VIOLAS URBANAS: a expressão de uma arte popular e a configuração desse fenômeno na cidade de Guarulhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Mario Cabral de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62423
Resumo: Essa pesquisa buscou compreender como se construiu e se mantêm os fenômenos musicais da Viola Caipira e da Viola Repentista na cidade de Guarulhos. Investigou como a viola, esse instrumento musical de origem de zonas rurais, mantém-se vivo na cidade. Buscamos, através de entrevistas e pesquisas bibliográficas, entender a história dessa manifestação artística e a trajetória dos agentes culturais que praticam e difundem essa arte e, neste pleito, conhecemos alguns violeiros e promotores culturais que expressam essa cultura e a sua relação com o município e descrevemos um pouco de suas experiências e perspectivas sobre o que é a viola hoje, mostrando um foco vivo, atual e atuante dos violeiros que residem na cidade de Guarulhos, que são frutos do grande fluxo migratório que aconteceu nas décadas de 70, 80 e 90. Exploramos a arte musical da viola, em sua riqueza de “causos”, significados para os que migraram para a cidade, as afinações que são usadas em Guarulhos, fazendo uma fundamentação histórica e também atentando-nos aos saberes e depoimentos de algumas pessoas ligadas a esse meio artístico. Neste município, detectamos as afinações Mi Cebolão, para os violeiros que propagam a arte Caipira e a Afinação de Cantoria, para cantadores do Repente Nordestino como sendo as mais difundidas, além de ressaltar a relevância da cidade como acolhedora de migrantes de várias regiões do país, aglomerando, em sua maior parte, migrantes nordestinos, mineiros, goianos, do interior paulista, mais precisamente, na periferia do município, onde vivem a maior parcela de artistas migrantes que preservam e difundem sua arte, dando à viola um tom urbano.
id UFSP_efc60260c4ae9ed151ed2c89dca088ea
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/62423
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Almeida, Mario Cabral dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8470232Z8&tokenCaptchar=03AGdBq249MA4Ja8Yt-_I6WlJvhOmGFD2SA7120i7GRrC_SZd48r1vPXcP9z0P8XRnZ4GB2jIHAQnMLmiRa95xnp_WxDfxdDIUSC50PzYhd36awvMUQ7u4fH2xWt4-GXTBfZxhcWfunYCR3-TKMbEDfkM1TmbfYCNdZ_LG25Il9He1GjZdjZ2Ip5M-yEOpS3SLxJl8pKDeHkdLHLq3ul8y3GXhHRMi9xO3I9Z8vYbs3Ha0bec6Rxkuo0xYyEqWhdA_jp3BjsUbKx4Hbam2-CECZ-srMnLI0WUN5N7ANbFElObWeoJMdFE4XGC1wTQUhSELTd16ZXshATNES9_yz2A2itvtR9D_SHT53svHxHLei1-qTAUnvHf6dWiQK4KzzFXqkinQ8fS_BmlMt_JFgy4JrjeTI96ERLk1xg7vU3MQEzeIBcXhe_af4cHOern8UyjMhno0V8e0cCpn8ufETP36uh5p8GlPF9pBmMHrcsWLqXNSIQGxnWbJjjwbqkIfyo38iw-YfPDMkF0dyFq7GZBFTXAwgp2d_xnogQhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785739E2&tokenCaptchar=03AGdBq27aTMvFXehNKzfB-ezptyvrmhqvokBJ_pgwnRc3FBaU8TAzqGY88DD3fRxcXtKuTuK1voGNiJDlUn0SFt7-wE4i7GtA0GKwkO618u9Fkn-pHTTonUO36N6ksvLqF0u-1wbnd0F9VlgnaJr9Xs0i1J49hAxI5zCwcoYc12jkKcuez7MPKu3Sp0DceY23p9jP_PZ0Qp2jJCQL7-zZWDu6yYTV_QL-kr0fu3K4tD4jZK7fh-qfyiZGuDV-2hXT8Ea9hZNldxIMqiE4CLa2rSpN_gtD2nNUX81xYziSA2ysfBpDDXBE-rDYHOphfhTtC58RzZ9KOATU4X0olJyLiFGjhr6nzlywgLu-50K52JigpBvcC3fSfSXGxK3ILuxlBLI7_NinEvXpB3bcfLl9BhJsAMWMBax1OZQDnplKRut8Bfj8hfGhKWafO0NqnSSRFKYUkT_vIfDauM2zostPQDxZANO0QRRHRwRl3e24hDz197GcPT7ydBl1g6VIIkxrfpc8NXRkieJ14i7dm_TnLEQx7LZw_X-vqgSilva, José Carlos Gomes daUniversidade Federal de São Paulo2021-12-13T16:53:17Z2021-12-13T16:53:17Z2021-09-22VIOLAS URBANAS: A expressão de uma arte popular e a configuração desse fenômeno na cidade de Guarulhoshttps://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62423Essa pesquisa buscou compreender como se construiu e se mantêm os fenômenos musicais da Viola Caipira e da Viola Repentista na cidade de Guarulhos. Investigou como a viola, esse instrumento musical de