Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238485 |
Resumo: | JESUS, Danielle Sousa de. Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912).. 2021. 97 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.O original desta dissertação encontra-se depositada na BU da UFMA - https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3581 |
id |
UFSC_0959f73256c091fa4fb8a2c17de15de8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/238485 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912)Ensino de DesenhoGrupo EscolarHistória da educação matemáticaFinalidades educativasJESUS, Danielle Sousa de. Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912).. 2021. 97 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.O original desta dissertação encontra-se depositada na BU da UFMA - https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3581Este estudo teve por objetivo caracterizar as finalidades da matéria Desenho nos Grupos Escolares de São Luís - MA, no período compreendido entre 1903 e 1912. O recorte temporal inicial foi delimitado pelo marco da autorização de criação dos Grupos Escolares no Estado, iniciado pela capital maranhense em 1903. O recorte final situa-se em 1912, ano em que se constata uma ausência desses grupos na capital maranhense. Nesse contexto, faz gerar a pergunta desta pesquisa: quais as finalidades do ensino de Desenho nos Grupos Escolares de São Luís (1903-1912)? Deste modo, pesquisar sobre as finalidades do Desenho nos Grupos Escolares, buscando o entendimento das práticas escolares e de como foram pensados e organizados oficialmente as concepções e os instrumentos pedagógicos indicados nos documentos oficiais, é essencial para uma escrita da história da educação matemática na capital maranhense. Logo, a fim de compreender quais finalidades para a matéria Desenho estiveram postas nos Grupos Escolares de São Luís e como elas se caracterizam, foram localizados e examinados documentos oficiais configurados nos Regulamentos, Regimentos, Programas de ensino, Relatórios, Mensagens, Leis, Decretos, além de Revistas e Jornais. O estudo foi desenvolvido na perspectiva histórica de análise documental, utilizando os estudos da história cultural, considerando as obras de Roger Chartier (2002) e Dominique Julia (2001), e história das disciplinas escolares de André Chervel (1990), além das ideias de Valente (2007, 2008, 2010, 2013), Silva (2011, 2017) e Guimarães (2017) acerca da história da educação matemática, Grupos Escolares no Maranhão e Desenho nas Escolas Primárias, respectivamente. A coleta das fontes deu-se no Arquivo Público do Maranhão, Biblioteca Pública Benedito Leite, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Casa de Cultura Josué Montello, Biblioteca Assis Chateaubrian, Biblioteca Ferreira Gullar, Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, Biblioteca Rosa Castro, Biblioteca Astolfo Marques, Inspeção Escolar da Secretaria Estadual de Educação, Inspeção Escolar da Secretaria Municipal de Educação e acervos digitais das Biblioteca Nacional e Biblioteca Pública Benedito Leite. Em termos de conclusão, o ensino de Desenho era elemento presente na cultura escolar do Grupo Escolar e tinha como finalidades desenvolver a observação, percepção e criatividade das crianças, a prática de educar o olho e a mão e auxiliar outras matérias do curso primário dos Grupos Escolares, atuando como um instrumento facilitador na compreensão de representações e linguagens. As indicações metodológicas destinadas ao ensino desse saber relacionavam-se com o uso do método de ensino intuitivo. Em relação aos conteúdos, estavam postos de maneira gradual, ministrados de forma sucessiva e em progressão de graus de dificuldade para cada ano.Guimarães, Marcos DenilsonJesus, Danielle Souza2022-08-26T17:56:58Z2022-08-26T17:56:58Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfJESUS, Danielle Sousa de. Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912).. 2021. 97 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238485porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-26T17:58:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/238485Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-26T17:58:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912) |
title |
Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912) |
spellingShingle |
Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912) Jesus, Danielle Souza Ensino de Desenho Grupo Escolar História da educação matemática Finalidades educativas |
title_short |
Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912) |
title_full |
Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912) |
title_fullStr |
Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912) |
title_full_unstemmed |
Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912) |
title_sort |
Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912) |
author |
Jesus, Danielle Souza |
author_facet |
Jesus, Danielle Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guimarães, Marcos Denilson |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Danielle Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Desenho Grupo Escolar História da educação matemática Finalidades educativas |
topic |
Ensino de Desenho Grupo Escolar História da educação matemática Finalidades educativas |
description |
JESUS, Danielle Sousa de. Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912).. 2021. 97 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.O original desta dissertação encontra-se depositada na BU da UFMA - https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3581 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-08-26T17:56:58Z 2022-08-26T17:56:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
JESUS, Danielle Sousa de. Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912).. 2021. 97 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238485 |
identifier_str_mv |
JESUS, Danielle Sousa de. Uma história dos grupos escolares de São Luís a partir das finalidades do ensino de desenho (1903-1912).. 2021. 97 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652132061020160 |