VIOLAS URBANAS: a expressão de uma arte popular e a configuração desse fenômeno na cidade de Guarulhos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62423 |
Resumo: | Essa pesquisa buscou compreender como se construiu e se mantêm os fenômenos musicais da Viola Caipira e da Viola Repentista na cidade de Guarulhos. Investigou como a viola, esse instrumento musical de origem de zonas rurais, mantém-se vivo na cidade. Buscamos, através de entrevistas e pesquisas bibliográficas, entender a história dessa manifestação artística e a trajetória dos agentes culturais que praticam e difundem essa arte e, neste pleito, conhecemos alguns violeiros e promotores culturais que expressam essa cultura e a sua relação com o município e descrevemos um pouco de suas experiências e perspectivas sobre o que é a viola hoje, mostrando um foco vivo, atual e atuante dos violeiros que residem na cidade de Guarulhos, que são frutos do grande fluxo migratório que aconteceu nas décadas de 70, 80 e 90. Exploramos a arte musical da viola, em sua riqueza de “causos”, significados para os que migraram para a cidade, as afinações que são usadas em Guarulhos, fazendo uma fundamentação histórica e também atentando-nos aos saberes e depoimentos de algumas pessoas ligadas a esse meio artístico. Neste município, detectamos as afinações Mi Cebolão, para os violeiros que propagam a arte Caipira e a Afinação de Cantoria, para cantadores do Repente Nordestino como sendo as mais difundidas, além de ressaltar a relevância da cidade como acolhedora de migrantes de várias regiões do país, aglomerando, em sua maior parte, migrantes nordestinos, mineiros, goianos, do interior paulista, mais precisamente, na periferia do município, onde vivem a maior parcela de artistas migrantes que preservam e difundem sua arte, dando à viola um tom urbano. |
id |
UFSP_efc60260c4ae9ed151ed2c89dca088ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/62423 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Almeida, Mario Cabral dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8470232Z8&tokenCaptchar=03AGdBq249MA4Ja8Yt-_I6WlJvhOmGFD2SA7120i7GRrC_SZd48r1vPXcP9z0P8XRnZ4GB2jIHAQnMLmiRa95xnp_WxDfxdDIUSC50PzYhd36awvMUQ7u4fH2xWt4-GXTBfZxhcWfunYCR3-TKMbEDfkM1TmbfYCNdZ_LG25Il9He1GjZdjZ2Ip5M-yEOpS3SLxJl8pKDeHkdLHLq3ul8y3GXhHRMi9xO3I9Z8vYbs3Ha0bec6Rxkuo0xYyEqWhdA_jp3BjsUbKx4Hbam2-CECZ-srMnLI0WUN5N7ANbFElObWeoJMdFE4XGC1wTQUhSELTd16ZXshATNES9_yz2A2itvtR9D_SHT53svHxHLei1-qTAUnvHf6dWiQK4KzzFXqkinQ8fS_BmlMt_JFgy4JrjeTI96ERLk1xg7vU3MQEzeIBcXhe_af4cHOern8UyjMhno0V8e0cCpn8ufETP36uh5p8GlPF9pBmMHrcsWLqXNSIQGxnWbJjjwbqkIfyo38iw-YfPDMkF0dyFq7GZBFTXAwgp2d_xnogQhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785739E2&tokenCaptchar=03AGdBq27aTMvFXehNKzfB-ezptyvrmhqvokBJ_pgwnRc3FBaU8TAzqGY88DD3fRxcXtKuTuK1voGNiJDlUn0SFt7-wE4i7GtA0GKwkO618u9Fkn-pHTTonUO36N6ksvLqF0u-1wbnd0F9VlgnaJr9Xs0i1J49hAxI5zCwcoYc12jkKcuez7MPKu3Sp0DceY23p9jP_PZ0Qp2jJCQL7-zZWDu6yYTV_QL-kr0fu3K4tD4jZK7fh-qfyiZGuDV-2hXT8Ea9hZNldxIMqiE4CLa2rSpN_gtD2nNUX81xYziSA2ysfBpDDXBE-rDYHOphfhTtC58RzZ9KOATU4X0olJyLiFGjhr6nzlywgLu-50K52JigpBvcC3fSfSXGxK3ILuxlBLI7_NinEvXpB3bcfLl9BhJsAMWMBax1OZQDnplKRut8Bfj8hfGhKWafO0NqnSSRFKYUkT_vIfDauM2zostPQDxZANO0QRRHRwRl3e24hDz197GcPT7ydBl1g6VIIkxrfpc8NXRkieJ14i7dm_TnLEQx7LZw_X-vqgSilva, José Carlos Gomes daUniversidade Federal de São Paulo2021-12-13T16:53:17Z2021-12-13T16:53:17Z2021-09-22VIOLAS URBANAS: A expressão de uma arte popular e a configuração desse fenômeno na cidade de Guarulhoshttps://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62423Essa pesquisa buscou compreender como se construiu e se mantêm os fenômenos musicais da Viola Caipira e da Viola Repentista na cidade de Guarulhos. Investigou como a viola, esse instrumento musical de origem de zonas rurais, mantém-se vivo na cidade. Buscamos, através