A formação continuada de professores desenvolvida no projeto Educando com a Horta Escolar e suas implicações na promoção da alimentação saudável na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21943 |
Resumo: | O presente estudo objetiva investigar os resultados pratico-pedagogicos da formacao oferecida no ambito do Projeto Educando com a Horta Escolar - PEHE, percebida pelos professores dela participantes. Esse Projeto integra as acoes de educacao alimentar e nutricional do Programa Nacional de Alimentacao Escolar u PNAE desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educacao em parceria com a Organizacao das Nacoes Unidas para a Agricultura e Alimentacao u FAO, que considera a escola um espaco privilegiado para promover mudancas na cultura alimentar e nutricional e assume como pressuposto a importancia da formacao de professores para o alcance de seus objetivos, sobretudo no que tange a conscientizacao dos beneficios de uma alimentacao saudavel na escola e na vida. O estudo quanti-qualitativo compreendeu as pesquisas bibliografica e documental. A pesquisa bibliografica destacou a leitura e o estudo acerca dos objetivos e concepcoes do Projeto Educando com a Horta Escolar quanto a formacao de professores, horta, curriculo escolar, concepcoes e metodologias, bem como a relacao desses profissionais com o conceito de seguranca alimentar e nutricional e do direito humano a alimentacao adequada. A pesquisa documental teve por objeto os questionarios de entrada/saida do processo de formacao, questionarios de avaliacao das formacoes sistematicas e as entrevistas coletivas realizadas pelo PEHE. O estudo revelou que esse processo formativo configurou-se como importante estrategia de sustentabilidade de projetos, programas e de politicas publicas de natureza social e evidenciou a responsabilidade social dos gestores de envolver os protagonistas nas politicas para garantia de sua efetividade e permanencia como alternativa ao desenvolvimento social do pais |
id |
UFSP_dffe241fd0c07485efdb6d44d768dcf8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/21943 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Oliveira, Míriam Sampaio de [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Seiffert, Otilia Maria Lúcia Barbosa [UNIFESP]2015-12-06T23:45:13Z2015-12-06T23:45:13Z2011OLIVEIRA, Miriam Sampaio de. “A Formação Continuada de Professores desenvolvida no Projeto Educando com a Horta Escolar e suas Implicações na Promoção da Alimentação Saudável na Escola”. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2011.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21943Tese-13124.pdfO presente estudo objetiva investigar os resultados pratico-pedagogicos da formacao oferecida no ambito do Projeto Educando com a Horta Escolar - PEHE, percebida pelos professores dela participantes. Esse Projeto integra as acoes de educacao alimentar e nutricional do Programa Nacional de Alimentacao Escolar u PNAE desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educacao em parceria com a Organizacao das Nacoes Unidas para a Agricultura e Alimentacao u FAO, que considera a escola um espaco privilegiado para promover mudancas na cultura alimentar e nutricional e assume como pressuposto a importancia da formacao de professores para o alcance de seus objetivos, sobretudo no que tange a conscientizacao dos beneficios de uma alimentacao saudavel na escola e na vida. O estudo quanti-qualitativo compreendeu as pesquisas bibliografica e documental. A pesquisa bibliografica destacou a leitura e o estudo acerca dos objetivos e concepcoes do Projeto Educando com a Horta Escolar quanto a formacao de professores, horta, curriculo escolar, concepcoes e metodologias, bem como a relacao desses profissionais com o conceito de seguranca alimentar e nutricional e do direito humano a alimentacao adequada. A pesquisa documental teve por objeto os questionarios de entrada/saida do processo de formacao, questionarios de avaliacao das formacoes sistematicas e as entrevistas coletivas realizadas pelo PEHE. O estudo revelou que esse processo formativo configurou-se como importante estrategia de sustentabilidade de projetos, programas e de politicas publicas de natureza social e evidenciou a responsabilidade social dos gestores de envolver os protagonistas nas politicas para garantia de sua efetividade e permanencia como alternativa ao desenvolvimento social do paisThe following study will investigate the practical pedagogical results of capacity building techniques offered in the context of the “Project Educating with the school garden” as perceived by the educators that participated in the process. This project integrates educational and nutritional actions of the National School Feeding Program- PNAE developed by the National Fund of Educational Development in partnership with the United Nations Food and Agriculture Organization – FAO, which considerate the school a privilege space for the promotion of cultural changes regarding healthy eating habits, acknowledging the importance of developing technical capacities for educators allowing them to reach their goals, especially regarding the promotion of healthy eating habits at school and in life in general. The quantitative and qualitative study comprehended a bibliographic and documentary analysis. The literature review highlighted the reading and study on the goals and conceptions of the Project Educating with the school garden in regards of capacity building techniques for educators, school gardens, school curriculum, the adopted methodology utilized for the continuing training of educators, as well as the relationship between those educators and the concepts of food security, nutrition and the human right to adequate food. The research was based upon the entry/exit questionnaires of the capacity building process, evaluation questionnaires of the systematic trainings and collective interviews carried out by the PEHE. The study revealed that the capacity building process is also configured as an important strategy for sustainability of projects, programs and public policies of social feature. Furthermore, it emphasizes the social responsibility of public managers to engage political actors in order to ensure the effectiveness and permanence of the process as an alternative to social development.BV UNIFESP: Teses e dissertações105 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)VerdurasAlimentação EscolarProgramas de NutriçãoSegurança Alimentar e NutricionalDocentesAvaliação de Programas e Projetos de SaúdeA formação continuada de professores desenvolvida no projeto Educando com a Horta Escolar e suas implicações na promoção da alimentação saudável na escolaThe continuing education of teachers developed in the Project Educating with the School Garden and its implications for promoting healthy eating in schoolsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da Saúde – São PauloORIGINALTese-13124.pdfTese-13124.pdfapplication/pdf1430275${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21943/1/Tese-13124.pdfdf757e853b043cd5bdd782e80e524d6cMD51open accessTEXTTese-13124.pdf.txtTese-13124.pdf.txtExtracted texttext/plain183969${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21943/2/Tese-13124.pdf.txtc60a2e0088f42a63a3e73f372c640e19MD52open accessTHUMBNAILTese-13124.pdf.jpgTese-13124.