¿Qué ocurrió en las escuelas durante la pandemia? Compromiso docente en una escuela indígena mexicana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mira, Alejandro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Baronnet, Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação do Campo
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/15065
Resumo: O que aconteceu nas escolas durante a pandemia? Compromisso dos professores em uma escola indígena mexicana De acordo com pesquisas recentes, as escolas de vários graus no subsistema indígena do México foram aquelas onde os efeitos socioeducacionais mais prejudiciais da pandemia foram sentidos, devido à articulação de antigas desigualdades sociais com novas assimetrias escolares ligadas à virtualização da educação e à marginalização digital dessas escolas, principalmente rurais. Ao considerar também o panorama pré-existente de racismo estrutural e institucionalizado que condena à precariedade a maioria das escolas indígenas, este texto pretende contribuir para compreender como as escolas deste subsistema de educação pública mexicana enfrentaram localmente as condições de fragilidade colocadas pela contingência pandêmica, atentando para a autonomia potencial concedida por sua condição de "estar à margem". Com base em entrevistas, observações e conversas realizadas principalmente com professores de uma escola primária bilíngue de vários graus localizada no coração da região indígena ñäñho (ou Otomí) do estado central de Querétaro, argumentamos que a centralidade da ação do diretor nas relações escola-comunidade, bem como o papel da consciência comunitária no engajamento dos professores, foram fundamentais para o desenvolvimento de estratégias que procuraram mitigar a interrupção do direito das crianças Otomí à educação durante o fechamento das escolas. Estas estratégias consistiram principalmente no monitoramento da situação dos alunos por professores e à distância, na reabertura parcial da escola, na atenção às mães e no monitoramento dos deveres de casa através de um livro de exercícios. Também descrevemos do ponto de vista dos atores escolares quais foram alguns dos obstáculos experimentados na adaptação à chamada educação à distância. Palavras-chave: pandemia, professores, educação indígena, escola multisseriada, crianças indígenas.   ¿Qué ocurrió en las escuelas durante la pandemia? Compromiso docente en una escuela indígena mexicana RESUMEN. De acuerdo con estudios recientes, las escuelas multigrado del subsistema indígena en México fueron aquellas en donde recayeron los efectos socioeducativos más nocivos de la pandemia, debido a la articulación de viejas desigualdades sociales con nuevas asimetrías escolares vinculadas a la virtualización de la educación y a la marginación digital de estos centros educativos, principalmente rurales. Al considerar también el panorama preexistente de racismo estructural e institucionalizado que condena a la precariedad al grueso de las escuelas indígenas, este texto se propone contribuir a entender cómo las escuelas de este subsistema educativo público mexicano enfrentaron localmente las condiciones de fragilidad que les planteó la contingencia pandémica, prestando atención a la potencial autonomía que otorgó su condición de “estar en el margen”. A partir de entrevistas, observaciones y conversaciones realizadas principalmente con maestros de una escuela primaria multigrado bilingüe ubicada en el corazón de la región indígena ñäñho (u otomí) del estado céntrico de Querétaro, planteamos que la centralidad de la acción de la directora en las relaciones escuela-comunidad, así como el papel de la conciencia comunitaria en el compromiso de los docentes, resultaron claves para el desarrollo de estrategias que buscaron mitigar la interrupción del derecho a la educación en los niños y niñas otomíes durante el cierre de las escuelas. Dichas estrategias consistieron centralmente en el seguimiento docente y a distancia de la situación de los y las estudiantes, la reapertura parcial de la escuela, la atención a las madres de familia, y el seguimiento de tareas escolares a través de un cuadernillo de trabajo. Asimismo, describimos desde la óptica de los actores escolares cuáles fueron algunos obstáculos experimentados para adaptarse a la llamada educación a distancia.   Palabras clave: pandemia, docentes, educación indígena, escuela multigrado, niñez indígena.   