de entrevistas e pesquisas bibliográficas, entender a história dessa manifestação artística e a trajetória dos agentes culturais que praticam e difundem essa arte e, neste pleito, conhecemos alguns violeiros e promotores culturais que expressam essa cultura e a sua relação com o município e descrevemos um pouco de suas experiências e perspectivas sobre o que é a viola hoje, mostrando um foco vivo, atual e atuante dos violeiros que residem na cidade de Guarulhos, que são frutos do grande fluxo migratório que aconteceu nas décadas de 70, 80 e 90. Exploramos a arte musical da viola, em sua riqueza de “causos”, significados para os que migraram para a cidade, as afinações que são usadas em Guarulhos, fazendo uma fundamentação histórica e também atentando-nos aos saberes e depoimentos de algumas pessoas ligadas a esse meio artístico. Neste município, detectamos as afinações Mi Cebolão, para os violeiros que propagam a arte Caipira e a Afinação de Cantoria, para cantadores do Repente Nordestino como sendo as mais difundidas, além de ressaltar a relevância da cidade como acolhedora de migrantes de várias regiões do país, aglomerando, em sua maior parte, migrantes nordestinos, mineiros, goianos, do interior paulista, mais precisamente, na periferia do município, onde vivem a maior parcela de artistas migrantes que preservam e difundem sua arte, dando à viola um tom urbano.ABSTRACT This research seeks to understand how the musical phenomena of Viola Caipira and Viola Repentista were built and sustain in Guarulhos city. This research investigated how viola, a musical instrument from rural areas, is kept alive in the city. We tried, through interviews and bibliographic research, to understand the history of this artistic expression and the trajectory of cultural agents who practice and spread this art, which in this case, we met some guitar players and cultural promoters who express this Culture and its relationship with the municipality and we describe a little of their experiences and perspectives on what Viola is today, showing a live, current and active focus of the guitar players who live in Guarulhos city, being the result of the great migratory flow that happened in the 70s, 80s and 90s. On this research, we’d explored the musical art of Viola, in its wealth of stories, meanings for those who have migrated to the city, the tunings that are used in Guarulhos, making a historical foundation and also paying attention to the knowledge and testimonies of some people connected to this artistic environment. Around the city, we detect that the most widespread are the ‘Cebolão’ E tunings, for guitar players who propagate the ‘Caipira’ art, and the ‘Cantoria’ Tuning, which singers of the northeastern sudden use, in addition to highlighting the relevance of the city as a welcoming place for migrants from several regions of the country, which agglomerated, in its most, migrants from the Northeast, Minas Gerais, Goiás, the São Paulo countryside, more precisely, from the outskirts of the city, where the largest quota of migrant artists who preserve and disseminate their art live, giving to the viola an urban tone. KEYWORDS: violas, migration, violeiros, city, artCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)125 f.porUniversidade Federal de São PauloviolasmigraçãovioleiroscidadearteVIOLAS URBANAS: a expressão de uma arte popular e a configuração desse fenômeno na cidade de GuarulhosUrban Violas: The expression of a popular art and the configuration of this phenomenon in the city of Guarulhosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)Ciências SociaisAntropologiaTerritórios,Trabalhos e Políticas PúblicasORIGINALDISSERTAÇÃO DE MESTRADO MARIO CABRAL CORRIGIDA pra repositório..pdfDISSERTAÇÃO DE MESTRADO MARIO CABRAL CORRIGIDA pra