Desafios, contradições e possibilidades da permanência de crianças com transtorno do espectro autista no ensino regular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66647 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é compreender e analisar como personagens que compartilham o cotidiano escolar, sejam professores, equipe de apoio, equipe gestora, familiares e responsáveis percebem e interpretam os desafios, contrariedades e possibilidades no tocante à permanência da criança diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista no ensino regular. A análise proposta toma por base dados obtidos nos diálogos estabelecidos com alguns profissionais da educação em relação às crianças com TEA matriculadas na escola. Metodologicamente, a pesquisa tem abordagem qualitativa, fundamentada na teoria sócio- histórica realiza a escuta dos profissionais da educação de algumas escolas da Rede Municipal da Zona Leste de São Paulo, por meio de entrevistas semiestruturadas, para que fosse possível recolher expectativas e traçar perspectivas de quem convive com estas crianças nas instituições escolares. Desta forma, busca-se responder ao seguinte problema de pesquisa: Como ocorre a permanência de crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista no ensino regular, a partir da percepção de quem convive com elas? Para tanto, balizamos nossas reflexões em Pierre Bourdieu (2012, 1993) que reconhece como as desigualdades mudaram de forma nas instituições escolares a partir da exclusão de quem está dentro, Erving Goffman (2012, 1981) com sua literatura interacionista, apresenta contribuições do quanto os indivíduos se percebem e são percebidos a partir das relações dialógicas que acontecem na vida cotidiana, e Freitas (2021, 2016, 2013) com contribuições significativas acerca da educação inclusiva e suas proposições no chão da escola. |
id |
UFSP_de030fe263aa3172e5d3c980cabd909a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/66647 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Desafios, contradições e possibilidades da permanência de crianças com transtorno do espectro autista no ensino regularThe challenges, contradictions and possibilities of the permanency of children with autism spectrum disorder in the regular educational systemTranstorno do espectro autistaProfissionais da educaçãoPermanênciaEnsino regularO objetivo desta pesquisa é compreender e analisar como personagens que compartilham o cotidiano escolar, sejam professores, equipe de apoio, equipe gestora, familiares e responsáveis percebem e interpretam os desafios, contrariedades e possibilidades no tocante à permanência da criança diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista no ensino regular. A análise proposta toma por base dados obtidos nos diálogos estabelecidos com alguns profissionais da educação em relação às crianças com TEA matriculadas na escola. Metodologicamente, a pesquisa tem abordagem qualitativa, fundamentada na teoria sócio- histórica realiza a escuta dos profissionais da educação de algumas escolas da Rede Municipal da Zona Leste de São Paulo, por meio de entrevistas semiestruturadas, para que fosse possível recolher expectativas e traçar perspectivas de quem convive com estas crianças nas instituições escolares. Desta forma, busca-se responder ao seguinte problema de pesquisa: Como ocorre a permanência de crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista no ensino regular, a partir da percepção de quem convive com elas? Para tanto, balizamos nossas reflexões em Pierre Bourdieu (2012, 1993) que reconhece como as desigualdades mudaram de forma nas instituições escolares a partir da exclusão de quem está dentro, Erving Goffman (2012, 1981) com sua literatura interacionista, apresenta contribuições do quanto os indivíduos se percebem e são percebidos a partir das relações dialógicas que acontecem na vida cotidiana, e Freitas (2021, 2016, 2013) com contribuições significativas acerca da educação inclusiva e suas proposições no chão da escola.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloFreitas, Marcos Cezar [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/6855478178963979http://lattes.cnpq.br/5386453580515617Silva, Silvana Rodrigues [UNIFESP]2023-01-26T20:42:12Z2023-01-26T20:42:12Z2022-12-14info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion139 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66647porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T09:27:47Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/66647Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T09:27:47Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios, contradições e possibilidades da permanência de crianças com transtorno do espectro autista no ensino regular The challenges, contradictions and possibilities of the permanency of children with autism spectrum disorder in the regular educational system |
title |
Desafios, contradições e possibilidades da permanência de crianças com transtorno do espectro autista no ensino regular |
spellingShingle |
Desafios, contradições e possibilidades da permanência de crianças com transtorno do espectro autista no ensino regular Silva, Silvana Rodrigues [UNIFESP] Transtorno do espectro autista Profissionais da educação Permanência Ensino regular |
title_short |
Desafios, contradições e possibilidades da permanência de crianças com transtorno do espectro autista no ensino regular |
title_full |
Desafios, contradições e possibilidades da permanência de crianças com transtorno do espectro autista no ensino regular |
title_fullStr |
Desafios, contradições e possibilidades da permanência de crianças com transtorno do espectro autista no ensino regular |
title_full_unstemmed |
Desafios, contradições e possibilidades da permanência de crianças com transtorno do espectro autista no ensino regular |
title_sort |
Desafios, contradições e possibilidades da permanência de crianças com transtorno do espectro autista no ensino regular |
author |
Silva, Silvana Rodrigues [UNIFESP] |
author_facet |
Silva, Silvana Rodrigues [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Marcos Cezar [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/6855478178963979 http://lattes.cnpq.br/5386453580515617 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Silvana Rodrigues [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno do espectro autista Profissionais da educação Permanência Ensino regular |
topic |
Transtorno do espectro autista Profissionais da educação Permanência Ensino regular |
description |
O objetivo desta pesquisa é compreender e analisar como personagens que compartilham o cotidiano escolar, sejam professores, equipe de apoio, equipe gestora, familiares e responsáveis percebem e interpretam os desafios, contrariedades e possibilidades no tocante à permanência da criança diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista no ensino regular. A análise proposta toma por base dados obtidos nos diálogos estabelecidos com alguns profissionais da educação em relação às crianças com TEA matriculadas na escola. Metodologicamente, a pesquisa tem abordagem qualitativa, fundamentada na teoria sócio- histórica realiza a escuta dos profissionais da educação de algumas escolas da Rede Municipal da Zona Leste de São Paulo, por meio de entrevistas semiestruturadas, para que fosse possível recolher expectativas e traçar perspectivas de quem convive com estas crianças nas instituições escolares. Desta forma, busca-se responder ao seguinte problema de pesquisa: Como ocorre a permanência de crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista no ensino regular, a partir da percepção de quem convive com elas? Para tanto, balizamos nossas reflexões em Pierre Bourdieu (2012, 1993) que reconhece como as desigualdades mudaram de forma nas instituições escolares a partir da exclusão de quem está dentro, Erving Goffman (2012, 1981) com sua literatura interacionista, apresenta contribuições do quanto os indivíduos se percebem e são percebidos a partir das relações dialógicas que acontecem na vida cotidiana, e Freitas (2021, 2016, 2013) com contribuições significativas acerca da educação inclusiva e suas proposições no chão da escola. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-14 2023-01-26T20:42:12Z 2023-01-26T20:42:12Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66647 |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66647 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
139 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268425498787840 |