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3757${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21943/4/Tese-13124.pdf.jpg93be1cf3c8daf50475b3f975ca71c009MD54open access11600/219432023-05-15 01:20:26.757open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/21943Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:20:26Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A formação continuada de professores desenvolvida no projeto Educando com a Horta Escolar e suas implicações na promoção da alimentação saudável na escola |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The continuing education of teachers developed in the Project Educating with the School Garden and its implications for promoting healthy eating in schools |
title |
A formação continuada de professores desenvolvida no projeto Educando com a Horta Escolar e suas implicações na promoção da alimentação saudável na escola |
spellingShingle |
A formação continuada de professores desenvolvida no projeto Educando com a Horta Escolar e suas implicações na promoção da alimentação saudável na escola Oliveira, Míriam Sampaio de [UNIFESP] Verduras Alimentação Escolar Programas de Nutrição Segurança Alimentar e Nutricional Docentes Avaliação de Programas e Projetos de Saúde |
title_short |
A formação continuada de professores desenvolvida no projeto Educando com a Horta Escolar e suas implicações na promoção da alimentação saudável na escola |
title_full |
A formação continuada de professores desenvolvida no projeto Educando com a Horta Escolar e suas implicações na promoção da alimentação saudável na escola |
title_fullStr |
A formação continuada de professores desenvolvida no projeto Educando com a Horta Escolar e suas implicações na promoção da alimentação saudável na escola |
title_full_unstemmed |
A formação continuada de professores desenvolvida no projeto Educando com a Horta Escolar e suas implicações na promoção da alimentação saudável na escola |
title_sort |
A formação continuada de professores desenvolvida no projeto Educando com a Horta Escolar e suas implicações na promoção da alimentação saudável na escola |
author |
Oliveira, Míriam Sampaio de [UNIFESP] |
author_facet |
Oliveira, Míriam Sampaio de [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Míriam Sampaio de [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Seiffert, Otilia Maria Lúcia Barbosa [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Seiffert, Otilia Maria Lúcia Barbosa [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Verduras Alimentação Escolar Programas de Nutrição Segurança Alimentar e Nutricional Docentes Avaliação de Programas e Projetos de Saúde |
topic |
Verduras Alimentação Escolar Programas de Nutrição Segurança Alimentar e Nutricional Docentes Avaliação de Programas e Projetos de Saúde |
description |
O presente estudo objetiva investigar os resultados pratico-pedagogicos da formacao oferecida no ambito do Projeto Educando com a Horta Escolar - PEHE, percebida pelos professores dela participantes. Esse Projeto integra as acoes de educacao alimentar e nutricional do Programa Nacional de Alimentacao Escolar u PNAE desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educacao em parceria com a Organizacao das Nacoes Unidas para a Agricultura e Alimentacao u FAO, que considera a escola um espaco privilegiado para promover mudancas na cultura alimentar e nutricional e assume como pressuposto a importancia da formacao de professores para o alcance de seus objetivos, sobretudo no que tange a conscientizacao dos beneficios de uma alimentacao saudavel na escola e na vida. O estudo quanti-qualitativo compreendeu as pesquisas bibliografica e documental. A pesquisa bibliografica destacou a leitura e o estudo acerca dos objetivos e concepcoes do Projeto Educando com a Horta Escolar quanto a formacao de professores, horta, curriculo escolar, concepcoes e metodologias, bem como a relacao desses profissionais com o conceito de seguranca alimentar e nutricional e do direito humano a alimentacao adequada. A pesquisa documental teve por objeto os questionarios de entrada/saida do processo de formacao, questionarios de avaliacao das formacoes sistematicas e as entrevistas coletivas realizadas pelo PEHE. O estudo revelou que esse processo formativo configurou-se como importante estrategia de sustentabilidade de projetos, programas e de politicas publicas de natureza social e evidenciou a responsabilidade social dos gestores de envolver os protagonistas nas politicas para garantia de sua efetividade e permanencia como alternativa ao desenvolvimento social do pais |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-12-06T23:45:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-12-06T23:45:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Miriam Sampaio de. “A Formação Continuada de Professores desenvolvida no Projeto Educando com a Horta Escolar e suas Implicações na Promoção da Alimentação Saudável na Escola”. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21943 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
Tese-13124.pdf |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Miriam Sampaio de. “A Formação Continuada de Professores desenvolvida no Projeto Educando com a Horta Escolar e suas Implicações na Promoção da Alimentação Saudável na Escola”. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2011. Tese-13124.pdf |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21943 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
105 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21943/1/Tese-13124.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21943/2/Tese-13124.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21943/4/Tese-13124.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
df757e853b043cd5bdd782e80e524d6c c60a2e0088f42a63a3e73f372c640e19 93be1cf3c8daf50475b3f975ca71c009 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764163567583232 |