Los estudios doctorales: crecimiento profesional por sobre los incentivos organizacionales. Un estudio en la Universidad Estatal a Distancia (UNED) de Costa Rica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Artavia Díaz, Karla Yanitzia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Castro Granados, Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação do Campo
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/8519
Resumo: Estudos de doutorado: crescimento profissional sobre incentivos organizacionais. Um estudo da Universidad Estatal a Distancia (UNED) da Costa Rica A geração de conhecimento é uma tarefa necessária e indispensável do ensino superior, que exige atualização constante, bem como o compromisso de melhorar o mundo atual. No entanto, isso implica que existe um interesse real na formação profissional e, com isso, a possível obtenção de um diploma acadêmico de doutorado além dos incentivos organizacionais que podem ser obtidos com esse diploma, sejam concedidos ou não. Para se ter uma noção, foi realizado um estudo na Universidad Estatal a Distancia (UNED) da Costa Rica com o objetivo de analisar o interesse pela formação de alto nível em pesquisa, levando a um doutorado acadêmico de acordo com as diferentes áreas disciplinares; para 892 funcionários com mestrado, foi obtida uma resposta de 304 pessoas, baseado em um paradigma naturalista com abordagem quantitativa, para o qual foi aplicada uma pesquisa de opinião para a coleta de informações. O estudo foi capaz de determinar que as recompensas ou fatores motivadores de maior valorização pelos participantes estão principalmente relacionados à abordagem de projetos com benefício social, bem como ao vínculo com diferentes redes de pesquisa nacionais e internacionais, deixando relegada a opção relacionada ao possível aumento salarial. Palavras-chave: Incentivos Organizacionais, Recompensas Pessoais, PhD, Crescimento da Pesquisa profissional-acadêmica, Motivação, Interesses.   Los estudios doctorales: crecimiento profesional por sobre los incentivos organizacionales. Un estudio en la Universidad Estatal a Distancia (UNED) de Costa Rica RESUMEN. La generación de conocimiento es un quehacer necesario e indispensable de la educación superior, que requiere de una constante actualización, así como de un compromiso por mejorar el mundo actual. Sin embargo, ello implica que exista un verdadero interés por la formación profesional y con ello la posible obtención de un grado académico de doctorado, más allá de los incentivos organizacionales que con dicha titulación se puedan obtener, ya sea que se otorguen o no. Para conocer al respecto, se realizó un estudio en la Universidad Estatal a Distancia (UNED) de Costa Rica con el objetivo de analizar el interés para la formación de alto nivel en investigación, conducente a un doctorado académico según los diferentes campos disciplinares; a 892 funcionarios que cuentan con título de maestría y de los cuales se obtuvo respuesta de 304 personas, fundamentado en un paradigma naturalista con enfoque cuantitativo, para lo cual se aplicó una encuesta de opinión para la recolección de la información. El estudio logró determinar que las recompensas o factores de motivación con mayor apreciación por parte de los participantes se relacionan, en su mayoría, con el planteamiento de proyectos con beneficio social, así como la vinculación a diferentes redes de investigación tanto nacionales como internacionales dejando relegada la opción relacionada con el posible aumento salarial. Palabras clave: Organizacionales, Recompensas Personales, Doctorado, Crecimiento Profesional-académico-investigativo, Motivación, Intereses.   Doctoral studies: professional growth over organizational incentives. A study at the Universidad Estatal a Distancia (UNED) from Costa Rica              ABSTRACT. The generation of knowledge is a necessary and indispensable task of higher education, which requires constant updating as well as a commitment to improve the real world. However, this implies that there is a real interest in professional training and thus the possible obtaining of an academic doctorate degree, beyond the organizational incentives that can be obtained with such qualification, whether or not they are granted. To learn about this, a study was carried out at the Universidad Estatal a Distancia (UNED) of Costa Rica with the aim of analyzing the interest for high-level training in research, leading to an academic doctorate according to the different disciplinary fields; to 892 officials with a master's degree and of whom a response was obtained from 304 persons; based on a naturalistic paradigm with a quantitative approach, for which an opinion survey was applied for the collection of information. The study found that the rewards or motivation factors with the greatest appreciation by the participants relate, for the most part, to the project approach with social benefit, as well as the linking to different national and international research networks, leaving aside the option related to the possible wage increase. Keywords: Organizational Incentives, Personal Rewards, Doctorate Degree, Professional-academic-research growth, Motivation, Interests.
