FORMAÇÃO DE LEITORES: PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE DOS DETERMINANTES PRESENTES NO CONTO “O POÇO” DE MÁRIO DE ANDRADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Granado SANCHES, Gislaine
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pires FRANCO, Sandra Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13780
Resumo: This academical work aims at analyzing the constituent determinants of "The Well" and demonstrating that the Literary Reading develops thinking as well as the critical sense. The methodology used was bibliographic research with a critical-dialectical approach, emphasizing psychological, economic, work, and educational determinants. As a result, it was found, that the work with those determinants provides an immersion in the text, creating new possibilities of interpretation and understanding of the work "The Well". Furthermore, the reading develops thinking provides conditions for the readers to understand their reality, see social injustices, make reflections and be able to consciously act in their environment.
id UFMT-3_40ed995ffd2357e418d2a768d584889a
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13780
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE LEITORES: PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE DOS DETERMINANTES PRESENTES NO CONTO “O POÇO” DE MÁRIO DE ANDRADEEducaçãoLeitura LiteráriaFormação de leitoresTrabalho pedagógicoThis academical work aims at analyzing the constituent determinants of "The Well" and demonstrating that the Literary Reading develops thinking as well as the critical sense. The methodology used was bibliographic research with a critical-dialectical approach, emphasizing psychological, economic, work, and educational determinants. As a result, it was found, that the work with those determinants provides an immersion in the text, creating new possibilities of interpretation and understanding of the work "The Well". Furthermore, the reading develops thinking provides conditions for the readers to understand their reality, see social injustices, make reflections and be able to consciously act in their environment.Este trabalho objetiva analisar os determinantes constituintes na obra “O poço” e demonstrar que o trabalho pedagógico com a Leitura Literária desenvolve o pensamento e o senso crítico. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica com abordagem crítico-dialética, qualitativa, com aproximações ao Materialismo Histórico e dialético, destacando os determinantes psicológico, econômico, trabalho e educacional. Como resultado, verificou-se que o trabalho com os determinantes oferece uma imersão ao texto, gerando novas possibilidades de interpretação e compreensão da obra. Além disso, o ato de ler desenvolve o pensamento, dá condições para o leitor entender a realidade, perceber e refletir sobre as injustiças sociais.Universidade Federal de Mato Grosso2022-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1378010.29286/rep.v31ijan/dez.13780Revista de Educação Pública; v. 31 (2022): Revista de Educação Pública, v. 31 jan./dez. 2022; 1-192238-20970104-596210.29286/rep.v31ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13780/11567Copyright (c) 2022 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes Granado SANCHES, Gislaine Pires FRANCO, Sandra Aparecida2023-03-12T16:36:39Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13780Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2023-03-12T16:36:39Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE LEITORES: PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE DOS DETERMINANTES PRESENTES NO CONTO “O POÇO” DE MÁRIO DE ANDRADE
title FORMAÇÃO DE LEITORES: PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE DOS DETERMINANTES PRESENTES NO CONTO “O POÇO” DE MÁRIO DE ANDRADE
spellingShingle FORMAÇÃO DE LEITORES: PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE DOS DETERMINANTES PRESENTES NO CONTO “O POÇO” DE MÁRIO DE ANDRADE
Gomes Granado SANCHES, Gislaine
Educação
Leitura Literária
Formação de leitores
Trabalho pedagógico
title_short FORMAÇÃO DE LEITORES: PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE DOS DETERMINANTES PRESENTES NO CONTO “O POÇO” DE MÁRIO DE ANDRADE
title_full FORMAÇÃO DE LEITORES: PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE DOS DETERMINANTES PRESENTES NO CONTO “O POÇO” DE MÁRIO DE ANDRADE
title_fullStr FORMAÇÃO DE LEITORES: PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE DOS DETERMINANTES PRESENTES NO CONTO “O POÇO” DE MÁRIO DE ANDRADE
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE LEITORES: PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE DOS DETERMINANTES PRESENTES NO CONTO “O POÇO” DE MÁRIO DE ANDRADE
title_sort FORMAÇÃO DE LEITORES: PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE DOS DETERMINANTES PRESENTES NO CONTO “O POÇO” DE MÁRIO DE ANDRADE
author Gomes Granado SANCHES, Gislaine
author_facet Gomes Granado SANCHES, Gislaine
Pires FRANCO, Sandra Aparecida
author_role author
author2 Pires FRANCO, Sandra Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes Granado SANCHES, Gislaine
Pires FRANCO, Sandra Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Leitura Literária
Formação de leitores
Trabalho pedagógico
topic Educação
Leitura Literária
Formação de leitores
Trabalho pedagógico
description This academical work aims at analyzing the constituent determinants of "The Well" and demonstrating that the Literary Reading develops thinking as well as the critical sense. The methodology used was bibliographic research with a critical-dialectical approach, emphasizing psychological, economic, work, and educational determinants. As a result, it was found, that the work with those determinants provides an immersion in the text, creating new possibilities of interpretation and understanding of the work "The Well". Furthermore, the reading develops thinking provides conditions for the readers to understand their reality, see social injustices, make reflections and be able to consciously act in their environment.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13780
10.29286/rep.v31ijan/dez.13780
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13780
identifier_str_mv 10.29286/rep.v31ijan/dez.13780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13780/11567
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 31 (2022): Revista de Educação Pública, v. 31 jan./dez. 2022; 1-19
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v31ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711217669898240