Gamificação em sala de aula: uma sequência didática para o ensino de matrizes e seus determinantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Larissa Abbade [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
dARK ID: ark:/48912/0013000017gf3
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70612
Resumo: Este trabalho propõe uma sequência didática que permite abordar conceitos de matrizes e seus determinantes para alunos do 2º ano do Ensino Médio, de forma atraente e que gera engajamento dos alunos. A gamificação é usada como instrumento disparador para tratar o tema, com a finalidade de despertar o interesse dos alunos e torná-los protagonistas em sala de aula, além de oferecer ao professor a possibilidade de aplicação de uma metodologia ativa. Esta sequência foi desenvolvida com o auxílio de livros técnicos sobre a metodologia da gamificação, livros didáticos com conteúdo de matrizes no Ensino Médio e objetos de aprendizagem disponíveis em repositórios online, como o filme “O Jogo da Imitação”. A proposta construída permite investigar e estudar os temas de matrizes matemáticas, envolvendo subtração e adição, e principalmente, determinantes. O objeto de aprendizagem, o filme “O Jogo da Imitação”, é empregado como base de explicação do conceito de gamificação, na qual, são utilizados elementos existentes dentro dos jogos para a descoberta de um enigma com o uso das mecânicas, dinâmicas e estéticas de jogos, os inserindo no processo ensino aprendizagem. Assim, é proposto que os alunos cumpram a missão nomeada por “O Enigma de Alan Turing” para que calculem os resultados dos determinantes das matrizes com intuito final de desvendar uma mensagem secreta relacionada à história de "O Jogo da Imitação". Somado a uma prática de reconhecimento dos alunos por parte do professor com a distribuição de emblemas pelo desenvolvimento da atividade. Em suma, o trabalho enfatiza que a gamificação pode auxiliar no processo de ensino de matemática para uma aprendizagem mais significativa dos conceitos de matrizes.
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