A formação continuada de professores desenvolvida no projeto Educando com a Horta Escolar e suas implicações na promoção da alimentação saudável na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Míriam Sampaio de [UNIFESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21943
Resumo: O presente estudo objetiva investigar os resultados pratico-pedagogicos da formacao oferecida no ambito do Projeto Educando com a Horta Escolar - PEHE, percebida pelos professores dela participantes. Esse Projeto integra as acoes de educacao alimentar e nutricional do Programa Nacional de Alimentacao Escolar u PNAE desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educacao em parceria com a Organizacao das Nacoes Unidas para a Agricultura e Alimentacao u FAO, que considera a escola um espaco privilegiado para promover mudancas na cultura alimentar e nutricional e assume como pressuposto a importancia da formacao de professores para o alcance de seus objetivos, sobretudo no que tange a conscientizacao dos beneficios de uma alimentacao saudavel na escola e na vida. O estudo quanti-qualitativo compreendeu as pesquisas bibliografica e documental. A pesquisa bibliografica destacou a leitura e o estudo acerca dos objetivos e concepcoes do Projeto Educando com a Horta Escolar quanto a formacao de professores, horta, curriculo escolar, concepcoes e metodologias, bem como a relacao desses profissionais com o conceito de seguranca alimentar e nutricional e do direito humano a alimentacao adequada. A pesquisa documental teve por objeto os questionarios de entrada/saida do processo de formacao, questionarios de avaliacao das formacoes sistematicas e as entrevistas coletivas realizadas pelo PEHE. O estudo revelou que esse processo formativo configurou-se como importante estrategia de sustentabilidade de projetos, programas e de politicas publicas de natureza social e evidenciou a responsabilidade social dos gestores de envolver os protagonistas nas politicas para garantia de sua efetividade e permanencia como alternativa ao desenvolvimento social do pais
id UFSP_dffe241fd0c07485efdb6d44d768dcf8
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/21943
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Oliveira, Míriam Sampaio de [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Seiffert, Otilia Maria Lúcia Barbosa [UNIFESP]2015-12-06T23:45:13Z2015-12-06T23:45:13Z2011OLIVEIRA, Miriam Sampaio de. “A Formação Continuada de Professores desenvolvida no Projeto Educando com a Horta Escolar e suas Implicações na Promoção da Alimentação Saudável na Escola”. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2011.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21943Tese-13124.pdfO presente estudo objetiva investigar os resultados pratico-pedagogicos da formacao oferecida no ambito do Projeto Educando com a Horta Escolar - PEHE, percebida pelos professores dela participantes. Esse Projeto integra as acoes de educacao alimentar e nutricional do Programa Nacional de Alimentacao Escolar u PNAE desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educacao em parceria com a Organizacao das Nacoes Unidas para a Agricultura e Alimentacao u FAO, que considera a escola um espaco privilegiado para promover mudancas na cultura alimentar e nutricional e assume como pressuposto a importancia da formacao de professores para o alcance de seus objetivos, sobretudo no que tange a conscientizacao dos beneficios de uma alimentacao saudavel na escola e na vida. O estudo quanti-qualitativo compreendeu as pesquisas bibliografica e documental. A pesquisa bibliografica destacou a leitura e o estudo acerca dos objetivos e concepcoes do Projeto Educando com a Horta Escolar quanto a formacao de professores, horta, curriculo escolar, concepcoes e metodologias, bem como a relacao desses profissionais com o conceito de seguranca alimentar e nutricional e do direito humano a alimentacao adequada. A pesquisa documental teve por objeto os questionarios de entrada/saida do processo de formacao, questionarios de avaliacao das formacoes sistematicas e as entrevistas coletivas realizadas pelo PEHE. O estudo revelou que esse processo formativo configurou-se como importante estrategia de sustentabilidade de projetos, programas e de politicas publicas de natureza social e evidenciou a responsabilidade social dos gestores de envolver os protagonistas nas politicas para garantia de sua efetividade e permanencia como alternativa ao desenvolvimento social do paisThe following study will investigate the practical pedagogical results of capacity building techniques offered in the context of the “Project Educating with the school garden” as perceived by the educators that participated in the process. This project integrates educational and nutritional actions of the National School Feeding Program- PNAE developed by the National Fund of Educational Development in partnership with the United Nations Food and Agriculture Organization – FAO, which considerate the school a privilege space for the promotion of cultural changes regarding healthy eating habits, acknowledging the importance of developing technical capacities for educators allowing them to reach their goals, especially regarding the promotion of healthy eating habits at school and in life in general. The quantitative and qualitative study comprehended a bibliographic and documentary analysis. The literature review highlighted the reading and study on the goals and conceptions of the Project Educating with the school garden in regards of capacity building techniques for educators, school gardens, school curriculum, the adopted methodology utilized for the continuing training of educators, as well as the relationship between those educators and the concepts of food security, nutrition and the human right to adequate food. The research was based upon the entry/exit questionnaires of the capacity building process, evaluation questionnaires of the systematic trainings and collective interviews carried out by the PEHE. The study revealed that the capacity building process is also configured as an important strategy for sustainability of projects, programs and public policies of social feature. Furthermore, it emphasizes the social responsibility of public managers to engage political actors in order to ensure the effectiveness and permanence of the process as an alternative to social development.BV UNIFESP: Teses e dissertações105 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)VerdurasAlimentação EscolarProgramas de NutriçãoSegurança Alimentar e NutricionalDocentesAvaliação de Programas e Projetos de SaúdeA formação continuada de professores desenvolvida no projeto Educando com a Horta Escolar e suas implicações na promoção da alimentação saudável na escolaThe continuing education of teachers developed in the Project Educating with the School Garden and its implications for promoting healthy eating in schoolsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da Saúde – São PauloORIGINALTese-13124.pdfTese-13124.pdfapplication/pdf1430275${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21943/1/Tese-13124.pdfdf757e853b043cd5bdd782e80e524d6cMD51open accessTEXTTese-13124.pdf.txtTese-13124.pdf.txtExtracted texttext/plain183969${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21943/2/Tese-13124.pdf.txtc60a2e0088f42a63a3e73f372c640e19MD52open accessTHUMBNAILTese-13124.pdf.jpgTese-13124.