Tarrafa de pescaria: o uso de carta na pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/3106 http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832006000100012 |
Resumo: | Analisa-se uma experiência que usa a carta como um dos recursos de coleta de informações em pesquisa. O caminho percorrido, no período de 1996 a 1997, envolveu 16 cartas enviadas pela pesquisadora e 13 cartas como respostas das professoras que representavam os sujeitos investigados. A carta, missiva ou epístola ainda tem sido um recurso pouco utilizado na pesquisa, embora alguns estudos dêem conta de que mais recentemente seu uso venha crescendo. As cartas, recolhidas pelo movimento da pesquisa desenvolvida, trouxeram à tona um entrecruzamento de histórias de leitoras-professoras que, em alguns momentos, assemelham-se e, em outros, diferenciam-se, num movimento natural de histórias que são marcadas também por outras vozes e por diferentes tempos, espaços e trilhas percorridas. O uso da carta revelou-se, assim, como um gênero que estabeleceu elos de encantamentos, entrecruzamento de relações afetiva e cultural entre a pesquisadora e as professoras, e alternativas de autoformação. |
id |
UFSP_e17f6f7fa528ed374370eaf87839185d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/3106 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Moraes, Ana Alcídia Araújo [UNIFESP]Universidade Federal de Sâo Paulo Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em SaúdeUniversidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação2015-06-14T13:32:09Z2015-06-14T13:32:09Z2006-06-01Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 10, n. 19, p. 169-184, 2006.1414-3283http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/3106http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832006000100012S1414-32832006000100012.pdfS1414-3283200600010001210.1590/S1414-32832006000100012Analisa-se uma experiência que usa a carta como um dos recursos de coleta de informações em pesquisa. O caminho percorrido, no período de 1996 a 1997, envolveu 16 cartas enviadas pela pesquisadora e 13 cartas como respostas das professoras que representavam os sujeitos investigados. A carta, missiva ou epístola ainda tem sido um recurso pouco utilizado na pesquisa, embora alguns estudos dêem conta de que mais recentemente seu uso venha crescendo. As cartas, recolhidas pelo movimento da pesquisa desenvolvida, trouxeram à tona um entrecruzamento de histórias de leitoras-professoras que, em alguns momentos, assemelham-se e, em outros, diferenciam-se, num movimento natural de histórias que são marcadas também por outras vozes e por diferentes tempos, espaços e trilhas percorridas. O uso da carta revelou-se, assim, como um gênero que estabeleceu elos de encantamentos, entrecruzamento de relações afetiva e cultural entre a pesquisadora e as professoras, e alternativas de autoformação.The text shares an experience in which letters were used as one of the means for collecting information for an investigation. The period of investigation went from 1996 to 1997 and involved 16 letters sent by the researcher and 13 letters received in response from the research subjects. Letters, missives or epistles are a resource rarely used in research, though some studies report that lately their use has been growing. The letters collected in this study reflected a crisscrossing of reader-professor histories, as they were sometimes similar and sometimes different, in the natural movement of histories that were also underscored by other voices and by different times, spaces and transposed pathways. The use of letters showed itself to be a generator of links of enchantments, of the crisscrossing of affective and cultural relationships between the investigator and the professors and a self-education alternative.El texto comparte una experiencia que usa la carta como uno de los recursos para recolectar información en investigaciones. El camino recorrido, en el período de 1996 a 1997, constó de 16 cartas enviadas por la investigadora y 13 cartas como respuesta de las profesoras que componían los sujetos investigados. La carta, misiva o epístola ha sido un recurso poco utilizado en investigación, aunque algunos estudios indiquen que más recientemente su uso está creciendo. Las cartas, recolectadas por el movimiento de esa investigación, revelaron un entrecruzamiento de historias de lectoras-profesoras que, en algunos momentos, se asemejaban y, en otros, se diferenciaban, en un movimiento natural de historias que son marcadas también por otras voces y por diferentes tiempos, espacios y caminos recorridos. El uso de la carta se haya revelado como un género que estableció eslabones de encantamientos, entrecruzamiento de relaciones afectivas y culturales entre la investigadora, profesoras y alternativas de autoformación.Universidade Federal de Sâo Paulo Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em SaúdeUniversidade Federal do Amazonas Faculdade de EducaçãoUNIFESP, EPE, São Paulo, BrazilSciELO169-184porUNESPInterface - Comunicação, Saúde, Educaçãocorrespondênciaensinoeducaçãometodologia de pesquisacorrespondenceteachingeducationresearch methodologyTarrafa de pescaria: o uso de carta na pesquisaFishing cast net: the use of letters in a studyRed de pesca: el uso de carta en investigacióninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS1414-32832006000100012.pdfapplication/pdf93320${dspace.ui.url}/bitstream/11600/3106/1/S1414-32832006000100012.pdff29f9ff5e8256bc1dfe32e93fecda966MD51open accessTEXTS1414-32832006000100012.pdf.txtS1414-32832006000100012.pdf.txtExtracted texttext/plain48089${dspace.ui.url}/bitstream/11600/3106/21/S1414-32832006000100012.pdf.txtff4cf60826ccce7d5d1f3233eaf9bce7MD521open accessTHUMBNAILS1414-32832006000100012.pdf.jpgS1414-32832006000100012.