A LEITURA LITERÁRIA E OS BOOKTUBERS: UMA EXPERIÊNCIA COM A WEBQUEST NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3642 |
Resumo: | Resumo: O objetivo desse estudo é relatar uma experiência em sala de aula com a metodologia WebQuest, aplicada para conscientizar os alunos da educação básica de que a literatura é um direito e necessita ser curada, inclusive, com o suporte dos recursos disponíveis na rede virtual. Para tanto, lançamos mão do conceito de WebQuest por Dodge (1999), de curadoria, por Cortella e Dimenstein (2015) e de uma breve discussão sobre as particularidades dos booktubers. Os resultados mostraram a necessária interação entre escola e internet, assim como as possibilidades infinitas de ensinar e aprendermos por diferentes tipos de letramento. Palavras-chave: Booktubers; Ensino-aprendizagem; Literatura; WebQuest. Abstract: The aim of this study is to report a classroom experience with the WebQuest methodology, applied to awareness the students of basic education of that literature is a right and need to be cured, including with the support of resources on the virtual network. To this end, we launched hand of the concept of WebQuest, by Dodge (1999), of curatorship, by Cortella and Dimenstein (2015) and of a brief discussion on the particularities of booktubers. The results showed the necessary interaction between school and internet, as well as the possibilities endless to teach and learn by different types of literacies. Keywords: Booktubers; Literature; Teaching and learning; WebQuest. |
id |
UFT-4_87af1060b0bc1761e8cb521e25a4b5ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/3642 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
A LEITURA LITERÁRIA E OS BOOKTUBERS: UMA EXPERIÊNCIA COM A WEBQUEST NA EDUCAÇÃO BÁSICAResumo: O objetivo desse estudo é relatar uma experiência em sala de aula com a metodologia WebQuest, aplicada para conscientizar os alunos da educação básica de que a literatura é um direito e necessita ser curada, inclusive, com o suporte dos recursos disponíveis na rede virtual. Para tanto, lançamos mão do conceito de WebQuest por Dodge (1999), de curadoria, por Cortella e Dimenstein (2015) e de uma breve discussão sobre as particularidades dos booktubers. Os resultados mostraram a necessária interação entre escola e internet, assim como as possibilidades infinitas de ensinar e aprendermos por diferentes tipos de letramento. Palavras-chave: Booktubers; Ensino-aprendizagem; Literatura; WebQuest. Abstract: The aim of this study is to report a classroom experience with the WebQuest methodology, applied to awareness the students of basic education of that literature is a right and need to be cured, including with the support of resources on the virtual network. To this end, we launched hand of the concept of WebQuest, by Dodge (1999), of curatorship, by Cortella and Dimenstein (2015) and of a brief discussion on the particularities of booktubers. The results showed the necessary interaction between school and internet, as well as the possibilities endless to teach and learn by different types of literacies. Keywords: Booktubers; Literature; Teaching and learning; WebQuest.Universidade Federal do Norte do Tocantins2017-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3642EntreLetras; v. 8 n. 1 (2017): Dossiê: Estudos literários; 89 - 1002179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3642/10981Copyright (c) 2017 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, Guilherme PrimoDutra, AlessandraCatelão, EvandroSantos, Givan2017-07-26T00:08:38Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/3642Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2017-07-26T00:08:38EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A LEITURA LITERÁRIA E OS BOOKTUBERS: UMA EXPERIÊNCIA COM A WEBQUEST NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title |
A LEITURA LITERÁRIA E OS BOOKTUBERS: UMA EXPERIÊNCIA COM A WEBQUEST NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
spellingShingle |
A LEITURA LITERÁRIA E OS BOOKTUBERS: UMA EXPERIÊNCIA COM A WEBQUEST NA EDUCAÇÃO BÁSICA Mendonça, Guilherme Primo |
title_short |
A LEITURA LITERÁRIA E OS BOOKTUBERS: UMA EXPERIÊNCIA COM A WEBQUEST NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full |
A LEITURA LITERÁRIA E OS BOOKTUBERS: UMA EXPERIÊNCIA COM A WEBQUEST NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_fullStr |
A LEITURA LITERÁRIA E OS BOOKTUBERS: UMA EXPERIÊNCIA COM A WEBQUEST NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full_unstemmed |
A LEITURA LITERÁRIA E OS BOOKTUBERS: UMA EXPERIÊNCIA COM A WEBQUEST NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_sort |
A LEITURA LITERÁRIA E OS BOOKTUBERS: UMA EXPERIÊNCIA COM A WEBQUEST NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
author |
Mendonça, Guilherme Primo |
author_facet |
Mendonça, Guilherme Primo Dutra, Alessandra Catelão, Evandro Santos, Givan |
author_role |
author |
author2 |
Dutra, Alessandra Catelão, Evandro Santos, Givan |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Guilherme Primo Dutra, Alessandra Catelão, Evandro Santos, Givan |
description |
Resumo: O objetivo desse estudo é relatar uma experiência em sala de aula com a metodologia WebQuest, aplicada para conscientizar os alunos da educação básica de que a literatura é um direito e necessita ser curada, inclusive, com o suporte dos recursos disponíveis na rede virtual. Para tanto, lançamos mão do conceito de WebQuest por Dodge (1999), de curadoria, por Cortella e Dimenstein (2015) e de uma breve discussão sobre as particularidades dos booktubers. Os resultados mostraram a necessária interação entre escola e internet, assim como as possibilidades infinitas de ensinar e aprendermos por diferentes tipos de letramento. Palavras-chave: Booktubers; Ensino-aprendizagem; Literatura; WebQuest. Abstract: The aim of this study is to report a classroom experience with the WebQuest methodology, applied to awareness the students of basic education of that literature is a right and need to be cured, including with the support of resources on the virtual network. To this end, we launched hand of the concept of WebQuest, by Dodge (1999), of curatorship, by Cortella and Dimenstein (2015) and of a brief discussion on the particularities of booktubers. The results showed the necessary interaction between school and internet, as well as the possibilities endless to teach and learn by different types of literacies. Keywords: Booktubers; Literature; Teaching and learning; WebQuest. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3642 |
url |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3642 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3642/10981 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 EntreLetras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 EntreLetras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 8 n. 1 (2017): Dossiê: Estudos literários; 89 - 100 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br |
_version_ |
1808458993610260480 |