A PRODUÇÃO ESCRITA A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Santana, Cristiane Maria
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/5946
Resumo: ABSTRACT: In this article, we present the result of a pedagogical practice with the discursive genre News through a didactic sequence. The research was developed during the Master of the PROFLETRAS. The research was based on the theory of Discursive Gender proposed by Bakhtin (2011) and the application of the didactic sequence follow the proposal of Lopes Rossi (2002). This research of applied and interventionist nature proposed the development of activities that contributed to the production and rewriting, considering the situational context and its linguistic - discursive characteristic. After the intervention, we found that the participants had a significant advancement.   Key - words: Discursive genre; News; Following teaching; Written production.  
id UFT-4_e14d67b6594138ba9593a196d664499b
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/5946
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling A PRODUÇÃO ESCRITA A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA.gênero discursivonotíciasequência didáticaescritaABSTRACT: In this article, we present the result of a pedagogical practice with the discursive genre News through a didactic sequence. The research was developed during the Master of the PROFLETRAS. The research was based on the theory of Discursive Gender proposed by Bakhtin (2011) and the application of the didactic sequence follow the proposal of Lopes Rossi (2002). This research of applied and interventionist nature proposed the development of activities that contributed to the production and rewriting, considering the situational context and its linguistic - discursive characteristic. After the intervention, we found that the participants had a significant advancement.   Key - words: Discursive genre; News; Following teaching; Written production.  Neste artigo apresentamos o resultado de uma prática pedagógica com o gênero discursivo notícia por meio de sequência didática. A pesquisa foi desenvolvida durante o Mestrado do PROFLETRAS. A pesquisa teve como fundamentação teórica, a concepção de gênero discursivo de Bakhtin e aplicação da sequência didática. Esta investigação de caráter aplicado e intervencionista propôs o desenvolvimento de atividades que contribuíram para a produção e a reescrita, considerando o contexto situacional e sua característica linguística - discursiva. Após a intervenção, verificamos que os alunos participantes apresentaram um avanço significativo.Universidade Federal do Tocantins2019-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/594610.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p428EntreLetras; v. 10 n. 2 (2019): LITERATURA E ENSINO: CAMINHOS RECENTES ENTRE CRÍTICA, TEORIA, LITERATURA E LEITORES; 428 - 4432179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/5946/15980Copyright (c) 2019 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Santana, Cristiane Maria2021-11-24T17:03:47Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/5946Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oai||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2021-11-24T17:03:47EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRODUÇÃO ESCRITA A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
title A PRODUÇÃO ESCRITA A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
spellingShingle A PRODUÇÃO ESCRITA A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
da Silva Santana, Cristiane Maria
gênero discursivo
notícia
sequência didática
escrita
title_short A PRODUÇÃO ESCRITA A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
title_full A PRODUÇÃO ESCRITA A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
title_fullStr A PRODUÇÃO ESCRITA A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
title_full_unstemmed A PRODUÇÃO ESCRITA A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
title_sort A PRODUÇÃO ESCRITA A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
author da Silva Santana, Cristiane Maria
author_facet da Silva Santana, Cristiane Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Santana, Cristiane Maria
dc.subject.por.fl_str_mv gênero discursivo
notícia
sequência didática
escrita
topic gênero discursivo
notícia
sequência didática
escrita
description ABSTRACT: In this article, we present the result of a pedagogical practice with the discursive genre News through a didactic sequence. The research was developed during the Master of the PROFLETRAS. The research was based on the theory of Discursive Gender proposed by Bakhtin (2011) and the application of the didactic sequence follow the proposal of Lopes Rossi (2002). This research of applied and interventionist nature proposed the development of activities that contributed to the production and rewriting, considering the situational context and its linguistic - discursive characteristic. After the intervention, we found that the participants had a significant advancement.   Key - words: Discursive genre; News; Following teaching; Written production.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/5946
10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p428
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/5946
identifier_str_mv 10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/5946/15980
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 EntreLetras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 EntreLetras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 10 n. 2 (2019): LITERATURA E ENSINO: CAMINHOS RECENTES ENTRE CRÍTICA, TEORIA, LITERATURA E LEITORES; 428 - 443
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv ||luiza.to@uft.edu.br|| revista@uft.edu.br
_version_ 1798320164904632320