DIVERSIDADE LINGUÍSTICA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1321 |
Resumo: | Este artigo tem como propósito abordar a maneira que a diversidade linguística está sendo abordada pelos professores, em sala de aula, e como os professores de língua portuguesa reagem à variação linguística dos alunos, no momento de ministrar os conteúdos gramaticais. Esse artigo tem como base os resultados obtidos em uma pesquisa de campo desenvolvida em uma escola pública no Gama-DF, onde foram feitas observações, gravações e a aplicação de um questionário aos professores colaboradores com o intuito de comparar a teoria e a prática utilizada por esses educadores. |
id |
UFT-4_5040ce1f0b78359a21626ff8dabcfac9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/1321 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
DIVERSIDADE LINGUÍSTICA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E PRÁTICA PEDAGÓGICADiversidade linguísticaNorma padrãoPreconceitoSala de aula.Este artigo tem como propósito abordar a maneira que a diversidade linguística está sendo abordada pelos professores, em sala de aula, e como os professores de língua portuguesa reagem à variação linguística dos alunos, no momento de ministrar os conteúdos gramaticais. Esse artigo tem como base os resultados obtidos em uma pesquisa de campo desenvolvida em uma escola pública no Gama-DF, onde foram feitas observações, gravações e a aplicação de um questionário aos professores colaboradores com o intuito de comparar a teoria e a prática utilizada por esses educadores.Universidade Federal do Norte do Tocantins2015-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1321EntreLetras; v. 5 n. 2 (2014): DOSSIÊ CONTRIBUIÇÕES SOBRE A GRAMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA; 102-1112179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1321/8134Carneiro, Vera Lúcia Godinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-25T23:32:19Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/1321Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2021-04-25T23:32:19EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIVERSIDADE LINGUÍSTICA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA |
title |
DIVERSIDADE LINGUÍSTICA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA |
spellingShingle |
DIVERSIDADE LINGUÍSTICA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Carneiro, Vera Lúcia Godinho Diversidade linguística Norma padrão Preconceito Sala de aula. |
title_short |
DIVERSIDADE LINGUÍSTICA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA |
title_full |
DIVERSIDADE LINGUÍSTICA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA |
title_fullStr |
DIVERSIDADE LINGUÍSTICA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA |
title_full_unstemmed |
DIVERSIDADE LINGUÍSTICA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA |
title_sort |
DIVERSIDADE LINGUÍSTICA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA |
author |
Carneiro, Vera Lúcia Godinho |
author_facet |
Carneiro, Vera Lúcia Godinho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Vera Lúcia Godinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diversidade linguística Norma padrão Preconceito Sala de aula. |
topic |
Diversidade linguística Norma padrão Preconceito Sala de aula. |
description |
Este artigo tem como propósito abordar a maneira que a diversidade linguística está sendo abordada pelos professores, em sala de aula, e como os professores de língua portuguesa reagem à variação linguística dos alunos, no momento de ministrar os conteúdos gramaticais. Esse artigo tem como base os resultados obtidos em uma pesquisa de campo desenvolvida em uma escola pública no Gama-DF, onde foram feitas observações, gravações e a aplicação de um questionário aos professores colaboradores com o intuito de comparar a teoria e a prática utilizada por esses educadores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1321 |
url |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1321/8134 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 5 n. 2 (2014): DOSSIÊ CONTRIBUIÇÕES SOBRE A GRAMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA; 102-111 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br |
_version_ |
1808458993113235456 |