id UFT-5_c782802ddf92daea209645bcd3cd5e76
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/8519
network_acronym_str UFT-5
network_name_str Revista Brasileira de Educação do Campo
repository_id_str
spelling Los estudios doctorales: crecimiento profesional por sobre los incentivos organizacionales. Un estudio en la Universidad Estatal a Distancia (UNED) de Costa RicaLos estudios doctorales: crecimiento profesional por sobre los incentivos organizacionales. Un estudio en la Universidad Estatal a Distancia (UNED) de Costa RicaLos estudios doctorales: crecimiento profesional por sobre los incentivos organizacionales. Un estudio en la Universidad Estatal a Distancia (UNED) de Costa RicaLos estudios doctorales: crecimiento profesional por sobre los incentivos organizacionales. Un estudio en la Universidad Estatal a Distancia (UNED) de Costa RicaLos estudios doctorales: crecimiento profesional por sobre los incentivos organizacionales. Un estudio en la Universidad Estatal a Distancia (UNED) de Costa RicaEstudos de doutorado: crescimento profissional sobre incentivos organizacionais. Um estudo da Universidad Estatal a Distancia (UNED) da Costa Rica A geração de conhecimento é uma tarefa necessária e indispensável do ensino superior, que exige atualização constante, bem como o compromisso de melhorar o mundo atual. No entanto, isso implica que existe um interesse real na formação profissional e, com isso, a possível obtenção de um diploma acadêmico de doutorado além dos incentivos organizacionais que podem ser obtidos com esse diploma, sejam concedidos ou não. Para se ter uma noção, foi realizado um estudo na Universidad Estatal a Distancia (UNED) da Costa Rica com o objetivo de analisar o interesse pela formação de alto nível em pesquisa, levando a um doutorado acadêmico de acordo com as diferentes áreas disciplinares; para 892 funcionários com mestrado, foi obtida uma resposta de 304 pessoas, baseado em um paradigma naturalista com abordagem quantitativa, para o qual foi aplicada uma pesquisa de opinião para a coleta de informações. O estudo foi capaz de determinar que as recompensas ou fatores motivadores de maior valorização pelos participantes estão principalmente relacionados à abordagem de projetos com benefício social, bem como ao vínculo com diferentes redes de pesquisa nacionais e internacionais, deixando relegada a opção relacionada ao possível aumento salarial. Palavras-chave: Incentivos Organizacionais, Recompensas Pessoais, PhD, Crescimento da Pesquisa profissional-acadêmica, Motivação, Interesses.   Los estudios doctorales: crecimiento profesional por sobre los incentivos organizacionales. Un estudio en la Universidad Estatal a Distancia (UNED) de Costa Rica RESUMEN. La generación de conocimiento es un quehacer necesario e indispensable de la educación superior, que requiere de una constante actualización, así como de un compromiso por mejorar el mundo actual. Sin embargo, ello implica que exista un verdadero interés por la formación profesional y con ello la posible obtención de un grado académico de doctorado, más allá de los incentivos organizacionales que con dicha titulación se puedan obtener, ya sea que se otorguen o no. Para conocer al respecto, se realizó un estudio en la Universidad Estatal a Distancia (UNED) de Costa Rica con el objetivo de analizar el interés para la formación de alto nivel en investigación, conducente a un doctorado académico según los diferentes campos disciplinares; a 892 funcionarios que cuentan con título de maestría y de los cuales se obtuvo respuesta de 304 personas, fundamentado en un paradigma naturalista con enfoque cuantitativo, para lo cual se aplicó una encuesta de opinión para la recolección de la información. El estudio logró determinar que las recompensas o factores de motivación con mayor apreciación por parte de los participantes se relacionan, en su mayoría, con el planteamiento de proyectos con beneficio social, así como la vinculación a diferentes redes de investigación tanto nacionales como internacionales dejando relegada la opción relacionada con el posible aumento salarial. Palabras clave: Organizacionales, Recompensas Personales, Doctorado, Crecimiento Profesional-académico-investigativo, Motivación, Intereses.   Doctoral studies: professional growth over organizational incentives. A study at the Universidad Estatal a Distancia (UNED) from Costa Rica              ABSTRACT. The generation of knowledge is a necessary and indispensable task of higher education, which requires constant updating as well as a commitment to improve the real world. However, this implies that there is a real interest in professional training and thus the possible obtaining of an academic doctorate degree, beyond the organizational incentives that can be obtained with such qualification, whether or not they are granted. To learn about this, a study was carried out at the Universidad Estatal a Distancia (UNED) of Costa Rica with the aim of analyzing the interest for high-level training in research, leading