LEITURA DO MUNDO NO RAP:: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA DE PRÁTICAS LEITORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Adriana de Araújo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Alves, Maria da Penha Casado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3159
Resumo:   Resumo: Este artigo tem como objetivo problematizar os resultados de uma experiência de ensino de leitura como ato responsivo, em sala de aula do Ensino Fundamental – 6º e 9º ano. Para tanto, elaboraram-se duas sequências didáticas com uma proposta de trabalho com a leitura, em uma perspectiva dialógica, considerando a responsividade, o exercício da contrapalavra, de canções de protesto do gênero discursivo rap. Fundamenta essa proposta as concepções de Bakhtin e o Círculo sobre gêneros discursivos, vozes sociais, responsividade e ideologia. Além disso, ancora esse trabalho concepções de leitura como prática social advindas das reflexões de Geraldi e Freire.         Palavras-chave: gênero discursivo; rap; vozes sociais; visão ideológica; sequência didática.   Abstract: This paper  aims to discuss the results of a reading teaching experience as responsive act in the classroom of 6th-9th grade elementary school -. Therefore, two didactic sequences were elaborated with a proposal to work with reading in a dialogical perspective, considering responsiveness, the exercise of counterwording of protest songs in discursive rap genre. This proposal has underlied the concepts by Bakhtin and Circle about genres, social voices, responsiveness and ideology. Furthermore, this work has anchored conceptions of reading as a social practice stemming of reflections by  Geraldi and Freire. Keywords: discursive genre; rap music; social voices; ideological vision; didactic sequence.  
id UFT-4_4123dd2641b57150d14cd022bbf11acd
oai_identifier_str oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/3159
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling LEITURA DO MUNDO NO RAP:: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA DE PRÁTICAS LEITORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL  Resumo: Este artigo tem como objetivo problematizar os resultados de uma experiência de ensino de leitura como ato responsivo, em sala de aula do Ensino Fundamental – 6º e 9º ano. Para tanto, elaboraram-se duas sequências didáticas com uma proposta de trabalho com a leitura, em uma perspectiva dialógica, considerando a responsividade, o exercício da contrapalavra, de canções de protesto do gênero discursivo rap. Fundamenta essa proposta as concepções de Bakhtin e o Círculo sobre gêneros discursivos, vozes sociais, responsividade e ideologia. Além disso, ancora esse trabalho concepções de leitura como prática social advindas das reflexões de Geraldi e Freire.         Palavras-chave: gênero discursivo; rap; vozes sociais; visão ideológica; sequência didática.   Abstract: This paper  aims to discuss the results of a reading teaching experience as responsive act in the classroom of 6th-9th grade elementary school -. Therefore, two didactic sequences were elaborated with a proposal to work with reading in a dialogical perspective, considering responsiveness, the exercise of counterwording of protest songs in discursive rap genre. This proposal has underlied the concepts by Bakhtin and Circle about genres, social voices, responsiveness and ideology. Furthermore, this work has anchored conceptions of reading as a social practice stemming of reflections by  Geraldi and Freire. Keywords: discursive genre; rap music; social voices; ideological vision; didactic sequence.  Universidade Federal do Norte do Tocantins2017-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3159EntreLetras; v. 8 n. 1 (2017): Dossiê: Estudos literários; 135 - 1582179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3159/10986Copyright (c) 2017 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoutinho, Adriana de AraújoAlves, Maria da Penha Casado2017-07-26T00:08:38Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/3159Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2017-07-26T00:08:38EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv LEITURA DO MUNDO NO RAP:: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA DE PRÁTICAS LEITORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
title LEITURA DO MUNDO NO RAP:: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA DE PRÁTICAS LEITORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle LEITURA DO MUNDO NO RAP:: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA DE PRÁTICAS LEITORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Coutinho, Adriana de Araújo
title_short LEITURA DO MUNDO NO RAP:: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA DE PRÁTICAS LEITORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full LEITURA DO MUNDO NO RAP:: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA DE PRÁTICAS LEITORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr LEITURA DO MUNDO NO RAP:: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA DE PRÁTICAS LEITORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed LEITURA DO MUNDO NO RAP:: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA DE PRÁTICAS LEITORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort LEITURA DO MUNDO NO RAP:: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA DE PRÁTICAS LEITORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
author Coutinho, Adriana de Araújo
author_facet Coutinho, Adriana de Araújo
Alves, Maria da Penha Casado
author_role author
author2 Alves, Maria da Penha Casado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Adriana de Araújo
Alves, Maria da Penha Casado
description   Resumo: Este artigo tem como objetivo problematizar os resultados de uma experiência de ensino de leitura como ato responsivo, em sala de aula do Ensino Fundamental – 6º e 9º ano. Para tanto, elaboraram-se duas sequências didáticas com uma proposta de trabalho com a leitura, em uma perspectiva dialógica, considerando a responsividade, o exercício da contrapalavra, de canções de protesto do gênero discursivo rap. Fundamenta essa proposta as concepções de Bakhtin e o Círculo sobre gêneros discursivos, vozes sociais, responsividade e ideologia. Além disso, ancora esse trabalho concepções de leitura como prática social advindas das reflexões de Geraldi e Freire.         Palavras-chave: gênero discursivo; rap; vozes sociais; visão ideológica; sequência didática.   Abstract: This paper  aims to discuss the results of a reading teaching experience as responsive act in the classroom of 6th-9th grade elementary school -. Therefore, two didactic sequences were elaborated with a proposal to work with reading in a dialogical perspective, considering responsiveness, the exercise of counterwording of protest songs in discursive rap genre. This proposal has underlied the concepts by Bakhtin and Circle about genres, social voices, responsiveness and ideology. Furthermore, this work has anchored conceptions of reading as a social practice stemming of reflections by  Geraldi and Freire. Keywords: discursive genre; rap music; social voices; ideological vision; didactic sequence.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3159
url https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3159/10986
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 EntreLetras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 EntreLetras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 8 n. 1 (2017): Dossiê: Estudos literários; 135 - 158
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br
_version_ 1808458993571463168