DA LEITURA ESCOLARIZADA À BIBLIOTECA INTERIOR: UM PERCURSO DIDÁTICO E AFETIVO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9709 |
Resumo: | Este artigo se debruçará sobre as categorias de texto do leitor (BAYARD apud ROUXEL, 2012), interleitura (BELLEMIN-NOËL, 2001) e biblioteca interior (BAYARD, 2007) para analisar diários de leitura de três turmas de sétimo ano de uma instituição pública federal. Partindo do princípio de que a leitura é um processo associativo por excelência, em que o conhecimento prévio do leitor é determinante para a construção de sentidos, pretendemos mostrar como o trabalho pedagógico sistemático voltado para a criação de uma rede de referências literárias coletivas torna-se ponte não só para o desenvolvimento da competência leitora, como também para o estabelecimento de uma relação afetiva com a leitura literária. |
id |
UFT-4_0c614da32c9cda22dc95f8433b18364b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/9709 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
DA LEITURA ESCOLARIZADA À BIBLIOTECA INTERIOR: UM PERCURSO DIDÁTICO E AFETIVOEste artigo se debruçará sobre as categorias de texto do leitor (BAYARD apud ROUXEL, 2012), interleitura (BELLEMIN-NOËL, 2001) e biblioteca interior (BAYARD, 2007) para analisar diários de leitura de três turmas de sétimo ano de uma instituição pública federal. Partindo do princípio de que a leitura é um processo associativo por excelência, em que o conhecimento prévio do leitor é determinante para a construção de sentidos, pretendemos mostrar como o trabalho pedagógico sistemático voltado para a criação de uma rede de referências literárias coletivas torna-se ponte não só para o desenvolvimento da competência leitora, como também para o estabelecimento de uma relação afetiva com a leitura literária.Universidade Federal do Norte do Tocantins2021-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/970910.20873/uft2179-3948.2020v11n3p75-102EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 75-1022179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9709/18408Copyright (c) 2021 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Raquel Cristina de Souza e2023-12-19T19:40:09Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/9709Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-19T19:40:09EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DA LEITURA ESCOLARIZADA À BIBLIOTECA INTERIOR: UM PERCURSO DIDÁTICO E AFETIVO |
title |
DA LEITURA ESCOLARIZADA À BIBLIOTECA INTERIOR: UM PERCURSO DIDÁTICO E AFETIVO |
spellingShingle |
DA LEITURA ESCOLARIZADA À BIBLIOTECA INTERIOR: UM PERCURSO DIDÁTICO E AFETIVO Souza, Raquel Cristina de Souza e |
title_short |
DA LEITURA ESCOLARIZADA À BIBLIOTECA INTERIOR: UM PERCURSO DIDÁTICO E AFETIVO |
title_full |
DA LEITURA ESCOLARIZADA À BIBLIOTECA INTERIOR: UM PERCURSO DIDÁTICO E AFETIVO |
title_fullStr |
DA LEITURA ESCOLARIZADA À BIBLIOTECA INTERIOR: UM PERCURSO DIDÁTICO E AFETIVO |
title_full_unstemmed |
DA LEITURA ESCOLARIZADA À BIBLIOTECA INTERIOR: UM PERCURSO DIDÁTICO E AFETIVO |
title_sort |
DA LEITURA ESCOLARIZADA À BIBLIOTECA INTERIOR: UM PERCURSO DIDÁTICO E AFETIVO |
author |
Souza, Raquel Cristina de Souza e |
author_facet |
Souza, Raquel Cristina de Souza e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Raquel Cristina de Souza e |
description |
Este artigo se debruçará sobre as categorias de texto do leitor (BAYARD apud ROUXEL, 2012), interleitura (BELLEMIN-NOËL, 2001) e biblioteca interior (BAYARD, 2007) para analisar diários de leitura de três turmas de sétimo ano de uma instituição pública federal. Partindo do princípio de que a leitura é um processo associativo por excelência, em que o conhecimento prévio do leitor é determinante para a construção de sentidos, pretendemos mostrar como o trabalho pedagógico sistemático voltado para a criação de uma rede de referências literárias coletivas torna-se ponte não só para o desenvolvimento da competência leitora, como também para o estabelecimento de uma relação afetiva com a leitura literária. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9709 10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p75-102 |
url |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9709 |
identifier_str_mv |
10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p75-102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9709/18408 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 EntreLetras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 EntreLetras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 75-102 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br |
_version_ |
1808458994623184896 |