LEITURA E PERFORMANCE: LETRAMENTO LITERÁRIO E TRANSDISCIPLINARIDADE EM TEORIA E NA PRÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto Pereira Pinto, Francisco
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EntreLetras
Texto Completo: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1047
Resumo: O texto apresenta reflexões sobre o letramento literário em diálogo com os saberes transdisciplinares, em um primeiro momento e, posteriormente, análise de leituras literárias feitas por alunos de escola pública, ensino médio, e prática docente na promoção da leitura literária, segundo os pressupostos dos campos de conhecimentos incialmente apontados. Algumas conclusões indicam que a educação literária no contexto de escola pública brasileira contemporânea pode ser bem sucedida, exigindo, para tanto, abordagens adequadas aos desafios próprios deste tempo, o que requer, assim, transformações e ajustes não somente na prática docente, mas também nos conhecimentos teóricos que a embasam e guiam o olhar daqueles que a observam e analisam.
id UFT-4_e3e80ed68dd51d6679774b78eb558996
oai_identifier_str oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/1047
network_acronym_str UFT-4
network_name_str EntreLetras
repository_id_str
spelling LEITURA E PERFORMANCE: LETRAMENTO LITERÁRIO E TRANSDISCIPLINARIDADE EM TEORIA E NA PRÁTICAO texto apresenta reflexões sobre o letramento literário em diálogo com os saberes transdisciplinares, em um primeiro momento e, posteriormente, análise de leituras literárias feitas por alunos de escola pública, ensino médio, e prática docente na promoção da leitura literária, segundo os pressupostos dos campos de conhecimentos incialmente apontados. Algumas conclusões indicam que a educação literária no contexto de escola pública brasileira contemporânea pode ser bem sucedida, exigindo, para tanto, abordagens adequadas aos desafios próprios deste tempo, o que requer, assim, transformações e ajustes não somente na prática docente, mas também nos conhecimentos teóricos que a embasam e guiam o olhar daqueles que a observam e analisam.Universidade Federal do Norte do Tocantins2014-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1047EntreLetras; v. 5 n. 1 (2014): DOSSIÊ LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES2179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1047/575Neto Pereira Pinto, Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T17:31:04Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/1047Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-19T17:31:04EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv LEITURA E PERFORMANCE: LETRAMENTO LITERÁRIO E TRANSDISCIPLINARIDADE EM TEORIA E NA PRÁTICA
title LEITURA E PERFORMANCE: LETRAMENTO LITERÁRIO E TRANSDISCIPLINARIDADE EM TEORIA E NA PRÁTICA
spellingShingle LEITURA E PERFORMANCE: LETRAMENTO LITERÁRIO E TRANSDISCIPLINARIDADE EM TEORIA E NA PRÁTICA
Neto Pereira Pinto, Francisco
title_short LEITURA E PERFORMANCE: LETRAMENTO LITERÁRIO E TRANSDISCIPLINARIDADE EM TEORIA E NA PRÁTICA
title_full LEITURA E PERFORMANCE: LETRAMENTO LITERÁRIO E TRANSDISCIPLINARIDADE EM TEORIA E NA PRÁTICA
title_fullStr LEITURA E PERFORMANCE: LETRAMENTO LITERÁRIO E TRANSDISCIPLINARIDADE EM TEORIA E NA PRÁTICA
title_full_unstemmed LEITURA E PERFORMANCE: LETRAMENTO LITERÁRIO E TRANSDISCIPLINARIDADE EM TEORIA E NA PRÁTICA
title_sort LEITURA E PERFORMANCE: LETRAMENTO LITERÁRIO E TRANSDISCIPLINARIDADE EM TEORIA E NA PRÁTICA
author Neto Pereira Pinto, Francisco
author_facet Neto Pereira Pinto, Francisco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto Pereira Pinto, Francisco
description O texto apresenta reflexões sobre o letramento literário em diálogo com os saberes transdisciplinares, em um primeiro momento e, posteriormente, análise de leituras literárias feitas por alunos de escola pública, ensino médio, e prática docente na promoção da leitura literária, segundo os pressupostos dos campos de conhecimentos incialmente apontados. Algumas conclusões indicam que a educação literária no contexto de escola pública brasileira contemporânea pode ser bem sucedida, exigindo, para tanto, abordagens adequadas aos desafios próprios deste tempo, o que requer, assim, transformações e ajustes não somente na prática docente, mas também nos conhecimentos teóricos que a embasam e guiam o olhar daqueles que a observam e analisam.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1047
url https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1047/575
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Norte do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv EntreLetras; v. 5 n. 1 (2014): DOSSIÊ LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES
2179-3948
reponame:EntreLetras
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str EntreLetras
collection EntreLetras
repository.name.fl_str_mv EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br
_version_ 1808458993072340992