Avaliação da educação superior na revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação: ênfases e tendências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6525 http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362011000300002 |
Resumo: | O artigo analisa as ênfases e tendências dos textos publicados pela revista Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, tomando como referência a política de avaliação para a educação superior. Reconstitui o cenário brasileiro da avaliação nos governos de Fernando Henrique Cardoso (FHC) (1995-1998 / 1999-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006 / 2007-2010). Relaciona as temáticas dos artigos em cada período histórico e aponta as concepções de avaliação presentes nas análises. Finaliza com reflexões acerca da importância do periódico, enquanto espaço de socialização dos estudos sobre avaliação da educação, especialmente da educação superior, destacando que a ênfase/tendência dos textos publicados contém a ideia da avaliação como desempenho e avaliação associada à qualidade da educação. |
id |
UFSP_f48d2233ff0ab32a5aa7c75c1f129471 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/6525 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Tavares, Maria das Graças MedeirosOliveira, Maria Antonieta Albuquerque deSeiffert, Otilia Maria Lúcia Barbosa [UNIFESP]Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroUniversidade de São Paulo (USP)Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:43:09Z2015-06-14T13:43:09Z2011-06-01Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Fundação CESGRANRIO, v. 19, n. 71, p. 233-258, 2011.0104-4036http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6525http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362011000300002S0104-40362011000300002.pdfS0104-4036201100030000210.1590/S0104-40362011000300002O artigo analisa as ênfases e tendências dos textos publicados pela revista Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, tomando como referência a política de avaliação para a educação superior. Reconstitui o cenário brasileiro da avaliação nos governos de Fernando Henrique Cardoso (FHC) (1995-1998 / 1999-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006 / 2007-2010). Relaciona as temáticas dos artigos em cada período histórico e aponta as concepções de avaliação presentes nas análises. Finaliza com reflexões acerca da importância do periódico, enquanto espaço de socialização dos estudos sobre avaliação da educação, especialmente da educação superior, destacando que a ênfase/tendência dos textos publicados contém a ideia da avaliação como desempenho e avaliação associada à qualidade da educação.The article analyzes the emphasis and trends of the published texts in the Ensaio Journal: Evaluation and Public policies in education, with reference to the evaluation policies for higher education. It reconstructs the Brazilian scenery of evaluation in the government of Fernando Henrique Cardoso (FHC) (1995-1998 / 1999-2002) and Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006 / 2007-2010). It relates the articles themes with each historical period and points out the concepts of evaluation in those analysis, It concludes with reflections about the importance of the Journal, as a space/tool of educational evaluation studies socialization , especially in higher education, remarking that the published texts include the idea of evaluation as achievement and evaluation associated with the quality of education.El artículo analiza el énfasis y las tendencias de los textos publicados en la Revista Ensayo: evaluación y políticas públicas en educación y toma como referencia la política de evaluación para la educación superior. Reconstituye el escenario brasileño de la evaluación durante los gobiernos de Fernando Henrique Cardoso - FHC (1995-1998 / 1999-2002) y Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006 / 2007-2010). Relaciona las temáticas de los artículos en cada período histórico y señala las concepciones de evaluación presentes en los análisis. Concluye con reflexiones sobre la importancia del periódico, como espacio de socialización de los estudios sobre evaluación de la educación, especialmente de la educación superior, y destaca que el énfasis y la tendencia de los textos publicados sustentan la idea de la evaluación como desempeño y la asocian a la calidad de la educación.Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroUniversidade de são PauloUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)UNIFESPSciELO233-258porFundação CESGRANRIOEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em EducaçãoEducação superiorAvaliaçãorevista EnsaioFHCLula da SilvaHigher EducationEvaluationEnsaio JournalFHCLula da SilvaAvaliação da educação superior na revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação: ênfases e tendênciasHigher education evaluation in the Ensaio Journal: Evaluation and Public Policies in Education: emphasis and trendsEvaluación de la educación superior en la revista Ensaio: Evaluación y Políticas Públicas en Educación: énfasis y tendenciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0104-40362011000300002.pdfapplication/pdf177714${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6525/1/S0104-40362011000300002.pdfedf5a44ca831f4f4c855ffef1fe6009aMD51open accessTEXTS0104-40362011000300002.pdf.txtS0104-40362011000300002.pdf.txtExtracted texttext/plain80372${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6525/21/S0104-40362011000300002.pdf.txt8119a38e7937229f155e26901b75c651MD521open accessTHUMBNAILS0104-40362011000300002.pdf.jpgS0104-40362011000300002.