to an academic doctorate according to the different disciplinary fields; to 892 officials with a master's degree and of whom a response was obtained from 304 persons; based on a naturalistic paradigm with a quantitative approach, for which an opinion survey was applied for the collection of information. The study found that the rewards or motivation factors with the greatest appreciation by the participants relate, for the most part, to the project approach with social benefit, as well as the linking to different national and international research networks, leaving aside the option related to the possible wage increase. Keywords: Organizational Incentives, Personal Rewards, Doctorate Degree, Professional-academic-research growth, Motivation, Interests.Estudos de doutorado: crescimento profissional sobre incentivos organizacionais. Um estudo da Universidad Estatal a Distancia (UNED) da Costa Rica A geração de conhecimento é uma tarefa necessária e indispensável do ensino superior, que exige atualização constante, bem como o compromisso de melhorar o mundo atual. No entanto, isso implica que existe um interesse real na formação profissional e, com isso, a possível obtenção de um diploma acadêmico de doutorado além dos incentivos organizacionais que podem ser obtidos com esse diploma, sejam concedidos ou não. Para se ter uma noção, foi realizado um estudo na Universidad Estatal a Distancia (UNED) da Costa Rica com o objetivo de analisar o interesse pela formação de alto nível em pesquisa, levando a um doutorado acadêmico de acordo com as diferentes áreas disciplinares; para 892 funcionários com mestrado, foi obtida uma resposta de 304 pessoas, baseado em um paradigma naturalista com abordagem quantitativa, para o qual foi aplicada uma pesquisa de opinião para a coleta de informações. O estudo foi capaz de determinar que as recompensas ou fatores motivadores de maior valorização pelos participantes estão principalmente relacionados à abordagem de projetos com benefício social, bem como ao vínculo com diferentes redes de pesquisa nacionais e internacionais, deixando relegada a opção relacionada ao possível aumento salarial. Palavras-chave: Incentivos Organizacionais, Recompensas Pessoais, PhD, Crescimento da Pesquisa profissional-acadêmica, Motivação, Interesses.   Los estudios doctorales: crecimiento profesional por sobre los incentivos organizacionales. Un estudio en la Universidad Estatal a Distancia (UNED) de Costa Rica RESUMEN. La generación de conocimiento es un quehacer necesario e indispensable de la educación superior, que requiere de una constante actualización, así como de un compromiso por mejorar el mundo actual. Sin embargo, ello implica que exista un verdadero interés por la formación profesional y con ello la posible obtención de un grado académico de doctorado, más allá de los incentivos organizacionales que con dicha titulación se puedan obtener, ya sea que se otorguen o no. Para conocer al respecto, se realizó un estudio en la Universidad Estatal a Distancia (UNED) de Costa Rica con el objetivo de analizar el interés para la formación de alto nivel en investigación, conducente a un doctorado académico según los diferentes campos disciplinares; a 892 funcionarios que cuentan con título de maestría y de los cuales se obtuvo respuesta de 304 personas, fundamentado en un paradigma naturalista con enfoque cuantitativo, para lo cual se aplicó una encuesta de opinión para la recolección de la información. El estudio logró determinar que las recompensas o factores de motivación con mayor apreciación por parte de los participantes se relacionan, en su mayoría, con el planteamiento de proyectos con beneficio social, así como la vinculación a diferentes redes de investigación tanto nacionales como internacionales dejando relegada la opción relacionada con el posible aumento salarial. Palabras clave: Organizacionales, Recompensas Personales, Doctorado, Crecimiento Profesional-académico-investigativo, Motivación, Intereses.   Doctoral studies: professional growth over organizational incentives. A study at the Universidad Estatal a Distancia (UNED) from Costa Rica              ABSTRACT. The generation of knowledge is a necessary and indispensable task of higher education, which requires constant updating as well as a commitment to improve the real world. However, this implies that there is a real interest in professional training and thus the possible obtaining of an academic doctorate degree, beyond the organizational incentives that can be obtained with such qualification, whether or not they are granted. To learn about this, a study was carried out at the Universidad Estatal a Distancia (UNED) of Costa Rica with the aim of analyzing the interest for high-level training in research, leading to an academic doctorate according to the different disciplinary fields; to 892 officials with a master's degree and of whom a response was obtained from 304 persons; based on a naturalistic paradigm with a quantitative approach, for which an opinion