LEITURA E PERFORMANCE: LETRAMENTO LITERÁRIO E TRANSDISCIPLINARIDADE EM TEORIA E NA PRÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1047 |
Resumo: | O texto apresenta reflexões sobre o letramento literário em diálogo com os saberes transdisciplinares, em um primeiro momento e, posteriormente, análise de leituras literárias feitas por alunos de escola pública, ensino médio, e prática docente na promoção da leitura literária, segundo os pressupostos dos campos de conhecimentos incialmente apontados. Algumas conclusões indicam que a educação literária no contexto de escola pública brasileira contemporânea pode ser bem sucedida, exigindo, para tanto, abordagens adequadas aos desafios próprios deste tempo, o que requer, assim, transformações e ajustes não somente na prática docente, mas também nos conhecimentos teóricos que a embasam e guiam o olhar daqueles que a observam e analisam. |
id |
UFT-4_e3e80ed68dd51d6679774b78eb558996 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/1047 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
LEITURA E PERFORMANCE: LETRAMENTO LITERÁRIO E TRANSDISCIPLINARIDADE EM TEORIA E NA PRÁTICAO texto apresenta reflexões sobre o letramento literário em diálogo com os saberes transdisciplinares, em um primeiro momento e, posteriormente, análise de leituras literárias feitas por alunos de escola pública, ensino médio, e prática docente na promoção da leitura literária, segundo os pressupostos dos campos de conhecimentos incialmente apontados. Algumas conclusões indicam que a educação literária no contexto de escola pública brasileira contemporânea pode ser bem sucedida, exigindo, para tanto, abordagens adequadas aos desafios próprios deste tempo, o que requer, assim, transformações e ajustes não somente na prática docente, mas também nos conhecimentos teóricos que a embasam e guiam o olhar daqueles que a observam e analisam.Universidade Federal do Norte do Tocantins2014-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1047EntreLetras; v. 5 n. 1 (2014): DOSSIÊ LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES2179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1047/575Neto Pereira Pinto, Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T17:31:04Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/1047Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-19T17:31:04EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEITURA E PERFORMANCE: LETRAMENTO LITERÁRIO E TRANSDISCIPLINARIDADE EM TEORIA E NA PRÁTICA |
title |
LEITURA E PERFORMANCE: LETRAMENTO LITERÁRIO E TRANSDISCIPLINARIDADE EM TEORIA E NA PRÁTICA |
spellingShingle |
LEITURA E PERFORMANCE: LETRAMENTO LITERÁRIO E TRANSDISCIPLINARIDADE EM TEORIA E NA PRÁTICA Neto Pereira Pinto, Francisco |
title_short |
LEITURA E PERFORMANCE: LETRAMENTO LITERÁRIO E TRANSDISCIPLINARIDADE EM TEORIA E NA PRÁTICA |
title_full |
LEITURA E PERFORMANCE: LETRAMENTO LITERÁRIO E TRANSDISCIPLINARIDADE EM TEORIA E NA PRÁTICA |
title_fullStr |
LEITURA E PERFORMANCE: LETRAMENTO LITERÁRIO E TRANSDISCIPLINARIDADE EM TEORIA E NA PRÁTICA |
title_full_unstemmed |
LEITURA E PERFORMANCE: LETRAMENTO LITERÁRIO E TRANSDISCIPLINARIDADE EM TEORIA E NA PRÁTICA |
title_sort |
LEITURA E PERFORMANCE: LETRAMENTO LITERÁRIO E TRANSDISCIPLINARIDADE EM TEORIA E NA PRÁTICA |
author |
Neto Pereira Pinto, Francisco |
author_facet |
Neto Pereira Pinto, Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neto Pereira Pinto, Francisco |
description |
O texto apresenta reflexões sobre o letramento literário em diálogo com os saberes transdisciplinares, em um primeiro momento e, posteriormente, análise de leituras literárias feitas por alunos de escola pública, ensino médio, e prática docente na promoção da leitura literária, segundo os pressupostos dos campos de conhecimentos incialmente apontados. Algumas conclusões indicam que a educação literária no contexto de escola pública brasileira contemporânea pode ser bem sucedida, exigindo, para tanto, abordagens adequadas aos desafios próprios deste tempo, o que requer, assim, transformações e ajustes não somente na prática docente, mas também nos conhecimentos teóricos que a embasam e guiam o olhar daqueles que a observam e analisam. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1047 |
url |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1047/575 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 5 n. 1 (2014): DOSSIÊ LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br |
_version_ |
1808458993072340992 |