GÍRIAS, CÓDIGOS LINGUÍSTICOS COMO AFIRMAÇÃO E IDENTIDADE DE UM GRUPO: UMA ANÁLISE E REFLEXÃO DA POSSIBILIDADE DE USO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Gisele Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: de Araújo e Sousa, Marcus Roberto, Acácio de Sousa, Maria do Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2278
Resumo: Resumo: A presente pesquisa visa explorar a dinamicidade da língua e as formas de adequação situacional, considerando os falares e a identidade do indivíduo falante, orientação esta dada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1998, p.33). Nossa discussão está ancorada nos estudos da sociolinguística e ensino de línguas. Esta pesquisa é bibliográfica de abordagem qualitativa, objetivando desenvolver um estudo exploratório, a fim de propor uma reflexão teórico-metodológica, baseada nos estudos da sociolinguística, acerca do uso da gíria nas práticas de ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Dessa forma, elegeu-se como lócus da pesquisa uma Escola Pública da região metropolitana de Belém para realizar a verificação da presença e o tratamento do código gíria nos livros didáticos adotados no 1º ano do ensino médio, e fazer um levantamento de dados para saber quais as percepções de professores e alunos sobre o uso da variante gíria no contexto de sala de aula. Os resultados dessa pesquisa apontam um abismo entre as orientações dos PCN de Língua Portuguesa e as práticas apresentadas no contexto escolar. Acreditando que a gíria, por ser relacionada aos adolescentes e jovens, pode ser um meio eficaz e que deve ser valorizada como recurso didático para facilitar o aprendizado do aluno no ensino de Língua Portuguesa. Palavras-chave: gírias; ensino; língua portuguesa.  Abstract: This research aims to explore the dynamics of language and forms of situational adequacy, considering the dialects and the identity of the individual speaker, this guidance given by the National Curriculum Parameters - PCN (BRAZIL, 1998, p.33). Our discussion is anchored in the studies of sociolinguistics and language teaching. This bibliographic research is a qualitative approach, aiming to develop an exploratory study in order to propose a theoretical and methodological reflection, based on the sociolinguistic studies on the use of slang in teaching practices and Portuguese language learning. Thus, he was elected as a place of research a Public School Belem in the metropolitan area to perform the verification of the presence and treatment of slang code in textbooks adopted in the 1st year of high school, and make a data survey to find out what the perceptions of teachers and students on the use of slang variant in the classroom context. The results of this research show a gulf between the guidelines of Portuguese Speaking PCN and practices presented in the school context. Believing that slang for being related to teenagers and young people, can be an effective way and should be valued as a teaching resource to facilitate student learning in teaching Portuguese. Keywords: slang; education; portuguese language.
id UFT-4_81b213f97e74562ca7c2a24f5e99be99
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/2278
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling GÍRIAS, CÓDIGOS LINGUÍSTICOS COMO AFIRMAÇÃO E IDENTIDADE DE UM GRUPO: UMA ANÁLISE E REFLEXÃO DA POSSIBILIDADE DE USO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESAGíriasEnsinoLíngua Portuguesa.Resumo: A presente pesquisa visa explorar a dinamicidade da língua e as formas de adequação situacional, considerando os falares e a identidade do indivíduo falante, orientação esta dada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1998, p.33). Nossa discussão está ancorada nos estudos da sociolinguística e ensino de línguas. Esta pesquisa é bibliográfica de abordagem qualitativa, objetivando desenvolver um estudo exploratório, a fim de propor uma reflexão teórico-metodológica, baseada nos estudos da sociolinguística, acerca do uso da gíria nas práticas de ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Dessa forma, elegeu-se como lócus da pesquisa uma Escola Pública da região metropolitana de Belém para realizar a verificação da presença e o tratamento do código gíria nos livros didáticos adotados no 1º ano do ensino médio, e fazer um levantamento de dados para saber quais as percepções de professores e alunos sobre o uso da variante gíria no contexto de sala de aula. Os resultados dessa pesquisa apontam um abismo entre as orientações dos PCN de Língua Portuguesa e as práticas apresentadas no contexto escolar. Acreditando que a gíria, por ser relacionada aos adolescentes e jovens, pode ser um meio eficaz e que deve ser valorizada como recurso didático para facilitar o aprendizado do aluno no ensino de Língua Portuguesa. Palavras-chave: gírias; ensino; língua portuguesa.  Abstract: This research aims to explore the dynamics of language and forms of situational adequacy, considering the dialects and the identity of the individual speaker, this guidance given by the National Curriculum Parameters - PCN (BRAZIL, 1998, p.33). Our discussion is anchored in the studies of sociolinguistics and language teaching. This bibliographic research is a qualitative approach, aiming to develop an exploratory study in order to propose a theoretical and methodological reflection, based on the sociolinguistic studies on the use of slang in teaching practices and Portuguese language learning. Thus, he was elected as a place of research a Public School Belem in the metropolitan area to perform the verification of the presence and treatment of slang code in textbooks adopted in the 1st year of high school, and make a data survey to find out what the perceptions of teachers and students on the use of slang variant in the classroom context. The results of this research show a gulf between the guidelines of Portuguese Speaking PCN and practices presented in the school context. Believing that slang for being related to teenagers and young people, can be an effective way and should be valued as a teaching resource to facilitate student learning in teaching Portuguese. Keywords: slang; education; portuguese language.Universidade Federal do Tocantins2016-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2278EntreLetras; v. 7 n. 1 (2016): Temática Livre; 70 - 902179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2278/pdfCopyright (c) 2016 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Gisele Santosde Araújo e Sousa, Marcus RobertoAcácio de Sousa, Maria do Carmo2017-02-10T03:37:40Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/2278Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oai||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2017-02-10T03:37:40EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv GÍRIAS, CÓDIGOS LINGUÍSTICOS COMO AFIRMAÇÃO E IDENTIDADE DE UM GRUPO: UMA ANÁLISE E REFLEXÃO DA POSSIBILIDADE DE USO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA
title GÍRIAS, CÓDIGOS LINGUÍSTICOS COMO AFIRMAÇÃO E IDENTIDADE DE UM GRUPO: UMA ANÁLISE E REFLEXÃO DA POSSIBILIDADE DE USO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA
spellingShingle GÍRIAS, CÓDIGOS LINGUÍSTICOS COMO AFIRMAÇÃO E IDENTIDADE DE UM GRUPO: UMA ANÁLISE E REFLEXÃO DA POSSIBILIDADE DE USO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA
Araújo, Gisele Santos
Gírias
Ensino
Língua Portuguesa.
