Avaliação da educação superior na revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação: ênfases e tendências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Maria das Graças Medeiros
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Oliveira, Maria Antonieta Albuquerque de, Seiffert, Otilia Maria Lúcia Barbosa [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6525
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362011000300002
Resumo: O artigo analisa as ênfases e tendências dos textos publicados pela revista Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, tomando como referência a política de avaliação para a educação superior. Reconstitui o cenário brasileiro da avaliação nos governos de Fernando Henrique Cardoso (FHC) (1995-1998 / 1999-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006 / 2007-2010). Relaciona as temáticas dos artigos em cada período histórico e aponta as concepções de avaliação presentes nas análises. Finaliza com reflexões acerca da importância do periódico, enquanto espaço de socialização dos estudos sobre avaliação da educação, especialmente da educação superior, destacando que a ênfase/tendência dos textos publicados contém a ideia da avaliação como desempenho e avaliação associada à qualidade da educação.
id UFSP_f48d2233ff0ab32a5aa7c75c1f129471
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/6525
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Tavares, Maria das Graças MedeirosOliveira, Maria Antonieta Albuquerque deSeiffert, Otilia Maria Lúcia Barbosa [UNIFESP]Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroUniversidade de São Paulo (USP)Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:43:09Z2015-06-14T13:43:09Z2011-06-01Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Fundação CESGRANRIO, v. 19, n. 71, p. 233-258, 2011.0104-4036http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6525http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362011000300002S0104-40362011000300002.pdfS0104-4036201100030000210.1590/S0104-40362011000300002O artigo analisa as ênfases e tendências dos textos publicados pela revista Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, tomando como referência a política de avaliação para a educação superior. Reconstitui o cenário brasileiro da avaliação nos governos de Fernando Henrique Cardoso (FHC) (1995-1998 / 1999-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006 / 2007-2010). Relaciona as temáticas dos artigos em cada período histórico e aponta as concepções de avaliação presentes nas análises. Finaliza com reflexões acerca da importância do periódico, enquanto espaço de socialização dos estudos sobre avaliação da educação, especialmente da educação superior, destacando que a ênfase/tendência dos textos publicados contém a ideia da avaliação como desempenho e avaliação associada à qualidade da educação.The article analyzes the emphasis and trends of the published texts in the Ensaio Journal: Evaluation and Public policies in education, with reference to the evaluation policies for higher education. It reconstructs the Brazilian scenery of evaluation in the government of Fernando Henrique Cardoso (FHC) (1995-1998 / 1999-2002) and Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006 / 2007-2010). It relates the articles themes with each historical period and points out the concepts of evaluation in those analysis, It concludes with reflections about the importance of the Journal, as a space/tool of educational evaluation studies socialization , especially in higher education, remarking that the published texts include the idea of evaluation as achievement and evaluation associated with the quality of education.El artículo analiza el énfasis y las tendencias de los textos publicados en la Revista Ensayo: evaluación y políticas públicas en educación y toma como referencia la política de evaluación para la educación superior. Reconstituye el escenario brasileño de la evaluación durante los gobiernos de Fernando Henrique Cardoso - FHC (1995-1998 / 1999-2002) y Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006 / 2007-2010). Relaciona las temáticas de los artículos en cada período histórico y señala las concepciones de evaluación presentes en los análisis. Concluye con reflexiones sobre la importancia del periódico, como espacio de socialización de los estudios sobre evaluación de la educación, especialmente de la educación superior, y destaca que el énfasis y la tendencia de los textos publicados sustentan la idea de la evaluación como desempeño y la asocian a la calidad de la educación.Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroUniversidade de são PauloUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)UNIFESPSciELO233-258porFundação CESGRANRIOEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em EducaçãoEducação superiorAvaliaçãorevista EnsaioFHCLula da SilvaHigher EducationEvaluationEnsaio JournalFHCLula da SilvaAvaliação da educação superior na revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação: ênfases e tendênciasHigher education evaluation in the Ensaio Journal: Evaluation and Public Policies in Education: emphasis and trendsEvaluación de la educación superior en la revista Ensaio: Evaluación y Políticas Públicas en Educación: énfasis y tendenciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0104-40362011000300002.pdfapplication/pdf177714${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6525/1/S0104-40362011000300002.pdfedf5a44ca831f4f4c855ffef1fe6009aMD51open accessTEXTS0104-40362011000300002.pdf.txtS0104-40362011000300002.pdf.txtExtracted texttext/plain80372${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6525/21/S0104-40362011000300002.pdf.txt8119a38e7937229f155e26901b75c651MD521open accessTHUMBNAILS0104-40362011000300002.pdf.jpgS0104-40362011000300002.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5565${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6525/23/S0104-40362011000300002.pdf.jpg5c9a68b1e331543c6df931c8d3c8847dMD523open access11600/65252023-06-05 19:06:10.894open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/6525Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:06:10Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Avaliação da educação superior na revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação: ênfases e tendências
