Graduação médica e especialização: uma incompatibilidade aparente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42301997000400004 http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/560 |
Resumo: | PURPOSE. Partial results of a continuous evaluation process of the undergraduate medical course at Escola Paulista de Medicina (EPM) started in 1989 are presented. METHODS. A survey on expectations and opinions about the medical course of EPM was carried out among faculty members, students and alumni. RESULTS. The authors call into question that the medical formation is non-terminal as indicated by the late entry to labor market. CONCLUSION. The authors consider that the phenomenon is not related to quality aspects but to the specialization process started during the medical course and completed only with graduated studies. |
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Graduação médica e especialização: uma incompatibilidade aparenteMedical graduation and specialization: an apparent incompatibilityMedical educationMedical undergraduated curriculumInstitutional evaluationEnsino médicoCurrículo de graduação médicaAvaliação institucionalPURPOSE. Partial results of a continuous evaluation process of the undergraduate medical course at Escola Paulista de Medicina (EPM) started in 1989 are presented. METHODS. A survey on expectations and opinions about the medical course of EPM was carried out among faculty members, students and alumni. RESULTS. The authors call into question that the medical formation is non-terminal as indicated by the late entry to labor market. CONCLUSION. The authors consider that the phenomenon is not related to quality aspects but to the specialization process started during the medical course and completed only with graduated studies.OBJETIVO. Este artigo apresenta resultados parciais da pesquisa, desencadeada a partir de 1989, de avaliação continuada do ensino de graduação médica da Escola Paulista de Medicina (EPM), com a qual se implantou amplo processo de avaliação institucional. METODOLOGIA. O estudo, de base amostral, envolve o levantamento de expectativas e opiniões de docentes, alunos e egressos, constituindo três subprojetos específicos. RESULTADOS. Os autores chamam a atenção para não-terminalidade da formação médica na EPM, levando em conta que os egressos não entram no mercado de trabalho ao final da graduação. CONCLUSÃO. Este resultado aponta para a necessidade de reflexão em torno do significado da não-terminalidade por referência ao longo processo de formação médica. Neste caso, a característica apontada não está associada à ausência de qualidade e, sim, à incorporação, no currículo de graduação, do desenvolvimento de técnicas e procedimentos profissionais que conduzem à inexorável especialização do conhecimento, atingida somente por meio de formação pós-graduada.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Escola Paulista de MedicinaUNIFESP, EPMSciELOAssociação Médica BrasileiraUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Stella, R.c.r. [UNIFESP]Goldenberg, Paulete [UNIFESP]Gomes, Mara Helena de Andrea [UNIFESP]Goihman, Samuel [UNIFESP]2015-06-14T13:24:40Z2015-06-14T13:24:40Z1997-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion290-294application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-42301997000400004Revista da Associação Médica Brasileira. Associação Médica Brasileira, v. 43, n. 4, p. 290-294, 1997.10.1590/S0104-42301997000400004S0104-42301997000400004.pdf0104-4230S0104-42301997000400004http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/560porRevista da Associação Médica Brasileirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-06T03:32:53Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/560Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-06T03:32:53Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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