CONTEXTOS FAMILIARES E O BRINCAR: Cotidiano lúdico de uma criança com transtorno do espectro autista e sua família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Letícia Hernandez Arruda Galdino [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/62834
Resumo: O brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança e deve estar presente em seu cotidiano. O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é hoje considerado como uma desordem complexa do comportamento caracterizada por déficits na comunicação social e comportamentos, interesses e atividades restritos e repetitivos. Os déficits apresentados podem afetar o brincar e restringir o uso dessa atividade no contexto familiar. Esse estudo tem por objetivo investigar e compreender o brincar no contexto familiar de uma criança com TEA atendida no CAPSij. Estudo de abordagem qualitativa e exploratória, utilizou entrevista com uma mãe, e o estudo de caso foi feito partindo da narrativa escrita. Para coleta de dados foi utilizado um roteiro de perguntas baseado no Instrumento de Entrevista Inicial com os Pais do Modelo Lúdico. Os resultados apontaram que a compreensão do brincar pela mãe faz com que ela estimule seu filho a brincar com diferentes atividades, pois compreende que o desenvolvimento dele poderá ser aprimorado pelas brincadeiras; a sobrecarga do papel de cuidadora não impede que a mãe compartilhe os momentos de brincadeira com o filho. pode ser de suma importância para o desenvolvimento infantil. Conclui-se que o brincar não é apenas um recurso terapêutico no contexto terapeuta e criança, mas propicia a criação de vínculos, de desenvolvimento e de lazer nos contextos familiares, tornando o cotidiano da criança TEA, e sua família, muito mais leve.
id UFSP_f1bb49db6cc0558836d3f8c6a50cba79
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/62834
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling CONTEXTOS FAMILIARES E O BRINCAR: Cotidiano lúdico de uma criança com transtorno do espectro autista e sua famíliaTerapia ocupacionalAutismoCriançasJogos e BrinquedosFamíliaO brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança e deve estar presente em seu cotidiano. O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é hoje considerado como uma desordem complexa do comportamento caracterizada por déficits na comunicação social e comportamentos, interesses e atividades restritos e repetitivos. Os déficits apresentados podem afetar o brincar e restringir o uso dessa atividade no contexto familiar. Esse estudo tem por objetivo investigar e compreender o brincar no contexto familiar de uma criança com TEA atendida no CAPSij. Estudo de abordagem qualitativa e exploratória, utilizou entrevista com uma mãe, e o estudo de caso foi feito partindo da narrativa escrita. Para coleta de dados foi utilizado um roteiro de perguntas baseado no Instrumento de Entrevista Inicial com os Pais do Modelo Lúdico. Os resultados apontaram que a compreensão do brincar pela mãe faz com que ela estimule seu filho a brincar com diferentes atividades, pois compreende que o desenvolvimento dele poderá ser aprimorado pelas brincadeiras; a sobrecarga do papel de cuidadora não impede que a mãe compartilhe os momentos de brincadeira com o filho. pode ser de suma importância para o desenvolvimento infantil. Conclui-se que o brincar não é apenas um recurso terapêutico no contexto terapeuta e criança, mas propicia a criação de vínculos, de desenvolvimento e de lazer nos contextos familiares, tornando o cotidiano da criança TEA, e sua família, muito mais leve.Universidade Federal de São PauloJurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/4140547211703368Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Amaral, Letícia Hernandez Arruda Galdino [UNIFESP]2022-02-14T17:36:40Z2022-02-14T17:36:40Z2022-02-10info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfTrabalho de conclusão de curso (Graduação em ) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022.https://hdl.handle.net/11600/62834porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T15:06:09Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/62834Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T15:06:09Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTEXTOS FAMILIARES E O BRINCAR: Cotidiano lúdico de uma criança com transtorno do espectro autista e sua família
title CONTEXTOS FAMILIARES E O BRINCAR: Cotidiano lúdico de uma criança com transtorno do espectro autista e sua família
spellingShingle CONTEXTOS FAMILIARES E O BRINCAR: Cotidiano lúdico de uma criança com transtorno do espectro autista e sua família
Amaral, Letícia Hernandez Arruda Galdino [UNIFESP]
Terapia ocupacional
Autismo
Crianças
Jogos e Brinquedos
Família
title_short CONTEXTOS FAMILIARES E O BRINCAR: Cotidiano lúdico de uma criança com transtorno do espectro autista e sua família
title_full CONTEXTOS FAMILIARES E O BRINCAR: Cotidiano lúdico de uma criança com transtorno do espectro autista e sua família
title_fullStr CONTEXTOS FAMILIARES E O BRINCAR: Cotidiano lúdico de uma criança com transtorno do espectro autista e sua família
title_full_unstemmed CONTEXTOS FAMILIARES E O BRINCAR: Cotidiano lúdico de uma criança com transtorno do espectro autista e sua família
title_sort CONTEXTOS FAMILIARES E O BRINCAR: Cotidiano lúdico de uma criança com transtorno do espectro autista e sua família
author Amaral, Letícia Hernandez Arruda Galdino [UNIFESP]
author_facet Amaral, Letícia Hernandez Arruda Galdino [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/4140547211703368
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Letícia Hernandez Arruda Galdino [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia ocupacional
Autismo
Crianças
Jogos e Brinquedos
Família
topic Terapia ocupacional
Autismo
Crianças
Jogos e Brinquedos
Família
description O brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança e deve estar presente em seu cotidiano. O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é hoje considerado como uma desordem complexa do comportamento caracterizada por déficits na comunicação social e comportamentos, interesses e atividades restritos e repetitivos. Os déficits apresentados podem afetar o brincar e restringir o uso dessa atividade no contexto familiar. Esse estudo tem por objetivo investigar e compreender o brincar no contexto familiar de uma criança com TEA atendida no CAPSij. Estudo de abordagem qualitativa e exploratória, utilizou entrevista com uma mãe, e o estudo de caso foi feito partindo da narrativa escrita. Para coleta de dados foi utilizado um roteiro de perguntas baseado no Instrumento de Entrevista Inicial com os Pais do Modelo Lúdico. Os resultados apontaram que a compreensão do brincar pela mãe faz com que ela estimule seu filho a brincar com diferentes atividades, pois compreende que o desenvolvimento dele poderá ser aprimorado pelas brincadeiras; a sobrecarga do papel de cuidadora não impede que a mãe compartilhe os momentos de brincadeira com o filho. pode ser de suma importância para o desenvolvimento infantil. Conclui-se que o brincar não é apenas um recurso terapêutico no contexto terapeuta e criança, mas propicia a criação de vínculos, de desenvolvimento e de lazer nos contextos familiares, tornando o cotidiano da criança TEA, e sua família, muito mais leve.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-14T17:36:40Z
2022-02-14T17:36:40Z
2022-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Trabalho de conclusão de curso (Graduação em ) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022.
https://hdl.handle.net/11600/62834
identifier_str_mv Trabalho de conclusão de curso (Graduação em ) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022.
url https://hdl.handle.net/11600/62834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268402210963456