LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LDLP) E O LETRAMENTO LITERÁRIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/885 |
Resumo: | Este artigo analisa atividades de leitura num livro didático de Língua Portuguesa de 6º ao 9ºano do Ensino Fundamental. Partindo dos conceitos de leitura, literatura e letramentoliterário, constatamos o conceito adotado, verificando se as reflexões teóricas de letramentoliterário têm sido incorporadas no livro didático no tocante ao ensino da leitura de textosliterários e/ou nas propostas apresentadas para a formação do leitor apto a apreciar a literatura.Para essa empreitada, utilizamos o exemplar de LDLP adotado por 84% das escolas públicasestaduais de Ensino Fundamental II da regional de P. Nacional-TO, distribuído pelo FNDEpara o triênio anterior. A coleção é voltada para os anos finais do Ensino Fundamental,denominada “Tudo é linguagem”, de autoria de Ana Borgatto, Terezinha Bertin e VeraMarchezi. Fundamentamos em estudos teóricos a respeito do tema, além de considerar osPCN de L. P. e o guia PNLD 2008. Buscamos critérios reflexivos sobre as atividades deleitura na perspectiva do letramento literário, objetivando a formação do leitor letrado ecônscio de suas idiossincrasias, relativas à experiência de fruição estética. Os resultadosdemonstram que as autoras apropriam-se parcialmente do conceito de letramento literáriovoltado para a formação de um leitor apreciador da literatura e também engajado aos textos decirculação social. Notamos que a obra necessita de algumas adequações nos volumes das duasúltimas séries, visto a incidência de textos literários reduzirem em virtude da variedade degêneros e tipologias textuais e/ou da dificuldade em associar conteúdos gramaticais maiscomplexos à temática, utilizando assim, o texto literário como pretexto ou sua fragmentaçãopara abordagem de outro conteúdo de análise linguística. |
id |
UFT-4_1ee1f01a83557a3c38af3ad570ab3068 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/885 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LDLP) E O LETRAMENTO LITERÁRIOEste artigo analisa atividades de leitura num livro didático de Língua Portuguesa de 6º ao 9ºano do Ensino Fundamental. Partindo dos conceitos de leitura, literatura e letramentoliterário, constatamos o conceito adotado, verificando se as reflexões teóricas de letramentoliterário têm sido incorporadas no livro didático no tocante ao ensino da leitura de textosliterários e/ou nas propostas apresentadas para a formação do leitor apto a apreciar a literatura.Para essa empreitada, utilizamos o exemplar de LDLP adotado por 84% das escolas públicasestaduais de Ensino Fundamental II da regional de P. Nacional-TO, distribuído pelo FNDEpara o triênio anterior. A coleção é voltada para os anos finais do Ensino Fundamental,denominada “Tudo é linguagem”, de autoria de Ana Borgatto, Terezinha Bertin e VeraMarchezi. Fundamentamos em estudos teóricos a respeito do tema, além de considerar osPCN de L. P. e o guia PNLD 2008. Buscamos critérios reflexivos sobre as atividades deleitura na perspectiva do letramento literário, objetivando a formação do leitor letrado ecônscio de suas idiossincrasias, relativas à experiência de fruição estética. Os resultadosdemonstram que as autoras apropriam-se parcialmente do conceito de letramento literáriovoltado para a formação de um leitor apreciador da literatura e também engajado aos textos decirculação social. Notamos que a obra necessita de algumas adequações nos volumes das duasúltimas séries, visto a incidência de textos literários reduzirem em virtude da variedade degêneros e tipologias textuais e/ou da dificuldade em associar conteúdos gramaticais maiscomplexos à temática, utilizando assim, o texto literário como pretexto ou sua fragmentaçãopara abordagem de outro conteúdo de análise linguística.Universidade Federal do Norte do Tocantins2014-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/885EntreLetras; v. 2 n. 2 (2011): PESQUISAS EM LINGUÍSTICA E LITERATURA2179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/885/462Pereira de Araujo, Rubenilsoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T13:31:28Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/885Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-19T13:31:28EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LDLP) E O LETRAMENTO LITERÁRIO |
title |
LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LDLP) E O LETRAMENTO LITERÁRIO |
spellingShingle |
LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LDLP) E O LETRAMENTO LITERÁRIO Pereira de Araujo, Rubenilson |
title_short |
LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LDLP) E O LETRAMENTO LITERÁRIO |
title_full |
LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LDLP) E O LETRAMENTO LITERÁRIO |
title_fullStr |
LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LDLP) E O LETRAMENTO LITERÁRIO |
title_full_unstemmed |
LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LDLP) E O LETRAMENTO LITERÁRIO |
title_sort |
LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LDLP) E O LETRAMENTO LITERÁRIO |
author |
Pereira de Araujo, Rubenilson |
author_facet |
Pereira de Araujo, Rubenilson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira de Araujo, Rubenilson |
description |
Este artigo analisa atividades de leitura num livro didático de Língua Portuguesa de 6º ao 9ºano do Ensino Fundamental. Partindo dos conceitos de leitura, literatura e letramentoliterário, constatamos o conceito adotado, verificando se as reflexões teóricas de letramentoliterário têm sido incorporadas no livro didático no tocante ao ensino da leitura de textosliterários e/ou nas propostas apresentadas para a formação do leitor apto a apreciar a literatura.Para essa empreitada, utilizamos o exemplar de LDLP adotado por 84% das escolas públicasestaduais de Ensino Fundamental II da regional de P. Nacional-TO, distribuído pelo FNDEpara o triênio anterior. A coleção é voltada para os anos finais do Ensino Fundamental,denominada “Tudo é linguagem”, de autoria de Ana Borgatto, Terezinha Bertin e VeraMarchezi. Fundamentamos em estudos teóricos a respeito do tema, além de considerar osPCN de L. P. e o guia PNLD 2008. Buscamos critérios reflexivos sobre as atividades deleitura na perspectiva do letramento literário, objetivando a formação do leitor letrado ecônscio de suas idiossincrasias, relativas à experiência de fruição estética. Os resultadosdemonstram que as autoras apropriam-se parcialmente do conceito de letramento literáriovoltado para a formação de um leitor apreciador da literatura e também engajado aos textos decirculação social. Notamos que a obra necessita de algumas adequações nos volumes das duasúltimas séries, visto a incidência de textos literários reduzirem em virtude da variedade degêneros e tipologias textuais e/ou da dificuldade em associar conteúdos gramaticais maiscomplexos à temática, utilizando assim, o texto literário como pretexto ou sua fragmentaçãopara abordagem de outro conteúdo de análise linguística. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/885 |
url |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/885 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/885/462 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 2 n. 2 (2011): PESQUISAS EM LINGUÍSTICA E LITERATURA 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br |
_version_ |
1808458992677027840 |