survey was applied for the collection of information. The study found that the rewards or motivation factors with the greatest appreciation by the participants relate, for the most part, to the project approach with social benefit, as well as the linking to different national and international research networks, leaving aside the option related to the possible wage increase. Keywords: Organizational Incentives, Personal Rewards, Doctorate Degree, Professional-academic-research growth, Motivation, Interests.Estudos de doutorado: crescimento profissional sobre incentivos organizacionais. Um estudo da Universidad Estatal a Distancia (UNED) da Costa Rica A geração de conhecimento é uma tarefa necessária e indispensável do ensino superior, que exige atualização constante, bem como o compromisso de melhorar o mundo atual. No entanto, isso implica que existe um interesse real na formação profissional e, com isso, a possível obtenção de um diploma acadêmico de doutorado além dos incentivos organizacionais que podem ser obtidos com esse diploma, sejam concedidos ou não. Para se ter uma noção, foi realizado um estudo na Universidad Estatal a Distancia (UNED) da Costa Rica com o objetivo de analisar o interesse pela formação de alto nível em pesquisa, levando a um doutorado acadêmico de acordo com as diferentes áreas disciplinares; para 892 funcionários com mestrado, foi obtida uma resposta de 304 pessoas, baseado em um paradigma naturalista com abordagem quantitativa, para o qual foi aplicada uma pesquisa de opinião para a coleta de informações. O estudo foi capaz de determinar que as recompensas ou fatores motivadores de maior valorização pelos participantes estão principalmente relacionados à abordagem de projetos com benefício social, bem como ao vínculo com diferentes redes de pesquisa nacionais e internacionais, deixando relegada a opção relacionada ao possível aumento salarial. Palavras-chave: Incentivos Organizacionais, Recompensas Pessoais, PhD, Crescimento da Pesquisa profissional-acadêmica, Motivação, Interesses.   Los estudios doctorales: crecimiento profesional por sobre los incentivos organizacionales. Un estudio en la Universidad Estatal a Distancia (UNED) de Costa Rica RESUMEN. La generación de conocimiento es un quehacer necesario e indispensable de la educación superior, que requiere de una constante actualización, así como de un compromiso por mejorar el mundo actual. Sin embargo, ello implica que exista un verdadero interés por la formación profesional y con ello la posible obtención de un grado académico de doctorado, más allá de los incentivos organizacionales que con dicha titulación se puedan obtener, ya sea que se otorguen o no. Para conocer al respecto, se realizó un estudio en la Universidad Estatal a Distancia (UNED) de Costa Rica con el objetivo de analizar el interés para la formación de alto nivel en investigación, conducente a un doctorado académico según los diferentes campos disciplinares; a 892 funcionarios que cuentan con título de maestría y de los cuales se obtuvo respuesta de 304 personas, fundamentado en un paradigma naturalista con enfoque cuantitativo, para lo cual se aplicó una encuesta de opinión para la recolección de la información. El estudio logró determinar que las recompensas o factores de motivación con mayor apreciación por parte de los participantes se relacionan, en su mayoría, con el planteamiento de proyectos con beneficio social, así como la vinculación a diferentes redes de investigación tanto nacionales como internacionales dejando relegada la opción relacionada con el posible aumento salarial. Palabras clave: Organizacionales, Recompensas Personales, Doctorado, Crecimiento Profesional-académico-investigativo, Motivación, Intereses.   Doctoral studies: professional growth over organizational incentives. A study at the Universidad Estatal a Distancia (UNED) from Costa Rica              ABSTRACT. The generation of knowledge is a necessary and indispensable task of higher education, which requires constant updating as well as a commitment to improve the real world. However, this implies that there is a real interest in professional training and thus the possible obtaining of an academic doctorate degree, beyond the organizational incentives that can be obtained with such qualification, whether or not they are granted. To learn about this, a study was carried out at the Universidad Estatal a Distancia (UNED) of Costa Rica with the aim of analyzing the interest for high-level training in research, leading to an academic doctorate according to the different disciplinary fields; to 892 officials with a master's degree and of whom a response was obtained from 304 persons; based on a naturalistic paradigm with a quantitative approach, for which an opinion survey was applied for the collection of information. The study found that the rewards or motivation factors with the greatest appreciation by the participants relate, for the most part, to the project approach with social benefit, as well as the linking