SENTIDOS (RE) CONSTRUÍDOS NA LEITURA DE CLARICE LISPECTOR EM UMA AULA SOBRE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR-MEDIADOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/8982 |
Resumo: | Analisamos um evento de letramento em um curso de Pedagogia. Interessamo-nos pelos sentidos produzidos durante um dos momentos da disciplina sobre letramentos literários que objetivou a formação do professor leitor, com base na premissa de que o hábito da leitura favorece a mediação na construção desse letramento. Para fins de registro, utilizamo-nos de gravações em áudio e anotações em diário de campo. As interações foram analisadas a partir dos preceitos de dialogismo e construção de sentidos de Bakhtin ([1929] 2006; [1970-71] 2017) e evidenciaram uma vasta gama de interpretações polifônicas nas práticas sociais dos estudantes. |
id |
UFT-4_ca8a56cf71d48751bfe5d7a7e720a7fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/8982 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
SENTIDOS (RE) CONSTRUÍDOS NA LEITURA DE CLARICE LISPECTOR EM UMA AULA SOBRE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR-MEDIADORletramentos literáriosmediaçãoformação do professor-leitorAnalisamos um evento de letramento em um curso de Pedagogia. Interessamo-nos pelos sentidos produzidos durante um dos momentos da disciplina sobre letramentos literários que objetivou a formação do professor leitor, com base na premissa de que o hábito da leitura favorece a mediação na construção desse letramento. Para fins de registro, utilizamo-nos de gravações em áudio e anotações em diário de campo. As interações foram analisadas a partir dos preceitos de dialogismo e construção de sentidos de Bakhtin ([1929] 2006; [1970-71] 2017) e evidenciaram uma vasta gama de interpretações polifônicas nas práticas sociais dos estudantes.Universidade Federal do Norte do Tocantins2021-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/898210.20873/uft2179-3948.2020v11n3p273-297EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 273-2972179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/8982/18419Copyright (c) 2021 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiniz Gomides Castro Santos , Paula AparecidaAlencar Nunes Macedo, Maria do Socorro2023-12-19T19:40:09Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/8982Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-19T19:40:09EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SENTIDOS (RE) CONSTRUÍDOS NA LEITURA DE CLARICE LISPECTOR EM UMA AULA SOBRE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR-MEDIADOR |
title |
SENTIDOS (RE) CONSTRUÍDOS NA LEITURA DE CLARICE LISPECTOR EM UMA AULA SOBRE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR-MEDIADOR |
spellingShingle |
SENTIDOS (RE) CONSTRUÍDOS NA LEITURA DE CLARICE LISPECTOR EM UMA AULA SOBRE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR-MEDIADOR Diniz Gomides Castro Santos , Paula Aparecida letramentos literários mediação formação do professor-leitor |
title_short |
SENTIDOS (RE) CONSTRUÍDOS NA LEITURA DE CLARICE LISPECTOR EM UMA AULA SOBRE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR-MEDIADOR |
title_full |
SENTIDOS (RE) CONSTRUÍDOS NA LEITURA DE CLARICE LISPECTOR EM UMA AULA SOBRE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR-MEDIADOR |
title_fullStr |
SENTIDOS (RE) CONSTRUÍDOS NA LEITURA DE CLARICE LISPECTOR EM UMA AULA SOBRE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR-MEDIADOR |
title_full_unstemmed |
SENTIDOS (RE) CONSTRUÍDOS NA LEITURA DE CLARICE LISPECTOR EM UMA AULA SOBRE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR-MEDIADOR |
title_sort |
SENTIDOS (RE) CONSTRUÍDOS NA LEITURA DE CLARICE LISPECTOR EM UMA AULA SOBRE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR-MEDIADOR |
author |
Diniz Gomides Castro Santos , Paula Aparecida |
author_facet |
Diniz Gomides Castro Santos , Paula Aparecida Alencar Nunes Macedo, Maria do Socorro |
author_role |
author |
author2 |
Alencar Nunes Macedo, Maria do Socorro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz Gomides Castro Santos , Paula Aparecida Alencar Nunes Macedo, Maria do Socorro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
letramentos literários mediação formação do professor-leitor |
topic |
letramentos literários mediação formação do professor-leitor |
description |
Analisamos um evento de letramento em um curso de Pedagogia. Interessamo-nos pelos sentidos produzidos durante um dos momentos da disciplina sobre letramentos literários que objetivou a formação do professor leitor, com base na premissa de que o hábito da leitura favorece a mediação na construção desse letramento. Para fins de registro, utilizamo-nos de gravações em áudio e anotações em diário de campo. As interações foram analisadas a partir dos preceitos de dialogismo e construção de sentidos de Bakhtin ([1929] 2006; [1970-71] 2017) e evidenciaram uma vasta gama de interpretações polifônicas nas práticas sociais dos estudantes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/8982 10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p273-297 |
url |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/8982 |
identifier_str_mv |
10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p273-297 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/8982/18419 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 EntreLetras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 EntreLetras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 273-297 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br |
_version_ |
1808458994587533312 |