What happened in schools during the pandemic? Teacher engagement in a Mexican indigenous school                          ABSTRACT. According to recent studies, the multi-grade schools of the indigenous subsystem in Mexico were those where the most harmful socio-educational effects of the pandemic fell, due to the articulation of old social inequalities with new school asymmetries linked to the virtualization of education and the digital marginalization of these mainly rural educational centers. By also considering the pre-existing panorama of structural and institutionalized racism that condemns the majority of indigenous schools to precariousness, this text aims to contribute to understanding how the schools of this Mexican public educational subsystem locally faced the conditions of fragility posed by the pandemic contingency, paying attention to the potential autonomy granted by their condition of "being on the margin". Based on interviews, observations and conversations conducted mainly with teachers of a bilingual multigrade elementary school located in the heart of the ñäñho (or Otomí) indigenous region of the central state of Querétaro, we propose that the centrality of the principal's action in school-community relations, as well as the role of community awareness in the teachers' commitment, were key to the development of strategies that sought to mitigate the interruption of the right to education for Otomí children during the school closures. These strategies consisted mainly of teacher and distance monitoring of the students' situation, partial reopening of the school, attention to mothers, and monitoring of homework through a workbook. Likewise, we describe from the point of view of the school actors what were some of the obstacles experienced in adapting to the so-called distance education. Keywords: pandemic, teachers, indigenous education, multigrade school, indigenous children.
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Ao considerar também o panorama pré-existente de racismo estrutural e institucionalizado que condena à precariedade a maioria das escolas indígenas, este texto pretende contribuir para compreender como as escolas deste subsistema de educação pública mexicana enfrentaram localmente as condições de fragilidade colocadas pela contingência pandêmica, atentando para a autonomia potencial concedida por sua condição de "estar à margem". Com base em entrevistas, observações e conversas realizadas principalmente com professores de uma escola primária bilíngue de vários graus localizada no coração da região indígena ñäñho (ou Otomí) do estado central de Querétaro, argumentamos que a centralidade da ação do diretor nas relações escola-comunidade, bem como o papel da consciência comunitária no engajamento dos professores, foram fundamentais para o desenvolvimento de estratégias que procuraram mitigar a interrupção do direito das crianças Otomí à educação durante o fechamento das escolas. Estas estratégias consistiram principalmente no monitoramento da situação dos alunos por professores e à distância, na reabertura parcial da escola, na atenção às mães e no monitoramento dos deveres de casa através de um livro de exercícios. Também descrevemos do ponto de vista dos atores escolares quais foram alguns dos obstáculos experimentados na adaptação à chamada educação à distância. Palavras-chave: pandemia, professores, educação indígena, escola multisseriada, crianças indígenas.   ¿Qué ocurrió en las escuelas durante la pandemia? Compromiso docente en una escuela indígena mexicana RESUMEN. De acuerdo con estudios recientes, las escuelas multigrado del subsistema indígena en México fueron aquellas en donde recayeron los efectos socioeducativos más nocivos de la pandemia, debido a la articulación de viejas desigualdades sociales con nuevas asimetrías escolares vinculadas a la virtualización de la educación y a la marginación digital de estos centros educativos, principalmente rurales. Al considerar también el panorama preexistente de racismo estructural e institucionalizado que condena a la precariedad al grueso de las escuelas indígenas, este texto se propone contribuir a entender cómo las escuelas de este subsistema educativo público mexicano enfrentaron localmente las condiciones de fragilidad que les planteó la contingencia pandémica, prestando atención a la potencial autonomía que otorgó su condición de “estar en el margen”. A partir de entrevistas, observaciones y conversaciones realizadas principalmente con maestros de una escuela primaria multigrado bilingüe ubicada en el corazón de la región indígena ñäñho (u otomí) del estado céntrico de Querétaro, planteamos que la centralidad de la acción de la directora en las relaciones escuela-comunidad, así como el papel de la conciencia comunitaria en el compromiso de los docentes, resultaron claves para el desarrollo de estrategias que buscaron mitigar la interrupción del derecho a la educación en los niños y niñas otomíes durante el cierre de las escuelas. Dichas estrategias consistieron centralmente en el seguimiento docente y a distancia de la situación de los y las estudiantes, la reapertura parcial de la escuela, la atención a las madres de familia, y el seguimiento de tareas escolares a través de un cuadernillo de trabajo. Asimismo, describimos desde la óptica de los actores escolares cuáles fueron algunos obstáculos experimentados para adaptarse a la llamada educación a distancia.   