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5565${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6525/23/S0104-40362011000300002.pdf.jpg5c9a68b1e331543c6df931c8d3c8847dMD523open access11600/65252023-06-05 19:06:10.894open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/6525Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:06:10Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Avaliação da educação superior na revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação: ênfases e tendências |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Higher education evaluation in the Ensaio Journal: Evaluation and Public Policies in Education: emphasis and trends |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Evaluación de la educación superior en la revista Ensaio: Evaluación y Políticas Públicas en Educación: énfasis y tendencias |
title |
Avaliação da educação superior na revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação: ênfases e tendências |
spellingShingle |
Avaliação da educação superior na revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação: ênfases e tendências Tavares, Maria das Graças Medeiros Educação superior Avaliação revista Ensaio FHC Lula da Silva Higher Education Evaluation Ensaio Journal FHC Lula da Silva |
title_short |
Avaliação da educação superior na revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação: ênfases e tendências |
title_full |
Avaliação da educação superior na revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação: ênfases e tendências |
title_fullStr |
Avaliação da educação superior na revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação: ênfases e tendências |
title_full_unstemmed |
Avaliação da educação superior na revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação: ênfases e tendências |
title_sort |
Avaliação da educação superior na revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação: ênfases e tendências |
author |
Tavares, Maria das Graças Medeiros |
author_facet |
Tavares, Maria das Graças Medeiros Oliveira, Maria Antonieta Albuquerque de Seiffert, Otilia Maria Lúcia Barbosa [UNIFESP] |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Maria Antonieta Albuquerque de Seiffert, Otilia Maria Lúcia Barbosa [UNIFESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Universidade de São Paulo (USP) Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Maria das Graças Medeiros Oliveira, Maria Antonieta Albuquerque de Seiffert, Otilia Maria Lúcia Barbosa [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior Avaliação revista Ensaio FHC Lula da Silva |
topic |
Educação superior Avaliação revista Ensaio FHC Lula da Silva Higher Education Evaluation Ensaio Journal FHC Lula da Silva |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Higher Education Evaluation Ensaio Journal FHC Lula da Silva |
description |
O artigo analisa as ênfases e tendências dos textos publicados pela revista Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, tomando como referência a política de avaliação para a educação superior. Reconstitui o cenário brasileiro da avaliação nos governos de Fernando Henrique Cardoso (FHC) (1995-1998 / 1999-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006 / 2007-2010). Relaciona as temáticas dos artigos em cada período histórico e aponta as concepções de avaliação presentes nas análises. Finaliza com reflexões acerca da importância do periódico, enquanto espaço de socialização dos estudos sobre avaliação da educação, especialmente da educação superior, destacando que a ênfase/tendência dos textos publicados contém a ideia da avaliação como desempenho e avaliação associada à qualidade da educação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-06-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-14T13:43:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-06-14T13:43:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Fundação CESGRANRIO, v. 19, n. 71, p. 233-258, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6525 http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362011000300002 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
0104-4036 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
S0104-40362011000300002.pdf |
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv |
S0104-40362011000300002 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-40362011000300002 |
identifier_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Fundação CESGRANRIO, v. 19, n. 71, p. 233-258, 2011. 0104-4036 S0104-40362011000300002.pdf S0104-40362011000300002 10.1590/S0104-40362011000300002 |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6525 http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362011000300002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
233-258 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação CESGRANRIO |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação CESGRANRIO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6525/1/S0104-40362011000300002.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6525/21/S0104-40362011000300002.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6525/23/S0104-40362011000300002.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
edf5a44ca831f4f4c855ffef1fe6009a 8119a38e7937229f155e26901b75c651 5c9a68b1e331543c6df931c8d3c8847d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764111015051264 |