A transferência no encontro entre professor e aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verício, Daniela Amadeu [UNIFESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/67942
Resumo: A proposta desta monografia é refletir a respeito de algumas questões no campo da Educação, tomando como referencial teórico a Psicanálise. Partimos do pressuposto de que não se trata de aplicar os saberes psicanalíticos à educação, mas de utilizá-los como um instrumento que pode iluminar o cenário educativo, ao considerar as produções subjetivas dos alunos e do professor frente ao processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, optamos por uma pesquisa bibliográfica, apresentando, primeiramente, a concepção de constituição do sujeito, a partir da psicanálise, com base para pensarmos as contribuições deste campo à educação. A discussão que emerge acerca da impossibilidade da educação aponta para os limites existentes na ação educativa, permitindo-nos refletir, por meio da noção de transferência, a respeito das implicações existentes no laço social entre professor e aluno, bem como acerca da autoridade como elemento decorrente deste encontro. Compreendemos a pretensa “relação professor e aluno” como núcleo na qual se desenvolve a educação propriamente dita. No entanto, aquilo que a pedagogia contemporânea vislumbra como previsão e controle dos efeitos desta “relação”, a saber, a tentativa de domínio do conhecimento científico sobre o desenvolvimento das capacidades maturacionais e o ajuste da prática do educador à realidade psicológica do aluno, opõe-se ao caráter imprevisível inerente à ação educativa, que é o que daremos destaque ao questionarmos a existência de uma possível “relação” entre professor e aluno.
id UFSP_dae25487c806def577c285daea56517b
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/67942
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Verício, Daniela Amadeu [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)http://lattes.cnpq.br/9386446512033448Petri, Renata [UNIFESP]2023-06-07T14:12:33Z2023-06-07T14:12:33Z2010VERÍCIO, Daniela Amadeu. A transferência no encontro entre professor e aluno. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2010.https://repositorio.unifesp.br/11600/67942Monografia - A TRANSFERENCIA NO ENCONTRO ENTRE PROFESSOR E ALUNO.pdfA proposta desta monografia é refletir a respeito de algumas questões no campo da Educação, tomando como referencial teórico a Psicanálise. Partimos do pressuposto de que não se trata de aplicar os saberes psicanalíticos à educação, mas de utilizá-los como um instrumento que pode iluminar o cenário educativo, ao considerar as produções subjetivas dos alunos e do professor frente ao processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, optamos por uma pesquisa bibliográfica, apresentando, primeiramente, a concepção de constituição do sujeito, a partir da psicanálise, com base para pensarmos as contribuições deste campo à educação. A discussão que emerge acerca da impossibilidade da educação aponta para os limites existentes na ação educativa, permitindo-nos refletir, por meio da noção de transferência, a respeito das implicações existentes no laço social entre professor e aluno, bem como acerca da autoridade como elemento decorrente deste encontro. Compreendemos a pretensa “relação professor e aluno” como núcleo na qual se desenvolve a educação propriamente dita. No entanto, aquilo que a pedagogia contemporânea vislumbra como previsão e controle dos efeitos desta “relação”, a saber, a tentativa de domínio do conhecimento científico sobre o desenvolvimento das capacidades maturacionais e o ajuste da prática do educador à realidade psicológica do aluno, opõe-se ao caráter imprevisível inerente à ação educativa, que é o que daremos destaque ao questionarmos a existência de uma possível “relação” entre professor e aluno.The present essay aims to bring a reflection about some of the issues in the area of Education, taking Psychoanalysis as its theoretical basis. It has been done under the perspective that the principles of Psychoanalysis are to be used as a mean to give light to the field of Education but not having them applied to it. Those principles deal with subjective productions between pupils and teacher before the teaching and learning process. So it was decided for a bibliographic research presenting, first of all, from the Psychoanalysis perspective of the constitution of the individual as a basis to recognise its contribution for the Education. The discussion that emerges about the impossibility of education points to the limits that are present in the practice of Education, allowing us to reflect through the notion of transference implied in the social side of the interaction between teacher and pupil, as well as the authority that comes from this encounter. It’s recognised in the “supposed relationship teacher and pupil” as the very centre where education is developed. However, what has been said