Palabras clave: pandemia, docentes, educación indígena, escuela multigrado, niñez indígena.   What happened in schools during the pandemic? Teacher engagement in a Mexican indigenous school                          ABSTRACT. According to recent studies, the multi-grade schools of the indigenous subsystem in Mexico were those where the most harmful socio-educational effects of the pandemic fell, due to the articulation of old social inequalities with new school asymmetries linked to the virtualization of education and the digital marginalization of these mainly rural educational centers. By also considering the pre-existing panorama of structural and institutionalized racism that condemns the majority of indigenous schools to precariousness, this text aims to contribute to understanding how the schools of this Mexican public educational subsystem locally faced the conditions of fragility posed by the pandemic contingency, paying attention to the potential autonomy granted by their condition of "being on the margin". Based on interviews, observations and conversations conducted mainly with teachers of a bilingual multigrade elementary school located in the heart of the ñäñho (or Otomí) indigenous region of the central state of Querétaro, we propose that the centrality of the principal's action in school-community relations, as well as the role of community awareness in the teachers' commitment, were key to the development of strategies that sought to mitigate the interruption of the right to education for Otomí children during the school closures. These strategies consisted mainly of teacher and distance monitoring of the students' situation, partial reopening of the school, attention to mothers, and monitoring of homework through a workbook. Likewise, we describe from the point of view of the school actors what were some of the obstacles experienced in adapting to the so-called distance education. Keywords: pandemic, teachers, indigenous education, multigrade school, indigenous children.O que aconteceu nas escolas durante a pandemia? Compromisso dos professores em uma escola indígena mexicana De acordo com pesquisas recentes, as escolas de vários graus no subsistema indígena do México foram aquelas onde os efeitos socioeducacionais mais prejudiciais da pandemia foram sentidos, devido à articulação de antigas desigualdades sociais com novas assimetrias escolares ligadas à virtualização da educação e à marginalização digital dessas escolas, principalmente rurais. Ao considerar também o panorama pré-existente de racismo estrutural e institucionalizado que condena à precariedade a maioria das escolas indígenas, este texto pretende contribuir para compreender como as escolas deste subsistema de educação pública mexicana enfrentaram localmente as condições de fragilidade colocadas pela contingência pandêmica, atentando para a autonomia potencial concedida por sua condição de "estar à margem". Com base em entrevistas, observações e conversas realizadas principalmente com professores de uma escola primária bilíngue de vários graus localizada no coração da região indígena ñäñho (ou Otomí) do estado central de Querétaro, argumentamos que a centralidade da ação do diretor nas relações escola-comunidade, bem como o papel da consciência comunitária no engajamento dos professores, foram fundamentais para o desenvolvimento de estratégias que procuraram mitigar a interrupção do direito das crianças Otomí à educação durante o fechamento das escolas. Estas estratégias consistiram principalmente no monitoramento da situação dos alunos por professores e à distância, na reabertura parcial da escola, na atenção às mães e no monitoramento dos deveres de casa através de um livro de exercícios. Também descrevemos do ponto de vista dos atores escolares quais foram alguns dos obstáculos experimentados na adaptação à chamada educação à distância. Palavras-chave: pandemia, professores, educação indígena, escola multisseriada, crianças indígenas.   ¿Qué ocurrió en las escuelas durante la pandemia? Compromiso docente en una escuela indígena mexicana RESUMEN. De acuerdo con estudios recientes, las escuelas multigrado del subsistema indígena en México fueron aquellas en donde recayeron los efectos socioeducativos más nocivos de la pandemia, debido a la articulación de viejas desigualdades sociales con nuevas asimetrías escolares vinculadas a la virtualización de la educación y a la marginación digital de estos centros educativos, principalmente rurales. Al considerar también el panorama preexistente de racismo estructural e institucionalizado que condena a la precariedad al grueso de las escuelas indígenas, este texto se propone contribuir a entender cómo las escuelas de este subsistema educativo público mexicano enfrentaron localmente las condiciones de fragilidad que les planteó la contingencia pandémica, prestando atención a la potencial autonomía que otorgó su condición de “estar en el margen”. A partir de entrevistas, observaciones y conversaciones realizadas principalmente con maestros de una escuela primaria multigrado bilingüe ubicada en el corazón de la región indígena ñäñho (u otomí) del estado céntrico de Querétaro, planteamos que la centralidad de la acción de la directora en las relaciones escuela-comunidad, así como el papel de la conciencia comunitaria en el compromiso de los docentes, resultaron claves para el desarrollo de estrategias que buscaron mitigar la interrupción del derecho a la educación en los niños y niñas otomíes durante el cierre de las escuelas. Dichas estrategias consistieron centralmente en el seguimiento docente y a distancia de la situación de los y las estudiantes, la reapertura parcial de la escuela, la atención a las madres de familia, y el seguimiento de tareas escolares a través de un cuadernillo de trabajo. Asimismo, describimos desde la óptica de los actores escolares cuáles fueron algunos obstáculos experimentados para adaptarse a la llamada educación a distancia.   Palabras clave: pandemia, docentes, educación indígena, escuela multigrado, niñez indígena.   What happened in schools during the pandemic? Teacher engagement in a Mexican indigenous school                          ABSTRACT. According to recent studies, the multi-grade schools of the indigenous subsystem in Mexico were those where the most harmful socio-educational effects of the pandemic fell, due to the articulation of old social inequalities with new school asymmetries linked to the virtualization of education and the digital marginalization of these mainly rural educational centers. By also considering the pre-existing panorama of structural and institutionalized racism that condemns the majority of indigenous schools to precariousness, this text aims to contribute to understanding how the schools of this Mexican public educational subsystem locally faced the conditions of fragility posed by the pandemic contingency, paying attention to the potential autonomy granted by their condition of "being on the margin". Based on interviews, observations and conversations conducted mainly with teachers of a bilingual multigrade elementary school located in the heart of the ñäñho (or Otomí) indigenous region of the central state of Querétaro, we propose that the centrality of the principal's action in school-community relations, as well as the role of community awareness in the teachers' commitment, were key to the development of strategies that sought to mitigate the interruption of the right to education for Otomí children during the school closures. These strategies consisted mainly of teacher and distance monitoring of the students' situation, partial reopening of the school, attention to mothers, and monitoring of homework through a workbook. Likewise, we describe from the point of view of the school actors what were some of the obstacles experienced in adapting to the so-called distance education. Keywords: pandemic, teachers, indigenous education, multigrade school, indigenous children.O que aconteceu nas escolas durante a pandemia? Compromisso dos professores em uma escola indígena mexicana De acordo com pesquisas recentes, as escolas de vários graus no subsistema indígena do México foram aquelas onde os efeitos socioeducacionais mais prejudiciais da pandemia foram sentidos, devido à articulação de antigas desigualdades sociais com novas assimetrias escolares ligadas à virtualização da educação e à marginalização digital dessas escolas, principalmente rurais. Ao considerar também o panorama pré-existente de racismo estrutural e institucionalizado que condena à precariedade a maioria das escolas indígenas, este texto pretende contribuir para compreender como as escolas deste subsistema de educação pública mexicana enfrentaram localmente as condições de fragilidade colocadas pela contingência pandêmica, atentando para a autonomia potencial concedida por sua condição de "estar à margem". Com base em entrevistas, observações e conversas realizadas principalmente com professores de uma escola primária bilíngue de vários graus localizada no coração da região indígena ñäñho (ou Otomí) do estado central de Querétaro, argumentamos que a centralidade da ação do