Experiências na Graduação da Unifesp: a avaliação de egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Minhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silvestre, Magali Aparecida [UNIFESP], Souza, Deise Lopes de, Reis, Regina Célia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
dARK ID: ark:/48912/0013000015psq
Texto Completo: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/6058/2824
https://doi.org/10.14507/epaa.30.6058
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67540
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar de que maneira os egressos de diferentes perfis sociodemográficos e culturais avaliam suas experiências de formação na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e as relacionam ao seu crescimento individual. Para tanto, investiga a existência de associação entre características pessoais de ex-alunos a fatores como desenvolvimento da atividade profissional na área de formação, facilidade de obter emprego, nível salarial e continuidade dos estudos. Foi aplicado um questionário online, com link de acesso enviado por e-mail aos egressos dos cursos de graduação, entre os meses de abril e agosto de 2020, sendo obtidas 1.795 respostas. Além dessa consulta, foi utilizado também o coeficiente de rendimento acadêmico acumulado de cada respondente até o final de seu curso, informação extraída do sistema de registro acadêmico da instituição. Com o intuito de verificar o efeito da passagem pela universidade em diferentes grupos de indivíduos, foi elaborado um indicador para diferenciar os egressos segundo seu pertencimento étnico-racial e a experiência prévia de gerações ascendentes na educação superior. Para o tratamento dos dados, efetuou-se análise fatorial exploratória do questionário de avaliação do curso e testes de Qui-quadrado para mensurar a relação entre variáveis qualitativas. Os principais resultados indicam que as experiências na Unifesp foram positivamente qualificadas e tiveram influência na trajetória pessoal e profissional dos egressos, persistindo, contudo, desigualdades no que se refere à facilidade para se empregar, ao aumento da faixa de renda e à continuidade dos estudos, a depender do pertencimento étnico-racial e da experiência prévia de gerações ascendentes na educação superior.
id UFSP_d4641e286faa3052aff543d8fd19cbf3
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/67540
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Experiências na Graduação da Unifesp: a avaliação de egressosExperiencias en graduación Unifesp: La evaluación de los egresadosExperiences of Unifesp undergraduates: The evaluation of graduatesExperiência estudantilEducação superior brasileiraEgressos da Universidade Federal de São PauloImpacto da graduaçãoEstudantes de primeira geraçãoEste artigo tem por objetivo analisar de que maneira os egressos de diferentes perfis sociodemográficos e culturais avaliam suas experiências de formação na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e as relacionam ao seu crescimento individual. Para tanto, investiga a existência de associação entre características pessoais de ex-alunos a fatores como desenvolvimento da atividade profissional na área de formação, facilidade de obter emprego, nível salarial e continuidade dos estudos. Foi aplicado um questionário online, com link de acesso enviado por e-mail aos egressos dos cursos de graduação, entre os meses de abril e agosto de 2020, sendo obtidas 1.795 respostas. Além dessa consulta, foi utilizado também o coeficiente de rendimento acadêmico acumulado de cada respondente até o final de seu curso, informação extraída do sistema de registro acadêmico da instituição. Com o intuito de verificar o efeito da passagem pela universidade em diferentes grupos de indivíduos, foi elaborado um indicador para diferenciar os egressos segundo seu pertencimento étnico-racial e a experiência prévia de gerações ascendentes na educação superior. Para o tratamento dos dados, efetuou-se análise fatorial exploratória do questionário de avaliação do curso e testes de Qui-quadrado para mensurar a relação entre variáveis qualitativas. Os principais resultados indicam que as experiências na Unifesp foram positivamente qualificadas e tiveram influência na trajetória pessoal e profissional dos egressos, persistindo, contudo, desigualdades no que se refere à facilidade para se empregar, ao aumento da faixa de renda e à continuidade dos estudos, a depender do pertencimento étnico-racial e da experiência prévia de gerações ascendentes na educação superior.María Verónica Santelices; Sergio Celishttps://orcid.org/0000-0002-8872-493X; https://orcid.org/0000-0003-2631-7383; https://orcid.org/0000-0003-2541-0754; https://orcid.org/0000-0001-5566-6609Minhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP]Silvestre, Magali Aparecida [UNIFESP]Souza, Deise Lopes deReis, Regina Célia2023-05-24T16:29:57Z2023-05-24T16:29:57Z2022-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion1-24application/pdfhttps://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/6058/2824Minhoto, M. A.P.,Silvestre, M. A., Souza, D. L. de, & Reis, R. C. dos(2022). Experiências na graduação da Unifesp: Aavaliação de egressos. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 30(65). https://doi.org/10.14507/epaa.30.6058Este artigo faz parte dodossiê especial, Experiência do Aluno na Educação Superior Latino-americana,editada porMaria Santelices e Sergio Celis.https://doi.org/10.14507/epaa.30.60581068-2341https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67540ark:/48912/0013000015psqporArquivos Analíticos de Políticas EducativasArizona State Universityinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T17:01:51Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/67540Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:57:59.617654Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências na Graduação da Unifesp: a avaliação de egressos
