Tarrafa de pescaria: o uso de carta na pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Ana Alcídia Araújo [UNIFESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/3106
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832006000100012
Resumo: Analisa-se uma experiência que usa a carta como um dos recursos de coleta de informações em pesquisa. O caminho percorrido, no período de 1996 a 1997, envolveu 16 cartas enviadas pela pesquisadora e 13 cartas como respostas das professoras que representavam os sujeitos investigados. A carta, missiva ou epístola ainda tem sido um recurso pouco utilizado na pesquisa, embora alguns estudos dêem conta de que mais recentemente seu uso venha crescendo. As cartas, recolhidas pelo movimento da pesquisa desenvolvida, trouxeram à tona um entrecruzamento de histórias de leitoras-professoras que, em alguns momentos, assemelham-se e, em outros, diferenciam-se, num movimento natural de histórias que são marcadas também por outras vozes e por diferentes tempos, espaços e trilhas percorridas. O uso da carta revelou-se, assim, como um gênero que estabeleceu elos de encantamentos, entrecruzamento de relações afetiva e cultural entre a pesquisadora e as professoras, e alternativas de autoformação.
id UFSP_e17f6f7fa528ed374370eaf87839185d
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/3106
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Moraes, Ana Alcídia Araújo [UNIFESP]Universidade Federal de Sâo Paulo Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em SaúdeUniversidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação2015-06-14T13:32:09Z2015-06-14T13:32:09Z2006-06-01Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 10, n. 19, p. 169-184, 2006.1414-3283http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/3106http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832006000100012S1414-32832006000100012.pdfS1414-3283200600010001210.1590/S1414-32832006000100012Analisa-se uma experiência que usa a carta como um dos recursos de coleta de informações em pesquisa. O caminho percorrido, no período de 1996 a 1997, envolveu 16 cartas enviadas pela pesquisadora e 13 cartas como respostas das professoras que representavam os sujeitos investigados. A carta, missiva ou epístola ainda tem sido um recurso pouco utilizado na pesquisa, embora alguns estudos dêem conta de que mais recentemente seu uso venha crescendo. As cartas, recolhidas pelo movimento da pesquisa desenvolvida, trouxeram à tona um entrecruzamento de histórias de leitoras-professoras que, em alguns momentos, assemelham-se e, em outros, diferenciam-se, num movimento natural de histórias que são marcadas também por outras vozes e por diferentes tempos, espaços e trilhas percorridas. O uso da carta revelou-se, assim, como um gênero que estabeleceu elos de encantamentos, entrecruzamento de relações afetiva e cultural entre a pesquisadora e as professoras, e alternativas de autoformação.The text shares an experience in which letters were used as one of the means for collecting information for an investigation. The period of investigation went from 1996 to 1997 and involved 16 letters sent by the researcher and 13 letters received in response from the research subjects. Letters, missives or epistles are a resource rarely used in research, though some studies report that lately their use has been growing. The letters collected in this study reflected a crisscrossing of reader-professor histories, as they were sometimes similar and sometimes different, in the natural movement of histories that were also underscored by other voices and by different times, spaces and transposed pathways. The use of letters showed itself to be a generator of links of enchantments, of the crisscrossing of affective and cultural relationships between the investigator and the professors and a self-education alternative.El texto comparte una experiencia que usa la carta como uno de los recursos para recolectar información en investigaciones. El camino recorrido, en el período de 1996 a 1997, constó de 16 cartas enviadas por la investigadora y 13 cartas como respuesta de las profesoras que componían los sujetos investigados. La carta, misiva o epístola ha sido un recurso poco utilizado en investigación, aunque algunos estudios indiquen que más recientemente su uso está creciendo. Las cartas, recolectadas por el movimiento de esa investigación, revelaron un entrecruzamiento de historias de lectoras-profesoras que, en algunos momentos, se asemejaban y, en otros, se diferenciaban, en un movimiento natural de historias que son marcadas también por otras voces y por diferentes tiempos, espacios y caminos recorridos. El uso de la carta se haya revelado como un género que estableció eslabones de encantamientos, entrecruzamiento de relaciones afectivas y culturales entre la investigadora, profesoras y alternativas de autoformación.Universidade Federal de Sâo Paulo Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em SaúdeUniversidade Federal do Amazonas Faculdade de EducaçãoUNIFESP, EPE, São