CONTEXTOS FAMILIARES E O BRINCAR: Cotidiano lúdico de uma criança com transtorno do espectro autista e sua família
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/62834 |
Resumo: | O brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança e deve estar presente em seu cotidiano. O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é hoje considerado como uma desordem complexa do comportamento caracterizada por déficits na comunicação social e comportamentos, interesses e atividades restritos e repetitivos. Os déficits apresentados podem afetar o brincar e restringir o uso dessa atividade no contexto familiar. Esse estudo tem por objetivo investigar e compreender o brincar no contexto familiar de uma criança com TEA atendida no CAPSij. Estudo de abordagem qualitativa e exploratória, utilizou entrevista com uma mãe, e o estudo de caso foi feito partindo da narrativa escrita. Para coleta de dados foi utilizado um roteiro de perguntas baseado no Instrumento de Entrevista Inicial com os Pais do Modelo Lúdico. Os resultados apontaram que a compreensão do brincar pela mãe faz com que ela estimule seu filho a brincar com diferentes atividades, pois compreende que o desenvolvimento dele poderá ser aprimorado pelas brincadeiras; a sobrecarga do papel de cuidadora não impede que a mãe compartilhe os momentos de brincadeira com o filho. pode ser de suma importância para o desenvolvimento infantil. Conclui-se que o brincar não é apenas um recurso terapêutico no contexto terapeuta e criança, mas propicia a criação de vínculos, de desenvolvimento e de lazer nos contextos familiares, tornando o cotidiano da criança TEA, e sua família, muito mais leve. |
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CONTEXTOS FAMILIARES E O BRINCAR: Cotidiano lúdico de uma criança com transtorno do espectro autista e sua famíliaTerapia ocupacionalAutismoCriançasJogos e BrinquedosFamíliaO brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança e deve estar presente em seu cotidiano. O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é hoje considerado como uma desordem complexa do comportamento caracterizada por déficits na comunicação social e comportamentos, interesses e atividades restritos e repetitivos. Os déficits apresentados podem afetar o brincar e restringir o uso dessa atividade no contexto familiar. Esse estudo tem por objetivo investigar e compreender o brincar no contexto familiar de uma criança com TEA atendida no CAPSij. Estudo de abordagem qualitativa e exploratória, utilizou entrevista com uma mãe, e o estudo de caso foi feito partindo da narrativa escrita. Para coleta de dados foi utilizado um roteiro de perguntas baseado no Instrumento de Entrevista Inicial com os Pais do Modelo Lúdico. Os resultados apontaram que a compreensão do brincar pela mãe faz com que ela estimule seu filho a brincar com diferentes atividades, pois compreende que o desenvolvimento dele poderá ser aprimorado pelas brincadeiras; a sobrecarga do papel de cuidadora não impede que a mãe compartilhe os momentos de brincadeira com o filho. pode ser de suma importância para o desenvolvimento infantil. Conclui-se que o brincar não é apenas um recurso terapêutico no contexto terapeuta e criança, mas propicia a criação de vínculos, de desenvolvimento e de lazer nos contextos familiares, tornando o cotidiano da criança TEA, e sua família, muito mais leve.Universidade Federal de São PauloJurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/4140547211703368Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Amaral, Letícia Hernandez Arruda Galdino [UNIFESP]2022-02-14T17:36:40Z2022-02-14T17:36:40Z2022-02-10info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfTrabalho de conclusão de curso (Graduação em ) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022.https://hdl.handle.net/11600/62834porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T15:06:09Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/62834Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T15:06:09Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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