Gamificação como estratégia de engajamento: propostas e experiências metodológicas com crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Univasf |
Texto Completo: | https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1140 |
Resumo: | Neste artigo são apresentadas reflexões acerca da potencialidade da gamificação para estimular o engajamento e mobilizar o interesse das crianças no processo de ensino e aprendizagem. O texto foi sistematizado na estrutura narrativa de relato de experiência e discorre sobre a utilização da gamificação como estratégia de intervenção pedagógica. A pesquisa norteia-se por meio de uma abordagem prática visando argumentar sobre como a gamificação pode contribuir para a promoção do engajamento e aprendizagem de crianças. O relato articula as experiências da autora com práticas de criação e aplicação de atividades gamificadas com crianças de 03 e 04 anos e corroboram para a defesa de que tais estratégias pedagógicas que possibilitam tornar o ambiente mais dinâmico e interativo, estimulando uma aprendizagem significativa. |
id |
UNIVASF-2_94cfef8e5429af460558cba5984a0ab2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1140 |
network_acronym_str |
UNIVASF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Univasf |
repository_id_str |
|
spelling |
Gamificação como estratégia de engajamento: propostas e experiências metodológicas com criançasGamification as an engagement strategy: proposals and methodological experiences with childrenGamificaçãoGamificationIntervenção PedagógicaAprendizagem SignificativaMetodologias AtivasPedagogical InterventionMeaningful LearningActive MethodologiesNeste artigo são apresentadas reflexões acerca da potencialidade da gamificação para estimular o engajamento e mobilizar o interesse das crianças no processo de ensino e aprendizagem. O texto foi sistematizado na estrutura narrativa de relato de experiência e discorre sobre a utilização da gamificação como estratégia de intervenção pedagógica. A pesquisa norteia-se por meio de uma abordagem prática visando argumentar sobre como a gamificação pode contribuir para a promoção do engajamento e aprendizagem de crianças. O relato articula as experiências da autora com práticas de criação e aplicação de atividades gamificadas com crianças de 03 e 04 anos e corroboram para a defesa de que tais estratégias pedagógicas que possibilitam tornar o ambiente mais dinâmico e interativo, estimulando uma aprendizagem significativa.Universidade Federal do Vale do São FranciscoBrasilseadEspecialização em Metodologias Ativas de Ensino e AprendizagemUNIVASFLima Neto, João Carlos deSilva, Gessiane da2024-02-05T14:55:09Z2024-02-05T14:55:09Z2024-01-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1140porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Univasfinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASF2024-07-18T17:58:32Zoai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1140Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.univasf.edu.br/oai/requestrepositorio@univasf.edu.bropendoar:2024-07-18T17:58:32Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gamificação como estratégia de engajamento: propostas e experiências metodológicas com crianças Gamification as an engagement strategy: proposals and methodological experiences with children |
title |
Gamificação como estratégia de engajamento: propostas e experiências metodológicas com crianças |
spellingShingle |
Gamificação como estratégia de engajamento: propostas e experiências metodológicas com crianças Silva, Gessiane da Gamificação Gamification Intervenção Pedagógica Aprendizagem Significativa Metodologias Ativas Pedagogical Intervention Meaningful Learning Active Methodologies |
title_short |
Gamificação como estratégia de engajamento: propostas e experiências metodológicas com crianças |
title_full |
Gamificação como estratégia de engajamento: propostas e experiências metodológicas com crianças |
title_fullStr |
Gamificação como estratégia de engajamento: propostas e experiências metodológicas com crianças |
title_full_unstemmed |
Gamificação como estratégia de engajamento: propostas e experiências metodológicas com crianças |
title_sort |
Gamificação como estratégia de engajamento: propostas e experiências metodológicas com crianças |
author |
Silva, Gessiane da |
author_facet |
Silva, Gessiane da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima Neto, João Carlos de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Gessiane da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gamificação Gamification Intervenção Pedagógica Aprendizagem Significativa Metodologias Ativas Pedagogical Intervention Meaningful Learning Active Methodologies |
topic |
Gamificação Gamification Intervenção Pedagógica Aprendizagem Significativa Metodologias Ativas Pedagogical Intervention Meaningful Learning Active Methodologies |
description |
Neste artigo são apresentadas reflexões acerca da potencialidade da gamificação para estimular o engajamento e mobilizar o interesse das crianças no processo de ensino e aprendizagem. O texto foi sistematizado na estrutura narrativa de relato de experiência e discorre sobre a utilização da gamificação como estratégia de intervenção pedagógica. A pesquisa norteia-se por meio de uma abordagem prática visando argumentar sobre como a gamificação pode contribuir para a promoção do engajamento e aprendizagem de crianças. O relato articula as experiências da autora com práticas de criação e aplicação de atividades gamificadas com crianças de 03 e 04 anos e corroboram para a defesa de que tais estratégias pedagógicas que possibilitam tornar o ambiente mais dinâmico e interativo, estimulando uma aprendizagem significativa. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-05T14:55:09Z 2024-02-05T14:55:09Z 2024-01-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1140 |
url |
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco Brasil sead Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco Brasil sead Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Univasf instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Univasf |
collection |
Repositório Institucional da Univasf |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@univasf.edu.br |
_version_ |
1805392448083460096 |