GÍRIAS, CÓDIGOS LINGUÍSTICOS COMO AFIRMAÇÃO E IDENTIDADE DE UM GRUPO: UMA ANÁLISE E REFLEXÃO DA POSSIBILIDADE DE USO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2278 |
Resumo: | Resumo: A presente pesquisa visa explorar a dinamicidade da língua e as formas de adequação situacional, considerando os falares e a identidade do indivíduo falante, orientação esta dada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1998, p.33). Nossa discussão está ancorada nos estudos da sociolinguística e ensino de línguas. Esta pesquisa é bibliográfica de abordagem qualitativa, objetivando desenvolver um estudo exploratório, a fim de propor uma reflexão teórico-metodológica, baseada nos estudos da sociolinguística, acerca do uso da gíria nas práticas de ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Dessa forma, elegeu-se como lócus da pesquisa uma Escola Pública da região metropolitana de Belém para realizar a verificação da presença e o tratamento do código gíria nos livros didáticos adotados no 1º ano do ensino médio, e fazer um levantamento de dados para saber quais as percepções de professores e alunos sobre o uso da variante gíria no contexto de sala de aula. Os resultados dessa pesquisa apontam um abismo entre as orientações dos PCN de Língua Portuguesa e as práticas apresentadas no contexto escolar. Acreditando que a gíria, por ser relacionada aos adolescentes e jovens, pode ser um meio eficaz e que deve ser valorizada como recurso didático para facilitar o aprendizado do aluno no ensino de Língua Portuguesa. Palavras-chave: gírias; ensino; língua portuguesa. Abstract: This research aims to explore the dynamics of language and forms of situational adequacy, considering the dialects and the identity of the individual speaker, this guidance given by the National Curriculum Parameters - PCN (BRAZIL, 1998, p.33). Our discussion is anchored in the studies of sociolinguistics and language teaching. This bibliographic research is a qualitative approach, aiming to develop an exploratory study in order to propose a theoretical and methodological reflection, based on the sociolinguistic studies on the use of slang in teaching practices and Portuguese language learning. Thus, he was elected as a place of research a Public School Belem in the metropolitan area to perform the verification of the presence and treatment of slang code in textbooks adopted in the 1st year of high school, and make a data survey to find out what the perceptions of teachers and students on the use of slang variant in the classroom context. The results of this research show a gulf between the guidelines of Portuguese Speaking PCN and practices presented in the school context. Believing that slang for being related to teenagers and young people, can be an effective way and should be valued as a teaching resource to facilitate student learning in teaching Portuguese. Keywords: slang; education; portuguese language. |
id |
UFT-4_81b213f97e74562ca7c2a24f5e99be99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/2278 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
GÍRIAS, CÓDIGOS LINGUÍSTICOS COMO AFIRMAÇÃO E IDENTIDADE DE UM GRUPO: UMA ANÁLISE E REFLEXÃO DA POSSIBILIDADE DE USO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESAGíriasEnsinoLíngua Portuguesa.Resumo: A presente pesquisa visa explorar a dinamicidade da língua e as formas de adequação situacional, considerando os falares e a identidade do indivíduo falante, orientação esta dada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1998, p.33). Nossa discussão está ancorada nos estudos da sociolinguística e ensino de línguas. Esta pesquisa é bibliográfica de abordagem qualitativa, objetivando desenvolver um estudo exploratório, a fim de propor uma reflexão teórico-metodológica, baseada nos estudos da sociolinguística, acerca do uso da gíria nas práticas de ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Dessa forma, elegeu-se como lócus da pesquisa uma Escola Pública da região metropolitana de Belém para realizar a verificação da presença e o tratamento do código gíria nos livros didáticos adotados no 1º ano do ensino médio, e fazer um levantamento de dados para saber quais as percepções de professores e alunos sobre o uso da variante gíria no contexto de sala de aula. Os resultados dessa pesquisa apontam um abismo entre as orientações dos PCN de Língua Portuguesa e as práticas apresentadas no contexto escolar. Acreditando que a gíria, por ser relacionada aos adolescentes e jovens, pode ser um meio eficaz e que deve ser valorizada como recurso didático para facilitar o aprendizado do aluno no ensino de Língua Portuguesa. Palavras-chave: gírias; ensino; língua portuguesa. Abstract: This research aims to explore the dynamics of language and forms of situational adequacy, considering the dialects and the identity of the individual speaker, this guidance given by the National Curriculum Parameters - PCN (BRAZIL, 1998, p.33). Our discussion is anchored in the studies of sociolinguistics and language teaching. This bibliographic research is a qualitative approach, aiming to develop an exploratory study in order to propose a theoretical and methodological reflection, based on the sociolinguistic studies on the use of slang in teaching practices and Portuguese language learning. Thus, he was elected as a place of research a Public School Belem in the metropolitan area to perform the verification of the presence and treatment of slang code in textbooks adopted in the 1st year of high school, and make a data survey to find out what the perceptions of teachers and students on the use of slang variant in the classroom context. The results of this research show a gulf between the guidelines of Portuguese Speaking PCN and practices presented in the school context. Believing that slang for being related to teenagers and young people, can be an effective way and should be valued as a teaching resource to facilitate student learning in teaching Portuguese. Keywords: slang; education; portuguese language.Universidade Federal do Tocantins2016-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2278EntreLetras; v. 7 n. 1 (2016): Temática Livre; 70 - 902179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2278/pdfCopyright (c) 2016 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Gisele Santosde Araújo e Sousa, Marcus RobertoAcácio de Sousa, Maria do Carmo2017-02-10T03:37:40Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/2278Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oai||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2017-02-10T03:37:40EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GÍRIAS, CÓDIGOS LINGUÍSTICOS COMO AFIRMAÇÃO E IDENTIDADE DE UM GRUPO: UMA ANÁLISE E REFLEXÃO DA POSSIBILIDADE DE USO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA |
