TEACHERS´ EMOTIONS AND IDENTITIES WITHIN LEARNING AND TEACHING ENGLISH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragão, Rodrigo Camargo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Souza, Núbia Enedina Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/4204
Resumo: Neste estudo, discutimos como as emoções modulam o agir de dois estagiários na experiência do estágio supervisionado de regência de língua inglesa (ESR) à luz de estudos que pesquisam o papel das emoções e da reflexão como maneira de se fortalecer a formação de professores e o ensino e aprendizagem de inglês. Fundamentada na pesquisa narrativa (CLANDININ; CONNELY, 2000), utilizamos narrativas escritas, colagens visuais, diários, entrevistas e colagens descritivas. Os resultados indicam que até o momento da regência os participantes da pesquisa não conseguiam projetar sua identidade docente e que as emoções vividas como estudante de inglês fundamentavam as ações dos participantes até o momento da observação. 
id UFT-4_d5d856f5591d36f63257f7218784ca88
oai_identifier_str oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/4204
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling TEACHERS´ EMOTIONS AND IDENTITIES WITHIN LEARNING AND TEACHING ENGLISHEMOÇÕES E IDENTIDADES DE PROFESSORES ENTRE O APRENDER E O ENSINAR INGLÊSNeste estudo, discutimos como as emoções modulam o agir de dois estagiários na experiência do estágio supervisionado de regência de língua inglesa (ESR) à luz de estudos que pesquisam o papel das emoções e da reflexão como maneira de se fortalecer a formação de professores e o ensino e aprendizagem de inglês. Fundamentada na pesquisa narrativa (CLANDININ; CONNELY, 2000), utilizamos narrativas escritas, colagens visuais, diários, entrevistas e colagens descritivas. Os resultados indicam que até o momento da regência os participantes da pesquisa não conseguiam projetar sua identidade docente e que as emoções vividas como estudante de inglês fundamentavam as ações dos participantes até o momento da observação. Universidade Federal do Norte do Tocantins2017-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/4204EntreLetras; v. 8 n. 2 (2017): A formação do Professor de Línguas na Contemporaneidade: Cenários, Desafios e Perspectivas; 57 - 792179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/4204/11953Copyright (c) 2017 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessAragão, Rodrigo CamargoSouza, Núbia Enedina Santos2023-12-19T16:58:42Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/4204Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-19T16:58:42EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv TEACHERS´ EMOTIONS AND IDENTITIES WITHIN LEARNING AND TEACHING ENGLISH
EMOÇÕES E IDENTIDADES DE PROFESSORES ENTRE O APRENDER E O ENSINAR INGLÊS
title TEACHERS´ EMOTIONS AND IDENTITIES WITHIN LEARNING AND TEACHING ENGLISH
spellingShingle TEACHERS´ EMOTIONS AND IDENTITIES WITHIN LEARNING AND TEACHING ENGLISH
Aragão, Rodrigo Camargo
title_short TEACHERS´ EMOTIONS AND IDENTITIES WITHIN LEARNING AND TEACHING ENGLISH
title_full TEACHERS´ EMOTIONS AND IDENTITIES WITHIN LEARNING AND TEACHING ENGLISH
title_fullStr TEACHERS´ EMOTIONS AND IDENTITIES WITHIN LEARNING AND TEACHING ENGLISH
title_full_unstemmed TEACHERS´ EMOTIONS AND IDENTITIES WITHIN LEARNING AND TEACHING ENGLISH
title_sort TEACHERS´ EMOTIONS AND IDENTITIES WITHIN LEARNING AND TEACHING ENGLISH
author Aragão, Rodrigo Camargo
author_facet Aragão, Rodrigo Camargo
Souza, Núbia Enedina Santos
author_role author
author2 Souza, Núbia Enedina Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aragão, Rodrigo Camargo
Souza, Núbia Enedina Santos
description Neste estudo, discutimos como as emoções modulam o agir de dois estagiários na experiência do estágio supervisionado de regência de língua inglesa (ESR) à luz de estudos que pesquisam o papel das emoções e da reflexão como maneira de se fortalecer a formação de professores e o ensino e aprendizagem de inglês. Fundamentada na pesquisa narrativa (CLANDININ; CONNELY, 2000), utilizamos narrativas escritas, colagens visuais, diários, entrevistas e colagens descritivas. Os resultados indicam que até o momento da regência os participantes da pesquisa não conseguiam projetar sua identidade docente e que as emoções vividas como estudante de inglês fundamentavam as ações dos participantes até o momento da observação. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/4204
url https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/4204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/4204/11953
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 EntreLetras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 EntreLetras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 8 n. 2 (2017): A formação do Professor de Línguas na Contemporaneidade: Cenários, Desafios e Perspectivas; 57 - 79
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br
_version_ 1808458993648009216