Tecer dissonâncias: uma problematização da educação no sistema socioeducativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65528 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é investigar as relações de poder que permeiam o processo educativo que se desenrola em ambientes de cumprimento de medidas socioeducativas de privação de liberdade, em especial no estado de São Paulo. A obrigatoriedade da educação em tais espaços busca moldar subjetividades cerceadas pela docilização e controle que, através da disciplina, almejam atingir consonâncias sistêmicas. Entretanto, a hipótese sustentada por esta dissertação é a de que professoras/es e educadoras/es têm potencializado o espaço das salas de aula das unidades de internação em ambientes de produção de subjetividades dissidentes das subjetividades delinquentes objetivadas pelo sistema de justiça, fazendo emergir possibilidades outras de subjetivação. Para tanto, foram entrevistados oito professores/as e educadores/as que atuaram em unidades de internação do sistema socioeducativo paulista. A análise e interpretação dos achados foram realizadas com base nos escritos de Michel Foucault (2006, 2010, 2015a, 2015b, 2019) e Judith Butler (2019a, 2019b) no que tangem à construção de uma sociedade disciplinar moldada segundo os interesses capitalistas e burgueses, criando classes sub-humanas em busca de sua perpetuação. |
id |
UFSP_fc469f9183954fe329574104415f45bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/65528 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Tecer dissonâncias: uma problematização da educação no sistema socioeducativoPoder disciplinarMedida socioeducativaPrivação de liberdadeProfessorO objetivo desta pesquisa é investigar as relações de poder que permeiam o processo educativo que se desenrola em ambientes de cumprimento de medidas socioeducativas de privação de liberdade, em especial no estado de São Paulo. A obrigatoriedade da educação em tais espaços busca moldar subjetividades cerceadas pela docilização e controle que, através da disciplina, almejam atingir consonâncias sistêmicas. Entretanto, a hipótese sustentada por esta dissertação é a de que professoras/es e educadoras/es têm potencializado o espaço das salas de aula das unidades de internação em ambientes de produção de subjetividades dissidentes das subjetividades delinquentes objetivadas pelo sistema de justiça, fazendo emergir possibilidades outras de subjetivação. Para tanto, foram entrevistados oito professores/as e educadores/as que atuaram em unidades de internação do sistema socioeducativo paulista. A análise e interpretação dos achados foram realizadas com base nos escritos de Michel Foucault (2006, 2010, 2015a, 2015b, 2019) e Judith Butler (2019a, 2019b) no que tangem à construção de uma sociedade disciplinar moldada segundo os interesses capitalistas e burgueses, criando classes sub-humanas em busca de sua perpetuação.The aim of this research is to investigate relations of power that surround the educational process that takes place in juvenile system in deprivation of liberty environments, especially in the state of São Paulo. The mandatory education in those spaces aims to pattern subjectivities scrimped by docilization and control that through discipline tries to reach systemic consonances. However, the hypothesis supported by this dissertation is that teachers and educators have been turning the juvenile system’s classrooms into places where dissident subjectivities might be built in order to create new possibilities of subjectivation other than the ones aimed by the justice system. Therefore, eight teachers and educators that had worked in deprivation of liberty units from São Paulo’s juvenile system were interview. The analysis and data interpretation were done based on Michel Foucault’s (2006, 2010, 2015a, 2015b, 2019) and Judith Butler’s (2019a, 2019b) researches in what reaches the building of a disciplinary society framed in order to achieve capitalists and burgoise interests, which creates sub-human classes in search of its perpetuation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88887484128/2020-00Universidade Federal de São PauloCarvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/5589093016557658http://lattes.cnpq.br/6197710405118626Santos, Mariana da Silva [UNIFESP]2022-09-12T17:12:34Z2022-09-12T17:12:34Z2022-07-27info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion137 f.application/pdfSANTOS, Mariana da Silva. Tecer dissonâncias: uma problematização da educação no sistema socioeducativo. 2022. 135 p. Dissertação de Mestrado em Educação – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65528porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-11T22:17:52Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/65528Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-11T22:17:52Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecer dissonâncias: uma problematização da educação no sistema socioeducativo |
title |
Tecer dissonâncias: uma problematização da educação no sistema socioeducativo |
spellingShingle |
Tecer dissonâncias: uma problematização da educação no sistema socioeducativo Santos, Mariana da Silva [UNIFESP] Poder disciplinar Medida socioeducativa Privação de liberdade Professor |
title_short |
Tecer dissonâncias: uma problematização da educação no sistema socioeducativo |
title_full |
Tecer dissonâncias: uma problematização da educação no sistema socioeducativo |
title_fullStr |
Tecer dissonâncias: uma problematização da educação no sistema socioeducativo |
title_full_unstemmed |
Tecer dissonâncias: uma problematização da educação no sistema socioeducativo |
title_sort |
Tecer dissonâncias: uma problematização da educação no sistema socioeducativo |
author |
Santos, Mariana da Silva [UNIFESP] |
author_facet |
Santos, Mariana da Silva [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Alexandre Filordi de [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/5589093016557658 http://lattes.cnpq.br/6197710405118626 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Mariana da Silva [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Poder disciplinar Medida socioeducativa Privação de liberdade Professor |
topic |
Poder disciplinar Medida socioeducativa Privação de liberdade Professor |
description |
O objetivo desta pesquisa é investigar as relações de poder que permeiam o processo educativo que se desenrola em ambientes de cumprimento de medidas socioeducativas de privação de liberdade, em especial no estado de São Paulo. A obrigatoriedade da educação em tais espaços busca moldar subjetividades cerceadas pela docilização e controle que, através da disciplina, almejam atingir consonâncias sistêmicas. Entretanto, a hipótese sustentada por esta dissertação é a de que professoras/es e educadoras/es têm potencializado o espaço das salas de aula das unidades de internação em ambientes de produção de subjetividades dissidentes das subjetividades delinquentes objetivadas pelo sistema de justiça, fazendo emergir possibilidades outras de subjetivação. Para tanto, foram entrevistados oito professores/as e educadores/as que atuaram em unidades de internação do sistema socioeducativo paulista. A análise e interpretação dos achados foram realizadas com base nos escritos de Michel Foucault (2006, 2010, 2015a, 2015b, 2019) e Judith Butler (2019a, 2019b) no que tangem à construção de uma sociedade disciplinar moldada segundo os interesses capitalistas e burgueses, criando classes sub-humanas em busca de sua perpetuação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-12T17:12:34Z 2022-09-12T17:12:34Z 2022-07-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Mariana da Silva. Tecer dissonâncias: uma problematização da educação no sistema socioeducativo. 2022. 135 p. Dissertação de Mestrado em Educação – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022. https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65528 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Mariana da Silva. Tecer dissonâncias: uma problematização da educação no sistema socioeducativo. 2022. 135 p. Dissertação de Mestrado em Educação – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022. |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65528 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
137 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268287268159488 |