Desenvolvimento docente na área da saúde: uma análise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/2657 http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462005000200003 |
Resumo: | O desenvolvimento docente é uma temática importante em um momento em que a graduação de todos os cursos superiores em saúde passa por transformações curriculares e metodológicas. Neste artigo, analisam-se concepções, propostas e características deste processo. A partir de um diálogo crítico com a literatura, discutem-se a docência universitária em saúde como prática social complexa e interdisciplinar e o desenvolvimento docente em saúde, buscando apreender singularidades, possibilidades e desafios. Neste contexto, a prática do professor é considerada eixo estruturante dos processos formativos. |
id |
UFSP_d77a07aaa70e36731a745da5a2d7a0f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/2657 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Batista, Nildo Alves [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:31:43Z2015-06-14T13:31:43Z2005-09-01Trabalho, Educação e Saúde. Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, v. 3, n. 2, p. 283-294, 2005.1981-7746http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/2657http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462005000200003S1981-77462005000200003.pdfS1981-7746200500020000310.1590/S1981-77462005000200003O desenvolvimento docente é uma temática importante em um momento em que a graduação de todos os cursos superiores em saúde passa por transformações curriculares e metodológicas. Neste artigo, analisam-se concepções, propostas e características deste processo. A partir de um diálogo crítico com a literatura, discutem-se a docência universitária em saúde como prática social complexa e interdisciplinar e o desenvolvimento docente em saúde, buscando apreender singularidades, possibilidades e desafios. Neste contexto, a prática do professor é considerada eixo estruturante dos processos formativos.The development of professors is a highly important subject at a time when undergraduate programs in all higher-education health courses are going through changes in their curricula and methodologies. This article analyses ideas, propositions and characteristics of the process. By dialoguing with the existing literature, we analyze not only teaching for higher-education in health as a complex and interdisciplinary social practice but also the development of health professors, seeking, thus, to learn the peculiarities, potentials and challenges of the processes. This way, the practice of the professor is considered a crucial axis in training health professionals.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em SaúdeUNIFESP, Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em SaúdeSciELO283-294porFundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim VenâncioTrabalho, Educação e Saúdesaúdeeducaçãodocenteformação docentehealtheducationprofessorprofessor trainingDesenvolvimento docente na área da saúde: uma análiseThe development of health professors: an analysisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS1981-77462005000200003.pdfapplication/pdf291139${dspace.ui.url}/bitstream/11600/2657/1/S1981-77462005000200003.pdf0b498181927bc6588b715076664c282cMD51open accessTEXTS1981-77462005000200003.pdf.txtS1981-77462005000200003.pdf.txtExtracted texttext/plain38153${dspace.ui.url}/bitstream/11600/2657/2/S1981-77462005000200003.pdf.txtc31cf202e55cbdc73e2de0d02ff587beMD52open access11600/26572023-02-14 13:42:51.687open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/2657Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-02-14T16:42:51Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Desenvolvimento docente na área da saúde: uma análise |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The development of health professors: an analysis |
title |
Desenvolvimento docente na área da saúde: uma análise |
spellingShingle |
Desenvolvimento docente na área da saúde: uma análise Batista, Nildo Alves [UNIFESP] saúde educação docente formação docente health education professor professor training |
title_short |
Desenvolvimento docente na área da saúde: uma análise |
title_full |
Desenvolvimento docente na área da saúde: uma análise |
title_fullStr |
Desenvolvimento docente na área da saúde: uma análise |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento docente na área da saúde: uma análise |
title_sort |
Desenvolvimento docente na área da saúde: uma análise |
author |
Batista, Nildo Alves [UNIFESP] |
author_facet |
Batista, Nildo Alves [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Nildo Alves [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
saúde educação docente formação docente |
topic |
saúde educação docente formação docente health education professor professor training |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
health education professor professor training |
description |
O desenvolvimento docente é uma temática importante em um momento em que a graduação de todos os cursos superiores em saúde passa por transformações curriculares e metodológicas. Neste artigo, analisam-se concepções, propostas e características deste processo. A partir de um diálogo crítico com a literatura, discutem-se a docência universitária em saúde como prática social complexa e interdisciplinar e o desenvolvimento docente em saúde, buscando apreender singularidades, possibilidades e desafios. Neste contexto, a prática do professor é considerada eixo estruturante dos processos formativos. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-09-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-14T13:31:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-06-14T13:31:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Trabalho, Educação e Saúde. Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, v. 3, n. 2, p. 283-294, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/2657 http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462005000200003 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1981-7746 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
S1981-77462005000200003.pdf |
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv |
S1981-77462005000200003 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S1981-77462005000200003 |
identifier_str_mv |
Trabalho, Educação e Saúde. Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, v. 3, n. 2, p. 283-294, 2005. 1981-7746 S1981-77462005000200003.pdf S1981-77462005000200003 10.1590/S1981-77462005000200003 |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/2657 http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462005000200003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Trabalho, Educação e Saúde |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
283-294 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/2657/1/S1981-77462005000200003.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/2657/2/S1981-77462005000200003.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0b498181927bc6588b715076664c282c c31cf202e55cbdc73e2de0d02ff587be |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764189025959936 |