to different national and international research networks, leaving aside the option related to the possible wage increase. Keywords: Organizational Incentives, Personal Rewards, Doctorate Degree, Professional-academic-research growth, Motivation, Interests.Estudos de doutorado: crescimento profissional sobre incentivos organizacionais. Um estudo da Universidad Estatal a Distancia (UNED) da Costa Rica A geração de conhecimento é uma tarefa necessária e indispensável do ensino superior, que exige atualização constante, bem como o compromisso de melhorar o mundo atual. No entanto, isso implica que existe um interesse real na formação profissional e, com isso, a possível obtenção de um diploma acadêmico de doutorado além dos incentivos organizacionais que podem ser obtidos com esse diploma, sejam concedidos ou não. Para se ter uma noção, foi realizado um estudo na Universidad Estatal a Distancia (UNED) da Costa Rica com o objetivo de analisar o interesse pela formação de alto nível em pesquisa, levando a um doutorado acadêmico de acordo com as diferentes áreas disciplinares; para 892 funcionários com mestrado, foi obtida uma resposta de 304 pessoas, baseado em um paradigma naturalista com abordagem quantitativa, para o qual foi aplicada uma pesquisa de opinião para a coleta de informações. O estudo foi capaz de determinar que as recompensas ou fatores motivadores de maior valorização pelos participantes estão principalmente relacionados à abordagem de projetos com benefício social, bem como ao vínculo com diferentes redes de pesquisa nacionais e internacionais, deixando relegada a opção relacionada ao possível aumento salarial. Palavras-chave: Incentivos Organizacionais, Recompensas Pessoais, PhD, Crescimento da Pesquisa profissional-acadêmica, Motivação, Interesses.   Los estudios doctorales: crecimiento profesional por sobre los incentivos organizacionales. Un estudio en la Universidad Estatal a Distancia (UNED) de Costa Rica RESUMEN. La generación de conocimiento es un quehacer necesario e indispensable de la educación superior, que requiere de una constante actualización, así como de un compromiso por mejorar el mundo actual. Sin embargo, ello implica que exista un verdadero interés por la formación profesional y con ello la posible obtención de un grado académico de doctorado, más allá de los incentivos organizacionales que con dicha titulación se puedan obtener, ya sea que se otorguen o no. Para conocer al respecto, se realizó un estudio en la Universidad Estatal a Distancia (UNED) de Costa Rica con el objetivo de analizar el interés para la formación de alto nivel en investigación, conducente a un doctorado académico según los diferentes campos disciplinares; a 892 funcionarios que cuentan con título de maestría y de los cuales se obtuvo respuesta de 304 personas, fundamentado en un paradigma naturalista con enfoque cuantitativo, para lo cual se aplicó una encuesta de opinión para la recolección de la información. El estudio logró determinar que las recompensas o factores de motivación con mayor apreciación por parte de los participantes se relacionan, en su mayoría, con el planteamiento de proyectos con beneficio social, así como la vinculación a diferentes redes de investigación tanto nacionales como internacionales dejando relegada la opción relacionada con el posible aumento salarial. Palabras clave: Organizacionales, Recompensas Personales, Doctorado, Crecimiento Profesional-académico-investigativo, Motivación, Intereses.   Doctoral studies: professional growth over organizational incentives. A study at the Universidad Estatal a Distancia (UNED) from Costa Rica              ABSTRACT. The generation of knowledge is a necessary and indispensable task of higher education, which requires constant updating as well as a commitment to improve the real world. However, this implies that there is a real interest in professional training and thus the possible obtaining of an academic doctorate degree, beyond the organizational incentives that can be obtained with such qualification, whether or not they are granted. To learn about this, a study was carried out at the Universidad Estatal a Distancia (UNED) of Costa Rica with the aim of analyzing the interest for high-level training in research, leading to an academic doctorate according to the different disciplinary fields; to 892 officials with a master's degree and of whom a response was obtained from 304 persons; based on a naturalistic paradigm with a quantitative approach, for which an opinion survey was applied for the collection of information. The study found that the rewards or motivation factors with the greatest appreciation by the participants relate, for the most part, to the project approach with social benefit, as well as the linking to different national and international research networks, leaving aside the option related to the possible wage increase. Keywords: Organizational Incentives, Personal Rewards, Doctorate Degree, Professional-academic-research growth, Motivation, Interests.Estudos