A MEMÓRIA NA SALA DE AULA:: O GÊNERO DIÁRIO ÍNTIMO E A (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Francis Paula Correa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2998
Resumo: Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a construção da identidade a partir do gênero discursivo “diário íntimo” e, consequentemente, os processos de reconhecimento do indivíduo em relação à própria sociedade. A elaboração dos diários, após a leitura da obra “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus, busca compreender a forma como o educando assume uma postura ativa, reflexiva e crítica a respeito dos temas e gênero abordados para então discutir sobre si mesmo e as transformações em que está inserido. Palavras-chave: análise do discurso; gêneros discursivos; diário íntimo; memória e identidade.   Abstract: The aim of this paper is to analyze the construction of identity from the discursive genre "diary" and hence the individual's recognition processes in relation to society itself. The preparation of the daily, after the reading of the work "Quarto de despejo," Carolina Maria de Jesus, seeks to understand how the student takes an active approach, reflective and critical themes and gender addressed to then discuss about the student itself and the transformations in which it appears. Keywords: discurse analysis; discursive genres; intimate daily; memory and identity.  
id UFT-4_18c13e96d130fbd2f16f6fba8bfc441b
oai_identifier_str oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/2998
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling A MEMÓRIA NA SALA DE AULA:: O GÊNERO DIÁRIO ÍNTIMO E A (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADEResumo: O objetivo deste artigo é analisar a construção da identidade a partir do gênero discursivo “diário íntimo” e, consequentemente, os processos de reconhecimento do indivíduo em relação à própria sociedade. A elaboração dos diários, após a leitura da obra “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus, busca compreender a forma como o educando assume uma postura ativa, reflexiva e crítica a respeito dos temas e gênero abordados para então discutir sobre si mesmo e as transformações em que está inserido. Palavras-chave: análise do discurso; gêneros discursivos; diário íntimo; memória e identidade.   Abstract: The aim of this paper is to analyze the construction of identity from the discursive genre "diary" and hence the individual's recognition processes in relation to society itself. The preparation of the daily, after the reading of the work "Quarto de despejo," Carolina Maria de Jesus, seeks to understand how the student takes an active approach, reflective and critical themes and gender addressed to then discuss about the student itself and the transformations in which it appears. Keywords: discurse analysis; discursive genres; intimate daily; memory and identity.  Universidade Federal do Norte do Tocantins2017-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2998EntreLetras; v. 7 n. 2 (2016): Dossiê Semiótica e Ensino; 60 - 742179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2998/9480Copyright (c) 2017 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Francis Paula Correa2017-02-10T00:26:49Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/2998Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2017-02-10T00:26:49EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv A MEMÓRIA NA SALA DE AULA:: O GÊNERO DIÁRIO ÍNTIMO E A (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE
title A MEMÓRIA NA SALA DE AULA:: O GÊNERO DIÁRIO ÍNTIMO E A (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE
spellingShingle A MEMÓRIA NA SALA DE AULA:: O GÊNERO DIÁRIO ÍNTIMO E A (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE
Duarte, Francis Paula Correa
title_short A MEMÓRIA NA SALA DE AULA:: O GÊNERO DIÁRIO ÍNTIMO E A (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE
title_full A MEMÓRIA NA SALA DE AULA:: O GÊNERO DIÁRIO ÍNTIMO E A (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE
title_fullStr A MEMÓRIA NA SALA DE AULA:: O GÊNERO DIÁRIO ÍNTIMO E A (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE
title_full_unstemmed A MEMÓRIA NA SALA DE AULA:: O GÊNERO DIÁRIO ÍNTIMO E A (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE
title_sort A MEMÓRIA NA SALA DE AULA:: O GÊNERO DIÁRIO ÍNTIMO E A (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE
author Duarte, Francis Paula Correa
author_facet Duarte, Francis Paula Correa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Francis Paula Correa
description Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a construção da identidade a partir do gênero discursivo “diário íntimo” e, consequentemente, os processos de reconhecimento do indivíduo em relação à própria sociedade. A elaboração dos diários, após a leitura da obra “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus, busca compreender a forma como o educando assume uma postura ativa, reflexiva e crítica a respeito dos temas e gênero abordados para então discutir sobre si mesmo e as transformações em que está inserido. Palavras-chave: análise do discurso; gêneros discursivos; diário íntimo; memória e identidade.   Abstract: The aim of this paper is to analyze the construction of identity from the discursive genre "diary" and hence the individual's recognition processes in relation to society itself. The preparation of the daily, after the reading of the work "Quarto de despejo," Carolina Maria de Jesus, seeks to understand how the student takes an active approach, reflective and critical themes and gender addressed to then discuss about the student itself and the transformations in which it appears. Keywords: discurse analysis; discursive genres; intimate daily; memory and identity.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2998
url https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2998/9480
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 EntreLetras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 EntreLetras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 7 n. 2 (2016): Dossiê Semiótica e Ensino; 60 - 74
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br
_version_ 1808458993557831680