DA LEITURA ESCOLARIZADA À BIBLIOTECA INTERIOR: UM PERCURSO DIDÁTICO E AFETIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Raquel Cristina de Souza e
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9709
Resumo: Este artigo se debruçará sobre as categorias de texto do leitor (BAYARD apud ROUXEL, 2012), interleitura (BELLEMIN-NOËL, 2001) e biblioteca interior (BAYARD, 2007) para analisar diários de leitura de três turmas de sétimo ano de uma instituição pública federal. Partindo do princípio de que a leitura é um processo associativo por excelência, em que o conhecimento prévio do leitor é determinante para a construção de sentidos, pretendemos mostrar como o trabalho pedagógico sistemático voltado para a criação de uma rede de referências literárias coletivas torna-se ponte não só para o desenvolvimento da competência leitora, como também para o estabelecimento de uma relação afetiva com a leitura literária.
id UFT-4_0c614da32c9cda22dc95f8433b18364b
oai_identifier_str oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/9709
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling DA LEITURA ESCOLARIZADA À BIBLIOTECA INTERIOR: UM PERCURSO DIDÁTICO E AFETIVOEste artigo se debruçará sobre as categorias de texto do leitor (BAYARD apud ROUXEL, 2012), interleitura (BELLEMIN-NOËL, 2001) e biblioteca interior (BAYARD, 2007) para analisar diários de leitura de três turmas de sétimo ano de uma instituição pública federal. Partindo do princípio de que a leitura é um processo associativo por excelência, em que o conhecimento prévio do leitor é determinante para a construção de sentidos, pretendemos mostrar como o trabalho pedagógico sistemático voltado para a criação de uma rede de referências literárias coletivas torna-se ponte não só para o desenvolvimento da competência leitora, como também para o estabelecimento de uma relação afetiva com a leitura literária.Universidade Federal do Norte do Tocantins2021-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/970910.20873/uft2179-3948.2020v11n3p75-102EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 75-1022179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9709/18408Copyright (c) 2021 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Raquel Cristina de Souza e2023-12-19T19:40:09Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/9709Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-19T19:40:09EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv DA LEITURA ESCOLARIZADA À BIBLIOTECA INTERIOR: UM PERCURSO DIDÁTICO E AFETIVO
title DA LEITURA ESCOLARIZADA À BIBLIOTECA INTERIOR: UM PERCURSO DIDÁTICO E AFETIVO
spellingShingle DA LEITURA ESCOLARIZADA À BIBLIOTECA INTERIOR: UM PERCURSO DIDÁTICO E AFETIVO
Souza, Raquel Cristina de Souza e
title_short DA LEITURA ESCOLARIZADA À BIBLIOTECA INTERIOR: UM PERCURSO DIDÁTICO E AFETIVO
title_full DA LEITURA ESCOLARIZADA À BIBLIOTECA INTERIOR: UM PERCURSO DIDÁTICO E AFETIVO
title_fullStr DA LEITURA ESCOLARIZADA À BIBLIOTECA INTERIOR: UM PERCURSO DIDÁTICO E AFETIVO
title_full_unstemmed DA LEITURA ESCOLARIZADA À BIBLIOTECA INTERIOR: UM PERCURSO DIDÁTICO E AFETIVO
title_sort DA LEITURA ESCOLARIZADA À BIBLIOTECA INTERIOR: UM PERCURSO DIDÁTICO E AFETIVO
author Souza, Raquel Cristina de Souza e
author_facet Souza, Raquel Cristina de Souza e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Raquel Cristina de Souza e
description Este artigo se debruçará sobre as categorias de texto do leitor (BAYARD apud ROUXEL, 2012), interleitura (BELLEMIN-NOËL, 2001) e biblioteca interior (BAYARD, 2007) para analisar diários de leitura de três turmas de sétimo ano de uma instituição pública federal. Partindo do princípio de que a leitura é um processo associativo por excelência, em que o conhecimento prévio do leitor é determinante para a construção de sentidos, pretendemos mostrar como o trabalho pedagógico sistemático voltado para a criação de uma rede de referências literárias coletivas torna-se ponte não só para o desenvolvimento da competência leitora, como também para o estabelecimento de uma relação afetiva com a leitura literária.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9709
10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p75-102
url https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9709
identifier_str_mv 10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p75-102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/9709/18408
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 EntreLetras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 EntreLetras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 75-102
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br
_version_ 1808458994623184896