de doutorado: crescimento profissional sobre incentivos organizacionais. Um estudo da Universidad Estatal a Distancia (UNED) da Costa Rica A geração de conhecimento é uma tarefa necessária e indispensável do ensino superior, que exige atualização constante, bem como o compromisso de melhorar o mundo atual. No entanto, isso implica que existe um interesse real na formação profissional e, com isso, a possível obtenção de um diploma acadêmico de doutorado além dos incentivos organizacionais que podem ser obtidos com esse diploma, sejam concedidos ou não. Para se ter uma noção, foi realizado um estudo na Universidad Estatal a Distancia (UNED) da Costa Rica com o objetivo de analisar o interesse pela formação de alto nível em pesquisa, levando a um doutorado acadêmico de acordo com as diferentes áreas disciplinares; para 892 funcionários com mestrado, foi obtida uma resposta de 304 pessoas, baseado em um paradigma naturalista com abordagem quantitativa, para o qual foi aplicada uma pesquisa de opinião para a coleta de informações. O estudo foi capaz de determinar que as recompensas ou fatores motivadores de maior valorização pelos participantes estão principalmente relacionados à abordagem de projetos com benefício social, bem como ao vínculo com diferentes redes de pesquisa nacionais e internacionais, deixando relegada a opção relacionada ao possível aumento salarial. Palavras-chave: Incentivos Organizacionais, Recompensas Pessoais, PhD, Crescimento da Pesquisa profissional-acadêmica, Motivação, Interesses.   Los estudios doctorales: crecimiento profesional por sobre los incentivos organizacionales. Un estudio en la Universidad Estatal a Distancia (UNED) de Costa Rica RESUMEN. La generación de conocimiento es un quehacer necesario e indispensable de la educación superior, que requiere de una constante actualización, así como de un compromiso por mejorar el mundo actual. Sin embargo, ello implica que exista un verdadero interés por la formación profesional y con ello la posible obtención de un grado académico de doctorado, más allá de los incentivos organizacionales que con dicha titulación se puedan obtener, ya sea que se otorguen o no. Para conocer al respecto, se realizó un estudio en la Universidad Estatal a Distancia (UNED) de Costa Rica con el objetivo de analizar el interés para la formación de alto nivel en investigación, conducente a un doctorado académico según los diferentes campos disciplinares; a 892 funcionarios que cuentan con título de maestría y de los cuales se obtuvo respuesta de 304 personas, fundamentado en un paradigma naturalista con enfoque cuantitativo, para lo cual se aplicó una encuesta de opinión para la recolección de la información. El estudio logró determinar que las recompensas o factores de motivación con mayor apreciación por parte de los participantes se relacionan, en su mayoría, con el planteamiento de proyectos con beneficio social, así como la vinculación a diferentes redes de investigación tanto nacionales como internacionales dejando relegada la opción relacionada con el posible aumento salarial. Palabras clave: Organizacionales, Recompensas Personales, Doctorado, Crecimiento Profesional-académico-investigativo, Motivación, Intereses.   Doctoral studies: professional growth over organizational incentives. A study at the Universidad Estatal a Distancia (UNED) from Costa Rica              ABSTRACT. The generation of knowledge is a necessary and indispensable task of higher education, which requires constant updating as well as a commitment to improve the real world. However, this implies that there is a real interest in professional training and thus the possible obtaining of an academic doctorate degree, beyond the organizational incentives that can be obtained with such qualification, whether or not they are granted. To learn about this, a study was carried out at the Universidad Estatal a Distancia (UNED) of Costa Rica with the aim of analyzing the interest for high-level training in research, leading to an academic doctorate according to the different disciplinary fields; to 892 officials with a master's degree and of whom a response was obtained from 304 persons; based on a naturalistic paradigm with a quantitative approach, for which an opinion survey was applied for the collection of information. The study found that the rewards or motivation factors with the greatest appreciation by the participants relate, for the most part, to the project approach with social benefit, as well as the linking to different national and international research networks, leaving aside the option related to the possible wage increase. Keywords: Organizational Incentives, Personal Rewards, Doctorate Degree, Professional-academic-research growth, Motivation, Interests.Universidade Federal do Tocantins2020-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"application/pdftext/htmlhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/851910.20873/uft.rbec.e8519Brazilian Journal of Rural Education; Bd. 5 (2020): Publicação Contínua / Continuous Publication; e8519Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 5 (2020): Publicação Contínua / Continuous Publication; e8519Revista Brasileña de Educación Rural; Vol. 5 (2020): Publicação Contínua / Continuous Publication; e8519Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 5 (2020): Publicação Contínua / Continuous Publication; e8519Revista Brasileira de Educação do Campo; v. 5 (2020): Publicação Contínua / Continuous Publication; e85192525-4863reponame:Revista Brasileira de Educação do Campoinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTspahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/8519/16841https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/8519/16842Copyright (c) 2020 Karla Yanitzia Artavia Díaz, Alejandra Castro Granadosinfo:eu-repo/semantics/openAccessArtavia Díaz, Karla YanitziaCastro Granados, Alejandra2020-08-10T16:14:02Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/8519Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campoPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/oaigustavo.araujo@uft.edu.br||rbec@uft.edu.br||gustavo.araujo@uft.edu.br|| rbec@uft.edu.br2525-48632525-4863opendoar:2020-08-10T16:14:02Revista Brasileira de Educação do Campo - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv Los estudios doctorales: crecimiento profesional por sobre los incentivos organizacionales. Un estudio en la Universidad Estatal a Distancia (UNED) de Costa Rica
Los estudios doctorales: crecimiento profesional por sobre los incentivos organizacionales. Un estudio en la Universidad Estatal a Distancia (UNED) de Costa Rica
Los estudios doctorales: crecimiento profesional por sobre los incentivos organizacionales. Un estudio en la Universidad Estatal a Distancia (UNED) de Costa Rica
Los estudios doctorales: crecimiento profesional por sobre los incentivos organizacionales. Un estudio en la Universidad Estatal a Distancia (UNED) de Costa Rica
Los estudios doctorales: crecimiento profesional por sobre los incentivos organizacionales. Un estudio en la Universidad Estatal a Distancia (UNED) de Costa Rica
title Los estudios doctorales: crecimiento profesional por sobre los incentivos organizacionales. Un estudio en la Universidad Estatal a Distancia (UNED) de Costa Rica
spellingShingle Los estudios doctorales: crecimiento profesional por sobre los incentivos organizacionales. Un estudio en la Universidad Estatal a Distancia (UNED) de Costa Rica
Artavia Díaz, Karla Yanitzia
title_short Los estudios doctorales: crecimiento profesional por sobre los incentivos organizacionales. Un estudio en la Universidad Estatal a Distancia (UNED) de Costa Rica
title_full Los estudios doctorales: crecimiento profesional por sobre los incentivos organizacionales. Un estudio en la Universidad Estatal a Distancia (UNED) de Costa Rica
title_fullStr Los estudios doctorales: crecimiento profesional por sobre los incentivos organizacionales. Un estudio en la Universidad Estatal a Distancia (UNED) de Costa Rica
title_full_unstemmed Los estudios doctorales: crecimiento profesional por sobre los incentivos organizacionales. Un estudio en la Universidad Estatal a Distancia (UNED) de Costa Rica
title_sort Los estudios doctorales: crecimiento profesional por sobre los incentivos organizacionales. Un estudio en la Universidad Estatal a Distancia (UNED) de Costa Rica
author Artavia Díaz, Karla Yanitzia
author_facet Artavia Díaz, Karla Yanitzia
Castro Granados, Alejandra
author_role author
author2 Castro Granados, Alejandra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Artavia Díaz, Karla Yanitzia
Castro Granados, Alejandra
description Estudos de doutorado: crescimento profissional sobre incentivos organizacionais. Um estudo da Universidad Estatal a Distancia (UNED) da Costa Rica A geração de conhecimento é uma tarefa necessária e indispensável do ensino superior, que exige atualização constante, bem como o compromisso de melhorar o mundo atual. No entanto, isso implica que existe um interesse real na formação profissional e, com isso, a possível obtenção de um diploma acadêmico de doutorado além dos incentivos organizacionais que podem ser obtidos com esse diploma, sejam concedidos ou não. Para se ter uma noção, foi realizado um estudo na Universidad Estatal a Distancia (UNED) da Costa Rica com o objetivo de analisar o interesse pela formação de alto nível em pesquisa, levando a um doutorado acadêmico de acordo com as diferentes áreas disciplinares; para 892 funcionários com mestrado, foi obtida uma resposta de 304 pessoas, baseado em um paradigma naturalista com abordagem quantitativa, para o qual foi aplicada uma pesquisa de opinião para a coleta de informações. O estudo foi capaz de determinar que as recompensas ou fatores motivadores de maior valorização pelos participantes estão principalmente relacionados à abordagem de projetos com benefício social, bem como ao vínculo com diferentes redes de pesquisa nacionais e internacionais, deixando relegada a opção relacionada ao possível aumento salarial. Palavras-chave: Incentivos Organizacionais, Recompensas Pessoais, PhD, Crescimento da Pesquisa profissional-acadêmica, Motivação, Interesses.   