Indicadores de desempenho como direcionadores de valor
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/1671 http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552003000100003 |
Resumo: | Este trabalho evidencia quais as medidas estratégicas mais usadas junto à comunidade dos analistas financeiros, além das medidas tradicionais, tendo como base a sua capacidade de prever valor e a sua facilidade de obtenção. Os resultados revelam a existência de importantes hiatos de comunicação entre a empresa e os analistas e eles não reconhecem como as medidas contidas nos instrumentos de planejamento estratégico voltadas para recursos humanos, satisfação do consumidor e qualidade dos produtos, podem agregar valor. Medidas tradicionais e financeiras têm uso predominante por sua facilidade de obtenção. A capacidade de prever valor será encontrada nas medidas de governança e de eficiência de processos, aí predominando medidas não-financeiras; mas o seu acesso é limitado pelos custos de obtenção e pela falta de políticas de divulgação. |
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Pace, Eduardo Sérgio UlrichBasso, Leonardo Fernando CruzSilva, Marcos Alessandro Da [UNIFESP]Universidade Presbiteriana Mackenzie Administração de EmpresasUniversidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Administração de EmpresasUniversidade Presbiteriana Mackenzie Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Economia2015-06-14T13:29:57Z2015-06-14T13:29:57Z2003-03-01Revista de Administração Contemporânea. Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração, v. 7, n. 1, p. 37-65, 2003.1415-6555http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/1671http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552003000100003S1415-65552003000100003.pdfS1415-6555200300010000310.1590/S1415-65552003000100003Este trabalho evidencia quais as medidas estratégicas mais usadas junto à comunidade dos analistas financeiros, além das medidas tradicionais, tendo como base a sua capacidade de prever valor e a sua facilidade de obtenção. Os resultados revelam a existência de importantes hiatos de comunicação entre a empresa e os analistas e eles não reconhecem como as medidas contidas nos instrumentos de planejamento estratégico voltadas para recursos humanos, satisfação do consumidor e qualidade dos produtos, podem agregar valor. Medidas tradicionais e financeiras têm uso predominante por sua facilidade de obtenção. A capacidade de prever valor será encontrada nas medidas de governança e de eficiência de processos, aí predominando medidas não-financeiras; mas o seu acesso é limitado pelos custos de obtenção e pela falta de políticas de divulgação.This work determines the extend to which analysts use strategic performance measures in addition to traditional financial measures and in what intensity their use in a developing economy is influenced not only by the capacity to predict the value contained in information divulged by companies, but also by its ease of acquisition. The result of the survey was similar to the values obtained in the United States, referring to the predominance of traditional financial indicators, observing a trend for dependence on these indicators alone to change. The results obtained in the analyst's view of strategic measures recommended by the balanced scorecard related to product quality, customer satisfaction and human resource management were not as high as expected. On the other hand corporate governance and process efficiency demonstrated a superior performance, which was not the case of social responsibility categories, which were among those with the worst performance. A communication gap between companies and investors was found and should be overcome by the dialogue between investment analysts and companies with the disclosure of non-financial measures.Universidade Presbiteriana Mackenzie Administração de EmpresasUniversidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em Administração de EmpresasUniversidade Presbiteriana Mackenzie Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP) MedicinaUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Escola Paulista de Medicina Curso de MestradoUniversidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Graduação em EconomiaEscola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São PauloSciELO37-65porAssociação Nacional dos Programas de Pós-graduação em AdministraçãoRevista de Administração Contemporâneacriação de valormensuração de desempenhodirecionadores de valorvalue creationperformance measuresvalue driversIndicadores de desempenho como direcionadores de valorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS1415-65552003000100003.pdfapplication/pdf1298776${dspace.ui.url}/bitstream/11600/1671/1/S1415-65552003000100003.pdfa00c54abe745aff1c2474554c8b898acMD51open accessTEXTS1415-65552003000100003.pdf.txtS1415-65552003000100003.pdf.txtExtracted texttext/plain59754${dspace.ui.url}/bitstream/11600/1671/2/S1415-65552003000100003.pdf.txtd95b9b8a695dab6afb60ef81dc9e89ebMD52open access11600/16712022-07-08 10:40:18.207open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/1671Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652022-07-08T13:40:18Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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