origem de zonas rurais, mantém-se vivo na cidade. Buscamos, através de entrevistas e pesquisas bibliográficas, entender a história dessa manifestação artística e a trajetória dos agentes culturais que praticam e difundem essa arte e, neste pleito, conhecemos alguns violeiros e promotores culturais que expressam essa cultura e a sua relação com o município e descrevemos um pouco de suas experiências e perspectivas sobre o que é a viola hoje, mostrando um foco vivo, atual e atuante dos violeiros que residem na cidade de Guarulhos, que são frutos do grande fluxo migratório que aconteceu nas décadas de 70, 80 e 90. Exploramos a arte musical da viola, em sua riqueza de “causos”, significados para os que migraram para a cidade, as afinações que são usadas em Guarulhos, fazendo uma fundamentação histórica e também atentando-nos aos saberes e depoimentos de algumas pessoas ligadas a esse meio artístico. Neste município, detectamos as afinações Mi Cebolão, para os violeiros que propagam a arte Caipira e a Afinação de Cantoria, para cantadores do Repente Nordestino como sendo as mais difundidas, além de ressaltar a relevância da cidade como acolhedora de migrantes de várias regiões do país, aglomerando, em sua maior parte, migrantes nordestinos, mineiros, goianos, do interior paulista, mais precisamente, na periferia do município, onde vivem a maior parcela de artistas migrantes que preservam e difundem sua arte, dando à viola um tom urbano.ABSTRACT This research seeks to understand how the musical phenomena of Viola Caipira and Viola Repentista were built and sustain in Guarulhos city. This research investigated how viola, a musical instrument from rural areas, is kept alive in the city. We tried, through interviews and bibliographic research, to understand the history of this artistic expression and the trajectory of cultural agents who practice and spread this art, which in this case, we met some guitar players and cultural promoters who express this Culture and its relationship with the municipality and we describe a little of their experiences and perspectives on what Viola is today, showing a live, current and active focus of the guitar players who live in Guarulhos city, being the result of the great migratory flow that happened in the 70s, 80s and 90s. On this research, we’d explored the musical art of Viola, in its wealth of stories, meanings for those who have migrated to the city, the tunings that are used in Guarulhos, making a historical foundation and also paying attention to the knowledge and testimonies of some people connected to this artistic environment. Around the city, we detect that the most widespread are the ‘Cebolão’ E tunings, for guitar players who propagate the ‘Caipira’ art, and the ‘Cantoria’ Tuning, which singers of the northeastern sudden use, in addition to highlighting the relevance of the city as a welcoming place for migrants from several regions of the country, which agglomerated, in its most, migrants from the Northeast, Minas Gerais, Goiás, the São Paulo countryside, more precisely, from the outskirts of the city, where the largest quota of migrant artists who preserve and disseminate their art live, giving to the viola an urban tone. KEYWORDS: violas, migration, violeiros, city, artCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)125 f.porUniversidade Federal de São PauloviolasmigraçãovioleiroscidadearteVIOLAS URBANAS: a expressão de uma arte popular e a configuração desse fenômeno na cidade de GuarulhosUrban Violas: The expression of a popular art and the configuration of this phenomenon in the city of Guarulhosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)Ciências SociaisAntropologiaTerritórios,Trabalhos e Políticas PúblicasORIGINALDISSERTAÇÃO DE MESTRADO MARIO CABRAL CORRIGIDA pra