diretor nas relações escola-comunidade, bem como o papel da consciência comunitária no engajamento dos professores, foram fundamentais para o desenvolvimento de estratégias que procuraram mitigar a interrupção do direito das crianças Otomí à educação durante o fechamento das escolas. Estas estratégias consistiram principalmente no monitoramento da situação dos alunos por professores e à distância, na reabertura parcial da escola, na atenção às mães e no monitoramento dos deveres de casa através de um livro de exercícios. Também descrevemos do ponto de vista dos atores escolares quais foram alguns dos obstáculos experimentados na adaptação à chamada educação à distância. Palavras-chave: pandemia, professores, educação indígena, escola multisseriada, crianças indígenas.   ¿Qué ocurrió en las escuelas durante la pandemia? Compromiso docente en una escuela indígena mexicana RESUMEN. 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These strategies consisted mainly of teacher and distance monitoring of the students' situation, partial reopening of the school, attention to mothers, and monitoring of homework through a workbook. Likewise, we describe from the point of view of the school actors what were some of the obstacles experienced in adapting to the so-called distance education. Keywords: pandemic, teachers, indigenous education, multigrade school, indigenous children.O que aconteceu nas escolas durante a pandemia? Compromisso dos professores em uma escola indígena mexicana De acordo com pesquisas recentes, as escolas de vários graus no subsistema indígena do México foram aquelas onde os efeitos socioeducacionais mais prejudiciais da pandemia foram sentidos, devido à articulação de antigas desigualdades sociais com novas assimetrias escolares ligadas à virtualização da educação e à marginalização digital dessas escolas, principalmente rurais. Ao considerar também o panorama pré-existente de racismo estrutural e institucionalizado que condena à precariedade a maioria das escolas indígenas, este texto pretende contribuir para compreender como as escolas deste subsistema de educação pública mexicana enfrentaram localmente as condições de fragilidade colocadas pela contingência pandêmica, atentando para a autonomia potencial concedida por sua condição de "estar à margem". Com base em entrevistas, observações e conversas realizadas principalmente com professores de uma escola primária bilíngue de vários graus localizada no coração da região indígena ñäñho (ou Otomí) do estado central de Querétaro, argumentamos que a centralidade da ação do diretor nas relações escola-comunidade, bem como o papel da consciência comunitária no engajamento dos professores, foram fundamentais para o desenvolvimento de estratégias que procuraram mitigar a interrupção do direito das crianças Otomí à educação durante o fechamento das escolas. Estas estratégias consistiram principalmente no monitoramento da situação dos alunos por professores e à distância, na reabertura parcial da escola, na atenção às mães e no monitoramento dos deveres de casa através de um livro de exercícios. Também descrevemos do ponto de vista dos atores escolares quais foram alguns dos obstáculos experimentados na adaptação à chamada educação à distância. Palavras-chave: pandemia, professores, educação indígena, escola multisseriada, crianças indígenas.   ¿Qué ocurrió en las escuelas durante la pandemia? Compromiso docente en una escuela indígena mexicana RESUMEN. De acuerdo con estudios recientes, las escuelas multigrado del subsistema indígena en México fueron aquellas en donde recayeron los efectos socioeducativos más nocivos de la pandemia, debido a la articulación de viejas desigualdades sociales con nuevas asimetrías escolares vinculadas a la virtualización de la educación y a la marginación digital de estos centros educativos, principalmente rurales. Al considerar también el panorama preexistente de racismo estructural e institucionalizado que condena a la precariedad al grueso de las escuelas indígenas, este texto se propone contribuir a entender cómo las escuelas de este subsistema educativo público mexicano enfrentaron localmente las condiciones de fragilidad que les planteó la contingencia pandémica, prestando atención a la potencial autonomía que otorgó su condición de “estar en el margen”. A partir de entrevistas, observaciones y conversaciones realizadas principalmente con maestros de una escuela primaria multigrado bilingüe ubicada en el corazón de la región indígena ñäñho (u otomí) del estado céntrico de Querétaro, planteamos que la centralidad de la acción de la directora en las relaciones escuela-comunidad, así como el papel de la conciencia comunitaria en el compromiso de los docentes, resultaron claves para el desarrollo de estrategias que buscaron mitigar la interrupción del derecho a la educación en los niños y niñas otomíes durante el cierre de las escuelas. Dichas estrategias consistieron centralmente en el seguimiento docente y a distancia de la situación de los y las estudiantes, la reapertura parcial de la escuela, la atención a las madres de familia, y el seguimiento de tareas escolares a través de un cuadernillo de trabajo. Asimismo, describimos desde la óptica de los actores escolares cuáles fueron algunos obstáculos experimentados para adaptarse a la llamada educación a distancia.   