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5626${dspace.ui.url}/bitstream/11600/3106/23/S1414-32832006000100012.pdf.jpg5021e57e11602124586f34882705d705MD523open access11600/31062023-06-05 19:35:22.409open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/3106Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:35:22Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Tarrafa de pescaria: o uso de carta na pesquisa |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Fishing cast net: the use of letters in a study |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Red de pesca: el uso de carta en investigación |
title |
Tarrafa de pescaria: o uso de carta na pesquisa |
spellingShingle |
Tarrafa de pescaria: o uso de carta na pesquisa Moraes, Ana Alcídia Araújo [UNIFESP] correspondência ensino educação metodologia de pesquisa correspondence teaching education research methodology |
title_short |
Tarrafa de pescaria: o uso de carta na pesquisa |
title_full |
Tarrafa de pescaria: o uso de carta na pesquisa |
title_fullStr |
Tarrafa de pescaria: o uso de carta na pesquisa |
title_full_unstemmed |
Tarrafa de pescaria: o uso de carta na pesquisa |
title_sort |
Tarrafa de pescaria: o uso de carta na pesquisa |
author |
Moraes, Ana Alcídia Araújo [UNIFESP] |
author_facet |
Moraes, Ana Alcídia Araújo [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sâo Paulo Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Ana Alcídia Araújo [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
correspondência ensino educação metodologia de pesquisa |
topic |
correspondência ensino educação metodologia de pesquisa correspondence teaching education research methodology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
correspondence teaching education research methodology |
description |
Analisa-se uma experiência que usa a carta como um dos recursos de coleta de informações em pesquisa. O caminho percorrido, no período de 1996 a 1997, envolveu 16 cartas enviadas pela pesquisadora e 13 cartas como respostas das professoras que representavam os sujeitos investigados. A carta, missiva ou epístola ainda tem sido um recurso pouco utilizado na pesquisa, embora alguns estudos dêem conta de que mais recentemente seu uso venha crescendo. As cartas, recolhidas pelo movimento da pesquisa desenvolvida, trouxeram à tona um entrecruzamento de histórias de leitoras-professoras que, em alguns momentos, assemelham-se e, em outros, diferenciam-se, num movimento natural de histórias que são marcadas também por outras vozes e por diferentes tempos, espaços e trilhas percorridas. O uso da carta revelou-se, assim, como um gênero que estabeleceu elos de encantamentos, entrecruzamento de relações afetiva e cultural entre a pesquisadora e as professoras, e alternativas de autoformação. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-06-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-14T13:32:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-06-14T13:32:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 10, n. 19, p. 169-184, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/3106 http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832006000100012 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1414-3283 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
S1414-32832006000100012.pdf |
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv |
S1414-32832006000100012 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-32832006000100012 |
identifier_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 10, n. 19, p. 169-184, 2006. 1414-3283 S1414-32832006000100012.pdf S1414-32832006000100012 10.1590/S1414-32832006000100012 |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/3106 http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832006000100012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
169-184 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/3106/1/S1414-32832006000100012.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/3106/21/S1414-32832006000100012.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/3106/23/S1414-32832006000100012.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f29f9ff5e8256bc1dfe32e93fecda966 ff4cf60826ccce7d5d1f3233eaf9bce7 5021e57e11602124586f34882705d705 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764194473312256 |