from the modern view of Pedagogy is that it has to do with the effects of this “relationship”, i.e., the attentiveness of dominium of the scientific knowledge about the development of the rational capacities and the adjustment of the educator praxis towards the pupil’s psychological reality, in opposition to the unpredictability which is inherent in the educational activity, and this is what we will point out as we question the existence of a possible "relationship" between teacher and pupil.45 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)EducaçãoPsicanáliseTransferênciaAutoridadeRelação professor e alunoEducationPsychoanalysisTransferenceAuthorityRelationship teacher and pupilA transferência no encontro entre professor e alunoThe transfer in the encounter between teacher and studentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)Pedagogia11600/679422023-06-07 11:12:33.627metadata only accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/67942Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-07T14:12:33Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A transferência no encontro entre professor e aluno
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The transfer in the encounter between teacher and student
title A transferência no encontro entre professor e aluno
spellingShingle A transferência no encontro entre professor e aluno
Verício, Daniela Amadeu [UNIFESP]
Educação
Psicanálise
Transferência
Autoridade
Relação professor e aluno
Education
Psychoanalysis
Transference
Authority
Relationship teacher and pupil
title_short A transferência no encontro entre professor e aluno
title_full A transferência no encontro entre professor e aluno
title_fullStr A transferência no encontro entre professor e aluno
title_full_unstemmed A transferência no encontro entre professor e aluno
title_sort A transferência no encontro entre professor e aluno
author Verício, Daniela Amadeu [UNIFESP]
author_facet Verício, Daniela Amadeu [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9386446512033448
dc.contributor.author.fl_str_mv Verício, Daniela Amadeu [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Petri, Renata [UNIFESP]
contributor_str_mv Petri, Renata [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Psicanálise
Transferência
Autoridade
Relação professor e aluno
topic Educação
Psicanálise
Transferência
Autoridade
Relação professor e aluno
Education
Psychoanalysis
Transference
Authority
Relationship teacher and pupil
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Psychoanalysis
Transference
Authority
Relationship teacher and pupil
description A proposta desta monografia é refletir a respeito de algumas questões no campo da Educação, tomando como referencial teórico a Psicanálise. Partimos do pressuposto de que não se trata de aplicar os saberes psicanalíticos à educação, mas de utilizá-los como um instrumento que pode iluminar o cenário educativo, ao considerar as produções subjetivas dos alunos e do professor frente ao processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, optamos por uma pesquisa bibliográfica, apresentando, primeiramente, a concepção de constituição do sujeito, a partir da psicanálise, com base para pensarmos as contribuições deste campo à educação. A discussão que emerge acerca da impossibilidade da educação aponta para os limites existentes na ação educativa, permitindo-nos refletir, por meio da noção de transferência, a respeito das implicações existentes no laço social entre professor e aluno, bem como acerca da autoridade como elemento decorrente deste encontro. Compreendemos a pretensa “relação professor e aluno” como núcleo na qual se desenvolve a educação propriamente dita. No entanto, aquilo que a pedagogia contemporânea vislumbra como previsão e controle dos efeitos desta “relação”, a saber, a tentativa de domínio do conhecimento científico sobre o desenvolvimento das capacidades maturacionais e o ajuste da prática do educador à realidade psicológica do aluno, opõe-se ao caráter imprevisível inerente à ação educativa, que é o que daremos destaque ao questionarmos a existência de uma possível “relação” entre professor e aluno.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-07T14:12:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-07T14:12:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VERÍCIO, Daniela Amadeu. A transferência no encontro entre professor e aluno. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/11600/67942
dc.identifier.file.none.fl_str_mv Monografia - A TRANSFERENCIA NO ENCONTRO ENTRE PROFESSOR E ALUNO.pdf
identifier_str_mv VERÍCIO, Daniela Amadeu. A transferência no encontro entre professor e aluno. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2010.
Monografia - A TRANSFERENCIA NO ENCONTRO ENTRE PROFESSOR E ALUNO.pdf
url https://repositorio.unifesp.br/11600/67942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 45 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764231831977984