Principais impactos fiscais e tributários na comercialização de produtos por lojas virtuais do ecommerce brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/62150 |
Resumo: | O objetivo dessa pesquisa é apresentar os principais impactos fiscais e tributários na comercialização de mercadorias por lojas do e-commerce brasileiro, além de apurar como esses impactos podem afetar o desenvolvimento dessa modalidade de venda no país. A pesquisa busca avaliar se há distinção de tratamento tributário entre essa modalidade e a venda por lojas físicas e quais são os principais pontos dessa distorção. Para validar os pontos destacados, um estudo de caso com a empresa B2W – Companhia Digital é realizado de modo a evidenciar a situação de acúmulo de créditos e como ela se relaciona com o prejuízo acumulado pela empresa no período. A empresa foi selecionada devido a ser a mais relevante, de capital aberto e com faturamento exclusivamente do e-commerce no país. A pesquisa tem em sua metodologia a natureza aplicada, é empírica e descritiva, com uma abordagem qualitativa e também quantitativa, além de seu procedimento ser bibliográfico com elementos de estudo de caso. Como resultados, a pesquisa esclarece que não há diferenças na tributação entre lojas virtuais e lojas físicas, apenas alguns pontos que são mais impactantes às lojas virtuais devido a sua característica de venda sem fronteiras. O ICMS, as alterações da EC 87/15, o regime do Simples Nacional, o ICMS-ST e os acúmulos de crédito são fatores de maior destaque nessa pesquisa justamente por trazerem diferenças entre as modalidades, onde o último é avaliado mais a fundo, com apresentação no estudo de caso de propostas de solução. A pesquisa finaliza com um panorama de alterações recentes realizadas pelo governo brasileiro e comparando o cenário com o enfrentado por outros países. Foi possível ver que o Brasil tem evoluído e boa parte dos impactos levantados é estrutural do próprio Sistema Tributário Nacional e não particulares da modalidade do e-commerce. Como sugestões de pesquisas futuras ficam a aplicação em empresas do e-commerce onde seja possível o acesso a todos os dados para quantificar o impacto de cada item e de outros que não foram relacionados, assim como a avaliação do impacto da diferença entre tratamento no Brasil com o de outro país, reproduzindo os valores com as normas deste país. |
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Principais impactos fiscais e tributários na comercialização de produtos por lojas virtuais do ecommerce brasileiroComércio EletrônicoTributaçãoImpactos fiscaisAcúmulo de créditosTributação no comércio eletrônicoDiferencial de alíquotasO objetivo dessa pesquisa é apresentar os principais impactos fiscais e tributários na comercialização de mercadorias por lojas do e-commerce brasileiro, além de apurar como esses impactos podem afetar o desenvolvimento dessa modalidade de venda no país. A pesquisa busca avaliar se há distinção de tratamento tributário entre essa modalidade e a venda por lojas físicas e quais são os principais pontos dessa distorção. Para validar os pontos destacados, um estudo de caso com a empresa B2W – Companhia Digital é realizado de modo a evidenciar a situação de acúmulo de créditos e como ela se relaciona com o prejuízo acumulado pela empresa no período. A empresa foi selecionada devido a ser a mais relevante, de capital aberto e com faturamento exclusivamente do e-commerce no país. A pesquisa tem em sua metodologia a natureza aplicada, é empírica e descritiva, com uma abordagem qualitativa e também quantitativa, além de seu procedimento ser bibliográfico com elementos de estudo de caso. Como resultados, a pesquisa esclarece que não há diferenças na tributação entre lojas virtuais e lojas físicas, apenas alguns pontos que são mais impactantes às lojas virtuais devido a sua característica de venda sem fronteiras. O ICMS, as alterações da EC 87/15, o regime do Simples Nacional, o ICMS-ST e os acúmulos de crédito são fatores de maior destaque nessa pesquisa justamente por trazerem diferenças entre as modalidades, onde o último é avaliado mais a fundo, com apresentação no estudo de caso de propostas de solução. A pesquisa finaliza com um panorama de alterações recentes realizadas pelo governo brasileiro e comparando o cenário com o enfrentado por outros países. Foi possível ver que o Brasil tem evoluído e boa parte dos impactos levantados é estrutural do próprio Sistema Tributário Nacional e não particulares da modalidade do e-commerce. Como sugestões de pesquisas futuras ficam a aplicação em empresas do e-commerce onde seja possível o acesso a todos os dados para quantificar o impacto de cada item e de outros que não foram relacionados, assim como a avaliação do impacto da diferença entre tratamento no Brasil com o de outro país, reproduzindo os valores com as normas deste país.This research aims to present the main fiscal and tax impacts on the commercialization of goods by Brazilian e-commerce, as well as to determine how these impacts can affect the development of this modality of sale in the country. The research seeks to estimate if there is a distinction of tax treatment between this modality and the sales by physical stores, as well what are the main points of this distortion. To validate the highlighted points, a case study with B2W - Companhia Digital is conducted in order to make clear the situation of credit accumulation and how it is related to the company accumulated loss in the period. The company was selected because it is the most relevant, public limited company, with revenue exclusively from e-commerce in the country. The research has its methodology of applied nature, empirical and descriptive, with a qualitative as well as quantitative approach, besides its bibliographic procedure with case study elements. As results, the research clarifies that there are no differences in the taxation between e-stores and physical stores, just some points that are more impactful to e-stores, due to its borderless selling feature. The ICMS, the EC 87/15 changes, the Simples Nacional plan, The ICMS-ST and the credit accumulations are the most prominent factors in this research, because they bring some differences between the modalities, where the last one is more thoroughly rated, with focus in the case study and proposed solutions. The research ends with an overview or recent changes made by Brazilian government and comparing the scenario with that faced by other countries. It was possible to see that Brazil has evolved and most of the impacts raised are structural of the National Tax System and not particular of the e-commerce modality. As suggestions for future research are the application in e-commerce companies where it would be possible to access all data to quantify the impact of each item and other unrelated, as well as the evaluation of the impact of the difference between treatment in Brazil and another country, reproducing the values with the norms of that country.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloCampos, Fabrício Costa Resende de [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/7077005955627518Santos, Rafael Silveira dos [UNIFESP]2021-10-29T12:43:54Z2021-10-29T12:43:54Z2019-12-10info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion74 f.application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/62150porOsasco, SPinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T10:06:19Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/62150Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T10:06:19Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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