ENTREVISTA COM FELIPE MUNITA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Cláudio José de Almeida
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/9599
Resumo: Nesta entrevista, Felipe Munita apresenta um panorama do contexto de investigação em didática da literatura na contemporaneidade, abordando desde temas teóricos como o conceito de professor-leitor, a  relação entre cognição e fruição na experiência estética e tendências teórico-metodológicas, até questões ligadas à práxis docente como a relevância do trabalho envolvendo biblioteca escolar e as práticas de ensino na escola, além de temas transversais como enfoques prioritários na cooperação científica latino-americana. O pesquisador chileno recebeu a menção de Doutor Internacional e Prêmio Extraordinário de Doutorado por sua tese sobre mediação de leitura defendida na Universidade Autônoma de Barcelona, sob a supervisão de Teresa Colomer. Tem atuado como conferencista, formador de mediadores, professor e pesquisador em vários países da Europa, América Latina e do Norte, em algumas ações como consultor internacional da Unesco em programas para mediadores de leitura. Atualmente, é Professor da Pontificia Universidad Católica de Chile e membro do Grupo de Investigación de literatura infantil y juvenil y educación literaria de la Universitat Autònoma de Barcelona.
id UFT-4_96f9263d10d9ef3b06a30f6f40f7d475
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/9599
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling ENTREVISTA COM FELIPE MUNITAleitura literáriaeducação literáriaformação do leitorprofessor-leitorNesta entrevista, Felipe Munita apresenta um panorama do contexto de investigação em didática da literatura na contemporaneidade, abordando desde temas teóricos como o conceito de professor-leitor, a  relação entre cognição e fruição na experiência estética e tendências teórico-metodológicas, até questões ligadas à práxis docente como a relevância do trabalho envolvendo biblioteca escolar e as práticas de ensino na escola, além de temas transversais como enfoques prioritários na cooperação científica latino-americana. O pesquisador chileno recebeu a menção de Doutor Internacional e Prêmio Extraordinário de Doutorado por sua tese sobre mediação de leitura defendida na Universidade Autônoma de Barcelona, sob a supervisão de Teresa Colomer. Tem atuado como conferencista, formador de mediadores, professor e pesquisador em vários países da Europa, América Latina e do Norte, em algumas ações como consultor internacional da Unesco em programas para mediadores de leitura. Atualmente, é Professor da Pontificia Universidad Católica de Chile e membro do Grupo de Investigación de literatura infantil y juvenil y educación literaria de la Universitat Autònoma de Barcelona.Universidade Federal do Norte do Tocantins2021-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/959910.20873/uft2179-3948.2020v11n3p06-19EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 6-192179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/9599/18404Copyright (c) 2021 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMello, Cláudio José de Almeida2023-12-19T22:40:09Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/9599Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oai||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-19T22:40:09EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTREVISTA COM FELIPE MUNITA
title ENTREVISTA COM FELIPE MUNITA
spellingShingle ENTREVISTA COM FELIPE MUNITA
Mello, Cláudio José de Almeida
leitura literária
educação literária
formação do leitor
professor-leitor
title_short ENTREVISTA COM FELIPE MUNITA
title_full ENTREVISTA COM FELIPE MUNITA
title_fullStr ENTREVISTA COM FELIPE MUNITA
title_full_unstemmed ENTREVISTA COM FELIPE MUNITA
title_sort ENTREVISTA COM FELIPE MUNITA
author Mello, Cláudio José de Almeida
author_facet Mello, Cláudio José de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Cláudio José de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv leitura literária
educação literária
formação do leitor
professor-leitor
topic leitura literária
educação literária
formação do leitor
professor-leitor
description Nesta entrevista, Felipe Munita apresenta um panorama do contexto de investigação em didática da literatura na contemporaneidade, abordando desde temas teóricos como o conceito de professor-leitor, a  relação entre cognição e fruição na experiência estética e tendências teórico-metodológicas, até questões ligadas à práxis docente como a relevância do trabalho envolvendo biblioteca escolar e as práticas de ensino na escola, além de temas transversais como enfoques prioritários na cooperação científica latino-americana. O pesquisador chileno recebeu a menção de Doutor Internacional e Prêmio Extraordinário de Doutorado por sua tese sobre mediação de leitura defendida na Universidade Autônoma de Barcelona, sob a supervisão de Teresa Colomer. Tem atuado como conferencista, formador de mediadores, professor e pesquisador em vários países da Europa, América Latina e do Norte, em algumas ações como consultor internacional da Unesco em programas para mediadores de leitura. Atualmente, é Professor da Pontificia Universidad Católica de Chile e membro do Grupo de Investigación de literatura infantil y juvenil y educación literaria de la Universitat Autònoma de Barcelona.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/9599
10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p06-19
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/9599
identifier_str_mv 10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p06-19
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/9599/18404
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 EntreLetras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 EntreLetras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 6-19
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv ||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br
_version_ 1798320163518414848