“EU DEVO SER UM BIG BROTHER!”: análise das estratégias argumentativas utilizadas pelos participantes do BBB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldas Simões, Alex
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1067
Resumo: O processo de argumentação pode ser entendido por Perelman (1996) como o ato de fornecerargumentos, ou seja, razões a favor ou contra uma determinada tese. Dessa forma, de que maneira a tese “eudevo ser um Big Brother” foi construída pelos participantes do BBB9? Que tipo de argumentos foramselecionados? Como estes foram organizados? Com base nesta inquietação e apoiados nas teorias argumentativas– elaboradas principalmente por Chaïm Perelman – e discursivas da linguagem – elaboradas principalmente porPatrick Charaudeau –, pretendemos dar uma espiadinha nas formações discursivas presentes no BBB9 aoanalisarmos um corpus discursivo composto por vídeos de apresentação dos participantes do programa: a saber,Emanuel, Fran e Ana. Destes, observaremos mais de perto: a) o ethos dos participantes – segundo Ruth Amossy(2005) –; b) e teceremos algumas considerações sobre o padrão/ou não-padrão dessas formações discursivas nosvídeos de apresentação do Big Brother. Pretendemos com isso estabelecer e consolidar a possível e viávelarticulação de Análise do Discurso (AD) com os estudos de argumentação.
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