Relato de experiência com crianças surdas na escola pública: a importância estratégica da Língua de Sinais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Marcos Cezar de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Araujo, Nina Rosa Silva de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.662
https://hdl.handle.net/11600/62339
Resumo: Este artigo analisa fatores que contribuíram para uma bem sucedida transição da educação infantil para o ciclo I do ensino fundamental de uma escola pública, vivenciada por duas crianças surdas. Ambas foram alfabetizadas e aprovadas com resultados satisfatórios. Resultado de estudo etnográfico a análise feita se baseia nas contribuições de Thomas Csordas, Erving Goffman e Annemarie Mol para elucidar como a interação entre professoras e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais possibilitou registrar cenas nas quais uma dinâmica inclusiva se estabeleceu. O registro de cenas permitiu coletar interações face a face e uma pedagogia inclusiva foi levada a efeito com estratégias que mostraram a relevância da LIBRAS e a presença singular de um professor surdo no processo.
id UFSP_efa84eab51e2ae33f28180eede0ad356
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/62339
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Relato de experiência com crianças surdas na escola pública: a importância estratégica da Língua de SinaisReport of experience with deaf children in the public school: the strategic importance of the Sign LanguageCrianças surdas, LIBRAS, alfabetização.Deaf children, LIBRAS, literacyEste artigo analisa fatores que contribuíram para uma bem sucedida transição da educação infantil para o ciclo I do ensino fundamental de uma escola pública, vivenciada por duas crianças surdas. Ambas foram alfabetizadas e aprovadas com resultados satisfatórios. Resultado de estudo etnográfico a análise feita se baseia nas contribuições de Thomas Csordas, Erving Goffman e Annemarie Mol para elucidar como a interação entre professoras e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais possibilitou registrar cenas nas quais uma dinâmica inclusiva se estabeleceu. O registro de cenas permitiu coletar interações face a face e uma pedagogia inclusiva foi levada a efeito com estratégias que mostraram a relevância da LIBRAS e a presença singular de um professor surdo no processo.This article analyzes factors that have contributed to a successful transition from early childhood education to cycle I of elementary school in a public school experienced by two deaf children. Both were literate and approved with satisfactory results. The result of an ethnographic study is based on the contributions of Thomas Csordas, Erving Goffman and Annemarie Mol to elucidate how the interaction between teachers and interpreters of the Brazilian Language of Signals made it possible to record scenes in which an inclusive dynamic was established. The recording of scenes allowed to collect face-to-face interactions and an inclusive pedagogy was carried out with strategies that showed the relevance of LIBRAS and the singular presence of a deaf teacher in the process.Horizonteshttp://lattes.cnpq.br/6855478178963979Freitas, Marcos Cezar deAraujo, Nina Rosa Silva de2021-11-30T10:13:16Z2021-11-30T10:13:16Z2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion15application/pdfFreitas, Marcos Cezar de; Araujo, Nina Rosa Silva de. Relato de experiência com crianças surdas na escola pública: a importância estratégica da Língua de Sinais. Horizontes, Itatiba, v. 37, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.662. Acesso em: 30 nov. 2021.https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.662https://hdl.handle.net/11600/62339porItatibainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T11:30:02Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/62339Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T11:30:02Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato de experiência com crianças surdas na escola pública: a importância estratégica da Língua de Sinais
Report of experience with deaf children in the public school: the strategic importance of the Sign Language
title Relato de experiência com crianças surdas na escola pública: a importância estratégica da Língua de Sinais
spellingShingle Relato de experiência com crianças surdas na escola pública: a importância estratégica da Língua de Sinais
Freitas, Marcos Cezar de
Crianças surdas, LIBRAS, alfabetização.
Deaf children, LIBRAS, literacy
title_short Relato de experiência com crianças surdas na escola pública: a importância estratégica da Língua de Sinais
title_full Relato de experiência com crianças surdas na escola pública: a importância estratégica da Língua de Sinais
title_fullStr Relato de experiência com crianças surdas na escola pública: a importância estratégica da Língua de Sinais
title_full_unstemmed Relato de experiência com crianças surdas na escola pública: a importância estratégica da Língua de Sinais
title_sort Relato de experiência com crianças surdas na escola pública: a importância estratégica da Língua de Sinais
author Freitas, Marcos Cezar de
author_facet Freitas, Marcos Cezar de
Araujo, Nina Rosa Silva de
author_role author
author2 Araujo, Nina Rosa Silva de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6855478178963979
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Marcos Cezar de
Araujo, Nina Rosa Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças surdas, LIBRAS, alfabetização.
Deaf children, LIBRAS, literacy
topic Crianças surdas, LIBRAS, alfabetização.
Deaf children, LIBRAS, literacy
description Este artigo analisa fatores que contribuíram para uma bem sucedida transição da educação infantil para o ciclo I do ensino fundamental de uma escola pública, vivenciada por duas crianças surdas. Ambas foram alfabetizadas e aprovadas com resultados satisfatórios. Resultado de estudo etnográfico a análise feita se baseia nas contribuições de Thomas Csordas, Erving Goffman e Annemarie Mol para elucidar como a interação entre professoras e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais possibilitou registrar cenas nas quais uma dinâmica inclusiva se estabeleceu. O registro de cenas permitiu coletar interações face a face e uma pedagogia inclusiva foi levada a efeito com estratégias que mostraram a relevância da LIBRAS e a presença singular de um professor surdo no processo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-01
2021-11-30T10:13:16Z
2021-11-30T10:13:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Freitas, Marcos Cezar de; Araujo, Nina Rosa Silva de. Relato de experiência com crianças surdas na escola pública: a importância estratégica da Língua de Sinais. Horizontes, Itatiba, v. 37, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.662. Acesso em: 30 nov. 2021.
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.662
https://hdl.handle.net/11600/62339
identifier_str_mv Freitas, Marcos Cezar de; Araujo, Nina Rosa Silva de. Relato de experiência com crianças surdas na escola pública: a importância estratégica da Língua de Sinais. Horizontes, Itatiba, v. 37, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.662. Acesso em: 30 nov. 2021.
url https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.662
https://hdl.handle.net/11600/62339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 15
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Itatiba
dc.publisher.none.fl_str_mv Horizontes
publisher.none.fl_str_mv Horizontes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268351335104512