repositório..pdfDISSERTAÇÃO DE MESTRADO MARIO CABRAL CORRIGIDA pra repositório..pdfDissertação apresentada à Universidade Federal de São Paulo – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Ciências Sociaisapplication/pdf11828438${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62423/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20DE%20MESTRADO%20MARIO%20CABRAL%20CORRIGIDA%20pra%20reposit%c3%b3rio..pdf68522f437051b8f198bd35020e407044MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85856${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62423/2/license.txt98191d1803e8be5c5f056615d5d6350dMD52open accessTEXTDISSERTAÇÃO DE MESTRADO MARIO CABRAL CORRIGIDA pra repositório..pdf.txtDISSERTAÇÃO DE MESTRADO MARIO CABRAL CORRIGIDA pra repositório..pdf.txtExtracted texttext/plain237700${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62423/12/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20DE%20MESTRADO%20MARIO%20CABRAL%20CORRIGIDA%20pra%20reposit%c3%b3rio..pdf.txteb6f25ade15a8bc4a92a028c4ec5f53bMD512open accessTHUMBNAILDISSERTAÇÃO DE MESTRADO MARIO CABRAL CORRIGIDA pra repositório..pdf.jpgDISSERTAÇÃO DE MESTRADO MARIO CABRAL CORRIGIDA pra repositório..pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3459${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62423/14/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20DE%20MESTRADO%20MARIO%20CABRAL%20CORRIGIDA%20pra%20reposit%c3%b3rio..pdf.jpgc0a97fc008d13dbe17ca4f93675dd43cMD514open access11600/624232023-05-22 02:17:27.552open accessoai:repositorio.unifesp.br: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-22T05:17:27Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv VIOLAS URBANAS: a expressão de uma arte popular e a configuração desse fenômeno na cidade de Guarulhos
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Urban Violas: The expression of a popular art and the configuration of this phenomenon in the city of Guarulhos
title VIOLAS URBANAS: a expressão de uma arte popular e a configuração desse fenômeno na cidade de Guarulhos
spellingShingle VIOLAS URBANAS: a expressão de uma arte popular e a configuração desse fenômeno na cidade de Guarulhos
Almeida, Mario Cabral de
violas
migração
violeiros
cidade
arte
title_short VIOLAS URBANAS: a expressão de uma arte popular e a configuração desse fenômeno na cidade de Guarulhos
title_full VIOLAS URBANAS: a expressão de uma arte popular e a configuração desse fenômeno na cidade de Guarulhos
title_fullStr VIOLAS URBANAS: a expressão de uma arte popular e a configuração desse fenômeno na cidade de Guarulhos
title_full_unstemmed VIOLAS URBANAS: a expressão de uma arte popular e a configuração desse fenômeno na cidade de Guarulhos
title_sort VIOLAS URBANAS: a expressão de uma arte popular e a configuração desse fenômeno na cidade de Guarulhos
author Almeida, Mario Cabral de
author_facet Almeida, Mario Cabral de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8470232Z8&tokenCaptchar=03AGdBq249MA4Ja8Yt-_I6WlJvhOmGFD2SA7120i7GRrC_SZd48r1vPXcP9z0P8XRnZ4GB2jIHAQnMLmiRa95xnp_WxDfxdDIUSC50PzYhd36awvMUQ7u4fH2xWt4-GXTBfZxhcWfunYCR3-TKMbEDfkM1TmbfYCNdZ_LG25Il9He1GjZdjZ2Ip5M-yEOpS3SLxJl8pKDeHkdLHLq3ul8y3GXhHRMi9xO3I9Z8vYbs3Ha0bec6Rxkuo0xYyEqWhdA_jp3BjsUbKx4Hbam2-CECZ-srMnLI0WUN5N7ANbFElObWeoJMdFE4XGC1wTQUhSELTd16ZXshATNES9_yz2A2itvtR9D_SHT53svHxHLei1-qTAUnvHf6dWiQK4KzzFXqkinQ8fS_BmlMt_JFgy4JrjeTI96ERLk1xg7vU3MQEzeIBcXhe_af4cHOern8UyjMhno0V8e0cCpn8ufETP36uh5p8GlPF9pBmMHrcsWLqXNSIQGxnWbJjjwbqkIfyo38iw-YfPDMkF0dyFq7GZBFTXAwgp2d_xnogQ