repositório..pdfDissertação apresentada à Universidade Federal de São Paulo – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Ciências Sociaisapplication/pdf11828438${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62423/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20DE%20MESTRADO%20MARIO%20CABRAL%20CORRIGIDA%20pra%20reposit%c3%b3rio..pdf68522f437051b8f198bd35020e407044MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85856${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62423/2/license.txt98191d1803e8be5c5f056615d5d6350dMD52open accessTEXTDISSERTAÇÃO DE MESTRADO MARIO CABRAL CORRIGIDA pra repositório..pdf.txtDISSERTAÇÃO DE MESTRADO MARIO CABRAL CORRIGIDA pra repositório..pdf.txtExtracted texttext/plain237700${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62423/12/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20DE%20MESTRADO%20MARIO%20CABRAL%20CORRIGIDA%20pra%20reposit%c3%b3rio..pdf.txteb6f25ade15a8bc4a92a028c4ec5f53bMD512open accessTHUMBNAILDISSERTAÇÃO DE MESTRADO MARIO CABRAL CORRIGIDA pra repositório..pdf.jpgDISSERTAÇÃO DE MESTRADO MARIO CABRAL CORRIGIDA pra repositório..pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3459${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62423/14/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20DE%20MESTRADO%20MARIO%20CABRAL%20CORRIGIDA%20pra%20reposit%c3%b3rio..pdf.jpgc0a97fc008d13dbe17ca4f93675dd43cMD514open access11600/624232023-05-22 02:17:27.552open accessoai:repositorio.unifesp.br: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-22T05:17:27Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
VIOLAS URBANAS: a expressão de uma arte popular e a configuração desse fenômeno na cidade de Guarulhos |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Urban Violas: The expression of a popular art and the configuration of this phenomenon in the city of Guarulhos |
title |
VIOLAS URBANAS: a expressão de uma arte popular e a configuração desse fenômeno na cidade de Guarulhos |
spellingShingle |
VIOLAS URBANAS: a expressão de uma arte popular e a configuração desse fenômeno na cidade de Guarulhos Almeida, Mario Cabral de violas migração violeiros cidade arte |
title_short |
VIOLAS URBANAS: a expressão de uma arte popular e a configuração desse fenômeno na cidade de Guarulhos |
title_full |
VIOLAS URBANAS: a expressão de uma arte popular e a configuração desse fenômeno na cidade de Guarulhos |
title_fullStr |
VIOLAS URBANAS: a expressão de uma arte popular e a configuração desse fenômeno na cidade de Guarulhos |
title_full_unstemmed |
VIOLAS URBANAS: a expressão de uma arte popular e a configuração desse fenômeno na cidade de Guarulhos |
title_sort |
VIOLAS URBANAS: a expressão de uma arte popular e a configuração desse fenômeno na cidade de Guarulhos |
author |
Almeida, Mario Cabral de |
author_facet |
Almeida, Mario Cabral de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8470232Z8&tokenCaptchar=03AGdBq249MA4Ja8Yt-_I6WlJvhOmGFD2SA7120i7GRrC_SZd48r1vPXcP9z0P8XRnZ4GB2jIHAQnMLmiRa95xnp_WxDfxdDIUSC50PzYhd36awvMUQ7u4fH2xWt4-GXTBfZxhcWfunYCR3-TKMbEDfkM1TmbfYCNdZ_LG25Il9He1GjZdjZ2Ip5M-yEOpS3SLxJl8pKDeHkdLHLq3ul8y3GXhHRMi9xO3I9Z8vYbs3Ha0bec6Rxkuo0xYyEqWhdA_jp3BjsUbKx4Hbam2-CECZ-srMnLI0WUN5N7ANbFElObWeoJMdFE4XGC1wTQUhSELTd16ZXshATNES9_yz2A2itvtR9D_SHT53svHxHLei1-qTAUnvHf6dWiQK4KzzFXqkinQ8fS_BmlMt_JFgy4JrjeTI96ERLk1xg7vU3MQEzeIBcXhe_af4cHOern8UyjMhno0V8e0cCpn8ufETP36uh5p8GlPF9pBmMHrcsWLqXNSIQGxnWbJjjwbqkIfyo38iw-YfPDMkF0dyFq7GZBFTXAwgp2d_xnogQ |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785739E2&tokenCaptchar=03AGdBq27aTMvFXehNKzfB-ezptyvrmhqvokBJ_pgwnRc3FBaU8TAzqGY88DD3fRxcXtKuTuK1voGNiJDlUn0SFt7-wE4i7GtA0GKwkO618u9Fkn-pHTTonUO36N6ksvLqF0u-1wbnd0F9VlgnaJr9Xs0i1J49hAxI5zCwcoYc12jkKcuez7MPKu3Sp0DceY23p9jP_PZ0Qp2jJCQL7-zZWDu6yYTV_QL-kr0fu3K4tD4jZK7fh-qfyiZGuDV-2hXT8Ea9hZNldxIMqiE4CLa2rSpN_gtD2nNUX81xYziSA2ysfBpDDXBE-rDYHOphfhTtC58RzZ9KOATU4X0olJyLiFGjhr6nzlywgLu-50K52JigpBvcC3fSfSXGxK3ILuxlBLI7_NinEvXpB3bcfLl9BhJsAMWMBax1OZQDnplKRut8Bfj8hfGhKWafO0NqnSSRFKYUkT_vIfDauM2zostPQDxZANO0QRRHRwRl3e24hDz197GcPT7ydBl1g6VIIkxrfpc8NXRkieJ14i7dm_TnLEQx7LZw_X-vqg |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Mario Cabral de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, José Carlos Gomes da |