title |
GÍRIAS, CÓDIGOS LINGUÍSTICOS COMO AFIRMAÇÃO E IDENTIDADE DE UM GRUPO: UMA ANÁLISE E REFLEXÃO DA POSSIBILIDADE DE USO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA |
spellingShingle |
GÍRIAS, CÓDIGOS LINGUÍSTICOS COMO AFIRMAÇÃO E IDENTIDADE DE UM GRUPO: UMA ANÁLISE E REFLEXÃO DA POSSIBILIDADE DE USO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA Araújo, Gisele Santos Gírias Ensino Língua Portuguesa. |
title_short |
GÍRIAS, CÓDIGOS LINGUÍSTICOS COMO AFIRMAÇÃO E IDENTIDADE DE UM GRUPO: UMA ANÁLISE E REFLEXÃO DA POSSIBILIDADE DE USO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA |
title_full |
GÍRIAS, CÓDIGOS LINGUÍSTICOS COMO AFIRMAÇÃO E IDENTIDADE DE UM GRUPO: UMA ANÁLISE E REFLEXÃO DA POSSIBILIDADE DE USO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA |
title_fullStr |
GÍRIAS, CÓDIGOS LINGUÍSTICOS COMO AFIRMAÇÃO E IDENTIDADE DE UM GRUPO: UMA ANÁLISE E REFLEXÃO DA POSSIBILIDADE DE USO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA |
title_full_unstemmed |
GÍRIAS, CÓDIGOS LINGUÍSTICOS COMO AFIRMAÇÃO E IDENTIDADE DE UM GRUPO: UMA ANÁLISE E REFLEXÃO DA POSSIBILIDADE DE USO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA |
title_sort |
GÍRIAS, CÓDIGOS LINGUÍSTICOS COMO AFIRMAÇÃO E IDENTIDADE DE UM GRUPO: UMA ANÁLISE E REFLEXÃO DA POSSIBILIDADE DE USO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA |
author |
Araújo, Gisele Santos |
author_facet |
Araújo, Gisele Santos de Araújo e Sousa, Marcus Roberto Acácio de Sousa, Maria do Carmo |
author_role |
author |
author2 |
de Araújo e Sousa, Marcus Roberto Acácio de Sousa, Maria do Carmo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Gisele Santos de Araújo e Sousa, Marcus Roberto Acácio de Sousa, Maria do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gírias Ensino Língua Portuguesa. |
topic |
Gírias Ensino Língua Portuguesa. |
description |
Resumo: A presente pesquisa visa explorar a dinamicidade da língua e as formas de adequação situacional, considerando os falares e a identidade do indivíduo falante, orientação esta dada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1998, p.33). Nossa discussão está ancorada nos estudos da sociolinguística e ensino de línguas. Esta pesquisa é bibliográfica de abordagem qualitativa, objetivando desenvolver um estudo exploratório, a fim de propor uma reflexão teórico-metodológica, baseada nos estudos da sociolinguística, acerca do uso da gíria nas práticas de ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Dessa forma, elegeu-se como lócus da pesquisa uma Escola Pública da região metropolitana de Belém para realizar a verificação da presença e o tratamento do código gíria nos livros didáticos adotados no 1º ano do ensino médio, e fazer um levantamento de dados para saber quais as percepções de professores e alunos sobre o uso da variante gíria no contexto de sala de aula. Os resultados dessa pesquisa apontam um abismo entre as orientações dos PCN de Língua Portuguesa e as práticas apresentadas no contexto escolar. Acreditando que a gíria, por ser relacionada aos adolescentes e jovens, pode ser um meio eficaz e que deve ser valorizada como recurso didático para facilitar o aprendizado do aluno no ensino de Língua Portuguesa. Palavras-chave: gírias; ensino; língua portuguesa. Abstract: This research aims to explore the dynamics of language and forms of situational adequacy, considering the dialects and the identity of the individual speaker, this guidance given by the National Curriculum Parameters - PCN (BRAZIL, 1998, p.33). Our discussion is anchored in the studies of sociolinguistics and language teaching. This bibliographic research is a qualitative approach, aiming to develop an exploratory study in order to propose a theoretical and methodological reflection, based on the sociolinguistic studies on the use of slang in teaching practices and Portuguese language learning. Thus, he was elected as a place of research a Public School Belem in the metropolitan area to perform the verification of the presence and treatment of slang code in textbooks adopted in the 1st year of high school, and make a data survey to find out what the perceptions of teachers and students on the use of slang variant in the classroom context. The results of this research show a gulf between the guidelines of Portuguese Speaking PCN and practices presented in the school context. Believing that slang for being related to teenagers and young people, can be an effective way and should be valued as a teaching resource to facilitate student learning in teaching Portuguese. Keywords: slang; education; portuguese language. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2278 |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2278/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 EntreLetras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 EntreLetras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 7 n. 1 (2016): Temática Livre; 70 - 90 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br |
_version_ |
1798320164389781504 |