title_short GÍRIAS, CÓDIGOS LINGUÍSTICOS COMO AFIRMAÇÃO E IDENTIDADE DE UM GRUPO: UMA ANÁLISE E REFLEXÃO DA POSSIBILIDADE DE USO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA
title_full GÍRIAS, CÓDIGOS LINGUÍSTICOS COMO AFIRMAÇÃO E IDENTIDADE DE UM GRUPO: UMA ANÁLISE E REFLEXÃO DA POSSIBILIDADE DE USO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA
title_fullStr GÍRIAS, CÓDIGOS LINGUÍSTICOS COMO AFIRMAÇÃO E IDENTIDADE DE UM GRUPO: UMA ANÁLISE E REFLEXÃO DA POSSIBILIDADE DE USO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA
title_full_unstemmed GÍRIAS, CÓDIGOS LINGUÍSTICOS COMO AFIRMAÇÃO E IDENTIDADE DE UM GRUPO: UMA ANÁLISE E REFLEXÃO DA POSSIBILIDADE DE USO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA
title_sort GÍRIAS, CÓDIGOS LINGUÍSTICOS COMO AFIRMAÇÃO E IDENTIDADE DE UM GRUPO: UMA ANÁLISE E REFLEXÃO DA POSSIBILIDADE DE USO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA
author Araújo, Gisele Santos
author_facet Araújo, Gisele Santos
de Araújo e Sousa, Marcus Roberto
Acácio de Sousa, Maria do Carmo
author_role author
author2 de Araújo e Sousa, Marcus Roberto
Acácio de Sousa, Maria do Carmo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Gisele Santos
de Araújo e Sousa, Marcus Roberto
Acácio de Sousa, Maria do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Gírias
Ensino
Língua Portuguesa.
topic Gírias
Ensino
Língua Portuguesa.
description Resumo: A presente pesquisa visa explorar a dinamicidade da língua e as formas de adequação situacional, considerando os falares e a identidade do indivíduo falante, orientação esta dada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1998, p.33). Nossa discussão está ancorada nos estudos da sociolinguística e ensino de línguas. Esta pesquisa é bibliográfica de abordagem qualitativa, objetivando desenvolver um estudo exploratório, a fim de propor uma reflexão teórico-metodológica, baseada nos estudos da sociolinguística, acerca do uso da gíria nas práticas de ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Dessa forma, elegeu-se como lócus da pesquisa uma Escola Pública da região metropolitana de Belém para realizar a verificação da presença e o tratamento do código gíria nos livros didáticos adotados no 1º ano do ensino médio, e fazer um levantamento de dados para saber quais as percepções de professores e alunos sobre o uso da variante gíria no contexto de sala de aula. Os resultados dessa pesquisa apontam um abismo entre as orientações dos PCN de Língua Portuguesa e as práticas apresentadas no contexto escolar. Acreditando que a gíria, por ser relacionada aos adolescentes e jovens, pode ser um meio eficaz e que deve ser valorizada como recurso didático para facilitar o aprendizado do aluno no ensino de Língua Portuguesa. Palavras-chave: gírias; ensino; língua portuguesa.  Abstract: This research aims to explore the dynamics of language and forms of situational adequacy, considering the dialects and the identity of the individual speaker, this guidance given by the National Curriculum Parameters - PCN (BRAZIL, 1998, p.33). Our discussion is anchored in the studies of sociolinguistics and language teaching. This bibliographic research is a qualitative approach, aiming to develop an exploratory study in order to propose a theoretical and methodological reflection, based on the sociolinguistic studies on the use of slang in teaching practices and Portuguese language learning. Thus, he was elected as a place of research a Public School Belem in the metropolitan area to perform the verification of the presence and treatment of slang code in textbooks adopted in the 1st year of high school, and make a data survey to find out what the perceptions of teachers and students on the use of slang variant in the classroom context. The results of this research show a gulf between the guidelines of Portuguese Speaking PCN and practices presented in the school context. Believing that slang for being related to teenagers and young people, can be an effective way and should be valued as a teaching resource to facilitate student learning in teaching Portuguese. Keywords: slang; education; portuguese language.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2278
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2278/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 EntreLetras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 EntreLetras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 7 n. 1 (2016): Temática Livre; 70 - 90
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv ||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br
_version_ 1798320164389781504