ENTRE A EDUCAÇÃO LITERÁRIA E A VALORIZAÇÃO DA LEITURA NO ENSINO MÉDIO: OS (DES)ENCONTROS DOS DOCUMENTOS OFICIAIS
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1491 |
Resumo: | Em suas mais recentes conferências, a professora Regina Zilberman – expoente dos estudos sobre a história da literatura, a formação do leitor e literatura infantil – vem alertando para o perigo de extinção do ensino de literatura no Brasil. Um discurso que, se em princípio, parece destoar do que preconizam as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCEM), na verdade, reitera a urgência de se fortalecer esse documento mediante um fluxo crescente de valorização das habilidades discursivas em detrimento da educação literária. Movimento esse sustentado pelas Matrizes de Referência da Língua Portuguesa – construídas pelo governo em 1991 e atualizadas em 2001, com o objetivo principal de descrever as competências e habilidades a serem exigidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), no qual estão inseridos instrumentos governamentais de avaliação como a Prova Brasil e o Enem. Diante do cenário descrito, pretendemos neste trabalho cotejar os diferentes conceitos de literatura presentes nas OCEM e nas Matrizes de Referência da Língua Portuguesa e seus efeitos para o ensino da literatura em escolas brasileiras cada vez mais preocupadas com índices de qualidade, metas e rankings. |
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ENTRE A EDUCAÇÃO LITERÁRIA E A VALORIZAÇÃO DA LEITURA NO ENSINO MÉDIO: OS (DES)ENCONTROS DOS DOCUMENTOS OFICIAIS Em suas mais recentes conferências, a professora Regina Zilberman – expoente dos estudos sobre a história da literatura, a formação do leitor e literatura infantil – vem alertando para o perigo de extinção do ensino de literatura no Brasil. Um discurso que, se em princípio, parece destoar do que preconizam as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCEM), na verdade, reitera a urgência de se fortalecer esse documento mediante um fluxo crescente de valorização das habilidades discursivas em detrimento da educação literária. Movimento esse sustentado pelas Matrizes de Referência da Língua Portuguesa – construídas pelo governo em 1991 e atualizadas em 2001, com o objetivo principal de descrever as competências e habilidades a serem exigidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), no qual estão inseridos instrumentos governamentais de avaliação como a Prova Brasil e o Enem. Diante do cenário descrito, pretendemos neste trabalho cotejar os diferentes conceitos de literatura presentes nas OCEM e nas Matrizes de Referência da Língua Portuguesa e seus efeitos para o ensino da literatura em escolas brasileiras cada vez mais preocupadas com índices de qualidade, metas e rankings. Universidade Federal do Norte do Tocantins2016-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1491EntreLetras; v. 6 n. 1 (2015): Dossiê Ensino de Literatura nas Orientações Curriculares do Ensino Médio; 45-632179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1491/8653Dias Valtão, Rosana CarvalhoMedeiros Elisbon, Eudma Polianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-25T22:55:02Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/1491Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2021-04-25T22:55:02EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
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