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3757${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21943/4/Tese-13124.pdf.jpg93be1cf3c8daf50475b3f975ca71c009MD54open access11600/219432023-05-15 01:20:26.757open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/21943Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:20:26Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A formação continuada de professores desenvolvida no projeto Educando com a Horta Escolar e suas implicações na promoção da alimentação saudável na escola
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The continuing education of teachers developed in the Project Educating with the School Garden and its implications for promoting healthy eating in schools
title A formação continuada de professores desenvolvida no projeto Educando com a Horta Escolar e suas implicações na promoção da alimentação saudável na escola
spellingShingle A formação continuada de professores desenvolvida no projeto Educando com a Horta Escolar e suas implicações na promoção da alimentação saudável na escola
Oliveira, Míriam Sampaio de [UNIFESP]
Verduras
Alimentação Escolar
Programas de Nutrição
Segurança Alimentar e Nutricional
Docentes
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
title_short A formação continuada de professores desenvolvida no projeto Educando com a Horta Escolar e suas implicações na promoção da alimentação saudável na escola
title_full A formação continuada de professores desenvolvida no projeto Educando com a Horta Escolar e suas implicações na promoção da alimentação saudável na escola
title_fullStr A formação continuada de professores desenvolvida no projeto Educando com a Horta Escolar e suas implicações na promoção da alimentação saudável na escola
title_full_unstemmed A formação continuada de professores desenvolvida no projeto Educando com a Horta Escolar e suas implicações na promoção da alimentação saudável na escola
title_sort A formação continuada de professores desenvolvida no projeto Educando com a Horta Escolar e suas implicações na promoção da alimentação saudável na escola
author Oliveira, Míriam Sampaio de [UNIFESP]
author_facet Oliveira, Míriam Sampaio de [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Míriam Sampaio de [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Seiffert, Otilia Maria Lúcia Barbosa [UNIFESP]
contributor_str_mv Seiffert, Otilia Maria Lúcia Barbosa [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Verduras
Alimentação Escolar
Programas de Nutrição
Segurança Alimentar e Nutricional
Docentes
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
topic Verduras
Alimentação Escolar
Programas de Nutrição
Segurança Alimentar e Nutricional
Docentes
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
description O presente estudo objetiva investigar os resultados pratico-pedagogicos da formacao oferecida no ambito do Projeto Educando com a Horta Escolar - PEHE, percebida pelos professores dela participantes. Esse Projeto integra as acoes de educacao alimentar e nutricional do Programa Nacional de Alimentacao Escolar u PNAE desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educacao em parceria com a Organizacao das Nacoes Unidas para a Agricultura e Alimentacao u FAO, que considera a escola um espaco privilegiado para promover mudancas na cultura alimentar e nutricional e assume como pressuposto a importancia da formacao de professores para o alcance de seus objetivos, sobretudo no que tange a conscientizacao dos beneficios de uma alimentacao saudavel na escola e na vida. O estudo quanti-qualitativo compreendeu as pesquisas bibliografica e documental. A pesquisa bibliografica destacou a leitura e o estudo acerca dos objetivos e concepcoes do Projeto Educando com a Horta Escolar quanto a formacao de professores, horta, curriculo escolar, concepcoes e metodologias, bem como a relacao desses profissionais com o conceito de seguranca alimentar e nutricional e do direito humano a alimentacao adequada. A pesquisa documental teve por objeto os questionarios de entrada/saida do processo de formacao, questionarios de avaliacao das formacoes sistematicas e as entrevistas coletivas realizadas pelo PEHE. O estudo revelou que esse processo formativo configurou-se como importante estrategia de sustentabilidade de projetos, programas e de politicas publicas de natureza social e evidenciou a responsabilidade social dos gestores de envolver os protagonistas nas politicas para garantia de sua efetividade e permanencia como alternativa ao desenvolvimento social do pais
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-06T23:45:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-12-06T23:45:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Miriam Sampaio de. “A Formação Continuada de Professores desenvolvida no Projeto Educando com a Horta Escolar e suas Implicações na Promoção da Alimentação Saudável na Escola”. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21943
dc.identifier.file.none.fl_str_mv Tese-13124.pdf
identifier_str_mv OLIVEIRA, Miriam Sampaio de. “A Formação Continuada de Professores desenvolvida no Projeto Educando com a Horta Escolar e suas Implicações na Promoção da Alimentação Saudável na Escola”. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2011.
Tese-13124.pdf
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 105 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21943/1/Tese-13124.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21943/2/Tese-13124.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21943/4/Tese-13124.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv df757e853b043cd5bdd782e80e524d6c
c60a2e0088f42a63a3e73f372c640e19
93be1cf3c8daf50475b3f975ca71c009
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764163567583232