LEITURA DO MUNDO NO RAP:: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA DE PRÁTICAS LEITORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3159 |
Resumo: | Resumo: Este artigo tem como objetivo problematizar os resultados de uma experiência de ensino de leitura como ato responsivo, em sala de aula do Ensino Fundamental – 6º e 9º ano. Para tanto, elaboraram-se duas sequências didáticas com uma proposta de trabalho com a leitura, em uma perspectiva dialógica, considerando a responsividade, o exercício da contrapalavra, de canções de protesto do gênero discursivo rap. Fundamenta essa proposta as concepções de Bakhtin e o Círculo sobre gêneros discursivos, vozes sociais, responsividade e ideologia. Além disso, ancora esse trabalho concepções de leitura como prática social advindas das reflexões de Geraldi e Freire. Palavras-chave: gênero discursivo; rap; vozes sociais; visão ideológica; sequência didática. Abstract: This paper aims to discuss the results of a reading teaching experience as responsive act in the classroom of 6th-9th grade elementary school -. Therefore, two didactic sequences were elaborated with a proposal to work with reading in a dialogical perspective, considering responsiveness, the exercise of counterwording of protest songs in discursive rap genre. This proposal has underlied the concepts by Bakhtin and Circle about genres, social voices, responsiveness and ideology. Furthermore, this work has anchored conceptions of reading as a social practice stemming of reflections by Geraldi and Freire. Keywords: discursive genre; rap music; social voices; ideological vision; didactic sequence. |
id |
UFT-4_4123dd2641b57150d14cd022bbf11acd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/3159 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
LEITURA DO MUNDO NO RAP:: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA DE PRÁTICAS LEITORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL Resumo: Este artigo tem como objetivo problematizar os resultados de uma experiência de ensino de leitura como ato responsivo, em sala de aula do Ensino Fundamental – 6º e 9º ano. Para tanto, elaboraram-se duas sequências didáticas com uma proposta de trabalho com a leitura, em uma perspectiva dialógica, considerando a responsividade, o exercício da contrapalavra, de canções de protesto do gênero discursivo rap. Fundamenta essa proposta as concepções de Bakhtin e o Círculo sobre gêneros discursivos, vozes sociais, responsividade e ideologia. Além disso, ancora esse trabalho concepções de leitura como prática social advindas das reflexões de Geraldi e Freire. Palavras-chave: gênero discursivo; rap; vozes sociais; visão ideológica; sequência didática. Abstract: This paper aims to discuss the results of a reading teaching experience as responsive act in the classroom of 6th-9th grade elementary school -. Therefore, two didactic sequences were elaborated with a proposal to work with reading in a dialogical perspective, considering responsiveness, the exercise of counterwording of protest songs in discursive rap genre. This proposal has underlied the concepts by Bakhtin and Circle about genres, social voices, responsiveness and ideology. Furthermore, this work has anchored conceptions of reading as a social practice stemming of reflections by Geraldi and Freire. Keywords: discursive genre; rap music; social voices; ideological vision; didactic sequence. Universidade Federal do Norte do Tocantins2017-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3159EntreLetras; v. 8 n. 1 (2017): Dossiê: Estudos literários; 135 - 1582179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3159/10986Copyright (c) 2017 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoutinho, Adriana de AraújoAlves, Maria da Penha Casado2017-07-26T00:08:38Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/3159Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2017-07-26T00:08:38EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEITURA DO MUNDO NO RAP:: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA DE PRÁTICAS LEITORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
LEITURA DO MUNDO NO RAP:: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA DE PRÁTICAS LEITORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
LEITURA DO MUNDO NO RAP:: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA DE PRÁTICAS LEITORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL Coutinho, Adriana de Araújo |
title_short |
LEITURA DO MUNDO NO RAP:: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA DE PRÁTICAS LEITORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
LEITURA DO MUNDO NO RAP:: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA DE PRÁTICAS LEITORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
LEITURA DO MUNDO NO RAP:: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA DE PRÁTICAS LEITORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
LEITURA DO MUNDO NO RAP:: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA DE PRÁTICAS LEITORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
LEITURA DO MUNDO NO RAP:: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA DE PRÁTICAS LEITORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Coutinho, Adriana de Araújo |
author_facet |
Coutinho, Adriana de Araújo Alves, Maria da Penha Casado |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Maria da Penha Casado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho, Adriana de Araújo Alves, Maria da Penha Casado |
description |
Resumo: Este artigo tem como objetivo problematizar os resultados de uma experiência de ensino de leitura como ato responsivo, em sala de aula do Ensino Fundamental – 6º e 9º ano. Para tanto, elaboraram-se duas sequências didáticas com uma proposta de trabalho com a leitura, em uma perspectiva dialógica, considerando a responsividade, o exercício da contrapalavra, de canções de protesto do gênero discursivo rap. Fundamenta essa proposta as concepções de Bakhtin e o Círculo sobre gêneros discursivos, vozes sociais, responsividade e ideologia. Além disso, ancora esse trabalho concepções de leitura como prática social advindas das reflexões de Geraldi e Freire. Palavras-chave: gênero discursivo; rap; vozes sociais; visão ideológica; sequência didática. Abstract: This paper aims to discuss the results of a reading teaching experience as responsive act in the classroom of 6th-9th grade elementary school -. Therefore, two didactic sequences were elaborated with a proposal to work with reading in a dialogical perspective, considering responsiveness, the exercise of counterwording of protest songs in discursive rap genre. This proposal has underlied the concepts by Bakhtin and Circle about genres, social voices, responsiveness and ideology. Furthermore, this work has anchored conceptions of reading as a social practice stemming of reflections by Geraldi and Freire. Keywords: discursive genre; rap music; social voices; ideological vision; didactic sequence. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3159 |
url |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3159/10986 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 EntreLetras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 EntreLetras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 8 n. 1 (2017): Dossiê: Estudos literários; 135 - 158 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br |
_version_ |
1808458993571463168 |