Significados Construídos acerca das Instituições Socioeducativas: Entre o Imaginado e o Vivido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padovani,Andréa Sandoval
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ristum,Marilena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000300609
Resumo: Resumo Este trabalho teve por objetivo compreender como adolescentes autores de ato infracional, cumprindo medida socioeducativa de internação, significam a internação. Utilizou-se, como aporte teórico, a Psicologia Histórico-Cultural, que concebe a construção social da pessoa em uma relação dialética. A fotovoz foi o instrumento utilizado para a coleta de dados, tendo sido solicitado que fotografassem o que percebiam como significativo. Após a revelação das fotos, foram realizados encontros nos quais os adolescentes puderam falar sobre as imagens. Os resultados destacam a visão dos adolescentes sobre o julgamento social a respeito das unidades de internação e dos adolescentes que dela fazem parte. A análise permitiu perceber que existe uma tentativa, por parte desses sujeitos, de modificar os significados construídos acerca dessas instituições e, consequentemente, minimizar o preconceito imposto pela sociedade. Essa mudança pode ser um dos caminhos possíveis para que o adolescente venha a estabelecer um convívio social distanciado da vivência infracional.
id USF-1_126f945d9968fdd70488cb89a686fac0
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712016000300609
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Significados Construídos acerca das Instituições Socioeducativas: Entre o Imaginado e o Vividoadolescênciamedidas socioeducativasprivação de liberdadesignificados-sentidosfotovozResumo Este trabalho teve por objetivo compreender como adolescentes autores de ato infracional, cumprindo medida socioeducativa de internação, significam a internação. Utilizou-se, como aporte teórico, a Psicologia Histórico-Cultural, que concebe a construção social da pessoa em uma relação dialética. A fotovoz foi o instrumento utilizado para a coleta de dados, tendo sido solicitado que fotografassem o que percebiam como significativo. Após a revelação das fotos, foram realizados encontros nos quais os adolescentes puderam falar sobre as imagens. Os resultados destacam a visão dos adolescentes sobre o julgamento social a respeito das unidades de internação e dos adolescentes que dela fazem parte. A análise permitiu perceber que existe uma tentativa, por parte desses sujeitos, de modificar os significados construídos acerca dessas instituições e, consequentemente, minimizar o preconceito imposto pela sociedade. Essa mudança pode ser um dos caminhos possíveis para que o adolescente venha a estabelecer um convívio social distanciado da vivência infracional.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000300609Psico-USF v.21 n.3 2016reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/1413-82712016210314info:eu-repo/semantics/openAccessPadovani,Andréa SandovalRistum,Marilenapor2017-05-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712016000300609Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2017-05-10T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Significados Construídos acerca das Instituições Socioeducativas: Entre o Imaginado e o Vivido
title Significados Construídos acerca das Instituições Socioeducativas: Entre o Imaginado e o Vivido
spellingShingle Significados Construídos acerca das Instituições Socioeducativas: Entre o Imaginado e o Vivido
Padovani,Andréa Sandoval
adolescência
medidas socioeducativas
privação de liberdade
significados-sentidos
fotovoz
title_short Significados Construídos acerca das Instituições Socioeducativas: Entre o Imaginado e o Vivido
title_full Significados Construídos acerca das Instituições Socioeducativas: Entre o Imaginado e o Vivido
title_fullStr Significados Construídos acerca das Instituições Socioeducativas: Entre o Imaginado e o Vivido
title_full_unstemmed Significados Construídos acerca das Instituições Socioeducativas: Entre o Imaginado e o Vivido
title_sort Significados Construídos acerca das Instituições Socioeducativas: Entre o Imaginado e o Vivido
author Padovani,Andréa Sandoval
author_facet Padovani,Andréa Sandoval
Ristum,Marilena
author_role author
author2 Ristum,Marilena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Padovani,Andréa Sandoval
Ristum,Marilena
dc.subject.por.fl_str_mv adolescência
medidas socioeducativas
privação de liberdade
significados-sentidos
fotovoz
topic adolescência
medidas socioeducativas
privação de liberdade
significados-sentidos
fotovoz
description Resumo Este trabalho teve por objetivo compreender como adolescentes autores de ato infracional, cumprindo medida socioeducativa de internação, significam a internação. Utilizou-se, como aporte teórico, a Psicologia Histórico-Cultural, que concebe a construção social da pessoa em uma relação dialética. A fotovoz foi o instrumento utilizado para a coleta de dados, tendo sido solicitado que fotografassem o que percebiam como significativo. Após a revelação das fotos, foram realizados encontros nos quais os adolescentes puderam falar sobre as imagens. Os resultados destacam a visão dos adolescentes sobre o julgamento social a respeito das unidades de internação e dos adolescentes que dela fazem parte. A análise permitiu perceber que existe uma tentativa, por parte desses sujeitos, de modificar os significados construídos acerca dessas instituições e, consequentemente, minimizar o preconceito imposto pela sociedade. Essa mudança pode ser um dos caminhos possíveis para que o adolescente venha a estabelecer um convívio social distanciado da vivência infracional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000300609
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000300609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1413-82712016210314
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.21 n.3 2016
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937787985362944