Palabras clave: pandemia, docentes, educación indígena, escuela multigrado, niñez indígena.   What happened in schools during the pandemic? Teacher engagement in a Mexican indigenous school                          ABSTRACT. According to recent studies, the multi-grade schools of the indigenous subsystem in Mexico were those where the most harmful socio-educational effects of the pandemic fell, due to the articulation of old social inequalities with new school asymmetries linked to the virtualization of education and the digital marginalization of these mainly rural educational centers. By also considering the pre-existing panorama of structural and institutionalized racism that condemns the majority of indigenous schools to precariousness, this text aims to contribute to understanding how the schools of this Mexican public educational subsystem locally faced the conditions of fragility posed by the pandemic contingency, paying attention to the potential autonomy granted by their condition of "being on the margin". Based on interviews, observations and conversations conducted mainly with teachers of a bilingual multigrade elementary school located in the heart of the ñäñho (or Otomí) indigenous region of the central state of Querétaro, we propose that the centrality of the principal's action in school-community relations, as well as the role of community awareness in the teachers' commitment, were key to the development of strategies that sought to mitigate the interruption of the right to education for Otomí children during the school closures. These strategies consisted mainly of teacher and distance monitoring of the students' situation, partial reopening of the school, attention to mothers, and monitoring of homework through a workbook. Likewise, we describe from the point of view of the school actors what were some of the obstacles experienced in adapting to the so-called distance education. Keywords: pandemic, teachers, indigenous education, multigrade school, indigenous children.O que aconteceu nas escolas durante a pandemia? Compromisso dos professores em uma escola indígena mexicana De acordo com pesquisas recentes, as escolas de vários graus no subsistema indígena do México foram aquelas onde os efeitos socioeducacionais mais prejudiciais da pandemia foram sentidos, devido à articulação de antigas desigualdades sociais com novas assimetrias escolares ligadas à virtualização da educação e à marginalização digital dessas escolas, principalmente rurais. Ao considerar também o panorama pré-existente de racismo estrutural e institucionalizado que condena à precariedade a maioria das escolas indígenas, este texto pretende contribuir para compreender como as escolas deste subsistema de educação pública mexicana enfrentaram localmente as condições de fragilidade colocadas pela contingência pandêmica, atentando para a autonomia potencial concedida por sua condição de "estar à margem". Com base em entrevistas, observações e conversas realizadas principalmente com professores de uma escola primária bilíngue de vários graus localizada no coração da região indígena ñäñho (ou Otomí) do estado central de Querétaro, argumentamos que a centralidade da ação do diretor nas relações escola-comunidade, bem como o papel da consciência comunitária no engajamento dos professores, foram fundamentais para o desenvolvimento de estratégias que procuraram mitigar a interrupção do direito das crianças Otomí à educação durante o fechamento das escolas. Estas estratégias consistiram principalmente no monitoramento da situação dos alunos por professores e à distância, na reabertura parcial da escola, na atenção às mães e no monitoramento dos deveres de casa através de um livro de exercícios. Também descrevemos do ponto de vista dos atores escolares quais foram alguns dos obstáculos experimentados na adaptação à chamada educação à distância. Palavras-chave: pandemia, professores, educação indígena, escola multisseriada, crianças indígenas.   ¿Qué ocurrió en las escuelas durante la pandemia? Compromiso docente en una escuela indígena mexicana RESUMEN. De acuerdo con estudios recientes, las escuelas multigrado del subsistema indígena en México fueron aquellas en donde recayeron los efectos socioeducativos más nocivos de la pandemia, debido a la articulación de viejas desigualdades sociales con nuevas asimetrías escolares vinculadas a la virtualización de la educación y a la marginación digital de estos centros educativos, principalmente rurales. Al considerar también el panorama preexistente de racismo estructural e institucionalizado que condena a la precariedad al grueso de las escuelas indígenas, este texto se propone contribuir a entender cómo las escuelas de este subsistema educativo público mexicano enfrentaron localmente las condiciones de fragilidad que les planteó la contingencia pandémica, prestando atención a la potencial autonomía que otorgó su condición de “estar en el margen”. A partir de entrevistas, observaciones y conversaciones realizadas principalmente con maestros de una escuela primaria multigrado bilingüe ubicada en el corazón de la región indígena ñäñho (u otomí) del estado céntrico de Querétaro, planteamos que la centralidad de la acción de la directora en las relaciones escuela-comunidad, así como el papel de la conciencia comunitaria en el compromiso de los docentes, resultaron claves para el desarrollo de estrategias que buscaron mitigar la interrupción del derecho a la educación en los niños y niñas otomíes durante el cierre de las escuelas. Dichas estrategias consistieron centralmente en el seguimiento docente y a distancia de la situación de los y las estudiantes, la reapertura parcial de la escuela, la atención a las madres de familia, y el seguimiento de tareas escolares a través de un cuadernillo de trabajo. Asimismo, describimos desde la óptica de los actores escolares cuáles fueron algunos obstáculos experimentados para adaptarse a la llamada educación a distancia.   Palabras clave: pandemia, docentes, educación indígena, escuela multigrado, niñez indígena.   What happened in schools during the pandemic? Teacher engagement in a Mexican indigenous school                          ABSTRACT. According to recent studies, the multi-grade schools of the indigenous subsystem in Mexico were those where the most harmful socio-educational effects of the pandemic fell, due to the articulation of old social inequalities with new school asymmetries linked to the virtualization of education and the digital marginalization of these mainly rural educational centers. By also considering the pre-existing panorama of structural and institutionalized racism that condemns the majority of indigenous schools to precariousness, this text aims to contribute to understanding how the schools of this Mexican public educational subsystem locally faced the conditions of fragility posed by the pandemic contingency, paying attention to the potential autonomy granted by their condition of "being on the margin". Based on interviews, observations and conversations conducted mainly with teachers of a bilingual multigrade elementary school located in the heart of the ñäñho (or Otomí) indigenous region of the central state of Querétaro, we propose that the centrality of the principal's action in school-community relations, as well as the role of community awareness in the teachers' commitment, were key to the development of strategies that sought to mitigate the interruption of the right to education for Otomí children during the school closures. 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dc.contributor.author.fl_str_mv Mira, Alejandro
Baronnet, Bruno
description O que aconteceu nas escolas durante a pandemia? Compromisso dos professores em uma escola indígena mexicana De acordo com pesquisas recentes, as escolas de vários graus no subsistema indígena do México foram aquelas onde os efeitos socioeducacionais mais prejudiciais da pandemia foram sentidos, devido à articulação de antigas desigualdades sociais com novas assimetrias escolares ligadas à virtualização da educação e à marginalização digital dessas escolas, principalmente rurais. Ao considerar também o panorama pré-existente de racismo estrutural e institucionalizado que condena à precariedade a maioria das escolas indígenas, este texto pretende contribuir para compreender como as escolas deste subsistema de educação pública mexicana enfrentaram localmente as condições de fragilidade colocadas pela contingência pandêmica, atentando para a autonomia potencial concedida por sua condição de "estar à margem". Com base em entrevistas, observações e conversas realizadas principalmente com professores de uma escola primária bilíngue de vários graus localizada no coração da região indígena ñäñho (ou Otomí) do estado central de Querétaro, argumentamos que a centralidade da ação do diretor nas relações escola-comunidade, bem como o papel da consciência comunitária no engajamento dos professores, foram fundamentais para o desenvolvimento de estratégias que procuraram mitigar a interrupção do direito das crianças Otomí à educação durante o fechamento das escolas. Estas estratégias consistiram principalmente no monitoramento da situação dos alunos por professores e à distância, na reabertura parcial da escola, na atenção às mães e no monitoramento dos deveres de casa através de um livro de exercícios. Também descrevemos do ponto de vista dos atores escolares quais foram alguns dos obstáculos experimentados na adaptação à chamada educação à distância. Palavras-chave: pandemia, professores, educação indígena, escola multisseriada, crianças indígenas.   ¿Qué ocurrió en las escuelas durante la pandemia? Compromiso docente en una escuela indígena mexicana RESUMEN. De acuerdo con estudios recientes, las escuelas multigrado del subsistema indígena en México fueron aquellas en donde recayeron los efectos socioeducativos más nocivos de la pandemia, debido a la articulación de viejas desigualdades sociales con nuevas asimetrías escolares vinculadas a la virtualización de la educación y a la marginación digital de estos centros educativos, principalmente rurales. Al considerar también el panorama preexistente de racismo estructural e institucionalizado que condena a la precariedad al grueso de las escuelas indígenas, este texto se propone contribuir a entender cómo las escuelas de este subsistema educativo público mexicano enfrentaron localmente las condiciones de fragilidad que les planteó la contingencia pandémica, prestando atención a la potencial autonomía que otorgó su condición de “estar en el margen”. A partir de entrevistas, observaciones y conversaciones realizadas principalmente con maestros de una escuela primaria multigrado bilingüe ubicada en el corazón de la región indígena ñäñho (u otomí) del estado céntrico de Querétaro, planteamos que la centralidad de la acción de la directora en las relaciones escuela-comunidad, así como el papel de la conciencia comunitaria en el compromiso de los docentes, resultaron claves para el desarrollo de estrategias que buscaron mitigar la interrupción del derecho a la educación en los niños y niñas otomíes durante el cierre de las escuelas. Dichas estrategias consistieron centralmente en el seguimiento docente y a distancia de la situación de los y las estudiantes, la reapertura parcial de la escuela, la atención a las madres de familia, y el seguimiento de tareas escolares a través de un cuadernillo de trabajo. Asimismo, describimos desde la óptica de los actores escolares cuáles fueron algunos obstáculos experimentados para adaptarse a la llamada educación a distancia.   Palabras clave: pandemia, docentes, educación indígena, escuela multigrado, niñez indígena.   What happened in schools during the pandemic? Teacher engagement in a Mexican indigenous school                          ABSTRACT. According to recent studies, the multi-grade schools of the indigenous subsystem in Mexico were those where the most harmful socio-educational effects of the pandemic fell, due to the articulation of old social inequalities with new school asymmetries linked to the virtualization of education and the digital marginalization of these mainly rural educational centers. By also considering the pre-existing panorama of structural and institutionalized racism that condemns the majority of indigenous schools to precariousness, this text aims to contribute to understanding how the schools of this Mexican public educational subsystem locally faced the conditions of fragility posed by the pandemic contingency, paying attention to the potential autonomy granted by their condition of "being on the margin". Based on interviews, observations and conversations conducted mainly with teachers of a bilingual multigrade elementary school located in the heart of the ñäñho (or Otomí) indigenous region of the central state of Querétaro, we propose that the centrality of the principal's action in school-community relations, as well as the role of community awareness in the teachers' commitment, were key to the development of strategies that sought to mitigate the interruption of the right to education for Otomí children during the school closures. These strategies consisted mainly of teacher and distance monitoring of the students' situation, partial reopening of the school, attention to mothers, and monitoring of homework through a workbook. Likewise, we describe from the point of view of the school actors what were some of the obstacles experienced in adapting to the so-called distance education. Keywords: pandemic, teachers, indigenous education, multigrade school, indigenous children.
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