LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LDLP) E O LETRAMENTO LITERÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira de Araujo, Rubenilson
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/885
Resumo: Este artigo analisa atividades de leitura num livro didático de Língua Portuguesa de 6º ao 9ºano do Ensino Fundamental. Partindo dos conceitos de leitura, literatura e letramentoliterário, constatamos o conceito adotado, verificando se as reflexões teóricas de letramentoliterário têm sido incorporadas no livro didático no tocante ao ensino da leitura de textosliterários e/ou nas propostas apresentadas para a formação do leitor apto a apreciar a literatura.Para essa empreitada, utilizamos o exemplar de LDLP adotado por 84% das escolas públicasestaduais de Ensino Fundamental II da regional de P. Nacional-TO, distribuído pelo FNDEpara o triênio anterior. A coleção é voltada para os anos finais do Ensino Fundamental,denominada “Tudo é linguagem”, de autoria de Ana Borgatto, Terezinha Bertin e VeraMarchezi. Fundamentamos em estudos teóricos a respeito do tema, além de considerar osPCN de L. P. e o guia PNLD 2008. Buscamos critérios reflexivos sobre as atividades deleitura na perspectiva do letramento literário, objetivando a formação do leitor letrado ecônscio de suas idiossincrasias, relativas à experiência de fruição estética. Os resultadosdemonstram que as autoras apropriam-se parcialmente do conceito de letramento literáriovoltado para a formação de um leitor apreciador da literatura e também engajado aos textos decirculação social. Notamos que a obra necessita de algumas adequações nos volumes das duasúltimas séries, visto a incidência de textos literários reduzirem em virtude da variedade degêneros e tipologias textuais e/ou da dificuldade em associar conteúdos gramaticais maiscomplexos à temática, utilizando assim, o texto literário como pretexto ou sua fragmentaçãopara abordagem de outro conteúdo de análise linguística.
id UFT-4_1ee1f01a83557a3c38af3ad570ab3068
oai_identifier_str oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/885
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LDLP) E O LETRAMENTO LITERÁRIOEste artigo analisa atividades de leitura num livro didático de Língua Portuguesa de 6º ao 9ºano do Ensino Fundamental. Partindo dos conceitos de leitura, literatura e letramentoliterário, constatamos o conceito adotado, verificando se as reflexões teóricas de letramentoliterário têm sido incorporadas no livro didático no tocante ao ensino da leitura de textosliterários e/ou nas propostas apresentadas para a formação do leitor apto a apreciar a literatura.Para essa empreitada, utilizamos o exemplar de LDLP adotado por 84% das escolas públicasestaduais de Ensino Fundamental II da regional de P. Nacional-TO, distribuído pelo FNDEpara o triênio anterior. A coleção é voltada para os anos finais do Ensino Fundamental,denominada “Tudo é linguagem”, de autoria de Ana Borgatto, Terezinha Bertin e VeraMarchezi. Fundamentamos em estudos teóricos a respeito do tema, além de considerar osPCN de L. P. e o guia PNLD 2008. Buscamos critérios reflexivos sobre as atividades deleitura na perspectiva do letramento literário, objetivando a formação do leitor letrado ecônscio de suas idiossincrasias, relativas à experiência de fruição estética. Os resultadosdemonstram que as autoras apropriam-se parcialmente do conceito de letramento literáriovoltado para a formação de um leitor apreciador da literatura e também engajado aos textos decirculação social. Notamos que a obra necessita de algumas adequações nos volumes das duasúltimas séries, visto a incidência de textos literários reduzirem em virtude da variedade degêneros e tipologias textuais e/ou da dificuldade em associar conteúdos gramaticais maiscomplexos à temática, utilizando assim, o texto literário como pretexto ou sua fragmentaçãopara abordagem de outro conteúdo de análise linguística.Universidade Federal do Norte do Tocantins2014-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/885EntreLetras; v. 2 n. 2 (2011): PESQUISAS EM LINGUÍSTICA E LITERATURA2179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/885/462Pereira de Araujo, Rubenilsoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T13:31:28Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/885Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-19T13:31:28EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LDLP) E O LETRAMENTO LITERÁRIO
title LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LDLP) E O LETRAMENTO LITERÁRIO
spellingShingle LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LDLP) E O LETRAMENTO LITERÁRIO
Pereira de Araujo, Rubenilson
title_short LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LDLP) E O LETRAMENTO LITERÁRIO
title_full LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LDLP) E O LETRAMENTO LITERÁRIO
title_fullStr LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LDLP) E O LETRAMENTO LITERÁRIO
title_full_unstemmed LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LDLP) E O LETRAMENTO LITERÁRIO
title_sort LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LDLP) E O LETRAMENTO LITERÁRIO
author Pereira de Araujo, Rubenilson
author_facet Pereira de Araujo, Rubenilson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira de Araujo, Rubenilson
description Este artigo analisa atividades de leitura num livro didático de Língua Portuguesa de 6º ao 9ºano do Ensino Fundamental. Partindo dos conceitos de leitura, literatura e letramentoliterário, constatamos o conceito adotado, verificando se as reflexões teóricas de letramentoliterário têm sido incorporadas no livro didático no tocante ao ensino da leitura de textosliterários e/ou nas propostas apresentadas para a formação do leitor apto a apreciar a literatura.Para essa empreitada, utilizamos o exemplar de LDLP adotado por 84% das escolas públicasestaduais de Ensino Fundamental II da regional de P. Nacional-TO, distribuído pelo FNDEpara o triênio anterior. A coleção é voltada para os anos finais do Ensino Fundamental,denominada “Tudo é linguagem”, de autoria de Ana Borgatto, Terezinha Bertin e VeraMarchezi. Fundamentamos em estudos teóricos a respeito do tema, além de considerar osPCN de L. P. e o guia PNLD 2008. Buscamos critérios reflexivos sobre as atividades deleitura na perspectiva do letramento literário, objetivando a formação do leitor letrado ecônscio de suas idiossincrasias, relativas à experiência de fruição estética. Os resultadosdemonstram que as autoras apropriam-se parcialmente do conceito de letramento literáriovoltado para a formação de um leitor apreciador da literatura e também engajado aos textos decirculação social. Notamos que a obra necessita de algumas adequações nos volumes das duasúltimas séries, visto a incidência de textos literários reduzirem em virtude da variedade degêneros e tipologias textuais e/ou da dificuldade em associar conteúdos gramaticais maiscomplexos à temática, utilizando assim, o texto literário como pretexto ou sua fragmentaçãopara abordagem de outro conteúdo de análise linguística.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/885
url https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/885/462
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 2 n. 2 (2011): PESQUISAS EM LINGUÍSTICA E LITERATURA
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br
_version_ 1808458992677027840