Desenvolvimento docente na área da saúde: uma análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Nildo Alves [UNIFESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/2657
http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462005000200003
Resumo: O desenvolvimento docente é uma temática importante em um momento em que a graduação de todos os cursos superiores em saúde passa por transformações curriculares e metodológicas. Neste artigo, analisam-se concepções, propostas e características deste processo. A partir de um diálogo crítico com a literatura, discutem-se a docência universitária em saúde como prática social complexa e interdisciplinar e o desenvolvimento docente em saúde, buscando apreender singularidades, possibilidades e desafios. Neste contexto, a prática do professor é considerada eixo estruturante dos processos formativos.
id UFSP_d77a07aaa70e36731a745da5a2d7a0f0
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/2657
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Batista, Nildo Alves [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:31:43Z2015-06-14T13:31:43Z2005-09-01Trabalho, Educação e Saúde. Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, v. 3, n. 2, p. 283-294, 2005.1981-7746http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/2657http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462005000200003S1981-77462005000200003.pdfS1981-7746200500020000310.1590/S1981-77462005000200003O desenvolvimento docente é uma temática importante em um momento em que a graduação de todos os cursos superiores em saúde passa por transformações curriculares e metodológicas. Neste artigo, analisam-se concepções, propostas e características deste processo. A partir de um diálogo crítico com a literatura, discutem-se a docência universitária em saúde como prática social complexa e interdisciplinar e o desenvolvimento docente em saúde, buscando apreender singularidades, possibilidades e desafios. Neste contexto, a prática do professor é considerada eixo estruturante dos processos formativos.The development of professors is a highly important subject at a time when undergraduate programs in all higher-education health courses are going through changes in their curricula and methodologies. This article analyses ideas, propositions and characteristics of the process. By dialoguing with the existing literature, we analyze not only teaching for higher-education in health as a complex and interdisciplinary social practice but also the development of health professors, seeking, thus, to learn the peculiarities, potentials and challenges of the processes. This way, the practice of the professor is considered a crucial axis in training health professionals.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em SaúdeUNIFESP, Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em SaúdeSciELO283-294porFundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim VenâncioTrabalho, Educação e Saúdesaúdeeducaçãodocenteformação docentehealtheducationprofessorprofessor trainingDesenvolvimento docente na área da saúde: uma análiseThe development of health professors: an analysisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS1981-77462005000200003.pdfapplication/pdf291139${dspace.ui.url}/bitstream/11600/2657/1/S1981-77462005000200003.pdf0b498181927bc6588b715076664c282cMD51open accessTEXTS1981-77462005000200003.pdf.txtS1981-77462005000200003.pdf.txtExtracted texttext/plain38153${dspace.ui.url}/bitstream/11600/2657/2/S1981-77462005000200003.pdf.txtc31cf202e55cbdc73e2de0d02ff587beMD52open access11600/26572023-02-14 13:42:51.687open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/2657Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-02-14T16:42:51Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Desenvolvimento docente na área da saúde: uma análise
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The development of health professors: an analysis
title Desenvolvimento docente na área da saúde: uma análise
spellingShingle Desenvolvimento docente na área da saúde: uma análise
Batista, Nildo Alves [UNIFESP]
saúde
educação
docente
formação docente
health
education
professor
professor training
title_short Desenvolvimento docente na área da saúde: uma análise
title_full Desenvolvimento docente na área da saúde: uma análise
title_fullStr Desenvolvimento docente na área da saúde: uma análise
title_full_unstemmed Desenvolvimento docente na área da saúde: uma análise
title_sort Desenvolvimento docente na área da saúde: uma análise
author Batista, Nildo Alves [UNIFESP]
author_facet Batista, Nildo Alves [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Nildo Alves [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv saúde
educação
docente
formação docente
topic saúde
educação
docente
formação docente
health
education
professor
professor training
dc.subject.eng.fl_str_mv health
education
professor
professor training
description O desenvolvimento docente é uma temática importante em um momento em que a graduação de todos os cursos superiores em saúde passa por transformações curriculares e metodológicas. Neste artigo, analisam-se concepções, propostas e características deste processo. A partir de um diálogo crítico com a literatura, discutem-se a docência universitária em saúde como prática social complexa e interdisciplinar e o desenvolvimento docente em saúde, buscando apreender singularidades, possibilidades e desafios. Neste contexto, a prática do professor é considerada eixo estruturante dos processos formativos.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-09-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-14T13:31:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-14T13:31:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde. Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, v. 3, n. 2, p. 283-294, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/2657
http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462005000200003
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1981-7746
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S1981-77462005000200003.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S1981-77462005000200003
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S1981-77462005000200003
identifier_str_mv Trabalho, Educação e Saúde. Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, v. 3, n. 2, p. 283-294, 2005.
1981-7746
S1981-77462005000200003.pdf
S1981-77462005000200003
10.1590/S1981-77462005000200003
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/2657
http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462005000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 283-294
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/2657/1/S1981-77462005000200003.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/2657/2/S1981-77462005000200003.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0b498181927bc6588b715076664c282c
c31cf202e55cbdc73e2de0d02ff587be
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764189025959936