Experiencias en graduación Unifesp: La evaluación de los egresados
Experiences of Unifesp undergraduates: The evaluation of graduates
title Experiências na Graduação da Unifesp: a avaliação de egressos
spellingShingle Experiências na Graduação da Unifesp: a avaliação de egressos
Minhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP]
Experiência estudantil
Educação superior brasileira
Egressos da Universidade Federal de São Paulo
Impacto da graduação
Estudantes de primeira geração
title_short Experiências na Graduação da Unifesp: a avaliação de egressos
title_full Experiências na Graduação da Unifesp: a avaliação de egressos
title_fullStr Experiências na Graduação da Unifesp: a avaliação de egressos
title_full_unstemmed Experiências na Graduação da Unifesp: a avaliação de egressos
title_sort Experiências na Graduação da Unifesp: a avaliação de egressos
author Minhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP]
author_facet Minhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP]
Silvestre, Magali Aparecida [UNIFESP]
Souza, Deise Lopes de
Reis, Regina Célia
author_role author
author2 Silvestre, Magali Aparecida [UNIFESP]
Souza, Deise Lopes de
Reis, Regina Célia
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-8872-493X; https://orcid.org/0000-0003-2631-7383; https://orcid.org/0000-0003-2541-0754; https://orcid.org/0000-0001-5566-6609
dc.contributor.author.fl_str_mv Minhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP]
Silvestre, Magali Aparecida [UNIFESP]
Souza, Deise Lopes de
Reis, Regina Célia
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência estudantil
Educação superior brasileira
Egressos da Universidade Federal de São Paulo
Impacto da graduação
Estudantes de primeira geração
topic Experiência estudantil
Educação superior brasileira
Egressos da Universidade Federal de São Paulo
Impacto da graduação
Estudantes de primeira geração
description Este artigo tem por objetivo analisar de que maneira os egressos de diferentes perfis sociodemográficos e culturais avaliam suas experiências de formação na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e as relacionam ao seu crescimento individual. Para tanto, investiga a existência de associação entre características pessoais de ex-alunos a fatores como desenvolvimento da atividade profissional na área de formação, facilidade de obter emprego, nível salarial e continuidade dos estudos. Foi aplicado um questionário online, com link de acesso enviado por e-mail aos egressos dos cursos de graduação, entre os meses de abril e agosto de 2020, sendo obtidas 1.795 respostas. Além dessa consulta, foi utilizado também o coeficiente de rendimento acadêmico acumulado de cada respondente até o final de seu curso, informação extraída do sistema de registro acadêmico da instituição. Com o intuito de verificar o efeito da passagem pela universidade em diferentes grupos de indivíduos, foi elaborado um indicador para diferenciar os egressos segundo seu pertencimento étnico-racial e a experiência prévia de gerações ascendentes na educação superior. Para o tratamento dos dados, efetuou-se análise fatorial exploratória do questionário de avaliação do curso e testes de Qui-quadrado para mensurar a relação entre variáveis qualitativas. Os principais resultados indicam que as experiências na Unifesp foram positivamente qualificadas e tiveram influência na trajetória pessoal e profissional dos egressos, persistindo, contudo, desigualdades no que se refere à facilidade para se empregar, ao aumento da faixa de renda e à continuidade dos estudos, a depender do pertencimento étnico-racial e da experiência prévia de gerações ascendentes na educação superior.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-03
2023-05-24T16:29:57Z
2023-05-24T16:29:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/6058/2824
Minhoto, M. A.P.,Silvestre, M. A., Souza, D. L. de, & Reis, R. C. dos(2022). Experiências na graduação da Unifesp: Aavaliação de egressos. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 30(65). https://doi.org/10.14507/epaa.30.6058Este artigo faz parte dodossiê especial, Experiência do Aluno na Educação Superior Latino-americana,editada porMaria Santelices e Sergio Celis.
https://doi.org/10.14507/epaa.30.6058
1068-2341
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67540
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/48912/0013000015psq
url https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/6058/2824
https://doi.org/10.14507/epaa.30.6058
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67540
identifier_str_mv Minhoto, M. A.P.,Silvestre, M. A., Souza, D. L. de, & Reis, R. C. dos(2022). Experiências na graduação da Unifesp: Aavaliação de egressos. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 30(65). https://doi.org/10.14507/epaa.30.6058Este artigo faz parte dodossiê especial, Experiência do Aluno na Educação Superior Latino-americana,editada porMaria Santelices e Sergio Celis.
1068-2341
ark:/48912/0013000015psq
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Arquivos Analíticos de Políticas Educativas
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-24
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Arizona State University
dc.publisher.none.fl_str_mv María Verónica Santelices; Sergio Celis
publisher.none.fl_str_mv María Verónica Santelices; Sergio Celis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1818602577065934848