Paulo, BrazilSciELO169-184porUNESPInterface - Comunicação, Saúde, Educaçãocorrespondênciaensinoeducaçãometodologia de pesquisacorrespondenceteachingeducationresearch methodologyTarrafa de pescaria: o uso de carta na pesquisaFishing cast net: the use of letters in a studyRed de pesca: el uso de carta en investigacióninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS1414-32832006000100012.pdfapplication/pdf93320${dspace.ui.url}/bitstream/11600/3106/1/S1414-32832006000100012.pdff29f9ff5e8256bc1dfe32e93fecda966MD51open accessTEXTS1414-32832006000100012.pdf.txtS1414-32832006000100012.pdf.txtExtracted texttext/plain48089${dspace.ui.url}/bitstream/11600/3106/21/S1414-32832006000100012.pdf.txtff4cf60826ccce7d5d1f3233eaf9bce7MD521open accessTHUMBNAILS1414-32832006000100012.pdf.jpgS1414-32832006000100012.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5626${dspace.ui.url}/bitstream/11600/3106/23/S1414-32832006000100012.pdf.jpg5021e57e11602124586f34882705d705MD523open access11600/31062023-06-05 19:35:22.409open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/3106Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:35:22Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Tarrafa de pescaria: o uso de carta na pesquisa
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Fishing cast net: the use of letters in a study
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Red de pesca: el uso de carta en investigación
title Tarrafa de pescaria: o uso de carta na pesquisa
spellingShingle Tarrafa de pescaria: o uso de carta na pesquisa
Moraes, Ana Alcídia Araújo [UNIFESP]
correspondência
ensino
educação
metodologia de pesquisa
correspondence
teaching
education
research methodology
title_short Tarrafa de pescaria: o uso de carta na pesquisa
title_full Tarrafa de pescaria: o uso de carta na pesquisa
title_fullStr Tarrafa de pescaria: o uso de carta na pesquisa
title_full_unstemmed Tarrafa de pescaria: o uso de carta na pesquisa
title_sort Tarrafa de pescaria: o uso de carta na pesquisa
author Moraes, Ana Alcídia Araújo [UNIFESP]
author_facet Moraes, Ana Alcídia Araújo [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sâo Paulo Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Ana Alcídia Araújo [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv correspondência
ensino
educação
metodologia de pesquisa
topic correspondência
ensino
educação
metodologia de pesquisa
correspondence
teaching
education
research methodology
dc.subject.eng.fl_str_mv correspondence
teaching
education
research methodology
description Analisa-se uma experiência que usa a carta como um dos recursos de coleta de informações em pesquisa. O caminho percorrido, no período de 1996 a 1997, envolveu 16 cartas enviadas pela pesquisadora e 13 cartas como respostas das professoras que representavam os sujeitos investigados. A carta, missiva ou epístola ainda tem sido um recurso pouco utilizado na pesquisa, embora alguns estudos dêem conta de que mais recentemente seu uso venha crescendo. As cartas, recolhidas pelo movimento da pesquisa desenvolvida, trouxeram à tona um entrecruzamento de histórias de leitoras-professoras que, em alguns momentos, assemelham-se e, em outros, diferenciam-se, num movimento natural de histórias que são marcadas também por outras vozes e por diferentes tempos, espaços e trilhas percorridas. O uso da carta revelou-se, assim, como um gênero que estabeleceu elos de encantamentos, entrecruzamento de relações afetiva e cultural entre a pesquisadora e as professoras, e alternativas de autoformação.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-06-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-14T13:32:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-14T13:32:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 10, n. 19, p. 169-184, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/3106
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832006000100012
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1414-3283
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S1414-32832006000100012.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S1414-32832006000100012
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832006000100012
identifier_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 10, n. 19, p. 169-184, 2006.
1414-3283
S1414-32832006000100012.pdf
S1414-32832006000100012
10.1590/S1414-32832006000100012
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/3106
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832006000100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 169-184
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/3106/1/S1414-32832006000100012.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/3106/21/S1414-32832006000100012.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/3106/23/S1414-32832006000100012.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f29f9ff5e8256bc1dfe32e93fecda966
ff4cf60826ccce7d5d1f3233eaf9bce7
5021e57e11602124586f34882705d705
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764194473312256