Ensino bilíngue em Moçambique: entrevista com Professor Doutor Feliciano Chimbutane
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação do Campo |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/13420 |
Resumo: | A educação bilíngue, em Moçambique, é uma conquista da academia e da sociedade civil. O projeto começou desde o início da década de 1990, após ter-se percebido, que uma das causas de maior influência no insucesso escolar, no seio dos alunos do ensino primário, era a língua portguesa. Isso porque a maior parte das crianças que se matriculavam nas primeiras séries do Ensino Primário não falava o português a partir do seio familiar. Na sequência disso, começou-se o projeto experimental do ensino nas línguas moçambicanas, denominado PEBIMO, ou seja, Projeto Experimental de Ensino Bilíngue em Moçambique. O Professor Feliciano Chimbutane foi uma das figuras importantes do PEBIMO, tendo sido um dos consultores do Projeto. Esta entrevista, enquadrado no âmbito de pesquisado do campo para a tese de doutoramento, em andamento, visou a gerar informações da primeira mão sobre o andamento processo da inserção das línguas moçambicanas no ensino. |
id |
UFT-5_eae053e064f71ce8d30b78998c316355 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/13420 |
network_acronym_str |
UFT-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação do Campo |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino bilíngue em Moçambique: entrevista com Professor Doutor Feliciano ChimbutaneA educação bilíngue, em Moçambique, é uma conquista da academia e da sociedade civil. O projeto começou desde o início da década de 1990, após ter-se percebido, que uma das causas de maior influência no insucesso escolar, no seio dos alunos do ensino primário, era a língua portguesa. Isso porque a maior parte das crianças que se matriculavam nas primeiras séries do Ensino Primário não falava o português a partir do seio familiar. Na sequência disso, começou-se o projeto experimental do ensino nas línguas moçambicanas, denominado PEBIMO, ou seja, Projeto Experimental de Ensino Bilíngue em Moçambique. O Professor Feliciano Chimbutane foi uma das figuras importantes do PEBIMO, tendo sido um dos consultores do Projeto. Esta entrevista, enquadrado no âmbito de pesquisado do campo para a tese de doutoramento, em andamento, visou a gerar informações da primeira mão sobre o andamento processo da inserção das línguas moçambicanas no ensino.Universidade Federal do Tocantins2022-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Entrevistas"application/pdftext/htmlhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/1342010.20873/uft.rbec.e13420Brazilian Journal of Rural Education; Bd. 7 (2022): Publicação Contínua / Continuous PublicationBrazilian Journal of Rural Education; Vol. 7 (2022): Publicação Contínua / Continuous PublicationRevista Brasileña de Educación Rural; Vol. 7 (2022): Publicação Contínua / Continuous PublicationBrazilian Journal of Rural Education; Vol. 7 (2022): Publicação Contínua / Continuous PublicationRevista Brasileira de Educação do Campo; v. 7 (2022): Publicação Contínua / Continuous Publication2525-4863reponame:Revista Brasileira de Educação do Campoinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/13420/20447https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/13420/20448Copyright (c) 2022 Silvestre Filipe Gomeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Silvestre Filipe2022-12-20T11:12:33Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/13420Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campoPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/oaigustavo.araujo@uft.edu.br||rbec@uft.edu.br||gustavo.araujo@uft.edu.br|| rbec@uft.edu.br2525-48632525-4863opendoar:2022-12-20T11:12:33Revista Brasileira de Educação do Campo - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino bilíngue em Moçambique: entrevista com Professor Doutor Feliciano Chimbutane |
title |
Ensino bilíngue em Moçambique: entrevista com Professor Doutor Feliciano Chimbutane |
spellingShingle |
Ensino bilíngue em Moçambique: entrevista com Professor Doutor Feliciano Chimbutane Gomes, Silvestre Filipe |
title_short |
Ensino bilíngue em Moçambique: entrevista com Professor Doutor Feliciano Chimbutane |
title_full |
Ensino bilíngue em Moçambique: entrevista com Professor Doutor Feliciano Chimbutane |
title_fullStr |
Ensino bilíngue em Moçambique: entrevista com Professor Doutor Feliciano Chimbutane |
title_full_unstemmed |
Ensino bilíngue em Moçambique: entrevista com Professor Doutor Feliciano Chimbutane |
title_sort |
Ensino bilíngue em Moçambique: entrevista com Professor Doutor Feliciano Chimbutane |
author |
Gomes, Silvestre Filipe |
author_facet |
Gomes, Silvestre Filipe |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Silvestre Filipe |
description |
A educação bilíngue, em Moçambique, é uma conquista da academia e da sociedade civil. O projeto começou desde o início da década de 1990, após ter-se percebido, que uma das causas de maior influência no insucesso escolar, no seio dos alunos do ensino primário, era a língua portguesa. Isso porque a maior parte das crianças que se matriculavam nas primeiras séries do Ensino Primário não falava o português a partir do seio familiar. Na sequência disso, começou-se o projeto experimental do ensino nas línguas moçambicanas, denominado PEBIMO, ou seja, Projeto Experimental de Ensino Bilíngue em Moçambique. O Professor Feliciano Chimbutane foi uma das figuras importantes do PEBIMO, tendo sido um dos consultores do Projeto. Esta entrevista, enquadrado no âmbito de pesquisado do campo para a tese de doutoramento, em andamento, visou a gerar informações da primeira mão sobre o andamento processo da inserção das línguas moçambicanas no ensino. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Entrevistas" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/13420 10.20873/uft.rbec.e13420 |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/13420 |
identifier_str_mv |
10.20873/uft.rbec.e13420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/13420/20447 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/13420/20448 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Silvestre Filipe Gomes http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Silvestre Filipe Gomes http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Rural Education; Bd. 7 (2022): Publicação Contínua / Continuous Publication Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 7 (2022): Publicação Contínua / Continuous Publication Revista Brasileña de Educación Rural; Vol. 7 (2022): Publicação Contínua / Continuous Publication Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 7 (2022): Publicação Contínua / Continuous Publication Revista Brasileira de Educação do Campo; v. 7 (2022): Publicação Contínua / Continuous Publication 2525-4863 reponame:Revista Brasileira de Educação do Campo instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação do Campo |
collection |
Revista Brasileira de Educação do Campo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação do Campo - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
gustavo.araujo@uft.edu.br||rbec@uft.edu.br||gustavo.araujo@uft.edu.br|| rbec@uft.edu.br |
_version_ |
1798319760880959488 |