contributor_str_mv |
Silva, José Carlos Gomes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
violas migração violeiros cidade arte |
topic |
violas migração violeiros cidade arte |
description |
Essa pesquisa buscou compreender como se construiu e se mantêm os fenômenos musicais da Viola Caipira e da Viola Repentista na cidade de Guarulhos. Investigou como a viola, esse instrumento musical de origem de zonas rurais, mantém-se vivo na cidade. Buscamos, através de entrevistas e pesquisas bibliográficas, entender a história dessa manifestação artística e a trajetória dos agentes culturais que praticam e difundem essa arte e, neste pleito, conhecemos alguns violeiros e promotores culturais que expressam essa cultura e a sua relação com o município e descrevemos um pouco de suas experiências e perspectivas sobre o que é a viola hoje, mostrando um foco vivo, atual e atuante dos violeiros que residem na cidade de Guarulhos, que são frutos do grande fluxo migratório que aconteceu nas décadas de 70, 80 e 90. Exploramos a arte musical da viola, em sua riqueza de “causos”, significados para os que migraram para a cidade, as afinações que são usadas em Guarulhos, fazendo uma fundamentação histórica e também atentando-nos aos saberes e depoimentos de algumas pessoas ligadas a esse meio artístico. Neste município, detectamos as afinações Mi Cebolão, para os violeiros que propagam a arte Caipira e a Afinação de Cantoria, para cantadores do Repente Nordestino como sendo as mais difundidas, além de ressaltar a relevância da cidade como acolhedora de migrantes de várias regiões do país, aglomerando, em sua maior parte, migrantes nordestinos, mineiros, goianos, do interior paulista, mais precisamente, na periferia do município, onde vivem a maior parcela de artistas migrantes que preservam e difundem sua arte, dando à viola um tom urbano. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-13T16:53:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-12-13T16:53:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-09-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VIOLAS URBANAS: A expressão de uma arte popular e a configuração desse fenômeno na cidade de Guarulhos |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62423 |
identifier_str_mv |
VIOLAS URBANAS: A expressão de uma arte popular e a configuração desse fenômeno na cidade de Guarulhos |
url |
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
125 f. |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62423/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20DE%20MESTRADO%20MARIO%20CABRAL%20CORRIGIDA%20pra%20reposit%c3%b3rio..pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62423/2/license.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62423/12/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20DE%20MESTRADO%20MARIO%20CABRAL%20CORRIGIDA%20pra%20reposit%c3%b3rio..pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62423/14/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20DE%20MESTRADO%20MARIO%20CABRAL%20CORRIGIDA%20pra%20reposit%c3%b3rio..pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
68522f437051b8f198bd35020e407044 98191d1803e8be5c5f056615d5d6350d eb6f25ade15a8bc4a92a028c4ec5f53b c0a97fc008d13dbe17ca4f93675dd43c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764232859582464 |