Follow-up de crianças diagnosticadas com tdah e tratamento medicamentoso
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1309221 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46148 |
Resumo: | O Transtorno do Déficit de Atenção e hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos mais comuns na infância e adolescência. É caracterizado por um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade/impulsividade. As causas precisas do TDA/H ainda são desconhecidas, apesar do grande número de estudos já realizados. A influência de fatores genéticos e ambientais no seu desenvolvimento é amplamente aceita na literatura. Os sintomas de desatenção, hiperatividade e a impulsividade, trazem consequentemente um grande impacto no desenvolvimento acadêmico, assim como nas áreas do neurodesenvolvimento e convívio psicossocial. Além disso reflete de forma consistente no seu funcionamento adaptativo e autorregulação emocional. A intervenção terapêutica do TDAH envolve uma abordagem multimodal, englobando intervenções psicossociais e medicamentosa. A literatura mostra os estimulantes como as medicações de primeira escolha, entre eles o metilfenidato, mostrando assim eficácia no tratamento. O tratamento com estimulantes para o TDAH leva a uma melhora dos sintomas ao longo do dia. O objetivo clínico do tratamento não se resume somente em melhorar os sintomas, mas também promover a funcionalidade ideal nos domínios emocionais, comportamentais, acadêmicos e sociais. O objetivo desse estudo foi buscar correlações entre resultados relacionados à cognição, comportamento e emoção, em uma amostra de crianças e adolescentes diagnosticadas com TDAH. Utilizou-se para isso alguns instrumentos, incluindo o Continuous Performance Test (CPT), tarefa de atenção visual computadorizada. Além disso, foram empregados questionários respondidos pelos pais e escola, que continham informações comportamentais e emocionais. Tais procedimentos foram realizados antes e depois do uso do medicamento metilfenidato. A amostra total desse estudo foi composta por 12 crianças do sexo masculino e 1 do sexo feminino, com idade entre 6 e 14 anos. Após avaliação neuropsicológica inicial, receberam tratamento medicamentoso com metilfenidato, e após um período de 6 meses foram submetidos a uma reavaliação. Após a reavaliação, os resultados indicaram que houve uma redução das médias e medianas para todos os domínios, somente o índice relacionado à depressão não apresentou uma diferença estatisticamente significante. Os dados obtidos nesses resultados indicam uma redução de sintomatologia clínica, cognitiva, emocional e comportamental cujos índices obtiveram tamanho de efeito de grande magnitude. |
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A influência de fatores genéticos e ambientais no seu desenvolvimento é amplamente aceita na literatura. Os sintomas de desatenção, hiperatividade e a impulsividade, trazem consequentemente um grande impacto no desenvolvimento acadêmico, assim como nas áreas do neurodesenvolvimento e convívio psicossocial. Além disso reflete de forma consistente no seu funcionamento adaptativo e autorregulação emocional. A intervenção terapêutica do TDAH envolve uma abordagem multimodal, englobando intervenções psicossociais e medicamentosa. A literatura mostra os estimulantes como as medicações de primeira escolha, entre eles o metilfenidato, mostrando assim eficácia no tratamento. O tratamento com estimulantes para o TDAH leva a uma melhora dos sintomas ao longo do dia. O objetivo clínico do tratamento não se resume somente em melhorar os sintomas, mas também promover a funcionalidade ideal nos domínios emocionais, comportamentais, acadêmicos e sociais. O objetivo desse estudo foi buscar correlações entre resultados relacionados à cognição, comportamento e emoção, em uma amostra de crianças e adolescentes diagnosticadas com TDAH. Utilizou-se para isso alguns instrumentos, incluindo o Continuous Performance Test (CPT), tarefa de atenção visual computadorizada. Além disso, foram empregados questionários respondidos pelos pais e escola, que continham informações comportamentais e emocionais. Tais procedimentos foram realizados antes e depois do uso do medicamento metilfenidato. A amostra total desse estudo foi composta por 12 crianças do sexo masculino e 1 do sexo feminino, com idade entre 6 e 14 anos. Após avaliação neuropsicológica inicial, receberam tratamento medicamentoso com metilfenidato, e após um período de 6 meses foram submetidos a uma reavaliação. Após a reavaliação, os resultados indicaram que houve uma redução das médias e medianas para todos os domínios, somente o índice relacionado à depressão não apresentou uma diferença estatisticamente significante. Os dados obtidos nesses resultados indicam uma redução de sintomatologia clínica, cognitiva, emocional e comportamental cujos índices obtiveram tamanho de efeito de grande magnitude.Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is one of the most common disorders in childhood and adolescence. It is characterized by a persistent pattern of inattention and / or hyperactivity / impulsivity. The precise causes of ADHD are still unknown, despite the large number of previous studies. The influence of genetic and environmental factors in their development is widely accepted in the literature. The symptoms of inattention, hyperactivity and impulsivity, consequently bring a great impact on academic development, as well as in the neurodevelopmental and psychosocial interaction areas. Also it reflects consistently in adaptive functioning and emotional self-regulation. The therapeutic intervention of ADHD involves a multimodal approach, including psychosocial and pharmacological interventions. The literature shows stimulants as first-choice medications, including methylphenidate, showing efficacy. Treatment with stimulants for ADHD leads to an improvement of symptoms throughout the day. The clinical goal of treatment is not limited only to improve the symptoms, but also to promote optimal functionality in emotional, behavioral, academic and social domains. The aim of this study was to seek correlations between results related to cognition, emotion and behavior in a sample of children and adolescents diagnosed with ADHD. We used for this purpose a few instruments including the Continuous Performance Test (CPT), computerized visual task. In addition, questionnaires completed by parents and school that contained behavioral and emotional information were employed. These procedures were performed before and after use of the medicine methylphenidate. The total sample for this study consisted of 12 male children and 1 female, aged between 6 and 14 years. After assessment, they received medicine treatment with methylphenidate, and after a period of 6 months were subjected to reassessment. After reassessment, the results indicated that there was a reduction in mean and median for all domains, only the index related to depression did not show a statistically significant difference. The data obtained from these results indicate a reduction of clinical, cognitive, emotional and behavioral symptomatology whose indices obtained effect size of large magnitude.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2013 a 2016)83 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)tdahmetilfenidatoaspectos cognitivoscomportamentaisemocionaisadhdmethylphenidatecognitive aspectsbehavioralemotionalFollow-up de crianças diagnosticadas com tdah e tratamento medicamentosoFollow-up of children diagnosed with ADHD and drug treatmentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)Educação e Saúde na Infância e AdolescênciaMultidisciplinarEnsinoORIGINALMARIA DO CARMO MUZZI.pdfMARIA DO CARMO MUZZI.pdfapplication/pdf772658${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46148/1/MARIA%20DO%20CARMO%20MUZZI.pdf40c869e80c07bb71df43a20043be60e9MD51open accessTEXTMARIA DO CARMO MUZZI.pdf.txtMARIA DO CARMO MUZZI.pdf.txtExtracted texttext/plain157652${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46148/5/MARIA%20DO%20CARMO%20MUZZI.pdf.txta26ed5a9f6785132431d6f8ed56c480eMD55open accessTHUMBNAILMARIA DO CARMO MUZZI.pdf.jpgMARIA DO CARMO MUZZI.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3761${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46148/7/MARIA%20DO%20CARMO%20MUZZI.pdf.jpg1821d71dc296a0a5e86a3f0f6648e117MD57open access11600/461482023-05-15 10:56:17.501open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/46148Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:56:17Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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