Tecer dissonâncias: uma problematização da educação no sistema socioeducativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mariana da Silva [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65528
Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar as relações de poder que permeiam o processo educativo que se desenrola em ambientes de cumprimento de medidas socioeducativas de privação de liberdade, em especial no estado de São Paulo. A obrigatoriedade da educação em tais espaços busca moldar subjetividades cerceadas pela docilização e controle que, através da disciplina, almejam atingir consonâncias sistêmicas. Entretanto, a hipótese sustentada por esta dissertação é a de que professoras/es e educadoras/es têm potencializado o espaço das salas de aula das unidades de internação em ambientes de produção de subjetividades dissidentes das subjetividades delinquentes objetivadas pelo sistema de justiça, fazendo emergir possibilidades outras de subjetivação. Para tanto, foram entrevistados oito professores/as e educadores/as que atuaram em unidades de internação do sistema socioeducativo paulista. A análise e interpretação dos achados foram realizadas com base nos escritos de Michel Foucault (2006, 2010, 2015a, 2015b, 2019) e Judith Butler (2019a, 2019b) no que tangem à construção de uma sociedade disciplinar moldada segundo os interesses capitalistas e burgueses, criando classes sub-humanas em busca de sua perpetuação.
id UFSP_fc469f9183954fe329574104415f45bf
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/65528
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Tecer dissonâncias: uma problematização da educação no sistema socioeducativoPoder disciplinarMedida socioeducativaPrivação de liberdadeProfessorO objetivo desta pesquisa é investigar as relações de poder que permeiam o processo educativo que se desenrola em ambientes de cumprimento de medidas socioeducativas de privação de liberdade, em especial no estado de São Paulo. A obrigatoriedade da educação em tais espaços busca moldar subjetividades cerceadas pela docilização e controle que, através da disciplina, almejam atingir consonâncias sistêmicas. Entretanto, a hipótese sustentada por esta dissertação é a de que professoras/es e educadoras/es têm potencializado o espaço das salas de aula das unidades de internação em ambientes de produção de subjetividades dissidentes das subjetividades delinquentes objetivadas pelo sistema de justiça, fazendo emergir possibilidades outras de subjetivação. Para tanto, foram entrevistados oito professores/as e educadores/as que atuaram em unidades de internação do sistema socioeducativo paulista. A análise e interpretação dos achados foram realizadas com base nos escritos de Michel Foucault (2006, 2010, 2015a, 2015b, 2019) e Judith Butler (2019a, 2019b) no que tangem à construção de uma sociedade disciplinar moldada segundo os interesses capitalistas e burgueses, criando classes sub-humanas em busca de sua perpetuação.The aim of this research is to investigate relations of power that surround the educational process that takes place in juvenile system in deprivation of liberty environments, especially in the state of São Paulo. The mandatory education in those spaces aims to pattern subjectivities scrimped by docilization and control that through discipline tries to reach systemic consonances. However, the hypothesis supported by this dissertation is that teachers and educators have been turning the juvenile system’s classrooms into places where dissident subjectivities might be built in order to create new possibilities of subjectivation other than the ones aimed by the justice system. Therefore, eight teachers and educators that had worked in deprivation of liberty units from São Paulo’s juvenile system were interview. The analysis and data interpretation were done based on Michel Foucault’s (2006, 2010, 2015a, 2015b, 2019) and Judith Butler’s (2019a, 2019b) researches in what reaches the building of a disciplinary society framed in order to achieve capitalists and burgoise interests, which creates sub-human classes in search of its perpetuation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88887484128/2020-00Universidade Federal de São PauloCarvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/5589093016557658http://lattes.cnpq.br/6197710405118626Santos, Mariana da Silva [UNIFESP]2022-09-12T17:12:34Z2022-09-12T17:12:34Z2022-07-27info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion137 f.application/pdfSANTOS, Mariana da Silva. Tecer dissonâncias: uma problematização da educação no sistema socioeducativo. 2022. 135 p. Dissertação de Mestrado em Educação – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65528porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-11T22:17:52Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/65528Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-11T22:17:52Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecer dissonâncias: uma problematização da educação no sistema socioeducativo
title Tecer dissonâncias: uma problematização da educação no sistema socioeducativo
spellingShingle Tecer dissonâncias: uma problematização da educação no sistema socioeducativo
Santos, Mariana da Silva [UNIFESP]
Poder disciplinar
Medida socioeducativa
Privação de liberdade
Professor
title_short Tecer dissonâncias: uma problematização da educação no sistema socioeducativo
title_full Tecer dissonâncias: uma problematização da educação no sistema socioeducativo
title_fullStr Tecer dissonâncias: uma problematização da educação no sistema socioeducativo
title_full_unstemmed Tecer dissonâncias: uma problematização da educação no sistema socioeducativo
title_sort Tecer dissonâncias: uma problematização da educação no sistema socioeducativo
author Santos, Mariana da Silva [UNIFESP]
author_facet Santos, Mariana da Silva [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/5589093016557658
http://lattes.cnpq.br/6197710405118626
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mariana da Silva [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Poder disciplinar
Medida socioeducativa
Privação de liberdade
Professor
topic Poder disciplinar
Medida socioeducativa
Privação de liberdade
Professor
description O objetivo desta pesquisa é investigar as relações de poder que permeiam o processo educativo que se desenrola em ambientes de cumprimento de medidas socioeducativas de privação de liberdade, em especial no estado de São Paulo. A obrigatoriedade da educação em tais espaços busca moldar subjetividades cerceadas pela docilização e controle que, através da disciplina, almejam atingir consonâncias sistêmicas. Entretanto, a hipótese sustentada por esta dissertação é a de que professoras/es e educadoras/es têm potencializado o espaço das salas de aula das unidades de internação em ambientes de produção de subjetividades dissidentes das subjetividades delinquentes objetivadas pelo sistema de justiça, fazendo emergir possibilidades outras de subjetivação. Para tanto, foram entrevistados oito professores/as e educadores/as que atuaram em unidades de internação do sistema socioeducativo paulista. A análise e interpretação dos achados foram realizadas com base nos escritos de Michel Foucault (2006, 2010, 2015a, 2015b, 2019) e Judith Butler (2019a, 2019b) no que tangem à construção de uma sociedade disciplinar moldada segundo os interesses capitalistas e burgueses, criando classes sub-humanas em busca de sua perpetuação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-12T17:12:34Z
2022-09-12T17:12:34Z
2022-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Mariana da Silva. Tecer dissonâncias: uma problematização da educação no sistema socioeducativo. 2022. 135 p. Dissertação de Mestrado em Educação – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65528
identifier_str_mv SANTOS, Mariana da Silva. Tecer dissonâncias: uma problematização da educação no sistema socioeducativo. 2022. 135 p. Dissertação de Mestrado em Educação – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 137 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268287268159488