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785739E2&tokenCaptchar=03AGdBq27aTMvFXehNKzfB-ezptyvrmhqvokBJ_pgwnRc3FBaU8TAzqGY88DD3fRxcXtKuTuK1voGNiJDlUn0SFt7-wE4i7GtA0GKwkO618u9Fkn-pHTTonUO36N6ksvLqF0u-1wbnd0F9VlgnaJr9Xs0i1J49hAxI5zCwcoYc12jkKcuez7MPKu3Sp0DceY23p9jP_PZ0Qp2jJCQL7-zZWDu6yYTV_QL-kr0fu3K4tD4jZK7fh-qfyiZGuDV-2hXT8Ea9hZNldxIMqiE4CLa2rSpN_gtD2nNUX81xYziSA2ysfBpDDXBE-rDYHOphfhTtC58RzZ9KOATU4X0olJyLiFGjhr6nzlywgLu-50K52JigpBvcC3fSfSXGxK3ILuxlBLI7_NinEvXpB3bcfLl9BhJsAMWMBax1OZQDnplKRut8Bfj8hfGhKWafO0NqnSSRFKYUkT_vIfDauM2zostPQDxZANO0QRRHRwRl3e24hDz197GcPT7ydBl1g6VIIkxrfpc8NXRkieJ14i7dm_TnLEQx7LZw_X-vqg
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Mario Cabral de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, José Carlos Gomes da
contributor_str_mv Silva, José Carlos Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv violas
migração
violeiros
cidade
arte
topic violas
migração
violeiros
cidade
arte
description Essa pesquisa buscou compreender como se construiu e se mantêm os fenômenos musicais da Viola Caipira e da Viola Repentista na cidade de Guarulhos. Investigou como a viola, esse instrumento musical de origem de zonas rurais, mantém-se vivo na cidade. Buscamos, através de entrevistas e pesquisas bibliográficas, entender a história dessa manifestação artística e a trajetória dos agentes culturais que praticam e difundem essa arte e, neste pleito, conhecemos alguns violeiros e promotores culturais que expressam essa cultura e a sua relação com o município e descrevemos um pouco de suas experiências e perspectivas sobre o que é a viola hoje, mostrando um foco vivo, atual e atuante dos violeiros que residem na cidade de Guarulhos, que são frutos do grande fluxo migratório que aconteceu nas décadas de 70, 80 e 90. Exploramos a arte musical da viola, em sua riqueza de “causos”, significados para os que migraram para a cidade, as afinações que são usadas em Guarulhos, fazendo uma fundamentação histórica e também atentando-nos aos saberes e depoimentos de algumas pessoas ligadas a esse meio artístico. Neste município, detectamos as afinações Mi Cebolão, para os violeiros que propagam a arte Caipira e a Afinação de Cantoria, para cantadores do Repente Nordestino como sendo as mais difundidas, além de ressaltar a relevância da cidade como acolhedora de migrantes de várias regiões do país, aglomerando, em sua maior parte, migrantes nordestinos, mineiros, goianos, do interior paulista, mais precisamente, na periferia do município, onde vivem a maior parcela de artistas migrantes que preservam e difundem sua arte, dando à viola um tom urbano.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-13T16:53:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-13T16:53:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-09-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VIOLAS URBANAS: A expressão de uma arte popular e a configuração desse fenômeno na cidade de Guarulhos
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62423
identifier_str_mv VIOLAS URBANAS: A expressão de uma arte popular e a configuração desse fenômeno na cidade de Guarulhos
url https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 125 f.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62423/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20DE%20MESTRADO%20MARIO%20CABRAL%20CORRIGIDA%20pra%20reposit%c3%b3rio..pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62423/2/license.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62423/12/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20DE%20MESTRADO%20MARIO%20CABRAL%20CORRIGIDA%20pra%20reposit%c3%b3rio..pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62423/14/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20DE%20MESTRADO%20MARIO%20CABRAL%20CORRIGIDA%20pra%20reposit%c3%b3rio..pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 68522f437051b8f198bd35020e407044
98191d1803e8be5c5f056615d5d6350d
eb6f25ade15a8bc4a92a028c4ec5f53b
c0a97fc008d13dbe17ca4f93675dd43c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764232859582464