A cultura escolar como objeto histórico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39195 |
Resumo: | O artigo tem como escopo a cultura escolar como objeto histórico. Demonstra que a cultura escolar não pode ser estudada sem o exame preciso das relações conflituosas ou pacíficas que ela mantém, a cada período de sua história, com o conjunto das culturas que lhe são contempo- râneas. A cultura escolar é descrita como um conjunto de normas que definem conhecimentos a ensinar e condutas a inculcar, e um conjunto de práticas que permitem a transmissão desses conhecimentos e a incorporação desses comportamentos. O trabalho é circunscrito ao período moderno e contemporâneo, período compreendido entre os séculos XVI e XIX. O texto é desen- volvido segundo três eixos, perspectivas interessantes para se entender a cultura escolar como objeto histórico: interessar-se pelas normas e pelas finalidades que regem a escola; avaliar o papel desempenhado pela profissionalização do trabalho do educador; interessar-se pela análise dos conteúdos ensinados e das práticas escolares. |
id |
UFSP_ff1ba2e09ed9f775181a67c25fa14073 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/39195 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
A cultura escolar como objeto históricoHistória da escolaCultura escolarNormas e finalidades da escolaProfissionalização do educadorConteúdos do ensinoPráticas escolaresO artigo tem como escopo a cultura escolar como objeto histórico. Demonstra que a cultura escolar não pode ser estudada sem o exame preciso das relações conflituosas ou pacíficas que ela mantém, a cada período de sua história, com o conjunto das culturas que lhe são contempo- râneas. A cultura escolar é descrita como um conjunto de normas que definem conhecimentos a ensinar e condutas a inculcar, e um conjunto de práticas que permitem a transmissão desses conhecimentos e a incorporação desses comportamentos. O trabalho é circunscrito ao período moderno e contemporâneo, período compreendido entre os séculos XVI e XIX. O texto é desen- volvido segundo três eixos, perspectivas interessantes para se entender a cultura escolar como objeto histórico: interessar-se pelas normas e pelas finalidades que regem a escola; avaliar o papel desempenhado pela profissionalização do trabalho do educador; interessar-se pela análise dos conteúdos ensinados e das práticas escolares.Sociedade Brasileira de História da Educação2016-04-20T19:44:37Z2016-04-20T19:44:37Z2001-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfwww.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/download/273/281JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-43, 2001.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39195porinfo:eu-repo/semantics/openAccessJulia, Dominiquereponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-09T01:56:01Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/39195Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-09T01:56:01Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cultura escolar como objeto histórico |
title |
A cultura escolar como objeto histórico |
spellingShingle |
A cultura escolar como objeto histórico Julia, Dominique História da escola Cultura escolar Normas e finalidades da escola Profissionalização do educador Conteúdos do ensino Práticas escolares |
title_short |
A cultura escolar como objeto histórico |
title_full |
A cultura escolar como objeto histórico |
title_fullStr |
A cultura escolar como objeto histórico |
title_full_unstemmed |
A cultura escolar como objeto histórico |
title_sort |
A cultura escolar como objeto histórico |
author |
Julia, Dominique |
author_facet |
Julia, Dominique |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Julia, Dominique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da escola Cultura escolar Normas e finalidades da escola Profissionalização do educador Conteúdos do ensino Práticas escolares |
topic |
História da escola Cultura escolar Normas e finalidades da escola Profissionalização do educador Conteúdos do ensino Práticas escolares |
description |
O artigo tem como escopo a cultura escolar como objeto histórico. Demonstra que a cultura escolar não pode ser estudada sem o exame preciso das relações conflituosas ou pacíficas que ela mantém, a cada período de sua história, com o conjunto das culturas que lhe são contempo- râneas. A cultura escolar é descrita como um conjunto de normas que definem conhecimentos a ensinar e condutas a inculcar, e um conjunto de práticas que permitem a transmissão desses conhecimentos e a incorporação desses comportamentos. O trabalho é circunscrito ao período moderno e contemporâneo, período compreendido entre os séculos XVI e XIX. O texto é desen- volvido segundo três eixos, perspectivas interessantes para se entender a cultura escolar como objeto histórico: interessar-se pelas normas e pelas finalidades que regem a escola; avaliar o papel desempenhado pela profissionalização do trabalho do educador; interessar-se pela análise dos conteúdos ensinados e das práticas escolares. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-06 2016-04-20T19:44:37Z 2016-04-20T19:44:37Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/download/273/281 JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-43, 2001. http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39195 |
identifier_str_mv |
www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/download/273/281 JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-43, 2001. |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39195 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268447522029568 |