Gamificação como estratégia de engajamento: propostas e experiências metodológicas com crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gessiane da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Univasf
Texto Completo: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1140
Resumo: Neste artigo são apresentadas reflexões acerca da potencialidade da gamificação para estimular o engajamento e mobilizar o interesse das crianças no processo de ensino e aprendizagem. O texto foi sistematizado na estrutura narrativa de relato de experiência e discorre sobre a utilização da gamificação como estratégia de intervenção pedagógica. A pesquisa norteia-se por meio de uma abordagem prática visando argumentar sobre como a gamificação pode contribuir para a promoção do engajamento e aprendizagem de crianças. O relato articula as experiências da autora com práticas de criação e aplicação de atividades gamificadas com crianças de 03 e 04 anos e corroboram para a defesa de que tais estratégias pedagógicas que possibilitam tornar o ambiente mais dinâmico e interativo, estimulando uma aprendizagem significativa.
id UNIVASF-2_94cfef8e5429af460558cba5984a0ab2
oai_identifier_str oai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1140
network_acronym_str UNIVASF-2
network_name_str Repositório Institucional da Univasf
repository_id_str
spelling Gamificação como estratégia de engajamento: propostas e experiências metodológicas com criançasGamification as an engagement strategy: proposals and methodological experiences with childrenGamificaçãoGamificationIntervenção PedagógicaAprendizagem SignificativaMetodologias AtivasPedagogical InterventionMeaningful LearningActive MethodologiesNeste artigo são apresentadas reflexões acerca da potencialidade da gamificação para estimular o engajamento e mobilizar o interesse das crianças no processo de ensino e aprendizagem. O texto foi sistematizado na estrutura narrativa de relato de experiência e discorre sobre a utilização da gamificação como estratégia de intervenção pedagógica. A pesquisa norteia-se por meio de uma abordagem prática visando argumentar sobre como a gamificação pode contribuir para a promoção do engajamento e aprendizagem de crianças. O relato articula as experiências da autora com práticas de criação e aplicação de atividades gamificadas com crianças de 03 e 04 anos e corroboram para a defesa de que tais estratégias pedagógicas que possibilitam tornar o ambiente mais dinâmico e interativo, estimulando uma aprendizagem significativa.Universidade Federal do Vale do São FranciscoBrasilseadEspecialização em Metodologias Ativas de Ensino e AprendizagemUNIVASFLima Neto, João Carlos deSilva, Gessiane da2024-02-05T14:55:09Z2024-02-05T14:55:09Z2024-01-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1140porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Univasfinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASF2024-07-18T17:58:32Zoai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1140Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.univasf.edu.br/oai/requestrepositorio@univasf.edu.bropendoar:2024-07-18T17:58:32Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv Gamificação como estratégia de engajamento: propostas e experiências metodológicas com crianças
Gamification as an engagement strategy: proposals and methodological experiences with children
title Gamificação como estratégia de engajamento: propostas e experiências metodológicas com crianças
spellingShingle Gamificação como estratégia de engajamento: propostas e experiências metodológicas com crianças
Silva, Gessiane da
Gamificação
Gamification
Intervenção Pedagógica
Aprendizagem Significativa
Metodologias Ativas
Pedagogical Intervention
Meaningful Learning
Active Methodologies
title_short Gamificação como estratégia de engajamento: propostas e experiências metodológicas com crianças
title_full Gamificação como estratégia de engajamento: propostas e experiências metodológicas com crianças
title_fullStr Gamificação como estratégia de engajamento: propostas e experiências metodológicas com crianças
title_full_unstemmed Gamificação como estratégia de engajamento: propostas e experiências metodológicas com crianças
title_sort Gamificação como estratégia de engajamento: propostas e experiências metodológicas com crianças
author Silva, Gessiane da
author_facet Silva, Gessiane da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima Neto, João Carlos de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gessiane da
dc.subject.por.fl_str_mv Gamificação
Gamification
Intervenção Pedagógica
Aprendizagem Significativa
Metodologias Ativas
Pedagogical Intervention
Meaningful Learning
Active Methodologies
topic Gamificação
Gamification
Intervenção Pedagógica
Aprendizagem Significativa
Metodologias Ativas
Pedagogical Intervention
Meaningful Learning
Active Methodologies
description Neste artigo são apresentadas reflexões acerca da potencialidade da gamificação para estimular o engajamento e mobilizar o interesse das crianças no processo de ensino e aprendizagem. O texto foi sistematizado na estrutura narrativa de relato de experiência e discorre sobre a utilização da gamificação como estratégia de intervenção pedagógica. A pesquisa norteia-se por meio de uma abordagem prática visando argumentar sobre como a gamificação pode contribuir para a promoção do engajamento e aprendizagem de crianças. O relato articula as experiências da autora com práticas de criação e aplicação de atividades gamificadas com crianças de 03 e 04 anos e corroboram para a defesa de que tais estratégias pedagógicas que possibilitam tornar o ambiente mais dinâmico e interativo, estimulando uma aprendizagem significativa.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-05T14:55:09Z
2024-02-05T14:55:09Z
2024-01-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1140
url https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco
Brasil
sead
Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem
UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco
Brasil
sead
Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem
UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Univasf
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Repositório Institucional da Univasf
collection Repositório Institucional da Univasf
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@univasf.edu.br
_version_ 1805392448083460096