SENTIDOS (RE) CONSTRUÍDOS NA LEITURA DE CLARICE LISPECTOR EM UMA AULA SOBRE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR-MEDIADOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz Gomides Castro Santos , Paula Aparecida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alencar Nunes Macedo, Maria do Socorro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/8982
Resumo: Analisamos um evento de letramento em um curso de Pedagogia. Interessamo-nos pelos sentidos produzidos durante um dos momentos da disciplina sobre letramentos literários que objetivou a formação do professor leitor, com base na premissa de que o hábito da leitura favorece a mediação na construção desse letramento. Para fins de registro, utilizamo-nos de gravações em áudio e anotações em diário de campo. As interações foram analisadas a partir dos preceitos de dialogismo e construção de sentidos de Bakhtin ([1929] 2006; [1970-71] 2017) e evidenciaram uma vasta gama de interpretações polifônicas nas práticas sociais dos estudantes.
id UFT-4_ca8a56cf71d48751bfe5d7a7e720a7fb
oai_identifier_str oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/8982
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling SENTIDOS (RE) CONSTRUÍDOS NA LEITURA DE CLARICE LISPECTOR EM UMA AULA SOBRE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR-MEDIADORletramentos literáriosmediaçãoformação do professor-leitorAnalisamos um evento de letramento em um curso de Pedagogia. Interessamo-nos pelos sentidos produzidos durante um dos momentos da disciplina sobre letramentos literários que objetivou a formação do professor leitor, com base na premissa de que o hábito da leitura favorece a mediação na construção desse letramento. Para fins de registro, utilizamo-nos de gravações em áudio e anotações em diário de campo. As interações foram analisadas a partir dos preceitos de dialogismo e construção de sentidos de Bakhtin ([1929] 2006; [1970-71] 2017) e evidenciaram uma vasta gama de interpretações polifônicas nas práticas sociais dos estudantes.Universidade Federal do Norte do Tocantins2021-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/898210.20873/uft2179-3948.2020v11n3p273-297EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 273-2972179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/8982/18419Copyright (c) 2021 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiniz Gomides Castro Santos , Paula AparecidaAlencar Nunes Macedo, Maria do Socorro2023-12-19T19:40:09Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/8982Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-19T19:40:09EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv SENTIDOS (RE) CONSTRUÍDOS NA LEITURA DE CLARICE LISPECTOR EM UMA AULA SOBRE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR-MEDIADOR
title SENTIDOS (RE) CONSTRUÍDOS NA LEITURA DE CLARICE LISPECTOR EM UMA AULA SOBRE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR-MEDIADOR
spellingShingle SENTIDOS (RE) CONSTRUÍDOS NA LEITURA DE CLARICE LISPECTOR EM UMA AULA SOBRE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR-MEDIADOR
Diniz Gomides Castro Santos , Paula Aparecida
letramentos literários
mediação
formação do professor-leitor
title_short SENTIDOS (RE) CONSTRUÍDOS NA LEITURA DE CLARICE LISPECTOR EM UMA AULA SOBRE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR-MEDIADOR
title_full SENTIDOS (RE) CONSTRUÍDOS NA LEITURA DE CLARICE LISPECTOR EM UMA AULA SOBRE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR-MEDIADOR
title_fullStr SENTIDOS (RE) CONSTRUÍDOS NA LEITURA DE CLARICE LISPECTOR EM UMA AULA SOBRE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR-MEDIADOR
title_full_unstemmed SENTIDOS (RE) CONSTRUÍDOS NA LEITURA DE CLARICE LISPECTOR EM UMA AULA SOBRE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR-MEDIADOR
title_sort SENTIDOS (RE) CONSTRUÍDOS NA LEITURA DE CLARICE LISPECTOR EM UMA AULA SOBRE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR-MEDIADOR
author Diniz Gomides Castro Santos , Paula Aparecida
author_facet Diniz Gomides Castro Santos , Paula Aparecida
Alencar Nunes Macedo, Maria do Socorro
author_role author
author2 Alencar Nunes Macedo, Maria do Socorro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz Gomides Castro Santos , Paula Aparecida
Alencar Nunes Macedo, Maria do Socorro
dc.subject.por.fl_str_mv letramentos literários
mediação
formação do professor-leitor
topic letramentos literários
mediação
formação do professor-leitor
description Analisamos um evento de letramento em um curso de Pedagogia. Interessamo-nos pelos sentidos produzidos durante um dos momentos da disciplina sobre letramentos literários que objetivou a formação do professor leitor, com base na premissa de que o hábito da leitura favorece a mediação na construção desse letramento. Para fins de registro, utilizamo-nos de gravações em áudio e anotações em diário de campo. As interações foram analisadas a partir dos preceitos de dialogismo e construção de sentidos de Bakhtin ([1929] 2006; [1970-71] 2017) e evidenciaram uma vasta gama de interpretações polifônicas nas práticas sociais dos estudantes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/8982
10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p273-297
url https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/8982
identifier_str_mv 10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p273-297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/8982/18419
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 EntreLetras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 EntreLetras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 273-297
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br
_version_ 1808458994587533312