AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GURUPI-TO: Indicadores do Programa Mais Alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade da Silva, Meire Lúcia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Assis, Lúcia Maria de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Observatório
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16321
Resumo: Este artigo tem por finalidade discutir a relevância da avaliação nos ciclos de alfabetização, visto que conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017), nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental a ação pedagógica deve ter como enfoque o processo de alfabetizar em um contexto em que as avaliações externas dos sistemas possuem uma grande importância por fornecerem dados do desempenho dos estudantes que subsidiam análises das instituições escolares. Na perspectiva desta política cabe à escola criar mecanismos para que se garanta a construção do conhecimento de maneira recíproca e se tenha uma educação de qualidade. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa é verificar o resultado da avaliação na rede municipal de ensino de Gurupi-TO por meio dos dados do indicador do Programa Mais Alfabetização (PMALFA), entre 2018 e 2019. Neste sentido, salienta-se que esse indicador, o Mais Alfabetização, se fundamenta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, que é responsável por determinar a existência do desenvolvimento da capacidade de aprender, utilizando-se os meios básicos para que aconteça o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo no contexto escolar.
id UFT-8_1e200081d41b698c1cfe932c54f4217d
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/16321
network_acronym_str UFT-8
network_name_str Revista Observatório
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GURUPI-TO: Indicadores do Programa Mais AlfabetizaçãoAvaliação educacional; avaliação externa; ciclo de alfabetização; BNCC; educação de qualidade.EducaçãoEste artigo tem por finalidade discutir a relevância da avaliação nos ciclos de alfabetização, visto que conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017), nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental a ação pedagógica deve ter como enfoque o processo de alfabetizar em um contexto em que as avaliações externas dos sistemas possuem uma grande importância por fornecerem dados do desempenho dos estudantes que subsidiam análises das instituições escolares. Na perspectiva desta política cabe à escola criar mecanismos para que se garanta a construção do conhecimento de maneira recíproca e se tenha uma educação de qualidade. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa é verificar o resultado da avaliação na rede municipal de ensino de Gurupi-TO por meio dos dados do indicador do Programa Mais Alfabetização (PMALFA), entre 2018 e 2019. Neste sentido, salienta-se que esse indicador, o Mais Alfabetização, se fundamenta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, que é responsável por determinar a existência do desenvolvimento da capacidade de aprender, utilizando-se os meios básicos para que aconteça o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo no contexto escolar.Universidade Federal do Tocantins - UFT2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1632110.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a9ptObservatory Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a9ptObservatorio Magazine; Vol. 9 Núm. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a9ptObservatoire Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a9ptRevista Observatório ; v. 9 n. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a9pt2447-426610.20873/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16321/22016https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16321/22015Copyright (c) 2023 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade da Silva, Meire LúciaAssis, Lúcia Maria de2024-01-01T00:20:03Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/16321Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oaigilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br||2447-42662447-4266opendoar:2024-01-01T00:20:03Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GURUPI-TO: Indicadores do Programa Mais Alfabetização
title AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GURUPI-TO: Indicadores do Programa Mais Alfabetização
spellingShingle AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GURUPI-TO: Indicadores do Programa Mais Alfabetização
Andrade da Silva, Meire Lúcia
Avaliação educacional; avaliação externa; ciclo de alfabetização; BNCC; educação de qualidade.
Educação
title_short AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GURUPI-TO: Indicadores do Programa Mais Alfabetização
title_full AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GURUPI-TO: Indicadores do Programa Mais Alfabetização
title_fullStr AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GURUPI-TO: Indicadores do Programa Mais Alfabetização
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GURUPI-TO: Indicadores do Programa Mais Alfabetização
title_sort AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GURUPI-TO: Indicadores do Programa Mais Alfabetização
author Andrade da Silva, Meire Lúcia
author_facet Andrade da Silva, Meire Lúcia
Assis, Lúcia Maria de
author_role author
author2 Assis, Lúcia Maria de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade da Silva, Meire Lúcia
Assis, Lúcia Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional; avaliação externa; ciclo de alfabetização; BNCC; educação de qualidade.
Educação
topic Avaliação educacional; avaliação externa; ciclo de alfabetização; BNCC; educação de qualidade.
Educação
description Este artigo tem por finalidade discutir a relevância da avaliação nos ciclos de alfabetização, visto que conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017), nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental a ação pedagógica deve ter como enfoque o processo de alfabetizar em um contexto em que as avaliações externas dos sistemas possuem uma grande importância por fornecerem dados do desempenho dos estudantes que subsidiam análises das instituições escolares. Na perspectiva desta política cabe à escola criar mecanismos para que se garanta a construção do conhecimento de maneira recíproca e se tenha uma educação de qualidade. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa é verificar o resultado da avaliação na rede municipal de ensino de Gurupi-TO por meio dos dados do indicador do Programa Mais Alfabetização (PMALFA), entre 2018 e 2019. Neste sentido, salienta-se que esse indicador, o Mais Alfabetização, se fundamenta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, que é responsável por determinar a existência do desenvolvimento da capacidade de aprender, utilizando-se os meios básicos para que aconteça o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo no contexto escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16321
10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a9pt
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16321
identifier_str_mv 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a9pt
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16321/22016
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16321/22015
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Observatório
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Observatório
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
dc.source.none.fl_str_mv Observatory Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a9pt
Observatorio Magazine; Vol. 9 Núm. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a9pt
Observatoire Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a9pt
Revista Observatório ; v. 9 n. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a9pt
2447-4266
10.20873/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1
reponame:Revista Observatório
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Revista Observatório
collection Revista Observatório
repository.name.fl_str_mv Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv gilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br||
_version_ 1797174751230164992