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Higher education evaluation in the Ensaio Journal: Evaluation and Public Policies in Education: emphasis and trends
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Evaluación de la educación superior en la revista Ensaio: Evaluación y Políticas Públicas en Educación: énfasis y tendencias
title Avaliação da educação superior na revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação: ênfases e tendências
spellingShingle Avaliação da educação superior na revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação: ênfases e tendências
Tavares, Maria das Graças Medeiros
Educação superior
Avaliação
revista Ensaio
FHC
Lula da Silva
Higher Education
Evaluation
Ensaio Journal
FHC
Lula da Silva
title_short Avaliação da educação superior na revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação: ênfases e tendências
title_full Avaliação da educação superior na revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação: ênfases e tendências
title_fullStr Avaliação da educação superior na revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação: ênfases e tendências
title_full_unstemmed Avaliação da educação superior na revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação: ênfases e tendências
title_sort Avaliação da educação superior na revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação: ênfases e tendências
author Tavares, Maria das Graças Medeiros
author_facet Tavares, Maria das Graças Medeiros
Oliveira, Maria Antonieta Albuquerque de
Seiffert, Otilia Maria Lúcia Barbosa [UNIFESP]
author_role author
author2 Oliveira, Maria Antonieta Albuquerque de
Seiffert, Otilia Maria Lúcia Barbosa [UNIFESP]
author2_role author
author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade de São Paulo (USP)
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Maria das Graças Medeiros
Oliveira, Maria Antonieta Albuquerque de
Seiffert, Otilia Maria Lúcia Barbosa [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Avaliação
revista Ensaio
FHC
Lula da Silva
topic Educação superior
Avaliação
revista Ensaio
FHC
Lula da Silva
Higher Education
Evaluation
Ensaio Journal
FHC
Lula da Silva
dc.subject.eng.fl_str_mv Higher Education
Evaluation
Ensaio Journal
FHC
Lula da Silva
description O artigo analisa as ênfases e tendências dos textos publicados pela revista Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, tomando como referência a política de avaliação para a educação superior. Reconstitui o cenário brasileiro da avaliação nos governos de Fernando Henrique Cardoso (FHC) (1995-1998 / 1999-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006 / 2007-2010). Relaciona as temáticas dos artigos em cada período histórico e aponta as concepções de avaliação presentes nas análises. Finaliza com reflexões acerca da importância do periódico, enquanto espaço de socialização dos estudos sobre avaliação da educação, especialmente da educação superior, destacando que a ênfase/tendência dos textos publicados contém a ideia da avaliação como desempenho e avaliação associada à qualidade da educação.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-06-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-14T13:43:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-14T13:43:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Fundação CESGRANRIO, v. 19, n. 71, p. 233-258, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6525
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362011000300002
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0104-4036
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S0104-40362011000300002.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S0104-40362011000300002
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-40362011000300002
identifier_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Fundação CESGRANRIO, v. 19, n. 71, p. 233-258, 2011.
0104-4036
S0104-40362011000300002.pdf
S0104-40362011000300002
10.1590/S0104-40362011000300002
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6525
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362011000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 233-258
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação CESGRANRIO
publisher.none.fl_str_mv Fundação CESGRANRIO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6525/1/S0104-40362011000300002.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6525/21/S0104-40362011000300002.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6525/23/S0104-40362011000300002.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv edf5a44ca831f4f4c855ffef1fe6009a
8119a38e7937229f155e26901b75c651
5c9a68b1e331543c6df931c8d3c8847d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764111015051264