Los estudios doctorales: crecimiento profesional por sobre los incentivos organizacionales. Un estudio en la Universidad Estatal a Distancia (UNED) de Costa Rica RESUMEN. La generación de conocimiento es un quehacer necesario e indispensable de la educación superior, que requiere de una constante actualización, así como de un compromiso por mejorar el mundo actual. Sin embargo, ello implica que exista un verdadero interés por la formación profesional y con ello la posible obtención de un grado académico de doctorado, más allá de los incentivos organizacionales que con dicha titulación se puedan obtener, ya sea que se otorguen o no. Para conocer al respecto, se realizó un estudio en la Universidad Estatal a Distancia (UNED) de Costa Rica con el objetivo de analizar el interés para la formación de alto nivel en investigación, conducente a un doctorado académico según los diferentes campos disciplinares; a 892 funcionarios que cuentan con título de maestría y de los cuales se obtuvo respuesta de 304 personas, fundamentado en un paradigma naturalista con enfoque cuantitativo, para lo cual se aplicó una encuesta de opinión para la recolección de la información. El estudio logró determinar que las recompensas o factores de motivación con mayor apreciación por parte de los participantes se relacionan, en su mayoría, con el planteamiento de proyectos con beneficio social, así como la vinculación a diferentes redes de investigación tanto nacionales como internacionales dejando relegada la opción relacionada con el posible aumento salarial. Palabras clave: Organizacionales, Recompensas Personales, Doctorado, Crecimiento Profesional-académico-investigativo, Motivación, Intereses.   Doctoral studies: professional growth over organizational incentives. A study at the Universidad Estatal a Distancia (UNED) from Costa Rica              ABSTRACT. The generation of knowledge is a necessary and indispensable task of higher education, which requires constant updating as well as a commitment to improve the real world. However, this implies that there is a real interest in professional training and thus the possible obtaining of an academic doctorate degree, beyond the organizational incentives that can be obtained with such qualification, whether or not they are granted. To learn about this, a study was carried out at the Universidad Estatal a Distancia (UNED) of Costa Rica with the aim of analyzing the interest for high-level training in research, leading to an academic doctorate according to the different disciplinary fields; to 892 officials with a master's degree and of whom a response was obtained from 304 persons; based on a naturalistic paradigm with a quantitative approach, for which an opinion survey was applied for the collection of information. The study found that the rewards or motivation factors with the greatest appreciation by the participants relate, for the most part, to the project approach with social benefit, as well as the linking to different national and international research networks, leaving aside the option related to the possible wage increase. Keywords: Organizational Incentives, Personal Rewards, Doctorate Degree, Professional-academic-research growth, Motivation, Interests.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado pelos pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/8519
10.20873/uft.rbec.e8519
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/8519
identifier_str_mv 10.20873/uft.rbec.e8519
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/8519/16841
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/8519/16842
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Karla Yanitzia Artavia Díaz, Alejandra Castro Granados
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Karla Yanitzia Artavia Díaz, Alejandra Castro Granados
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Rural Education; Bd. 5 (2020): Publicação Contínua / Continuous Publication; e8519
Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 5 (2020): Publicação Contínua / Continuous Publication; e8519
Revista Brasileña de Educación Rural; Vol. 5 (2020): Publicação Contínua / Continuous Publication; e8519
Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 5 (2020): Publicação Contínua / Continuous Publication; e8519
Revista Brasileira de Educação do Campo; v. 5 (2020): Publicação Contínua / Continuous Publication; e8519
2525-4863
reponame:Revista Brasileira de Educação do Campo
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Revista Brasileira de Educação do Campo
collection Revista Brasileira de Educação do Campo
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação do Campo - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv gustavo.araujo@uft.edu.br||rbec@uft.edu.br||gustavo.araujo@uft.edu.br|| rbec@uft.edu.br
_version_ 1798319758534246400