AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GURUPI-TO: Indicadores do Programa Mais Alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Observatório |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16321 |
Resumo: | Este artigo tem por finalidade discutir a relevância da avaliação nos ciclos de alfabetização, visto que conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017), nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental a ação pedagógica deve ter como enfoque o processo de alfabetizar em um contexto em que as avaliações externas dos sistemas possuem uma grande importância por fornecerem dados do desempenho dos estudantes que subsidiam análises das instituições escolares. Na perspectiva desta política cabe à escola criar mecanismos para que se garanta a construção do conhecimento de maneira recíproca e se tenha uma educação de qualidade. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa é verificar o resultado da avaliação na rede municipal de ensino de Gurupi-TO por meio dos dados do indicador do Programa Mais Alfabetização (PMALFA), entre 2018 e 2019. Neste sentido, salienta-se que esse indicador, o Mais Alfabetização, se fundamenta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, que é responsável por determinar a existência do desenvolvimento da capacidade de aprender, utilizando-se os meios básicos para que aconteça o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo no contexto escolar. |
id |
UFT-7_1e200081d41b698c1cfe932c54f4217d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/16321 |
network_acronym_str |
UFT-7 |
network_name_str |
Revista Observatório |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GURUPI-TO: Indicadores do Programa Mais AlfabetizaçãoAvaliação educacional; avaliação externa; ciclo de alfabetização; BNCC; educação de qualidade.EducaçãoEste artigo tem por finalidade discutir a relevância da avaliação nos ciclos de alfabetização, visto que conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017), nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental a ação pedagógica deve ter como enfoque o processo de alfabetizar em um contexto em que as avaliações externas dos sistemas possuem uma grande importância por fornecerem dados do desempenho dos estudantes que subsidiam análises das instituições escolares. Na perspectiva desta política cabe à escola criar mecanismos para que se garanta a construção do conhecimento de maneira recíproca e se tenha uma educação de qualidade. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa é verificar o resultado da avaliação na rede municipal de ensino de Gurupi-TO por meio dos dados do indicador do Programa Mais Alfabetização (PMALFA), entre 2018 e 2019. Neste sentido, salienta-se que esse indicador, o Mais Alfabetização, se fundamenta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, que é responsável por determinar a existência do desenvolvimento da capacidade de aprender, utilizando-se os meios básicos para que aconteça o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo no contexto escolar.Universidade Federal do Tocantins - UFT2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1632110.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a9ptObservatory Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a9ptObservatorio Magazine; Vol. 9 Núm. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a9ptObservatoire Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a9ptRevista Observatório ; v. 9 n. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a9pt2447-426610.20873/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16321/22016https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16321/22015Copyright (c) 2023 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade da Silva, Meire LúciaAssis, Lúcia Maria de2024-01-01T00:20:03Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/16321Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oai2447-42662447-4266opendoar:2024-01-01T00:20:03Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GURUPI-TO: Indicadores do Programa Mais Alfabetização |
title |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GURUPI-TO: Indicadores do Programa Mais Alfabetização |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GURUPI-TO: Indicadores do Programa Mais Alfabetização Andrade da Silva, Meire Lúcia Avaliação educacional; avaliação externa; ciclo de alfabetização; BNCC; educação de qualidade. Educação |
title_short |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GURUPI-TO: Indicadores do Programa Mais Alfabetização |
title_full |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GURUPI-TO: Indicadores do Programa Mais Alfabetização |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GURUPI-TO: Indicadores do Programa Mais Alfabetização |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GURUPI-TO: Indicadores do Programa Mais Alfabetização |
title_sort |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GURUPI-TO: Indicadores do Programa Mais Alfabetização |
author |
Andrade da Silva, Meire Lúcia |
author_facet |
Andrade da Silva, Meire Lúcia Assis, Lúcia Maria de |
author_role |
author |
author2 |
Assis, Lúcia Maria de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade da Silva, Meire Lúcia Assis, Lúcia Maria de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação educacional; avaliação externa; ciclo de alfabetização; BNCC; educação de qualidade. Educação |
topic |
Avaliação educacional; avaliação externa; ciclo de alfabetização; BNCC; educação de qualidade. Educação |
description |
Este artigo tem por finalidade discutir a relevância da avaliação nos ciclos de alfabetização, visto que conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017), nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental a ação pedagógica deve ter como enfoque o processo de alfabetizar em um contexto em que as avaliações externas dos sistemas possuem uma grande importância por fornecerem dados do desempenho dos estudantes que subsidiam análises das instituições escolares. Na perspectiva desta política cabe à escola criar mecanismos para que se garanta a construção do conhecimento de maneira recíproca e se tenha uma educação de qualidade. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa é verificar o resultado da avaliação na rede municipal de ensino de Gurupi-TO por meio dos dados do indicador do Programa Mais Alfabetização (PMALFA), entre 2018 e 2019. Neste sentido, salienta-se que esse indicador, o Mais Alfabetização, se fundamenta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, que é responsável por determinar a existência do desenvolvimento da capacidade de aprender, utilizando-se os meios básicos para que aconteça o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo no contexto escolar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16321 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a9pt |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16321 |
identifier_str_mv |
10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a9pt |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16321/22016 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16321/22015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins - UFT |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins - UFT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Observatory Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a9pt Observatorio Magazine; Vol. 9 Núm. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a9pt Observatoire Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a9pt Revista Observatório ; v. 9 n. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a9pt 2447-4266 10.20873/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1 reponame:Revista Observatório instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Revista Observatório |
collection |
Revista Observatório |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798313242684030976 |