualitativas. Os principais resultados indicam que as experiências na Unifesp foram positivamente qualificadas e tiveram influência na trajetória pessoal e profissional dos egressos, persistindo, contudo, desigualdades no que se refere à facilidade para se empregar, ao aumento da faixa de renda e à continuidade dos estudos, a depender do pertencimento étnico-racial e da experiência prévia de gerações ascendentes na educação superior.María Verónica Santelices; Sergio Celishttps://orcid.org/0000-0002-8872-493X; https://orcid.org/0000-0003-2631-7383; https://orcid.org/0000-0003-2541-0754; https://orcid.org/0000-0001-5566-6609Minhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP]Silvestre, Magali Aparecida [UNIFESP]Souza, Deise Lopes deReis, Regina Célia2023-05-24T16:29:57Z2023-05-24T16:29:57Z2022-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion1-24application/pdfhttps://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/6058/2824Minhoto, M. A.P.,Silvestre, M. A., Souza, D. L. de, & Reis, R. C. dos(2022). Experiências na graduação da Unifesp: Aavaliação de egressos. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 30(65). https://doi.org/10.14507/epaa.30.6058Este artigo faz parte dodossiê especial, Experiência do Aluno na Educação Superior Latino-americana,editada porMaria Santelices e Sergio Celis.https://doi.org/10.14507/epaa.30.60581068-2341https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67540ark:/48912/0013000015psqporArquivos Analíticos de Políticas EducativasArizona State Universityinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T17:01:51Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/67540Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:57:59.617654Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências na Graduação da Unifesp: a avaliação de egressos Experiencias en graduación Unifesp: La evaluación de los egresados Experiences of Unifesp undergraduates: The evaluation of graduates |
title |
Experiências na Graduação da Unifesp: a avaliação de egressos |
spellingShingle |
Experiências na Graduação da Unifesp: a avaliação de egressos Minhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP] Experiência estudantil Educação superior brasileira Egressos da Universidade Federal de São Paulo Impacto da graduação Estudantes de primeira geração |
title_short |
Experiências na Graduação da Unifesp: a avaliação de egressos |
title_full |
Experiências na Graduação da Unifesp: a avaliação de egressos |
title_fullStr |
Experiências na Graduação da Unifesp: a avaliação de egressos |
title_full_unstemmed |
Experiências na Graduação da Unifesp: a avaliação de egressos |
title_sort |
Experiências na Graduação da Unifesp: a avaliação de egressos |
author |
Minhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP] |
author_facet |
Minhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP] Silvestre, Magali Aparecida [UNIFESP] Souza, Deise Lopes de Reis, Regina Célia |
author_role |
author |
author2 |
Silvestre, Magali Aparecida [UNIFESP] Souza, Deise Lopes de Reis, Regina Célia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-8872-493X; https://orcid.org/0000-0003-2631-7383; https://orcid.org/0000-0003-2541-0754; https://orcid.org/0000-0001-5566-6609 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Minhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP] Silvestre, Magali Aparecida [UNIFESP] Souza, Deise Lopes de Reis, Regina Célia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiência estudantil Educação superior brasileira Egressos da Universidade Federal de São Paulo Impacto da graduação Estudantes de primeira geração |
topic |
Experiência estudantil Educação superior brasileira Egressos da Universidade Federal de São Paulo Impacto da graduação Estudantes de primeira geração |
description |
Este artigo tem por objetivo analisar de que maneira os egressos de diferentes perfis sociodemográficos e culturais avaliam suas experiências de formação na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e as relacionam ao seu crescimento individual. Para tanto, investiga a existência de associação entre características pessoais de ex-alunos a fatores como desenvolvimento da atividade profissional na área de formação, facilidade de obter emprego, nível salarial e continuidade dos estudos. Foi aplicado um questionário online, com link de acesso enviado por e-mail aos egressos dos cursos de graduação, entre os meses de abril e agosto de 2020, sendo obtidas 1.795 respostas. Além dessa consulta, foi utilizado também o coeficiente de rendimento acadêmico acumulado de cada respondente até o final de seu curso, informação extraída do sistema de registro acadêmico da instituição. Com o intuito de verificar o efeito da passagem pela universidade em diferentes grupos de indivíduos, foi elaborado um indicador para diferenciar os egressos segundo seu pertencimento étnico-racial e a experiência prévia de gerações ascendentes na educação superior. Para o tratamento dos dados, efetuou-se análise fatorial exploratória do questionário de avaliação do curso e testes de Qui-quadrado para mensurar a relação entre variáveis qualitativas. Os principais resultados indicam que as experiências na Unifesp foram positivamente qualificadas e tiveram influência na trajetória pessoal e profissional dos egressos, persistindo, contudo, desigualdades no que se refere à facilidade para se empregar, ao aumento da faixa de renda e à continuidade dos estudos, a depender do pertencimento étnico-racial e da experiência prévia de gerações ascendentes na educação superior. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-03 2023-05-24T16:29:57Z 2023-05-24T16:29:57Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/6058/2824 Minhoto, M. A.P.,Silvestre, M. A., Souza, D. L. de, & Reis, R. C. dos(2022). Experiências na graduação da Unifesp: Aavaliação de egressos. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 30(65). https://doi.org/10.14507/epaa.30.6058Este artigo faz parte dodossiê especial, Experiência do Aluno na Educação Superior Latino-americana,editada porMaria Santelices e Sergio Celis. https://doi.org/10.14507/epaa.30.6058 1068-2341 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67540 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/48912/0013000015psq |
url |
https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/6058/2824 https://doi.org/10.14507/epaa.30.6058 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67540 |
identifier_str_mv |
Minhoto, M. A.P.,Silvestre, M. A., Souza, D. L. de, & Reis, R. C. dos(2022). Experiências na graduação da Unifesp: Aavaliação de egressos. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 30(65). https://doi.org/10.14507/epaa.30.6058Este artigo faz parte dodossiê especial, Experiência do Aluno na Educação Superior Latino-americana,editada porMaria Santelices e Sergio Celis. 1068-2341 ark:/48912/0013000015psq |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Arquivos Analíticos de Políticas Educativas |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1-24 application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Arizona State University |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
María Verónica Santelices; Sergio Celis |
publisher.none.fl_str_mv |
María Verónica Santelices; Sergio Celis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1818602577065934848 |