Desafios, contradições e possibilidades da permanência de crianças com transtorno do espectro autista no ensino regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Silvana Rodrigues [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66647
Resumo: O objetivo desta pesquisa é compreender e analisar como personagens que compartilham o cotidiano escolar, sejam professores, equipe de apoio, equipe gestora, familiares e responsáveis percebem e interpretam os desafios, contrariedades e possibilidades no tocante à permanência da criança diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista no ensino regular. A análise proposta toma por base dados obtidos nos diálogos estabelecidos com alguns profissionais da educação em relação às crianças com TEA matriculadas na escola. Metodologicamente, a pesquisa tem abordagem qualitativa, fundamentada na teoria sócio- histórica realiza a escuta dos profissionais da educação de algumas escolas da Rede Municipal da Zona Leste de São Paulo, por meio de entrevistas semiestruturadas, para que fosse possível recolher expectativas e traçar perspectivas de quem convive com estas crianças nas instituições escolares. Desta forma, busca-se responder ao seguinte problema de pesquisa: Como ocorre a permanência de crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista no ensino regular, a partir da percepção de quem convive com elas? Para tanto, balizamos nossas reflexões em Pierre Bourdieu (2012, 1993) que reconhece como as desigualdades mudaram de forma nas instituições escolares a partir da exclusão de quem está dentro, Erving Goffman (2012, 1981) com sua literatura interacionista, apresenta contribuições do quanto os indivíduos se percebem e são percebidos a partir das relações dialógicas que acontecem na vida cotidiana, e Freitas (2021, 2016, 2013) com contribuições significativas acerca da educação inclusiva e suas proposições no chão da escola.
id UFSP_de030fe263aa3172e5d3c980cabd909a
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/66647
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Desafios, contradições e possibilidades da permanência de crianças com transtorno do espectro autista no ensino regularThe challenges, contradictions and possibilities of the permanency of children with autism spectrum disorder in the regular educational systemTranstorno do espectro autistaProfissionais da educaçãoPermanênciaEnsino regularO objetivo desta pesquisa é compreender e analisar como personagens que compartilham o cotidiano escolar, sejam professores, equipe de apoio, equipe gestora, familiares e responsáveis percebem e interpretam os desafios, contrariedades e possibilidades no tocante à permanência da criança diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista no ensino regular. A análise proposta toma por base dados obtidos nos diálogos estabelecidos com alguns profissionais da educação em relação às crianças com TEA matriculadas na escola. Metodologicamente, a pesquisa tem abordagem qualitativa, fundamentada na teoria sócio- histórica realiza a escuta dos profissionais da educação de algumas escolas da Rede Municipal da Zona Leste de São Paulo, por meio de entrevistas semiestruturadas, para que fosse possível recolher expectativas e traçar perspectivas de quem convive com estas crianças nas instituições escolares. Desta forma, busca-se responder ao seguinte problema de pesquisa: Como ocorre a permanência de crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista no ensino regular, a partir da percepção de quem convive com elas? Para tanto, balizamos nossas reflexões em Pierre Bourdieu (2012, 1993) que reconhece como as desigualdades mudaram de forma nas instituições escolares a partir da exclusão de quem está dentro, Erving Goffman (2012, 1981) com sua literatura interacionista, apresenta contribuições do quanto os indivíduos se percebem e são percebidos a partir das relações dialógicas que acontecem na vida cotidiana, e Freitas (2021, 2016, 2013) com contribuições significativas acerca da educação inclusiva e suas proposições no chão da escola.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloFreitas, Marcos Cezar [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/6855478178963979http://lattes.cnpq.br/5386453580515617Silva, Silvana Rodrigues [UNIFESP]2023-01-26T20:42:12Z2023-01-26T20:42:12Z2022-12-14info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion139 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66647porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T09:27:47Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/66647Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T09:27:47Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios, contradições e possibilidades da permanência de crianças com transtorno do espectro autista no ensino regular
The challenges, contradictions and possibilities of the permanency of children with autism spectrum disorder in the regular educational system
title Desafios, contradições e possibilidades da permanência de crianças com transtorno do espectro autista no ensino regular
spellingShingle Desafios, contradições e possibilidades da permanência de crianças com transtorno do espectro autista no ensino regular
Silva, Silvana Rodrigues [UNIFESP]
Transtorno do espectro autista
Profissionais da educação
Permanência
Ensino regular
title_short Desafios, contradições e possibilidades da permanência de crianças com transtorno do espectro autista no ensino regular
title_full Desafios, contradições e possibilidades da permanência de crianças com transtorno do espectro autista no ensino regular
title_fullStr Desafios, contradições e possibilidades da permanência de crianças com transtorno do espectro autista no ensino regular
title_full_unstemmed Desafios, contradições e possibilidades da permanência de crianças com transtorno do espectro autista no ensino regular
title_sort Desafios, contradições e possibilidades da permanência de crianças com transtorno do espectro autista no ensino regular
author Silva, Silvana Rodrigues [UNIFESP]
author_facet Silva, Silvana Rodrigues [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Marcos Cezar [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/6855478178963979
http://lattes.cnpq.br/5386453580515617
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Silvana Rodrigues [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do espectro autista
Profissionais da educação
Permanência
Ensino regular
topic Transtorno do espectro autista
Profissionais da educação
Permanência
Ensino regular
description O objetivo desta pesquisa é compreender e analisar como personagens que compartilham o cotidiano escolar, sejam professores, equipe de apoio, equipe gestora, familiares e responsáveis percebem e interpretam os desafios, contrariedades e possibilidades no tocante à permanência da criança diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista no ensino regular. A análise proposta toma por base dados obtidos nos diálogos estabelecidos com alguns profissionais da educação em relação às crianças com TEA matriculadas na escola. Metodologicamente, a pesquisa tem abordagem qualitativa, fundamentada na teoria sócio- histórica realiza a escuta dos profissionais da educação de algumas escolas da Rede Municipal da Zona Leste de São Paulo, por meio de entrevistas semiestruturadas, para que fosse possível recolher expectativas e traçar perspectivas de quem convive com estas crianças nas instituições escolares. Desta forma, busca-se responder ao seguinte problema de pesquisa: Como ocorre a permanência de crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista no ensino regular, a partir da percepção de quem convive com elas? Para tanto, balizamos nossas reflexões em Pierre Bourdieu (2012, 1993) que reconhece como as desigualdades mudaram de forma nas instituições escolares a partir da exclusão de quem está dentro, Erving Goffman (2012, 1981) com sua literatura interacionista, apresenta contribuições do quanto os indivíduos se percebem e são percebidos a partir das relações dialógicas que acontecem na vida cotidiana, e Freitas (2021, 2016, 2013) com contribuições significativas acerca da educação inclusiva e suas proposições no chão da escola.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14
2023-01-26T20:42:12Z
2023-01-26T20:42:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66647
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 139 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268425498787840